Jump to content

Novas Regras Para A Carta De Condução Em Estudo


cRaZyzMaN
 Share

Recommended Posts

A aprovação na disciplina de Segurança Rodoviária, a ministrar no ensino secundário, pode ser decisiva para quem quer tirar a carta de condução, segundo uma medida em estudo no âmbito da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária.

De acordo com o presidente da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Paulo Marques, em declarações à imprensa, "para os jovens tirarem a carta de condução de motociclos, aos 16 anos, e de automóveis, aos 18, têm que ter aproveitamento numa disciplina do currículo escolar que terá uma componente de segurança rodoviária".

A proposta, que se inspira no modelo francês, será em breve apresentada ao Ministério da Educação com o objectivo de incutir nos jovens a ideia de que não basta ter 18 anos para tirar a carta de condução.

A obrigatoriedade de aproveitamento na disciplina proposta é uma das 28 medidas previstas no documento preparatório da Estratégia Nacional de Segurança Rodoviária para o período 2008-2015, onde se inclui também a introdução em Portugal da Carta por Pontos e a criação de "Zonas 30/km".

Link to comment
Share on other sites

Eu por um lado acho bem que eles insirem a disciplina na escola, porque assim quem quer tirar a carta de automovel ja vai mais preparado para a escola de conduçao.

Mas por outro acho que esta mal, porque ja começam a ser muitas disciplinas que se tem na escola.

cumps

Edited by the_game
Link to comment
Share on other sites

Eu por um lado acho bem que eles insirem a disciplina na escola, porque assim quem quer tirar a carta de automovel ja vai mais preparado para a escola de conduçao.

Mas por outro acho que esta mal, porque ja começam a ser muitas disciplinas que se tem na escola.

cumps

Ya tens razão.. Mas ñ sei qual é a ideia deles. sé para os putos comecem a aprender o codigo mais cedo. Ou se é para os putos começarem a conduzir por ai sem carta a pensar que já sabem conduzir.. :wacko:

Link to comment
Share on other sites

Eu acabei de passar no exame de condução ontem por isso já não me vai fazer diferença!! :lol: :lol: :lol:

E já agora também vos posso dizer (de fonte inside) que os exames de código em principio vão passar para 60 perguntas!!

Link to comment
Share on other sites

Eu ainda tenho 2 anos de carta provisória.. por isso tenho de ter cuidadinho! :-..

Mas caso não me aconteça nenhum problema, acho que até deviam de meter apenas 1 resposta errada, e 100 perguntas!

})

Link to comment
Share on other sites

por falar nisso. eu tirei a carta no belo dia 22.11.2005. alguém me refresca a memória e me informa de qual era o número de anos na altura até que a carta passasse a definitiva? eram dois salvo erro.

obrigado ^^

Link to comment
Share on other sites

Acho bem que façam os criançolas aprender alguma coisa na escola, cada vez mais se vêem animais na estrada. A treta é que isto vai ser como religião e moral, na pratica não serve para nada.

Edited by fisherman
Link to comment
Share on other sites

Eu acabei de passar no exame de condução ontem por isso já não me vai fazer diferença!! :lol: :lol: :lol:

E já agora também vos posso dizer (de fonte inside) que os exames de código em principio vão passar para 60 perguntas!!

Eu tenho exame de codigo marcado algures para a semana. Portanto acho que ja nao apanho as 6 perguntas... A menos que depois de ter a carta provisoria e faça infraçoes e tenha de repetir o codigo, ai é que ja era mau...

cumps

Edited by the_game
Link to comment
Share on other sites

bem fui investigar e, de acordo com o artigo 122º nº4 do código da estrada e dec-lei nº103/2005 de 24 de junho e a carta é provisória durante três anos só para as tiradas depois de 24 de maio de 2005

Art. 122º CE/2005

4 - A carta de condução emitida a favor de quem não se encontra já legalmente habilitado para conduzir qualquer das categorias ou subcategorias de veículos nela previstas tem carácter provisório e só se converte em definitiva se, durante os três primeiros anos do seu período de validade, não for instaurado ao respectivo titular procedimento pela prática de crime ou contra-ordenação a que corresponda proibição ou inibição de conduzir.

Edited by hda
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.