Jump to content

Mafia No Porto Ou A Impunidade Dos Gangs


Kubrick
 Share

Recommended Posts

Após o assassinato de Aurélio Palha à porta da sua discoteca “CHIC”, a 27 de Agosto de 2007, a PSP desenvolveu uma investigação e teve conhecimento de toda a história. No dia 10 de Outubro de 2007, a PSP elaborou um relatório sobre as mortes da noite do Porto onde descrevia ao pormenor tudo o que tinha acontecido.

No dia 29 de Novembro, Ilídio Correia foi morto à porta de sua casa em Miragaia, apesar de ter avisado a PJ de que a sua vida estava em perigo. No dia 10 de Dezembro, Berto Maluco, referenciado no relatório policial como o assassino de Gaiato, também foi morto à porta de sua casa.

Leia o relatório que a PSP enviou à PJ dois meses antes de caírem mais estes dois seguranças.

Ninguém tem explicação para isto.

No relatório confidencial da PSP, a que o CM teve acesso e que foi enviado para a Polícia Judiciária do Porto, as quatro mortes de homens ligados ao mundo da noite são explicadas por uma sequência mortal de ajustes de contas.

RESUMO

O primeiro incidente a desencadear a onda de violência foi uma agressão na discoteca Kizomba, ainda antes do Verão deste ano, e que terá tido como vítima um jovem residente no Bairro da Giesta, em Valongo. O agressor terá sido Nuno ‘Gaiato’, acompanhado de mais dois colegas, que então faziam segurança à discoteca.

Já como forma de retaliação, os indivíduos da Giesta foram ao Bairro do Falcão, também no Porto, para agredir ‘Gaiato’. Não conseguiram e dispararam contra a motorizada de ‘Malagueta’, um dos indivíduos que supostamente acompanhava ‘Gaiato’ na primeira agressão.

Após estes acontecimentos e sedentos de mais vingança, ‘Malagueta’, ‘Gaiato’ e um terceiro indivíduo referenciado como um dos braços-direitos de Bruno ‘Pidá’ foram à procura dos supostos agressores e, no Bairro da Giesta, fizeram vários disparos para o ar. Não houve feridos, mas várias residências foram atingidas.

O incidente seguinte aconteceu algumas semanas depois. Elementos do grupo da Ribeira juntaram-se a ‘Gaiato’ e foram ao River Caffe fazer o seu próprio ajuste de contas. Atingiram dois indivíduos do grupo rival e um jovem que se encontrava na discoteca e fugiram. O grupo de ‘Gaiato’ foi ainda à Number One provocar distúrbios, altura em que foi chamado à atenção por ‘Berto Maluco’. Aquele explicou-lhe que a Number One era da sua jurisdição e que não podia arranjar problemas na discoteca. ‘Gaiato’ não ligou e respondeu de forma insolente, o que terá irritado ‘Berto’ que decidiu arranjar uns amigos para matar ‘Gaiato’.

Na madrugada de 13 de Julho, a vítima já esperava pelos agressores. Segundo o relatório da PSP, trocaram SMS e ‘Gaiato’ vestiu um colete à prova de bala. Houve tiros na discoteca e quando a vítima percebeu que estava sozinha ainda tentou fugir para a cozinha. Foi atingido na cabeça por ‘Berto’ e por um dos seus companheiros.

A ‘guerra’ com ‘Berto’ subiu depois de tom quando o indivíduo que o acompanhava decidiu assumir o homicídio (embora ainda não tenha sido preso). Confessou-o informalmente à PJ, mas, segundo o relatório, fê-lo a troco da protecção que lhe teria sido oferecida por Aurélio Palha. Um empresário que acabou morto pelos mesmo grupo um mês depois.

