Jump to content
Sign in to follow this  
EsCk

Gravar Isos Em Dual-layer

Recommended Posts

Ontem ganhei coragem e comprei 5 DVDs Dual-Layer da Memorex, pa gravar a cambada de jogos em DVD9 k sairam nesta epoca..

A questao é k já tentei gravar o MoH: Airborne ontem com o Alcohol 120% e kd fui a instalar, deu erro de redundancia ciclica.

Hj voltei a tentar gravar a mm imagem mas com o Nero 8, e nem erro dá na instalaçao. Por e simplesmente nem começa a instalar dps de eu meter a CD-key..

A minha pergunta é qual o melhor software para gravar imagens de DVDs9? E o k posso fazer para evitar estes erros a gravar em DL?

É k o raio dos DVDs nao sao propriamente baratos :ranting:

PS: com o Nero 8, fiz a verificaçao de dados dps da gravaçao e deu erro em 2 zonas. Gravei o log, mas nao deve ajudar pa nada...

PS2: gravei ambos os DLs a 2.4x..

Edited by EsCk

1º Erro -> Gravar com o alcohol

Usa o Imgburn e grava sempre com velocidades baixinhas.

Para verificação nada como o dvdinfopro.

E claro pagar por pagar mais vale Verbatim :P

Edited by Moranguito

Oks, thx.. Vou entao sakar esse Imgburn.

Nao ha mto por onde escolher na velocidade.. Nao ha DLs k gravem a mais k 2.4x axo eu.

Memorex nao é bom tb?

Eu gravei alguns memorex DL e nunca tive problemas...

Edited by Spak

Bem, tou a ver k Memorex DL é pó tecto mm..

3º DL keimado e nada. Nem mm com o ImgBurn..

Vou experimentar gravar como DL de data simples.. Pode ser k já dê :rolleyes:

Esses memorex DL lixaram-me o laser da Xbox360...

Como é que um cd vai lixar um laser (que, basicamente, é um feixe de luz...)? Essa gostava de saber...

Simples, se a camada onde o é gravada a informação no DL não for de qualidade ou se o gravador for de má qualidade, ou ainda se for gravado a velocidades muito altas, vai originar que o laser faça uma leitura irregular dos dados e pode levar a que fique descalibrado, o que não é tão fora do comum acontecer em feixes de luz...

Só por curiosidade... que marca é o teu gravador?

É que já gravei alguns DL da memorex e nunca estraguei nenhum. Aliás, o unico memorex que estraguei foi quando o meu gravador LG queimou (queimou o disco e queimou o gravador... lol)

Os meus gravadores actuais são um asus e um sony.

Actualmente tenho um Asus gravador de DL e queimei alguns DVD's por erro de redundancia ciclica. E muitos deles que chegaram aos 100% sem erros (aparentes) estão cheios de falhas, olho para o dvd e aquilo está: Um bocado com dados, outro vazio, outro bocado com dados, outro vazio, em praticamente todo o dvd.

Não é o laser que fica descalibrado. Sabem que na superfície interior de um CD, a representar os "0" e os "1" estão uma porradaria de buracos à escala de mícrons, cada buraco representa um "1" e o laser reconhece-o pois ao transmitir o feixe de luz na superfície do CD ele é reflectido ao encontrar uma camada que está por cima da camada que tem os dados.

O que acontece é que ou por gravar a altas velocidades, ou por a substância ser de fraca qualidade, o sensor não consegue reconhecer se está a ler um "0" ou um "1". Como tudo o que apanha é um simples reflexo, tem que voltar atrás e ler outra vez o que não conseguiu, mas a uma velocidade mais lenta.

O problema dos CD's/DVD's de fraca qualidade é mesmo nisso, forçam o laser a ler muito mais e o motor da drive a trabalhar em várias velocidades. Partindo do principio que um laser tem X horas úteis de vida, um CD de fraca qualidade vai reduzir o tempo que esse leitor vai durar, pois é-lhe exercido um esforço muito maior.

A calibragem vem do uso, é como a direcção de um carro, depois de muitos quilómetros, convém mete-la como deve ser mas por mais cuidado que tenhamos, ela acaba sempre por precisar de outra calibragem.

Moral da história: Velocidade lenta e DVD's de boa qualidade se querem prolongar a vida do vosso leitorzinho. ;)

Só por curiosidade... que marca é o teu gravador?

