Jump to content

Template Para Website


wooJeNto
 Share

Recommended Posts

Boas fnf users,

Estou a estagiar numa empresa ao qual me deram a tarefa de criar um template para a sua nova página, e que vai actuar sobre a plataforma joomla.

Eu usei o Frontpage para gerar o codigo HTML do template, mas agora preciso de inserir no joomla e não sei por onde começar. Preciso de dividir menus, banners etc... só que nao faço a minima como fazer.

Estou farto de pesquisar na net e encontro pouca informação para o que quero !

:fnf:

Link to comment
Share on other sites

  • 5 weeks later...

Para inserires o template que criaste em Frontpage numa página joomla, tens que criar um ficheiro "index.php" e um ficheiro ".css" (opcional mas bastante recomendável). Para definires o novo template, ou alteras a partir de um template instalado, ou crias um "template instaler" para o novo template (nunca criei um...).

Basicamente em joomla, tens módulos que devem ser organizados no layout da página. Para veres como carregar um módulo, sugiro-te que dês uma vista de olhos a um qualquer "index.php" de um template já feito.

Esta é uma explicação muito superficial. Ao contrário do que dizes, não faltam manuais e material de ajuda "Joomla". Tens inclusivamente o site da comunidade portuguesa Joomla, que tem muita informação: hxxp://www.joomlapt.com/

Link to comment
Share on other sites

nao uses o Jomla........

Porque não usar Joomla? Não faltam exemplos de sites profissionais que usam Joomla... Desde câmaras municipais a clubes desportivos até mesmo alguns portais Sapo usam Joomla... O importante é saber adaptar o que foi feito à medida do que é necessário. Quando não se tem muito tempo para desenvolver um site, e o orçamento é curto, Joomla (ou outro CMS qualquer) podem ser boas soluções. Há maus e bons sites com Joomla como também há maus e bons sites sem.

Link to comment
Share on other sites

Altera a partir de um template já existente. Aconselho o uso de Dreamweaver para editares o que queres.

Vê os vídeos do JLDR números 4 e 5 sobre como instalar o wampserver. Instala o wampserver, ou outro qualquer (eu prefiro o xampp) e depois instalas o joomla, no teu servidor local. Nessa altura usas o dreamweaver para editar os ficheiros referentes ao visual do joomla, folhas de estilo, imagens e afins...

Link to comment
Share on other sites

o joomla é o pior CMS plataform que existe.

Do mundo e talvez dos arredores..

Pff vê-se mesmo que sabes do que falas. É provavelmente um dos mais completos que existe, com bastantes facilidades de personalização. Claro que depende das necessidades.. e das capacidades de cada um..

Quanto ao template, e visto que tens pouca prática e para não começares do 0 aconselho-te a arranjares um template já feito num dos muitos sites que os têm e começares a aprender. Convém que saibas mexer em CSS.

Link to comment
Share on other sites

Pff vê-se mesmo que sabes do que falas.

Sei o suficiente para mim, e do que testei. nao sou expert na matéria, mas como é para uso pessoal tb pouco ou nada interessa. Sim, é dos mais intuitivos, la isso é verdade. e tb é verdade que antes o joomla que o phpnuke.

Visto que não há regras especificas para definir qual o melhor ou não, tem que se ir pelas preferências de cada um. e para mim o joomla seria uma das ultimas opções.

Link to comment
Share on other sites

E' um CMS, ou seja uma base de gestao para um website, permite-te ajudar a meter funçoes no site, como calendarios, relogios, thumbails, entre muitas outras coisas.

PS: Possivelmente nao e' bem isto, mas isso e' a utilizaçao que eu dou ao Joomla. O joomla so serve (ou seja so e' bom) pela sua grande comunidade.

Bem: (Tirado do Joomlapt.com)

O que é Joomla ? PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

Escrito por Marcio Marques

Joomla! (pronuncia-se djumla) é um CMS (Content Management System) desenvolvido a partir do Mambo. É escrito em PHP e roda no servidor web Apache ou IIS e banco de dados MySQL.

Trata-se do resultado da separação entre a equipa de desenvolvedores do Mambo e a empresa Miro, detentora dos direitos sobre o Mambo. A separação ocorreu porque a empresa Miro transferiu o controle do Mambo para uma fundação a Mambo Foundation onde os desenvolvedores teriam apenas uma participação passiva e pouco representativa. Os desenvolvedores, preocupados com a integridade do projecto e com o futuro dos utilizadores, não aceitaram e criaram o Joomla 1.0, também open source a partir do código fonte do Mambo 4.5.2.

Hoje, mesmo com pouco mais de um ano desde a primeira versão, o Joomla! é o CMS em maior expansão, sendo provavelmente o CMS mais procurado, com a maior comunidade e recursos disponíveis. A grande vantagem do Joomla é sua diversidade de extensões extras, feitas não necessariamente pelos desenvolvedores do projeto. Componentes, módulos e plugins são actualizados constantemente e possuem grande valia para profissionais de web interessados em um site bem feito.

O Joomla é um projecto de código aberto (licença GNU/GPL) e a sua última versão estável é a 1.0.13 e Joomla .1.5. Instalar o Joomla é relativamente simples e requer apenas conhecimentos básicos de informática, sem necessidade conhecer nenhuma linguagem de programação. Com um servidor de internet e uma base de dados, é possível obter um site completo, sem erros e seguro.

Edited by Ilusi0n
Link to comment
Share on other sites

Boas voltei a este tópico para dizer que terminei o index da pagina, criei tudo a mão, mas não sei associar os menus que criei na pagina, ao joomla.

Se alguém entendido na matéria encontrar algum tuturial bom sobre menus em joomla que poste sff ! ;)

Humm...

E quem tem conhecimentos de PHP, apenas ajuda no sentido de colocar coisas mais complexas, certo?

quem tem cunhecimentos em php simplesmente pode modificar completamente os templates (ou criar novos) e fazer a manutenção do site através do joomla q é bem mais simples do q o fazer a mão...

:fnf:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.