19 TIROS COM DUAS UZI

Foram 19 tiros que acertaram no corpo de ‘Berto Maluco’. Os resultados da balística já determinaram que foram feitos 51 disparos a partir de duas metralhadoras UZI. Alberto Ferreira, a única vítima mortal, estava a sair de casa, em Laborim, Vila Nova de Gaia, quando foi surpreendido pelos disparos. Os exames feitos ao local pela Judiciária já determinaram que havia dois atiradores, um deles na rua em frente e outro num morro ao lado do prédio. Nesse caso, os disparos foram feitos de cima para baixo e atingiram ‘Berto’ nas costas. Os testemunhos recolhidos pelos investigadores determinam que da rua em frente só foi feito um disparo de rajada.

VISITOU A PJ DO PORTO

Helena Fazenda, a procuradora da República nomeada ontem por Pinto Monteiro para liderar a equipa que vai investigar as mortes ocorridas na noite do Porto, chegou ontem à cidade. Foi recebida nas instalações da PJ, onde conversou com os elementos da direcção. Inteirou-se dos pormenores dos inquéritos, que se mantêm espalhados por várias brigadas, mas não deu qualquer indicação sobre a forma como deveriam ser conduzidos. Garantiu também que ainda não tinha formalizado a sua equipa e tentou minimizar o “mal-estar” provocado pela sua chegada.

GOVERNO AUMENTA PRESSÃO

Alípio Ribeiro está debaixo de fogo cruzado. O Governo faz aumentar a pressão dos resultados, o procurador-geral da República decide nomear uma equipa mista para investigar situações da competência reservada da Polícia Judiciária e os seus pares consideram que a nomeação da mesma foi um acto de deslealdade.

A entrevista dada ontem ao ‘Diário Económico’ também não foi vista com agrado pelo Governo. Alípio Ribeiro falou da noite do Porto com alguma distância e chegou mesmo a afirmar que era preciso acabar com “as causas” dos crimes. Mas não falou de resultados, nem deixou indicações de que pudesse haver detenções proximamente, de forma a terminar com os assassinatos.

No Porto, a nomeação da equipa chefiada por Helena Fazenda criou um profundo mal-estar. PJ e MP vêem a mesma como um “atestado de incompetência”, embora ainda não seja oficialmente conhecida a sua composição.

Segundo o CM apurou, sabe-se apenas que haverá outro magistrado na equipa e que a mesma, num total de dez pessoas, será composta por dois elementos da PSP e dois da ASAE. Estes quatro últimos serão apenas chamados em intervenções pontuais, de forma a aumentarem a fiscalização sobre as casas de diversão nocturna onde muitos destes incidentes acontecem.

Quanto a Teófilo Santiago, o elemento da Polícia Judiciária que anteontem era dado como certo na mesma equipa, Helena Fazenda garantiu que não tinha sido convidado. OB CM sabe, no entanto, que se trata do operacional “preferido” por Alípio Ribeiro, que já terá mesmo dado indicações disso ao ministro da Justiça. Contactado pelo CM, Teófilo Santiago garantiu que não tinha sido convidado e que a hipótese não passava de especulação.

PORMENORES

GANGS SOLTOS

A PJ ainda não sabe quem matou ‘Berto Maluco’. As suspeitas recaem sobre o gang da Ribeira, numa altura em que os gangs no Porto estão identificados, mas não são vigiados.

REUNIÃO COM A PJ

A magistrada Helena Fazenda reuniu-se ontem no Porto com a PJ e o Ministério Público.

AMEAÇAS POR SMS

‘Gaiato’ e Ilídio Correia, seguranças mortos na noite do Porto, sabiam que eram os próximos a abater. Tinham recebido ameaças por SMS e Ilídio ainda mostrou as mensagens à PJ.

METRALHADORAS

‘Berto’, a última vítima de ajustes de contas, terá sido baleado com disparos de metralhadora. E nas restantes mortes também terão sido utilizadas armas de guerra.

REUNIÃO DITOU MORTE

Um encontro convocado por Aurélio Palha no dia da sua morte levou ao espancamento de Rómulo, dono de um ginásio, no restaurante Boi na Brasa. A agressão foi praticada por ‘Berto Maluco’, descontente com o seu silêncio sobre o gang da Ribeira. Rómulo chegou ao restaurante na companhia de Fernando Madureira, líder dos superdragões, que o levaria depois ao hospital. Aurélio impediu Rómulo de balear ‘Berto’.

