Jump to content

Cientistas Mais Perto De Criar Vida Sintética


X-static
 Share

Recommended Posts

Investigadores do Instituto Venter, em Rockville, conseguiram pela primeira vez sintetizar em laboratório o genoma de uma bactéria.

A descoberta foi anunciada na quinta-feira pelo fundador do instituto, Craig Venter, um cientista e empresário norte-americano que teve um papel fundamental no mapeamento do genoma humano, noticia o "USA Today".

No entanto, apesar de terem conseguido copiar o genoma de um organismo existente, os cientistas não conseguiram criar uma forma de vida nova. Isto é, estão na posse do código de uma bactéria, mas ainda não descobriram uma forma de o transformar num ser vivo.

Quando tal foi acontecer, será possível criar organismos que realizem tarefas que os organismos existentes actualmente não conseguem, como plantas que recolhem grandes quantidades de carbono da atmosfera e ajudam a diminuir o aquecimento global ou bactérias que consomem açúcar e produzem medicamentos.

Apesar de vários membros da comunidade científica defenderem que a sintetização de formas de vida está muito longe de se tornar uma realidade, Venter acredita que as várias barreiras que o impedem podem ser ultrapassadas.

David Magnus, director do Centro Universitário de Stanford para a Ética Biomédica, defende que, quando este tipo de tecnologia for comum, será possível criar tanto organismos benéficos como prejudiciais. Talvez por essa razão, a equipa de Venter modificou geneticamente a bactéria para esta não ser infecciosa.

O estudo foi publicado na edição de quinta-feira do jornal "Science".

Link to comment
Share on other sites

yah? entao prymer?

Suponho que tenha alguma coisa a ver com "o homem a fazer de Deus". Embora não acredite em "Deuses", tb concordo em certa parte com ele...

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.