Jump to content

Assalto Nos Ginásios


Biggus_Dickus
 Share

Recommended Posts

define decentemente

por exemplo, fazeres um treino concentrado nos Deltoids... sem máquinas próprias é mt mais dificil, e demora mais tempo...assim como os musculos das pernas, como os gémeos ou os Glúteos...

Link to comment
Share on other sites

assim sim, o ginásio eh realmente um sitio mais especifico, mas ha montes de exercicios principalmente em metodo natural que treinam decentemente todos os musculos( n posso afirmar com certeza, pelos visto ha mts lol)

eu pessoalmente n gosto de ser largo, mas pa ficar forte(no vdd sentido da palavra, capaz útil resistente etc..) a ultima coisa que preciso eh de ginasios, onde o aspecto fisico vem primeiro que a utilidade e n como um "bonus" mas hey isto sou eu que tenho umas filosofia fora da generalidade, n ker dizer k esteja certo ou errado trabalhar po fisico :P

Link to comment
Share on other sites

assim sim, o ginásio eh realmente um sitio mais especifico, mas ha montes de exercicios principalmente em metodo natural que treinam decentemente todos os musculos( n posso afirmar com certeza, pelos visto ha mts lol)

eu pessoalmente n gosto de ser largo, mas pa ficar forte(no vdd sentido da palavra, capaz útil resistente etc..) a ultima coisa que preciso eh de ginasios, onde o aspecto fisico vem primeiro que a utilidade e n como um "bonus" mas hey isto sou eu que tenho umas filosofia fora da generalidade, n ker dizer k esteja certo ou errado trabalhar po fisico :P

estás errado sim Soulfly, o ginásio em complemento do Parkour é essencial para adquirires força e tmb resistência muscular, ficas menos cansado e tem menos probabilidades de contraires lesões nos treinos...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
Possivelmente, já terão ouvido falar na baixa de IVA a aplicar nos ginásios. Após algumas hesitações, fica agora decidido que, em vez de 21%, se passam a cobrar 5%.

Claro que logo se especulou que os ginásios aproveitariam para, com a baixa de IVA, aumentar brutalmente os preços para que, com o IVA mais baixo, o valor a pagar pelo cliente seja o mesmo. Ou seja, uma palhaçada em que um benefício que, supostamente, serve para os clientes e para incentivar as pessoas à prática desportiva, acaba é por servir para aumentar os lucros dos ginásios.

Até aqui, tudo bem (ou tudo mal, se preferirem).

Mas hoje vem o Holmes Place com esta justificação BRUTAL:

O caso do Holmes Place

No entanto, uma das maiores cadeias de ginásio a funcionar em Portugal, o Holmes Place, que é o alvo das 15 queixas que chegaram à DECO, manteve os mesmos preços e explica porquê: já estava a «aplicar a taxa de 5 por cento desde Fevereiro de 2007».

Para os responsáveis do Holmes Place, a Lei do Orçamento de Estado (OE) não veio baixar o IVA, «que sempre foi de cinco por cento», mas apenas «clarificar o texto da Lei e alargar o âmbito de aplicação».

Garantindo que aplica a taxa de 5% desde o ano passado, a cadeia diz ter aplicado o dinheiro «na melhoria dos serviços a prestar aos seus associados e na oferta de descontos significativos», nomeadamente de 25% «nas adesões em grupo».

A multinacional sustenta em comunicado que, desde 2007, desenvolve um «vultuoso investimento» em recursos humanos, instalações e equipamentos.

No texto, o Holmes Place recorda sempre ter entendido que a taxa de IVA a aplicável era de 5 por cento e que desde 2002 «intercedeu junto do Estado Português para que confirmasse o seu entendimento».

«Só em 2006, os serviços do IVA regulamentaram o assunto com carácter geral, e de forma insatisfatória para a Holmes Place (Ofício-Circulado nº30.088)», acrescenta.

Isto é inacreditável!