TESTEMUNHA AMEAÇADA

Um jovem que testemunhou a morte de Nuno ‘Gaiato’ terá sido ameaçado por ‘Pidá’, alegado líder do grupo da Ribeira, para culpar ‘Berto Maluco’ daquele homicídio, senão seria alvo de represálias. Mas segundo soube o CM, Palha terá oferecido, por outro lado, protecção ao jovem para não denunciar ‘Berto’, que se encontrava em liberdade condicional depois de condenado a seis anos por homicídio numa discoteca.

NOTAS

JUDICIÁRIA "FALHOU"

Rui Rio diz que é necessária uma “profunda reforma” da PJ do Porto. E salientou ainda que não é a primeira vez que a “PJ falha”

“PROBLEMA NACIONAL”

Marco António Costa, líder do PSD-Porto, considerou ontem normal a nomeação de uma equipa por ser um “problema nacional”

“SITUAÇÃO EXCEPCIONAL”

Renato Sampaio, do PS-Porto, considera que a cidade está perante “uma situação especial que requer uma actuação excepcional”

Inacreditável :blerk:

Edited by Kubrick
Link to comment
Share on other sites

Já tinha lida algumas peripécias e estas só vieram confundir-me.

Eu acho piada é que "Guerras" destas começam com uma simples agressão.

Faz-me lembrar o tempo da escola. Um agrediu outro, outro trouxe um grupinho para agredir o que o tinha agredido, o que foi posteriormente agredido arranja uma trope de 50 gajos e felizmente que a escola tem portão senão estava o caldo entornado para o que tinha agredido a 2ª vez. Grupos de cada um fazem esperas de semana em semana embora nunca se encontrando.

Há que saudades da escola. Agora em vez de miúdos de 17 anos metam homens de 30-40 anos com armas de fogo.

Link to comment
Share on other sites

aos poucos e poucos pode ser que o dragao fike mais vazio.

Eu respondia-te mas ia ser demasiado mau... é melhor ficar calado. Apenas te digo que no Dragão há tanta gente boa e má, como no resto dos estádios. Até arriscaria dizer outra coisa, mas tenho sono, e o sono não me faz pensar bem.

Link to comment
Share on other sites

aos poucos e poucos pode ser que o dragao fike mais vazio.

Mais um reply típico teu...

E ainda dizes que não tenho razão... lol... Tens a lata de falar do Investor lol

BTW: O Porto está muito perigoso com estas na noite, embora a violência esteja entre seguranças, pode sempre sobrar em algum inocente que se encontrava pelo caminho. Por mim podiam morrer todos, era da maneira que se ficava mais seguro. Já por isso é que ultimamente tenho ido mais para a Povoa do Varzim, Braga, Esposende, por essas zonas... Não quero correr riscos.

Eu por acaso conheço um segurança e conheço bem os contornos e as razões que levaram a que isto aconteceu.

Embora esteja perigoso, nunca me aconteceu nada cá no Porto. A única vez que senti mesmo medo na pele, até foi em Lisboa este ano. Em que eu e mais dois amigos passamos das 2 das manhã até ás 6 da manhã numa esquadra, porque ao sair de um bar, um grupo de "Blacks"(não tenho nada contra os pretos, aviso já) decidiu atacar-nos à mão armada...

Dessa vez senti o real cagaço na pele.

Link to comment
Share on other sites

aos poucos e poucos pode ser que o dragao fike mais vazio.

não disse nenhuma mentira.e tu tb não.

Tu não disseste mentira, disseste uma barbaridade.. enfim... O investor brinca com clubes, tu com seres humanos..

Basicamente. Desculpa Prym3r mas estiveste mt mal aqui.

