Jump to content

Oratory - Uma Banda Portuguesa Muito Underrated


Walt Sousa
 Share

Recommended Posts

Oratory são para mim uma banda com um enorme potencial. Esta banda de Barcelos lançou em 2001 (já com a espectacular Ana Lara como vocalista) o excelente álbum Beyond Earth. Desde daí nunca mais se ouviu falar deles. Sei que andam para lançar novo álbum e espero ansiosamente que esse dia aconteça o mais rapidamente possível. Esta é sem sombra de dúvidas umas das bandas portuguesas mais UNDERRATED de que há memória. Mereciam ser muito mais conhecidos, ao nível de uns MoonSpell. Mas estes tiveram a sorte de a Century Media ter reparado neles...

SONG OF LUST

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Já os conheço há algum tempo e embora seja de um genero de metal que não me diz muito reconheço-les bastante qualidade. Aqui a questão prende-se com a abudância de bandas do género de muita qualidade por esse mundo fora o que provavelmente dificulta a sua visibilidade.

Link to comment
Share on other sites

Já os conheço há algum tempo e embora seja de um genero de metal que não me diz muito reconheço-les bastante qualidade. Aqui a questão prende-se com a abudância de bandas do género de muita qualidade por esse mundo fora o que provavelmente dificulta a sua visibilidade.

Só aquela voz conquista qualquer um... Nem precisava de música... :wub:

Link to comment
Share on other sites

Ó Walt, fala por ti, quem vir o que escreveste pensa logo que devem ser um injustiçados, para mim não valem puto por exemplo, é mais uma banda como muitas outras que por aí andam.

B)

É óbvio que tem que se gostar do som... Mas isso é como uma pessoa que detesta filmes de terror vir criticar filmes de terror... Perca de tempo... Aliás, o teu post foi uma perda de tempo e é óbvio que não é dirigido a ti, nem a um target que não gosta destes sons.. -_-

Link to comment
Share on other sites

Ó Walt, fala por ti, quem vir o que escreveste pensa logo que devem ser um injustiçados, para mim não valem puto por exemplo, é mais uma banda como muitas outras que por aí andam.

B)

É óbvio que tem que se gostar do som... Mas isso é como uma pessoa que detesta filmes de terror vir criticar filmes de terror... Perca de tempo... Aliás, o teu post foi uma perda de tempo e é óbvio que não é dirigido a ti, nem a um target que não gosta destes sons.. -_-

Foi tanto o meu post uma perca de tempo como a maior parte dos que tu fazes, mas adiante... :)

B)

Link to comment
Share on other sites

Ó Walt, fala por ti, quem vir o que escreveste pensa logo que devem ser um injustiçados, para mim não valem puto por exemplo, é mais uma banda como muitas outras que por aí andam.

B)

É óbvio que tem que se gostar do som... Mas isso é como uma pessoa que detesta filmes de terror vir criticar filmes de terror... Perca de tempo... Aliás, o teu post foi uma perda de tempo e é óbvio que não é dirigido a ti, nem a um target que não gosta destes sons.. -_-

Foi tanto o meu post uma perca de tempo como a maior parte dos que tu fazes, mas adiante... :)

B)

Não encomendei nenhuma ensaboadela. Se não gostas, não ligas puto, achas mau, escusas de vir acrescentar 0 (zero) a este tópico. Espero que tenhas algum bom senso.

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Isto e' tao nightwish...

Concordo em parte mas é bem audível que a voz de Ana Lara é bem menos de soprano que a de Tarja. Aliás, ao ouvir Oratory o som é um pouco diferente dos Nightwish precisamente pela voz menos de "ópera" da vocalista dos Oratory.

Link to comment
Share on other sites

Isto e' tao nightwish...

Concordo em parte mas é bem audível que a voz de Ana Lara é bem menos de soprano que a de Tarja. Aliás, ao ouvir Oratory o som é um pouco diferente dos Nightwish precisamente pela voz menos de "ópera" da vocalista dos Oratory.

Concordo mas para comparar:

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

são bons, mas não ao nivel do que melhor se faz no genero e as faixas dos albuns sao 1 pouco inconstantes

poucas bandas têm conteudo a nivel nacional para poder fazer o mesmo que moonspell, mas com o tempo e se forem constantes podem muito bem la chegar(se bem que o nosso pais não ajuda)

para mim bandas como heavenwood (quantas bandas podem-se gabar de ter Kai Hansen(helloween e gamma ray) e Liv Kristine(Theatre of Tragedy e Leaves' Eyes) no album??), Ironsword(manilla road nacional), tarantula, entre outras, têm potencial para crescer bem, mais importante que material de qualidade é material original

Link to comment
Share on other sites

  • 3 years later...

E lá volto eu para desenterrar isto... não me conformo com este silêncio dos Oratory... desde do álbum Beyond Earth que espero ansiosamente por um novo álbum desta banda metal de Barcelos.

