Jump to content

Aumentos Do Pão


Kopien
 Share

Recommended Posts

Ministro da Agricultura diz que não há razão para o preço aumentar em 50%

O ministro da Agricultura afirmou hoje, em Coimbra, que não há qualquer razão para o preço do pão aumentar em 50 por cento, como afirmam os industriais, pois isso seria um «aumento especulativo»

«Não há nenhuma razão para que isso venha a acontecer e se for isso haverá um aumento especulativo. Nós iremos acompanhar essa actuação especulativa» , sublinhou, justificando a sua posição com o facto de o valor do cereal «só contar no preço do pão em cinco por cento».

Jaime Silva realçou que não se pode fazer uma transposição directa para o preço do pão dos valores atingidos no preço dos cereais no mercado americano

«Ontem [ terça-feira] bateu-se um recorde do preço dos cereais em Nova Iorque e, simultaneamente, bateu-se o recorde da cotação dólar-euro. Basicamente, em termos de preço no mercado não houve oscilação» , porque o «preço em dólar não é o mesmo que o preço em euro», afirmou.

No entendimento de Jaime Silva, é preciso «ser muito claro em relação ao que se passa com o preço dos cereais», porque «os preços do mercado mundial são puramente especulativos».

Para o ministro «não há qualquer problema de aprovisionamento da Europa em relação aos cereais, porque a comunidade tem uma produção excedentária em 16 milhões de toneladas» e a União Europeia tomou medidas para criar mais disponibilidade, ao proibir os subsídios à exportação, ao liberalizar as importações e ao permitir a semeadura em terrenos de pousio sem perda de ajudas.

«Em Portugal também há o aumento da superfície semeada. Não é o aumento que desejaríamos porque achamos que o preço de mercado finalmente remunera os custos dos factores de produção. Remunera o produtor que sem ajudas deixaria de fazer cereais e agora tem o mercado a dizer-lhe que pode fazer cereais. É bom que a gente veja o lado positivo» , observou.

Segundo o ministro, mesmo que os preços no mercado mundial subam isso não quer dizer que se reflictam no preço do pão no dia seguinte, pois o que se está agora a comprar são cereais que só passados meses é que serão usados na panificação e, por isso, só nessa altura é que o pão poderá aumentar.

«Faz sentido que a prazo os consumidores percebam que as matérias-primas da agricultura têm de ser remuneradas de acordo com o custo em produzi-las. É natural que ao fim de vários anos em que não houve aumento nenhum comece a haver aumentos. Não me falem que nos mercados de futuro há um aumento de 50 por cento e que amanhã têm de aumentar em 50 por cento. Isso claramente não há razão nenhuma para que venha a acontecer» , afirmou.

Jaime Silva manifestou-se convicto de que «o mercado irá funcionar» em resultado das medidas adoptadas pela União Europeia para fazer face as esses preços especulativos do mercado internacional.

Lusa / SOL

Quase que se podia trocar a palavra cereais por crude e pão por Gasóleo/Gasolina.

Só se fala quando é preciso...

Mas no futuro pode ser um problema muito mais importante que a falta de petróleo, pois aumenta e muito o número de mortes devido a falta de alimentação

Link to comment
Share on other sites

O problema é que os cereais e os outros alimentos é que dependem e muito do petróleo.... Os maiores custos de um agricultor, são com a energia, tanto em gasóleo, como em electricidade... Daí ser natural este aumento....

Solução-> O mais rápido possível, energias renováveis e veículos a baixo preço que funcionem com elas!

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Ainda hoje ouvi no telejornal um senhor que têm painéis solares em casa e que depois vende a energia à EDP. Tem dois contadores uma para a energia que compra e outro para a que vende, e actualmente, diz o senhor, vende mais do que a que compra. E inclusive já andava a testar a velocidade do vento para ver se compensava aproveitar a energia eólica.

O custo ainda é um bocado elevado mas a médio/longo prazo acaba por compensar.