O que estes gajos dizem é "Nós, aproveitarmos esta benesse que agora é dada aos clientes para nos enchermos? Não, nós já o fazemos há um ano. Na altura nem se falava nisto e nós aproveitámos e fizemo-lo sem ninguém dar por nada".

Que cara de pau brutal! Estou furioso com estes gajos! E aquela do "vultuoso investimento"... É para isso que são (bem) pagos, para ter instalações de qualidade. E não notei esse "vultuoso investimento" neste último ano...

Amanhã vou lá, vou exigir todos os meus recibos desde 2006 e, se isto se comprovar e não me for dada qualquer perspectiva de mudança, rescindo contrato (e já lá ando há quase 7 anos, devo ser dos mais antigos) e apresento queixa na Deco e na Direcção-Geral do Consumidor.

Cambada de gatunos!

Três ginásios aumentaram o preço das mensalidades na mesma altura em que passaram a pagar menos impostos. É a Autoridade da Concor-rência quem o diz, na decisão de arquivamento do processo instaurado aos ginásios pela descida do IVA.

Holmes Place, Solinca e Clube VII aumentaram os preços cobrados aos clientes ao mesmo tempo que passaram a entregar ao Estado apenas 5% de IVA e não 20% ou 21% (consoante a data). Se, por um lado, subiram a mensalidade, por outro pagaram menos IVA, um imposto sobre o consumo e que, por isso, deve ficar a cargo dos consumidores finais.

No relatório, a Autoridade da Concorrência (AdC) assegura que a decisão da maioria dos ginásios investigados implicou "um aumento real do preço (sem impostos) pago pelo consumidor", bem como um "acréscimo de margem" para as empresas. A decisão de guardar para si a diferença no IVA fez disparar a rentabilidade destes três ginásios, constatou a AdC. "Para tal, foi seguramente decisivo o encaixe" relativo "à redução da taxa do IVA, sem qualquer repercussão em benefício dos clientes", lê-se no texto.

Fazer descer os preços e, com isso, levar mais pessoas a praticar exercício físico era o objectivo do Governo, ao passar a taxa para 5%, primeiro numa circular do Fisco (em 2007) e, depois, deixando-o explícito no Orçamento de Estado para 2008. Mas, adianta a AdC, isso não foi "devidamente enquadrado por obrigações explícitas de repercussão económica no consumidor final". Ou seja, em ponto algum o Governo determinou que os ginásios tinham que baixar os preços só porque passaram a pagar menos imposto.

Dos 13 ginásios cujos dados foram particularizados pela Concorrência, só três optaram por descer os preços, apesar de menos do que a descida do imposto: Aquafitness, Vivafit e Central Fitness.

Os restantes sete mantiveram as prestações. Na prática, ganharam 16 pontos percentuais - numa mensalidade de 60 euros, por exemplo, significa um ganho de quase 10 euros, que o Governo queria passar para os clientes

Ao longo do relatório, e referindo-se à descida do IVA, a AdC repete inúmeras a mesma frase: "Tal variação foi integralmente encaixada pela empresa, não se verificando qualquer redução na mensalidade paga pelos seus clientes".

A Concorrência recebeu a primeira denúncia, anónima, sobre o assunto, em Novembro de 2007 e continuou a recebê-las no início de 2008, mas só iniciou a investigação formal em Abril desse ano, meio ano depois.

Na semana passada, concluiu que os ginásios tiveram "um padrão de comportamento relativamente homogéneo no que respeita à reacção às variações da taxa aplicável aos serviços prestados", ou seja, acabaram por ficar com o "lucro" da descida do imposto. Mas fizeram-no em alturas diferentes o que, entende a AdC, demonstra que não houve concertação de posições ("cambão").

Esta alegação é, contudo, disputada por um cliente de um dos ginásios. De acordo com a AdC, só em 2008 adoptou os 5% de IVA, mas os recibos do cliente referentes a Fevereiro de 2007 já mostram que era essa a taxa aplicada pela empresa.

