Jump to content

Fantasporto 2008: Verbas Reduzidas A Metade


X-static
 Share

Recommended Posts

Segundo o director do Festival de Cinema Fantasporto, vai ser necessário retirar alguns dos convites já feitos a personalidades e jornalistas estrangeiros devido ao corte orçamental por parte do Instituto do Turismo.

Mário Dorminsky revelou que as verbas prometidas pelo Instituto do Turismo para a edição deste ano do festival de cinema foram reduzidas para metade, ou seja, passaram de 100 mil para 50 mil. Dorminsky considera que é uma irresponsabilidade fazer um corte destes, a poucos dias da abertura do Fantasporto.

Assim sendo, a solução encontrada para resolver a falta de verbas é diminuir o número de convites e desconvidar jornalistas, cineastas e actores estrangeiros.

Fonte: diariodigital.sapo.pt

Este ano, nem Peter Jackson, nem Guillermo del Toro.

Link to comment
Share on other sites

K lindo... tão a kerer acabar com isso é?

Não há ng com dinheiro que tenha a coragem de dar um passo em frente pela cultura?

Vou mandar po ar... :lamo: GOVERNO... n?

:blerk: :dumb:

:clap: parabéns :clap: tá quase a desaparecer... é o proximo passo a seguir ao aeroporto e ao tgv...

com um pouco de sorte é já po ano... :coolmusic:

Link to comment
Share on other sites

Boas....

Independentemente de também achar que retirar subsídios a um grande festival de cinema, como o Fantas, não é de bom tom, chamo a atenção para o facto de que para mim os melhores anos do Fantas foram aqueles em que o dinheiro não era muito para realizar o festival e os filmes eram passados em salas pequenas (Lumiere, Carlos Alberto, Cinema do Terço, ).

Era ver o pessoal, a andar em grande correria, de um lado para o outro para poder assistir aos filmes....

Penso que agora se perdeu um pouco da "mística"...estará, quiçá, um pouco mais elitista...

Digo eu....

fiquem!

Link to comment
Share on other sites

Boas....

Assim sendo, a solução encontrada para resolver a falta de verbas é diminuir o número de convites e desconvidar jornalistas, cineastas e actores estrangeiros.

Errr....e isso será mau??

Ou será que o Festival deixa de o ser, se esse pessoal não vier "a borla"??

digo eu....

Fiquem!

Link to comment
Share on other sites

Boas....

Independentemente de também achar que retirar subsídios a um grande festival de cinema, como o Fantas, não é de bom tom, chamo a atenção para o facto de que para mim os melhores anos do Fantas foram aqueles em que o dinheiro não era muito para realizar o festival e os filmes eram passados em salas pequenas (Lumiere, Carlos Alberto, Cinema do Terço, ).

Era ver o pessoal, a andar em grande correria, de um lado para o outro para poder assistir aos filmes....

Penso que agora se perdeu um pouco da "mística"...estará, quiçá, um pouco mais elitista...

Digo eu....

fiquem!

Belos anos esses :-

E grandes filmes que vi tanto no Lumiere como no Carlos Alberto :y:

O Mario e a Beatriz fazem o que podem com os Euros que lhe davam

Se tiverem que cortar, que o façam,

mas nunca deixar acabar o Melhor Festival de Cinema em Portugal

Luke

Edited by Luke
Link to comment
Share on other sites

Boas...

O Mario e a Beatriz fazem o que podem com os Euros que lhe davam

Se tiverem que cortar, que o façam,

mas nunca deixar acabar o Melhor Festival de Cinema em Portugal

Concordo contigo Luke....

mas sabes como é...quando há falta de dinheiro, ficamos mais "inventimos e dinâmicos".... quando há dinheiro ficamos acomodados.....

Digo eu.....

Fiquem!

Link to comment
Share on other sites

Volto a repetir: Mário Dorminsky :n:

Para quem fala assim só pode NÂO conhecer o Mario :no:

Eu trabalhei uns anos com o Mário tanto na revista Cinema Novo,

como na Organização dos 1ºs Fantasporto

E não tenho nenhuma reclamação quanto ao seu trabalho e dedicação

O mesmo digo da sua mulher, Beatriz Pacheco Pereira :y:

btw falo assim porque conheço-os bem

E tu ?

Conheces o Mário de onde ???

TV ???

Luke

Link to comment
Share on other sites

Um pequeno aparte que tem tudo a ver... Isto por acaso traz turistas ao país? Meia duzia de espanhois ranhosos, se tanto... É de camelo tirar o apoio tão perto do acontecimento, mas isto pouco tem a ver com turismo.

Um banco podia financiar isto sem um peido de esforço, 100k€ é ridiculo.

Link to comment
Share on other sites

O Fantas tem financiamento público. O Estado paga por ano a Mário Dorminsky (para organizar mas também para viajar pelo mundo fora de forma a poder escolher os filmes do cartaz) uma quantia para organizar um festival de cinema. E se é um festival pago em parte pelo Estado devia ser um festival feito para todos e não para um público ínfimo.

Link to comment
Share on other sites

Tanto faz de onde vem o dinheiro, o que interessa é que as coisas sejam feitas e sejam feitas com qualidade. O fantas tambem acaba por ser vitima do seu proprio crescimento e notoriedade, as pessoas já vêm com uma expectativa diferente, querem mais e melhor. Para isso é preciso dinheiro e o estado não é gajo em se possa fiar, as coisas mudam conforme as bestas que estão no poleiro. E depois é mau principio haver esta subsidio dependencia do estado para tudo e mais alguma coisa. Não há dinheiro para saude, porque haveriam de dar dinheiro para cinema...

Se houvesse um esforço qualquer, sei que é dificil, por parte do fantas em arranjar patrocinadores talvez acabassem estas situações da treta. 100000€ não é nada por aí além, há-de haver 4 ou 5 empresas, nacionais ou estrangeiras, capazes de financiar isto.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.