Jump to content

Software De Campeão


royaltartufo
 Share

Recommended Posts

287238.jpg

O Sporting – Basileia contou com quatro “observadores” especiais, na passada quarta-feira. A partida foi seguida de perto por quatro câmaras utilizadas pelo software SporTVU.
A SporTVU é uma aplicação desenvolvida por uma empresa homónima sedeada em Israel. A aplicação tem por objectivo proceder à análise do desempenho individual de um jogador ou das duas equipas durante os vários períodos de uma partida de futebol.

A aplicação tem vindo a ser distribuída em Portugal e na Europa pelas mãos da portuguesa wTVision, empresa especializada na produção de gráficos e cenários 3D para televisão. Canais de televisão e clubes de futebol são os principais destinatários deste software.

Actualmente, está a ser estudada a aplicação destes software em telemóveis e Internet, com vista à transmissão de jogos de futebol através de ambientes virtuais que replicam, em tempo real, os movimentos das equipas no campo.

A SporTVU pressupõe a instalação de três câmaras de elevadíssima resolução (~3000 por ~3000 pixéis) e uma quarta câmara com grande capacidade de zoom, que facilita a identificação de jogadores.

Através do algoritmo da SporTVU, o sistema segue os vários passos de cada jogador (tracking). Estes dados são encaminhados para uma base de dados, que posteriormente serve de fonte de informação para a produção de gráficos, que indicam as distâncias percorridas por jogador, as velocidades médias de uma equipa ou de um só jogador, bem como as áreas onde equipas tiveram uma presença mais prolongada.

Actualmente, a aplicação está a ser comercializada sob a forma de prestação de serviços ou venda de licença de software e hardware. Hoje, a aplicação é utilizada em toda a liga de futebol belga.

Neste vídeo pode ver como funciona a SporTVU, através de uma demonstração levada a cabo por Mário Sousa, director-geral da wTVision.

Exame Informatica

Edited by royaltartufo
Link to comment
Share on other sites

Este sistema foi já implementado no Manchester United. Quem está sempre por dentro deste tipo de equipamentos é o Carlos Queirós. O ManUnited tem um departamento só para análise de propostas deste género e de software relacionado com futebol e optimização de recolha de dados.

Como tenho estado a trabalhar individualmente em algo relacionado com isto, só espero um dia destes uma cópia do meu software ir parar às mãos do C. Queirós

:lol:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.