Apesar da discrepância, a Concorrência entende que a atitude dos ginásios pode ser explicada pela "adaptação natural" a "incentivos externos". Ou seja, os ginásios não combinaram o que fazer, nem receberam orientações da associação - isso sim, violaria a livre concorrência, a única matéria sobre a qual a AdC se pronuncia.

Link

:blink: :blink: :blink:

Refilar para quê? O cliente que se f***...

Link to comment
Share on other sites

Sim, mas é um desenvolvimento novo.

Que é pouco relevante, em minha opinião. A questão de base nunca foi haver ou não uma posição concertada dos ginásios. Todos (ou quase todos) eles fizeram o 'normal' : a Xico-espertice. Não seria preciso combinar entre eles para chegarem a essa conclusão.

A queixa que eu apresentei está na ASAE e refere-se a terem alterado os preços de forma substancial sem me comunicarem, o que constitui uma violação do estabelecido contratualmente. É pela resolução dessa queixa que eu aguardo.

Link to comment
Share on other sites

Alto desenterranço de algo que já foi mais do que falado.

B)

Não leves a mal, mas onde querias que postasse isto?

Desenterranço? Não necessariamente, isto são desenvolvimentos "recentes", e não os bitaites que eram mandados na altura. Agora tens aqui a prova (já a tinhas antes, mas não "oficial"), que de facto a descida do IVA não beneficiou quem deveria ser o principal beneficiário, o consumidor.

Perante isto, que se faz. Nada. Ninguém é responsabilizado, criticado, ou multado, e tudo isto é permitido.

E no fundo, a concorrência livre vai ao ar, e quem acaba por arcar com tudo no final, é o consumidor.

Link to comment
Share on other sites

Pura e simplesmente informação pouco ou nada relevante. Nada de novo, nada que toda a gente já não soubesse na altura.

B)

relevante? e tu é que me vais dizer o que é relevante ou não? strange...

olha lá, diz lá tu se me é relevante saber que tu abres tópicos de jornadas de futebol -_-

Link to comment
Share on other sites

Pura e simplesmente informação pouco ou nada relevante. Nada de novo, nada que toda a gente já não soubesse na altura.

B)

relevante? e tu é que me vais dizer o que é relevante ou não? strange...

olha lá, diz lá tu se me é relevante saber que tu abres tópicos de jornadas de futebol -_-

Fail do dia.

Link to comment
Share on other sites

Pura e simplesmente informação pouco ou nada relevante. Nada de novo, nada que toda a gente já não soubesse na altura.

B)

relevante? e tu é que me vais dizer o que é relevante ou não? strange...

olha lá, diz lá tu se me é relevante saber que tu abres tópicos de jornadas de futebol -_-

Fail do dia.

sim sim

tou a ver, e tu não tens mais nada que fazer que não ser comentar tudo aquilo que digo...

Link to comment
Share on other sites

Pura e simplesmente informação pouco ou nada relevante. Nada de novo, nada que toda a gente já não soubesse na altura.

B)

relevante? e tu é que me vais dizer o que é relevante ou não? strange...

olha lá, diz lá tu se me é relevante saber que tu abres tópicos de jornadas de futebol -_-

oi? :blink:

a informação que deste não é nada relevante, isto é, não é nada que toda a gente já não tivesse dito por aqui, mas pelos vistos não entendeste isso mesmo.

no entanto, estás no teu direito de desenterrar tópicos para acrescentar a info que acrescentas-te ou algo do género, pelo menos até a Admin achar o contrário.

B)

Link to comment
Share on other sites

Pura e simplesmente informação pouco ou nada relevante. Nada de novo, nada que toda a gente já não soubesse na altura.

