Jump to content
Sign in to follow this  
MicroFone

Desbloqueio Gratuito Do Telemóvel Será Obrigatório!

Recommended Posts

Será verdade Isto? :P Chegará a Portugal Tambem? :fbi:

Desbloqueio gratuito de celular será obrigatório

Alan Amaral

A partir do próximo dia 13 de fevereiro, as operadoras de telefonia móvel no país estarão proibidas de efetuar qualquer tipo de cobrança para realizar o desbloqueio de celulares. A medida faz parte do novo regulamento do Serviço Móvel Pessoal (SMP), instituído pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com o celular desbloqueado, o usuário terá, entre outros benefícios, a vantagem de utilizar o chip de qualquer empresa, podendo optar por aquela cujas promoções e tarifas forem mais vantajosas. A norma atual prevê a gratuidade somente 12 meses depois de realizada a compra pelo cliente. Antes desse prazo, é preciso pagar para desbloquear, seja pré ou pós-pago um valor, que pode chegar a R$300.

Para a diretora de marketing da Oi – operadora que já se antecipou ao cumprimento da nova regra –, Flávia Bittencourt, a iniciativa representa um importante avanço na relação das companhias do setor com os consumidores. Na lista das vantagens geradas com a medida, está a opção de utilização, durante uma viagem, da tecnologia disponibilizada por uma prestadora local, no mesmo aparelho. â€œÉ uma facilidade que acompanha o próprio conceito GSM, onde os serviços e o número da linha estão vinculados ao chip. Por exemplo, a pessoa poderá ter quantos chips desejar e escolher a empresa que quiser falar naquele determinado momentoâ€, explica.

Com a mudança, o usuário terá também a oportunidade de trocar de operadora sem precisar mudar de aparelho. Para a dirigente, essa prática será ainda mais recorrente com a chegada da portabilidade numérica, uma novidade já definida pela Anatel, prevista para entrar em vigor entre 29 de agosto deste ano e março de 2009. “Isso significa que, além de não precisar comprar um novo telefone móvel, o consumidor poderá, caso deseje, levar o número antigo quando mudar de companhiaâ€, afirma. De acordo com a Oi, com a estação desbloqueada, os usuários terão a possibilidade também de utilizar o chip em outros celulares. “Ou seja, os consumidores terão agora a liberdade de escolher aquela empresa que presta o melhor serviçoâ€, argumenta.

Preocupação - Para as demais prestadoras, o momento é de preparação para o cumprimento da exigência. É o caso da TIM, terceiro maior grupo em número de clientes na Bahia, que informou, segundo comunicado, que já “está fazendo as adaptações necessárias para atender as novas regrasâ€. Posição semelhante da manifestada pela Claro, que em nota afirmou que “cumprirá as novas regras determinadas pela Agência Nacional de Telecomunicações, dentro dos prazos estabelecidos, com o objetivo de prestar o melhor atendimento aos seus clientes em todo o paísâ€.

Na avaliação de Flávia, a iniciativa da Anatel vem acolher uma exigência já antiga do brasileiro. “Desde maio de 2007 que a Oi realiza o desbloqueio gratuito e irrestrito de sua base, só vendendo celulares não bloqueados. Na época, realizamos pesquisas que indicaram que esse era o desejo de grande parte dos clientes da telefonia móvel no Brasilâ€, declara. Nos Estados Unidos, esse mesmo direito já é legalizado desde 2006.

Segundo o último balanço da Anatel, a Bahia alcançou, no final do ano passado, a marca de 6,8 milhões de aparelhos habilitados, sendo 120 milhões em todo território nacional.

FONTE

Edited by MicroFone

Isso é lá no Brasil. Não quer dizer que vá acontecer o mesmo em Portugal.

Em França por exemplo, é obrigatório haver sempre uma versão desbloqueada de um aparelho.

Por alguma razão o iPhone em França está desbloqueado ao contrario de outros países.

Isso só traz desvntagens. Se isso acontecer os telemoveis vao ter o mesmo preço em todas as redes, ao contrario de agora que há promoçoes e cenas parecidas...

