Jump to content

Watchmen


blueomega
 Share

Recommended Posts

  • 2 weeks later...
Tenho a impressao que vai ser como o 300.Um fenomeno a nivel das bilheteiras mas um fracasso a nivel critico

o 300 não tinha propriamente historia, era mais estectica, watchmen tem o problema de ter historia a mais

300 são 6 numeros e a maioria é acção, watchmen são 12 numeros, mas alem do Tales of the Black Freighter (que serve de ponte a eventos importantes na historia), ha igualmente montes de flashbacks e backstories para cada personagem (rorschach e comediant podiam ter um 1 hora dedicada a cada um sem problemas).

tem um tema bem mais complexo

Edited by blueomega
Link to comment
Share on other sites

Ora bem, ontem fui ver a ante-estreia do filme.

Sempre lhe fui um pouco céptico, pois por mais From Hells, V For Vendettas, há sempre um Liga dos Cavalheiros Extraordinários que me assusta e continuará a assustar. Ainda por cima tratando-se da "Bíblia" dos comics. Qualquer pessoa, mesmo que não goste de comics deveria encarar este livro como um romance/policial/livro de F.C. ilustrado e não como um comic book.

Como sabem, o realizador deste filme é o mesmo do "300" e isso nota-se claramente nas cenas de acção em slow motion e nas cenas com partículas voadoras (sejam gotas de sangue, vidros partidos, dentes a voar, cabelos, etc).

Visualmente está fenomenal. Está exactamente igual ao livro, com a excepção dos fatos dos "heróis" serem mais estilizados, mas também, temos de ter em conta que Watchmen foi escrito há mais de vinte anos.

É incrível ver que todas as cenas são as mesmas do livro, todos os planos de câmera são os mesmos do livro, excepto nas cenas de luta, todos os diálogos são os mesmos do livro.

O filme demora mais de duas horas e meia. A meio do filme dei comigo a pensar: "bolas que esta merda é grande". De facto, watchmen, o livro, são mais de 400 páginas, cheias de cenas e de diálogo.

Infelizmente, não me conseguiu prender. Não foi daqueles filmes que não damos pelo tempo passar. O Dark Knight deve ter o mesmo tempo e não me lembro de pensar no quão grande o filme era a meio. Provavelmente foi porque não conhecia a história e estava, efectivamente, agarrado a ela, coisa que não aconteceu ontem.

Mesmo assim, há partes do livro que foram cortadas, como a história dos piratas, provavelmente, aparecerão no director´s cut, que deverá sair para DVD, prolongando o filme para mais de 3 horas, penso eu.

Tal como suspeitava, o final foi alterado, pois mesmo com os efeitos especiais de hoje em dia, o final de Watchmen pedia cenas mais "pesadas", em termos de gore e mais à lá Senhor dos Aneis - quem leu o livro sabe do que estou a falar - tendo o realizador substituído

a invasão extraterrestre

por

bombas nucleares

.

Apesar de tudo, watchmen (o filme) não consegue ser tão profundo como o livro. Não dá, se calhar porque não havia tempo, uma caracterização psicológica tão complexa e profunda como a história original. Não nos deixa a pensar na história que nos foi apresentada, ao contrário do livro. Não é filme pipoca, mas poderia ter sido muito, muito mais.

Os actores que representam os heróis estão fantasticamente bem caracterizados e mesmo a pila do Dr. Manhattan não causa assim tanto "incómodo", já que no livro, graças à censura, é substituída por uma mancha escura.

Os efeitos especiais são muito bons, as cenas em Marte credíveis. O nariz do Nixxon é ridículo.

A história sobre o impacto do aparecimento das "maravilhas" na nossa civilização podia estar mais elaborada, já que, basicamente, é contada durante os créditos iniciais e falada aqui e ali durante o filme.

Um destaque especial à OST do filme. Incrível como as músicas escolhidas (cada uma da sua própria época) parece ter sido feita para aparecer neste filme.

Alan Moore disse que nunca na vida iria ver o filme (o nome dele não aparece nos créditos iniciais do filme como autor). O realizador respondeu que, se ele o visse, até que iria gostar.

Penso que tem razão.

Leva um 9/10 porque falha onde referi atrás.

Aconselho! ;)

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

Eu sem ter lido nada da BD, sem saber nada da história, achei um bom filme.

Aquele início é qualquer coisa de fenomenal, em termos visuais e banda sonora é de topo mesmo. O pior é aquele paleio todo, tem muitas partes muito secantes. E tem outras partes parvas

(toda a cena do anão, granda fé que ia fazer alguma coisa contra o outro...)

Resumindo, para mim tinha potencial para ser um filme soberbo, mas com tanta conversa e com tanto tempo, perde-se.

8/10

Link to comment
Share on other sites

Se leres o livro, perceberás que o paleio que viste não foi assim tanto e que o paleio tinha razão de ser...

Lá está, o "deixar-te a pensar" no final do filme...

Link to comment
Share on other sites

Se leres o livro, perceberás que o paleio que viste não foi assim tanto e que o paleio tinha razão de ser...

Lá está, o "deixar-te a pensar" no final do filme...

Sim claro eu percebo isso. Mesmo sem ler dá para perceber que ainda deve ter faltado ali alguma história e algumas conversas.

Fiquei um bocado com a ideia de que quiseram talvez meter muita "informação" do livro no filme, e depois para quem nunca viu aquilo fica algumas partes a apanhar do ar e a secar. Além do mais, quando tamos a ler fazemos paragens, temos tempo para interiorizar a história, etc...

Link to comment
Share on other sites

No inicio do filme virei-me para a minha namorada e disse: -"Fdx, que esta merda nunca mais arranca!"... Pena no fim ter desejado que tivesse demorado mais a pegar, neste caso, terminar :P

8/10

hugz :coolmusic:

Link to comment
Share on other sites

Opinião rápida e sem tanto dialogo como no filme.

É bom, mas para ver em casa, não para dar dinheiro para ver. Demasiada conversa e pouca acção, apesar de os poucos momentos de acção serem bastante bons, mas xeguei a uma altura a pensar quando e k akilo acabava :S.

Link to comment
Share on other sites

Opinião rápida e sem tanto dialogo como no filme.

É bom, mas para ver em casa, não para dar dinheiro para ver. Demasiada conversa e pouca acção, apesar de os poucos momentos de acção serem bastante bons, mas xeguei a uma altura a pensar quando e k akilo acabava :S.

Olha que eu acho que este e mesmo o filme que n se pode ver em casa, mas sim no maior dos ecrãs e esses só no cinema.

De resto ja vi e vou ter que rever, espectaculares cenas de acção uma enorme historia, banda sonora muito cuidada e a Espectro-de-seda.... ui que sexy.

Excelente trabalho de realização, num filme muito dificil de fazer/adaptar em cinema.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.