B)

relevante? e tu é que me vais dizer o que é relevante ou não? strange...

olha lá, diz lá tu se me é relevante saber que tu abres tópicos de jornadas de futebol -_-

oi? :blink:

a informação que deste não é nada relevante, isto é, não é nada que toda a gente já não tivesse dito por aqui, mas pelos vistos não entendeste isso mesmo.

no entanto, estás no teu direito de desenterrar tópicos para acrescentar a info que acrescentas-te ou algo do género, pelo menos até a Admin achar o contrário.

B)

:rezingao:

Link to comment
Share on other sites

Pronto, peguem um desenvolvimento recente e relevante:

O Holmes Place foi condenado pelo Julgado de Paz do Porto a compensar em dinheiro um cliente, por não ter baixado a mensalidade quando passou a pagar 5% de IVA, em vez de 21%. A sentença não faz jurisprudência, mas pode influenciar casos futuros.

Tendo em vista a decisão, de Dezembro de 2008, os clientes cuja mensalidade não tenha baixado quando o ginásio em causa adoptou a taxa de 5% de IVA serão aconselhados pela Deco a recorrer à via judicial, na expectativa de um desfecho semelhante. "A sentença não faz jurisprudência, mas, se antes havia vários entendimentos sobre a matéria, agora o consumidor tem a seu favor uma decisão favorável", afirmou Paulo Fonseca, jurista da Deco.

Em causa está a diferença entre 21% e 5% de IVA; ou seja, se fosse hoje, a prestação mais baixa do Holmes Place, de 54 euros, passaria para 47 - menos sete euros.

A sentença de um Julgado de Paz é equiparável à de um tribunal de primeira instância e, "infelizmente, este caso não é passível de recurso", afirmou João Espanha, advogado da Holmes Place, que está "convicto" de que ganharia a causa. "Estamos em profundo desacordo com a sentença. A juíza formou a sua convicção com base nas facturas, antes e depois da descida" do IVA e "não no contrato". E o contrato, disse, determina o "valor global" a pagar, independentemente do IVA devido.

Para se preparar para a eventualidade de outros processos, o grupo britânico já pediu novos pareceres no âmbito do direito fiscal e contratual. A Deco, nomeadamente, está a estudar até que ponto o assunto pode ser alvo de uma "acção popular", cuja decisão se aplica automaticamente a todos os clientes nas mesmas circunstâncias, disse Paulo Fonseca.

O Holmes Place baixou a taxa de IVA cobrada para 5% em Fevereiro de 2007, com base num parecer do Fisco. Ou seja, 11 meses antes de o Governo ter clarificado a lei e especificado que entidades como ginásios pagam 5% e não 21%, a taxa máxima na altura.

O Julgado de Paz reconheceu não existir "qualquer obrigação legal" de baixar o preço só porque o imposto desceu, mas descreveu a solução adoptada pelo Holmes Place como "engenharia contabilística". É que, lê-se na sentença, "o valor da mensalidade fixado no contrato era composto pela retribuição (...) e pelo montante de imposto. Aliás, tal como seria depois discriminado nas facturas".

Ainda, disse a juíza, está em causa "uma prestação continuada", em que a anuidade é paga em 12 prestações mensais e que "não pode ser alterada unilateralmente, a não ser nos termos acordados". Ou seja, para o aumento anual à inflação ou com pré-aviso de 45 dias, que não existiu. "Não é, pois, legítimo" que o ginásio "venha a alterar o valor (...) fora das situações contratualmente previstas".

O ginásio foi condenado a devolver o valor cobrado a mais, desde Fevereiro de 2007 até agora, acrescido de juros de mora e de uma penalização de 20 euros por cada dia de atraso no cumprimento da decisão. O Holmes Place assegura ter já acertado contas com o cliente. Já a exigência de indemnização de 500 euros por danos físicos e psíquicos foi negada.

fonte

Link to comment
Share on other sites

Os ginásios deviam ser fiscalizados, muita nota circula ali, nao sei se nao haverá fugas de milhões

Bota nota nisso... uns não mudaram para 5%, outros mudaram mas, qual truque de magia, a conta no final do mês não baixa...

CHULOS!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.