É que já gravei alguns DL da memorex e nunca estraguei nenhum. Aliás, o unico memorex que estraguei foi quando o meu gravador LG queimou (queimou o disco e queimou o gravador... lol)

Os meus gravadores actuais são um asus e um sony.

É um gravador da Asus tb.. Nao deve ser problema do gravador.. Nem do PC em si, certamente ;)

Não é o laser que fica descalibrado. Sabem que na superfície interior de um CD, a representar os "0" e os "1" estão uma porradaria de buracos à escala de mícrons, cada buraco representa um "1" e o laser reconhece-o pois ao transmitir o feixe de luz na superfície do CD ele é reflectido ao encontrar uma camada que está por cima da camada que tem os dados.

O que acontece é que ou por gravar a altas velocidades, ou por a substância ser de fraca qualidade, o sensor não consegue reconhecer se está a ler um "0" ou um "1". Como tudo o que apanha é um simples reflexo, tem que voltar atrás e ler outra vez o que não conseguiu, mas a uma velocidade mais lenta.

O problema dos CD's/DVD's de fraca qualidade é mesmo nisso, forçam o laser a ler muito mais e o motor da drive a trabalhar em várias velocidades. Partindo do principio que um laser tem X horas úteis de vida, um CD de fraca qualidade vai reduzir o tempo que esse leitor vai durar, pois é-lhe exercido um esforço muito maior.

A calibragem vem do uso, é como a direcção de um carro, depois de muitos quilómetros, convém mete-la como deve ser mas por mais cuidado que tenhamos, ela acaba sempre por precisar de outra calibragem.

Moral da história: Velocidade lenta e DVD's de boa qualidade se querem prolongar a vida do vosso leitorzinho. ;)

Boa explicação tb :y:

Que marca de Dual-Layers é k aconselham entao? O Moranguito já referiu a Verbatim. Memorex, até agr, kmg nao deu nada :(

Recomendo... Verbatim.... Verbatim.... ah.. e verbatim também... são caros, mas melhores não se fazem :P pra gravar: pioneer 112D é o ferrari dos gravadores... deve ter sido a melhor compra pra pc que fiz até hoje... é que isto não dá problemas nenhuns! lê tudo, grava tudo, sempre ao máximo da velocidade! inclusive esses memorex que te tão a lixar a vida, com o meu antigo gravador não gravava nenhum memorex, comprei o 112D gravou tudo direitinho ao máximo da vel! mas sim, agora só compro verbatim...

Recomendo... Verbatim.... Verbatim.... ah.. e verbatim também... são caros, mas melhores não se fazem :P pra gravar: pioneer 112D é o ferrari dos gravadores... deve ter sido a melhor compra pra pc que fiz até hoje... é que isto não dá problemas nenhuns! lê tudo, grava tudo, sempre ao máximo da velocidade! inclusive esses memorex que te tão a lixar a vida, com o meu antigo gravador não gravava nenhum memorex, comprei o 112D gravou tudo direitinho ao máximo da vel! mas sim, agora só compro verbatim...

exelente escolhas

OK vou seguir o conselho. E já agora, os gravadores são "calibraveis" ?

Qualquer unidade óptica é calibrável, mas muitas vezes quando necessita já se encontra com muito uso e portanto não vale a pena.

Mas essa não é a principal razão, se por acaso queres um dia calibrar o laser de um leitor, vais precisar de um osciloscópio, que por sua vez é um bocado caro, que por sua vez requer algum conhecimento no seu manuseamento.

Ou seja, respondendo à tua pergunta, sim, são calibráveis. Mas dificilmente vais precisar. ;)

Ja gravei cerca de 300 Dual-layers nestes ultimos 2 anos.

ImgBurn, ( sempre com verificação ) a 2.4 ,4 , ou 8x tanto faz. ( Memorex Duallayer, são os mais baratos em 300 prai uns 10 estragados )

MUITO IMPORTANTE - o Gravador e sempre dos mais recentes, todos os anos gasto 30 ou 40€ e troco do gravador, faz muita mas muita diferença.

Ja gravei cerca de 300 Dual-layers nestes ultimos 2 anos e meio.

ImgBurn, ( sempre com verificação ) a 2.4 ,4 , ou 8x tanto faz. ( Memorex Duallayer, são os mais baratos em 300 prai uns 10 estragados )

MUITO IMPORTANTE - o Gravador e sempre dos mais recentes, todos os anos gasto 30 ou 40€ e troco do gravador, faz muita mas muita diferença.

Ja gravei cerca de 300 Dual-layers nestes ultimos 2 anos.