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Bmw 635d Auto (e63)


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BMW 635d Auto (E63)

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Por definição, um GT, na tradição de carros como o Ferrari 250 GT e 275 GTB, os Aston Martin DB4/5/6 e, num passado menos distante, o BMW M635 CSi dos anos oitenta, é um carro que combina uma carroçaria exclusiva, um motor muito potente, engenharia de qualidade e soluções tecnológicas “estado da arte”. Tudo somado, permitem abater quilómetros de forma (ultra) rápida e… em grande estilo.

Ora, o BMW 635d pontua forte em todos estes aspectos. Para começar, o Série 6 é o único BMW que continua a merecer atenção (e distinção) por parte do grande público, pois, com excepção do M3, o sucesso comercial da marca na última década tornou banais os Série 3 e 5, ao passo que o distintivo 7, após o choque inicial, nunca foi conhecido pela sua capacidade de “virar cabeças”.

Depois, e isto é um ponto que não merece discussão, se existe uma marca que poderá fazer de um GT Diesel um caso credível, essa marca é a BMW, pois produz os melhores motores Diesel do mundo. Entre estes, o famoso seis cilindros em linha biturbo é o candidato perfeito para o casamento com o Série 6. Vinte anos de evolução permitiram superar os valores característicos do M635 CSi, com a potência a ficar-se nos mesmos 286 cv, mas obtidos às 4400 rpm em vez das 6500 rpm, e o binário a atingir valores dignos de uma locomotiva: 580 Nm disponíveis entre as 1750 e as 2250 rpm.

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Outro ponto favorável desta unidade é a forma como se comporta para lá das 4000 rpm, o natural regime crítico em que os Diesel ditos normais começam a ficar sem fôlego, continuando a subir com alma e sem que a agulha do velocímetro ou o fundo das costas acusem qualquer quebra na progressão. De facto, só a caixa automática limita esta “corrida” às 4800 rpm, regime ao qual passa à mudança seguinte. A combinação deste motor com a excelente caixa automática de seis velocidades resulta em prestações dignas de registo… obtidas com toda a serenidade. Outra marca de um bom GT.

Aliás, como o motor começa logo a empurrar com força a regimes tão baixos como as 1500 rpm e o 635d esgota três relações nos primeiros 100 km/h do seu leque de acção, na prática, até resulta mais impressionante do que o M6 quando esmagamos o acelerador na saída de um cruzamento, ou de uma rotunda, saltando para a frente com a acutilância típica de um felino que liberta a energia armazenada nos seus poderosos músculos.

Aliás, dentro dos limites legais de velocidade, as prestações são comparáveis às de um 911 Carrera 2 Tiptronic com 325 cv e bem melhores que as de um Jaguar XK V8 de 300 cv, relativamente aos quais o 635d goza de um espaço significativamente superior e de consumos muito mais contidos.

Por outro lado, activando a função Sport, as passagens de caixa ganham uma rapidez semelhante a uma DSG e é um verdadeiro prazer atacar uma troço de estrada mais sinuoso utilizando o comando manual com selectores no volante.

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Depois de superadas as dificuldades de amortecimento evidentes em certas irregularidades de alta frequência, comuns a todos os BMW com pneus Run Flat, as quais resultam num saltitar e em alguns ruídos de funcionamento da suspensão, com o elevar da velocidade o 635d ganha uma postura mais serena.

Os movimentos da carroçaria estão bem controlados e a potência pode ser utilizada para antecipar o realinhamento, completando-se a parte final da trajectória de volante direito. As melhores mudanças para comunicar com o chassis são a terceira e quarta, as quais nos servem o motor na zona de binário óptima (2000-3000 rpm). Utilizando o binário, até é possível contornar a falta do autoblocante e levar o 635d a realizar algumas manobras mais artísticas. Embora não seja uma vocação básica, esta atitude irreverente é fundamental no reportório de qualquer GT.

Então, qual é o problema? O problema é que o motor peca por alguma falta de personalidade, faltando-lhe rotações e uma sonoridade inspiradora. Assim, o 635d é demasiado clínico e não consegue quebrar “a barreira do som”.

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O 1º que veio para Portugal, esta na garagem da minha empresa :-

Luke

1º 335d?

Yep

Se quiseres amanha tiro foto á traseira com a matricula assim podes confirmar a data de registo ;)

Luke

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O 1º que veio para Portugal, esta na garagem da minha empresa :-

Luke

1º 335d?

Yep

Se quiseres amanha tiro foto á traseira com a matricula assim podes confirmar a data de registo ;)

Luke

o meu é de dezembro de 2006..é dos primeiros..

ele saiu em outubro 2006 (acho eu), foi quando encomendei e chegou em dezembro para os anos :D

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580 Nm disponíveis entre as 1750 e as 2250 rpm.

Uuuuuhh.. 500rpms de binario maximo :P

ta ai um engano qualquer :-..

Nops, nao é engano.. O binario maximo so está mm disponivel durante 500 rotaçoes.

Mas tb sou eu a ser mauzinho ;)

Edited by EsCk
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