Btw, eu tenho painéis solares em casa mas só para o aquecimento.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que os cereais e os outros alimentos é que dependem e muito do petróleo.... Os maiores custos de um agricultor, são com a energia, tanto em gasóleo, como em electricidade... Daí ser natural este aumento....

Solução-> O mais rápido possível, energias renováveis e veículos a baixo preço que funcionem com elas!

Sim, mas creio que no caso dos EUA o petróleo não é a principal causa.

Aumentos de 50% no pão nos EUA onde o petróleo é muito mais barato que na Europa. O petróleo não subiu 50% em pouco tempo. O problema está na economia dos EUA e na especulação.

OS cereais atingiram preço recorde nos EUA, aumente-se em 50% o pão na Europa.

A minha área pode não ser economia, mas nota-se que algo não vai bem.

Ainda hoje ouvi no telejornal um senhor que têm painéis solares em casa e que depois vende a energia à EDP. Tem dois contadores uma para a energia que compra e outro para a que vende, e actualmente, diz o senhor, vende mais do que a que compra. E inclusive já andava a testar a velocidade do vento para ver se compensava aproveitar a energia eólica.

O custo ainda é um bocado elevado mas a médio/longo prazo acaba por compensar.

Btw, eu tenho painéis solares em casa mas só para o aquecimento.

Por acaso existe um artigo da visão da semana passado sobre isso. Actualmente existe bonificação a quem vende energia renovável para a rede eléctrica, fica-lhes muito mais barato comprar electricidade à EDP e vender a produzida. Assim obtém lucro.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Boas...

Com licença.... na campanha agrícola de 2006/2007 a tonelada do trigo valia +/-150/160 euros.....a cotação de hoje fechou nos EUR 285/ton. O trigo panificável normal vem sobretudo de França (o vulgar celeiro da Europa).

O trigo vem por navios, portanto paga-se o transporte marítimo. Para o mesmo ano de 2006/2007 os fretes dos navios rondavam +/-EUR 14/15/ton. Agora custam +/- EUR 18/19/ton.

Os custos portuários aumentaram....os custos dos transportes terrestres aumentaram.....o gasóleo aumentou....

é verdade que o custo do trigo só tem um peso próximo dos 5% no custo final do pão, mas mesmo assim, daqui a pouco o trigo ta mais caro que a farinha....

Não sei se há especulação ou não, mas a verdade é que no ultimo ano as colheitas foram fracas, o norte da Europa devido a chuvas fora de época, perderam muitas colheitas, e agora o biocombustivel só vem ajudar a encarecer mais a matéria prima.

E já agora....ainda não existe trigo transgénico.....

Fiquem!

Link to comment
Share on other sites

Boas...

Com licença.... na campanha agrícola de 2006/2007 a tonelada do trigo valia +/-150/160 euros.....a cotação de hoje fechou nos EUR 285/ton. O trigo panificável normal vem sobretudo de França (o vulgar celeiro da Europa).

O trigo vem por navios, portanto paga-se o transporte marítimo. Para o mesmo ano de 2006/2007 os fretes dos navios rondavam +/-EUR 14/15/ton. Agora custam +/- EUR 18/19/ton.

Os custos portuários aumentaram....os custos dos transportes terrestres aumentaram.....o gasóleo aumentou....

é verdade que o custo do trigo só tem um peso próximo dos 5% no custo final do pão, mas mesmo assim, daqui a pouco o trigo ta mais caro que a farinha....

Não sei se há especulação ou não, mas a verdade é que no ultimo ano as colheitas foram fracas, o norte da Europa devido a chuvas fora de época, perderam muitas colheitas, e agora o biocombustivel só vem ajudar a encarecer mais a matéria prima.

E já agora....ainda não existe trigo transgénico.....

Fiquem!

Vê-se logo que não percebes nada do assunto :-..

:y:

Link to comment
Share on other sites

Ainda hoje ouvi no telejornal um senhor que têm painéis solares em casa e que depois vende a energia à EDP. Tem dois contadores uma para a energia que compra e outro para a que vende, e actualmente, diz o senhor, vende mais do que a que compra. E inclusive já andava a testar a velocidade do vento para ver se compensava aproveitar a energia eólica.