Pois, Mas isso So acontece o desblokeio passado x anos de uso, um ou 2 é fixe :P ja tenho o meu 6630 a mais de 2 anos e se agr fosse desblokeeado era boa malha :P. ja podia ter 2 cartoes. o da semana e outro pro fim de semana loooooool.. :P

Quanto aos preços seria a mesma concorrencia :P

Isso só traz desvntagens. Se isso acontecer os telemoveis vao ter o mesmo preço em todas as redes, ao contrario de agora que há promoçoes e cenas parecidas...

Pois, Mas isso So acontece o desblokeio passado x anos de uso, um ou 2 é fixe :P ja tenho o meu 6630 a mais de 2 anos e se agr fosse desblokeeado era boa malha :P. ja podia ter 2 cartoes. o da semana e outro pro fim de semana loooooool.. :P

Podes desbloquear de borla. Eu fiz isso com o meu 6630 quando ele fez dois anos de compra. Bastou mandar mail com os meus dados para a Vodafone, e daí a uns dias mandaram-me o código de desbloqueio. :D

Ou então teres a sorte que eu tive quando mandei um Nokia bloqueado para reparar e ele veio desbloqueado... :-

Paga-se 70€ cá em portugal para desbloquear legalmente um telemovel.... Estupidez virem bloqueados... Se já existem os "exclusivos" porque metem os outros bloqueados? vendem-se em todas as operadoras... não faz sentido...

É claro que isso nunca vai chegar cá a Portugal, as Operadoras são "invejosas e egoístas" umas das outras.

Cumpz

Em londres existem contratos e no fim do contrato a operador desbloqueia o telefone gratuitamente!

Mas aqui também existem! Ao fim de dois anos após a data de compra, os operadores desbloqueiam gratuitamente! :)

desconhecia!

Thanks jokeman!

Tu a brincar, ainda sabes algumas coisas!

LOL

:lol: :lol: :lol:

Não tinhas lido o meu post anterior, né? Já tinha dito que desbloqueei o meu na Vodafone. :P

Essa cena de desbloquearem os telemoveis gratuitamente só acontece na Vodafone. Tanto a Optimus como a TMN exigem o pagamento por parte do cliente para obter o código.

Btw, essa noticia é relativa ao Brasil. Com a ganancia existente nas operadoras portuguesas acho dificil isso acontecer.

Edited by Group

Podes desbloquear de borla. Eu fiz isso com o meu 6630 quando ele fez dois anos de compra. Bastou mandar mail com os meus dados para a Vodafone, e daí a uns dias mandaram-me o código de desbloqueio. :D

Em londres existem contratos e no fim do contrato a operador desbloqueia o telefone gratuitamente!

Mas aqui também existem! Ao fim de dois anos após a data de compra, os operadores desbloqueiam gratuitamente! :)

São 2 anos que é qd o aparelho passa à história.. Aqui em Portugal não acredito que mudem as coisas...

Essa cena de desbloquearem os telemoveis gratuitamente só acontece na Vodafone. Tanto a Optimus como a TMN exigem o pagamento por parte do cliente para obter o código.

Btw, essa noticia é relativa ao Brasil. Com a ganancia existente nas operadoras portuguesas acho dificil isso acontecer.

Respondendo a todos, a tmn e a opt nunca fizeram unlocks de borla

a vodafone sempre foi a única que os fez, passando agora a cobrar 50€ em vez dos 100€, caso tenham passado dois anos.

E sendo de graça, para onde é necessário ligar ou enviar mail?!

Desconhecia a existência de tal "cláusula de rescisão" :o

EDIT: Na Vodafone, entenda-se.

Edited by r0b

São 2 anos que é qd o aparelho passa à história.. Aqui em Portugal não acredito que mudem as coisas...

Respondendo a todos, a tmn e a opt nunca fizeram unlocks de borla

a vodafone sempre foi a única que os fez, passando agora a cobrar 50€ em vez dos 100€, caso tenham passado dois anos.

isto responde ha tua pergunta