Link to comment
Share on other sites

:lol: :lol: :lol: o ke vai praki, tanto amor e carinho :D

entao nao é bom? é mais uns lugares pa adeptos do porto =)

ó camurso eu nao tava a pikar, estava memo a ser sincero.

"seres humanos".... a uns dias disseram k o "macaco" podia ser o próximo alvo... tão tristes é? ... faziam 1 minuto de silencio? ^_^

Inda á uns dias alguém disse num tópico k isto por aki eram so "virgens marias" ... realmente até parece. Ou fingem o ke escrevem, ou então não sei...

Kerem pena? Vamos fazer entao uns minutos de silencio por toda a escumalha que existe por ai...

peço desculpa se feri sentimentos ao dizer o ke sinto... <_<

Nao kerem morrer assim , facil nao se metam nessas merdas... e as ruas do Porto até ficam mais seguras.

Edited by Viklund
Link to comment
Share on other sites

Kerem pena? Vamos fazer entao uns minutos de silencio por toda a escumalha que existe por ai...

peço desculpa se feri sentimentos ao dizer o ke sinto... <_<

Apenas desejo que a escumalha tenha o que mereça. Agora o teu pensamento neo-radical não se encaixa lá muito bem nos pensamentosde um estado de direito.

Sendo que para expôres esse pensamento disseste:

aos poucos e poucos pode ser que o dragao fike mais vazio.

É no dragão que mora a escumalha?

Link to comment
Share on other sites

Já tinha lida algumas peripécias e estas só vieram confundir-me.

Eu acho piada é que "Guerras" destas começam com uma simples agressão.

Faz-me lembrar o tempo da escola. Um agrediu outro, outro trouxe um grupinho para agredir o que o tinha agredido, o que foi posteriormente agredido arranja uma trope de 50 gajos e felizmente que a escola tem portão senão estava o caldo entornado para o que tinha agredido a 2ª vez. Grupos de cada um fazem esperas de semana em semana embora nunca se encontrando.

Há que saudades da escola. Agora em vez de miúdos de 17 anos metam homens de 30-40 anos com armas de fogo.

Eu acho que sao muitos filmes naquelas cabecinhas putos com 30-40 anos e com armas que tem a mania que vivem a american life . FRUSTRADOS :blerk:

Link to comment
Share on other sites

E' triste...

pra mim era um spam de holy nova e ja tava ^_^

holy light > Holy Nova

Flash Light > Flash Heal

true :( Bha... DoT, fear, run...

Kd se passa muitas horas em WOW, torna-se complikado distinguir a realidade do virtual.

Link to comment
Share on other sites

:lol: :lol: :lol: o ke vai praki, tanto amor e carinho :D

entao nao é bom? é mais uns lugares pa adeptos do porto =)

ó camurso eu nao tava a pikar, estava memo a ser sincero.

"seres humanos".... a uns dias disseram k o "macaco" podia ser o próximo alvo... tão tristes é? ... faziam 1 minuto de silencio? ^_^

Inda á uns dias alguém disse num tópico k isto por aki eram so "virgens marias" ... realmente até parece. Ou fingem o ke escrevem, ou então não sei...

Kerem pena? Vamos fazer entao uns minutos de silencio por toda a escumalha que existe por ai...

peço desculpa se feri sentimentos ao dizer o ke sinto... <_<

Nao kerem morrer assim , facil nao se metam nessas merdas... e as ruas do Porto até ficam mais seguras.

Sabes muito bem o sentido em que dissestes aquilo, não te venhas fazer de santo. Tens cada saída sinceramente... nem parece de uma pessoa de 27 anos.

Link to comment
Share on other sites

aos poucos e poucos pode ser que o dragao fike mais vazio.

É no dragão que mora a escumalha?

eu disse isso?... sabes quem foi um dos assassinados por acaso? Sabias que era um dos directores dos SD? sabias que a maioria das pessoas envolvidas nisto fazem parte dos SD? entao foda-se , sabes muito bem ao que me estava a referir.

Edited by Viklund
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.