Jump to content

Gás: Vários Edifícios Evacuados


Jokeman
 Share

Recommended Posts

Gás: vários edifícios evacuados

Suspeita de fuga de gás em Lisboa levou à evacuação do ISCTE, da Faculdade de Farmácia,de uma estação de metro e de uma creche com 120 crianças. Lisboagás diz que não existe fuga na rede, mas bombeiros detectaram presença de gás e «níveis de explosividade». Técnicos estão a investigar.

Vário edifícios da cidade de Lisboa foram evacuados esta manhã devido a suspeitas de uma fuga de gás. Segundo o PortugalDiário conseguiu apurar, o alerta foi dado pelas 12h07 quando se começou a sentir um cheiro muito intenso. De imediato as autoridades seguiram para o local e evacuaram na totalidade o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

De acordo com a chefe de cozinha do refeitório 2, que serve os alunos universitários daquela zona, o cheiro «parecido com gás» foi detectado pelas 12h00, tendo a polícia mandado sair toda a gente do edifício pelas 13h00, numa altura em que a cantina já se encontrava cheia. Nesta altura não existem aulas a decorrer no ISCTE, apenas exames

Posteriormente foram também evacuados alguns departamentos da Faculdade de Farmácia, o edifício da TMN, o Instituto da Mobilidade e Transportes Terrestres e uma creche com 120 bebés dos três meses aos cinco anos.

Uma estação de metro foi também encerrada, mas por decisão do próprio Metropolitano de Lisboa, estando os Bombeiros a encaminhar-se para o local

Todos os hospitais e o Aeroporto de Lisboa foram já contactados, para confirmar que nada foi despejado nos esgotos que pudesse provocar o cheiro semelhante a gás. Os peritos estão também a investigar se o cheiro vem dos esgotos da zona. Segundo declarações aos jornalistas no local, o cheiro pode dever-se a inúmeras causas, inclusive de proveniente de produtos químicos que estejam na rede de esgotos.

A Protecção Civil, os Bombeiros e o piquete da Lisboagás detectaram «níveis de explosividade» numa tampa de telecomunicações situada junto ao Laboratório de Química da Faculdade de Farmácia, em Lisboa, estando a inspeccionar o local.

«Por determinação dos Bombeiros detectou-se presença de gás, mas não é gás natural. É seguramente no exterior dos edifícios», disse aos jornalistas Ana Lencastre, da Protecção Civil.

A normalidade já foi reposta nos edifícios do Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) e nalguns departamentos da Faculdade de Farmácia, que tinham sido evacuados pela hora de almoço.

Lisboagás diz que não é gás

Segundo foi relatado ao PortugalDiário, o alerta foi dado pelo segurança de serviço, que pediu para que todos abandonassem o local.

O cheiro intenso que se faz sentir na zona da Avenida das Forças Armadas, em Lisboa, não é causado por uma fuga de gás. Fonte da Lisboagás, empresa fornecedora de gás, disse ao PortugalDiário: «O nosso piquete está lá e a medição revela que não há qualquer fuga», acrescentanto ainda que o forte cheiro que se faz sentir na zona não é gás.

Além do piquete da Lisboagás, estão também no local quatro viaturas dos bombeiros, desconhecendo-se até ao momento a origem do cheiro.

De acordo com os sapadores, estão no local quatro viaturas de bombeiros e o piquete de gás, desconhecendo-se até ao momento a origem do cheiro.

Link to comment
Share on other sites

Uma curiosidade:

O gás por si é inodoro. O cheiro intenso do gás é devido a um liquido que se adiciona ao gás em poucas quantidades, já soube o nome do composto mas agora não me lembro. E a razão do adicionamento do tal composto é para fácil detecção pelas pessoas para assim evitar acidentes.

Link to comment
Share on other sites

eu curto é os estudantes que vão fumar brocas para os locais mais indicados... como um amigo meu que as vai fumar para a torre de química do técnico onde passam as tubagens do gás e ares condicionados... :funny: :funny:

Link to comment
Share on other sites

Uma curiosidade:

O gás por si é inodoro. O cheiro intenso do gás é devido a um liquido que se adiciona ao gás em poucas quantidades, já soube o nome do composto mas agora não me lembro. E a razão do adicionamento do tal composto é para fácil detecção pelas pessoas para assim evitar acidentes.

Por acaso sabia que o gás não tinha cheiro, mas sempre senti o cheiro a gás. Assim já tudo faz sentido ;)

Só acho que são coincidências a mais 2 grandes fugas de gás em pouco tempo (Lisboa e Évora), embora digam que não é gás. Deve ter sido mas alguém que deu um pum...

Link to comment
Share on other sites

eu curto é os estudantes que vão fumar brocas para os locais mais indicados... como um amigo meu que as vai fumar para a torre de química do técnico onde passam as tubagens do gás e ares condicionados... :funny: :funny:

:-.. :-..

Link to comment
Share on other sites

Senti na zona do Campo Pequeno, quando ia para o comboio. Pensava que era impressão minha, mas rapidamente percebi que não (ouvi na rádio).

A minha solidariedade com o pessoal do ISCTE que tenha visto os seus jogos de cartas interrompidos. É sempre desagradável (e grandes cartadas lá joguei...).

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.