75953898cb3c4a8eb124835984814096.jpg

Estilo musical:METAL

País, cidade: PORTUGAL, Barcelos

Homepage: http://www.oratory-band.net

Elementos:

Ana Lara - Voz Feminina

Miguel Gomes - Guitarra Eléctrica

Rui Santos - Guitarra Baixo

António Silva - Orgão

Sub-Estilos: Heavy Metal

Membro desde: 2004-11-08

Último login: 2 anos atrás

Criados em 1996 na cidade de Barcelos, os ORATORY editaram duas demo-tapes ("Enchantation" e "Sarcastic Soul") e participaram na compilação "High Radiation II". Algumas mudanças de formação, mantendo-se sempre os fundadores Miguel Gomes (guitarra) e Marco Alves (voz), levariam a que o grupo deambula-se por estilos musicais diferentes.

Em Abril de 1999 tocam no festival Steel Warriors (com Tarantula, Ancient Rites, etc). Na plateia estava o A&R da editora Recital que pouco depois propôs ao grupo um contrato discográfico. O primeiro fruto desta união surgiu em Outubro de 1999 com a gravação do EP "Last Prophecy", editado no início de 2000.

Alguns meses antes os ORATORY tocariam com os finlandeses STRATOVARIUS no Estádio de Vila das Aves. Entre Março e Maio de 2000 gravam nos Rec’n’Roll Studios, sob a batuta de Luís Barros, o álbum de estreia. Entretanto a editora inicia negociações com a prestigiada editora LMP – Limb Music (Rhapsody, Lana Lane, Luca Turilli, etc) que licencia o disco para o resto do mundo. Em Setembro de 2000, "Illusion Dimensions" é editado. Uma mini-digressão nacional com os Tarantula culmina num concerto com os germânicos METALIUM: Os leitores das revistas LOUD! e Riff aclamam os ORATORY como a banda revelação do ano.

Em Fevereiro de 2001, o vocalista Marco Alves decide abandonar o grupo por motivos pessoais. Ana Lara assumiu por inteiro a parte vocal e a banda inicia uma série de concertos com actuações em Lisboa, Gaia, Vigo (Espanha), Vila Verde, Aveiro e Braga. Com viagem marcada para a gravação do segundo CD, os ORATORY compartilhariam, em Dezembro de 2001, os palcos do Paradise Garage e Hard Club com os alemães EDGUY.

Em Janeiro de 2002, o quinteto segue para os estúdios Black Solaris (Frankfurt – Alemanha) onde gravariam "Beyond Earth". O produtor foi Uwe Lulis, guitarrista de Rebellion, Iron Savior e ex-Grave Digger e produtor de Wizard, Warhead, Grave Digger entre outros.

Com edição mundial a 20 de Maio pela Recital e em Dezembro pela Limb Music, "Beyond Earth" é a nova aposta dos ORATORY.

O album "Beyond Earth" foi aclamado a nível nacional com a primeira edição a esgotar em menos de três semanas. Em Espanha esteve dois meses no Top de vendas da Mastertrax, a principal empresa distribuidora nesse País.

O video clip "Song of Lust" teve airplay nos canais televisivos Sol Musica, Sic Radical e NTV. A banda foi ainda entrevistada e tocou ao vivo no programa "Curto Circuito" (Sic Radical) e na NTV. «Beyond Earth» foi considerado o álbum do ano pelos leitores da LOUD! sendo os ORATORY aclamados como a terceira melhor banda nacional de 2002. Para além disso foram nomeados para os prémios Raio X nas categorias de melhor banda metal e melhor álbum musical em 2002.

A digressão "Beyond Tour 2002/2003" contou com dezanove datas realizadas em Portugal, Espanha e Alemanha. A presença nos festivais Wacken Open Air (Alemanha) e Torres Rock (Espanha) permitiu consolidar a internacionalização do grupo. Os ORATORY foram ainda considerados a 3.ª melhor banda nacional em 2003 pelos leitores da LOUD!.

Actualmente o grupo encontra-se em fase de pré-produção do seu terceiro álbum. Quase dois anos após a edição de "Beyond Earth" os Oratory continuam a ser convidados para vários festivais e actuações. Devido ao baterista João Rodrigues se encontrar fora do pais e da preparação dos novos temas, o grupo decidiu parar de actuar por uns tempos.

Por opções pessoais João Rodrigues saiu da banda sendo substituído por Pedro Cabral que regressa assim ao posto de baterista que já foi seu em ORATORY.

Face aos imensos convites o grupo decide regressar à estrada com a "Beyond The Tour 2004".

Elementos:

Ana Lara - Vocalista

António Silva - Teclados

Miguel Gomes - Guitarra

Pedro Cabral - Bateria

Rui Santos - Baixo

Palco Principal

Discografia

Enchantation - 1996

Sarcastic Soul - 1997

Last Prophecy - 1999

Illusion Dimensions - 2000

Beyond Earth - 2002

Interludium - 2005

Palco Principal

A página oficial deles desapareceu. Não consigo ter noticias sobre a banda, o que andam eles a fazer. Entretanto continuo à espera de encontrar algo que me dê alguma esperança de que eles não tenham (ainda) terminado.

Deixo aqui aquela que eu considero a sua melhor música de Beyond Earth, Concilium. Ana Lara tem uma voz fenomenal.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.