O custo ainda é um bocado elevado mas a médio/longo prazo acaba por compensar.

Btw, eu tenho painéis solares em casa mas só para o aquecimento.

Aqui em casa também tenho disso... e não paguei nada pelos painéis. Há acordos com bancos que eles pagam os painéis e eu durante 4 anos não retiro rendimento nenhum deles (pagamento do empréstimo directamente com a venda da electricidade). Ao fim de 4 anos é só facturar. :D

Link to comment
Share on other sites

Ainda hoje ouvi no telejornal um senhor que têm painéis solares em casa e que depois vende a energia à EDP. Tem dois contadores uma para a energia que compra e outro para a que vende, e actualmente, diz o senhor, vende mais do que a que compra. E inclusive já andava a testar a velocidade do vento para ver se compensava aproveitar a energia eólica.

O custo ainda é um bocado elevado mas a médio/longo prazo acaba por compensar.

Btw, eu tenho painéis solares em casa mas só para o aquecimento.

Aqui em casa também tenho disso... e não paguei nada pelos painéis. Há acordos com bancos que eles pagam os painéis e eu durante 4 anos não retiro rendimento nenhum deles (pagamento do empréstimo directamente com a venda da electricidade). Ao fim de 4 anos é só facturar. :D

Tás a ver? Só tens é de começar a dizer onde vais buscar essas ideias, que depois a malta começa a fazer igual :-..

Link to comment
Share on other sites

Boas...

Com licença.... na campanha agrícola de 2006/2007 a tonelada do trigo valia +/-150/160 euros.....a cotação de hoje fechou nos EUR 285/ton. O trigo panificável normal vem sobretudo de França (o vulgar celeiro da Europa).

O trigo vem por navios, portanto paga-se o transporte marítimo. Para o mesmo ano de 2006/2007 os fretes dos navios rondavam +/-EUR 14/15/ton. Agora custam +/- EUR 18/19/ton.

Os custos portuários aumentaram....os custos dos transportes terrestres aumentaram.....o gasóleo aumentou....

é verdade que o custo do trigo só tem um peso próximo dos 5% no custo final do pão, mas mesmo assim, daqui a pouco o trigo ta mais caro que a farinha....

Não sei se há especulação ou não, mas a verdade é que no ultimo ano as colheitas foram fracas, o norte da Europa devido a chuvas fora de época, perderam muitas colheitas, e agora o biocombustivel só vem ajudar a encarecer mais a matéria prima.

E já agora....ainda não existe trigo transgénico.....

Fiquem!

é exactamente isso. :y:

Link to comment
Share on other sites

Ainda hoje ouvi no telejornal um senhor que têm painéis solares em casa e que depois vende a energia à EDP. Tem dois contadores uma para a energia que compra e outro para a que vende, e actualmente, diz o senhor, vende mais do que a que compra. E inclusive já andava a testar a velocidade do vento para ver se compensava aproveitar a energia eólica.

O custo ainda é um bocado elevado mas a médio/longo prazo acaba por compensar.

Btw, eu tenho painéis solares em casa mas só para o aquecimento.

Aqui em casa também tenho disso... e não paguei nada pelos painéis. Há acordos com bancos que eles pagam os painéis e eu durante 4 anos não retiro rendimento nenhum deles (pagamento do empréstimo directamente com a venda da electricidade). Ao fim de 4 anos é só facturar. :D

ei lá, grande esquema

por acaso tb tenho paineis solares mas só para aquecimento.

Já algum tempo que a agua está sempre quentinha (+45ºC) :)

Só com o solar.

Uns fotovoltaico e uma turbina é o suficiente para ser auto sustentavel e ainda vender à rede.

Já agora tens que possuir alguma ligação à rede da EDP especial, para enviares energia ?

Quanto aos cereais, a solução é produzir mais em mais sitios e aumentarem as quotas de produção.

Por os africanos a produzirem cereais (isto se possivel) :P

Têm é que aproveitar as condições que existem

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.