Jump to content

Gestão à Portuguesa


Revenge
 Share

Recommended Posts

Fui a uma formação na empresa onde trabalho sobre "métodos de Trabalho", e no inicio passaram-me logo um papel com o seguinte texto para as mãos:

No sentido de estreitar relações, estabelecer laços de cooperação e trocar experiências, realizou-se em 1998 a primeira regata de remo entre uma empresa portuguesa e a sua congénere japonesa.

Dada a partida, a equipa japonesa de imediato se distanciou, tendo cortado a meta com uma hora de vantagem.

Após o desaire, a direcção reuniu para determinar quais as causas de tão desastrosa actuação. Depois de longos e cuidadosos estudos, verificou-se que na equipa japonesa havia dez remadores e um chefe de equipa e que no conjunto português, eram dez os chefes e um remador.

Estes factos levaram a direcção a delinear e a pôr em prática uma nova estratégia para o ano seguinte.

No ano de 1999, após dado o sinal de partida, a equipa nipónica começou imediatamente a ganhar vantagem desde a primeira remada. Desta vez, a equipa portuguesa chegou com duas horas de atraso.

A direcção voltou a reunir, após forte reprimenda da Administração. Verificou-se mais uma vez que os japoneses tinham atacado com uma equipa constituída por dez remadores e um chefe de equipa, enquanto os portugueses, cumprindo as eficazes medidas estudadas pelos estrategos, apostaram numa formação composta por um Chefe de Serviços, dois Assessores da Administração, sete Chefes de Secção e um remador. Reunida novamente a equipa técnica, acertaram-se novas estratégias e resolveu-se, por unanimidade, atribuir um voto de desconfiança ao remador pela sua incompetência.

No ano de 2000, como era habitual, a equipa nipónica voltou a adiantar-se à portuguesa, cuja embarcação encomendada ao recém criado departamento das novas tecnologias, chegou com quatro horas de atraso...

Após a regata, e para avaliar os resultados, celebrou-se uma reunião ao mais alto nível, com a participação de toda a Administração, chegando-se à seguinte conclusão:

"Este ano, numa inaudita postura conservadora, a equipa japonesa optou novamente por uma formação de um chefe e dez remadores. A Direcção Técnica, e desta vez com o apoio técnico da auditoria externa e assessoramento especial de todo o Departamento Informático, decidiu-se por uma formação mais inovadora e vanguardista, constituída por um Chefe de Serviços, três Chefes de Secção, dois Auditores da conceituada Arthur Andersen e quatro Securitas que vigiarão o desempenho do único remador. Na mesma reunião foi ainda decidido abrir um processo disciplinar ao remador, retirando-lhe todos os direitos e incentivos, devido aos fracassos acumulados.

Foi ainda decidido que para 2001 seria admitido um remador apenas com contrato a prazo, pois tem-se sentido que, a partir da vigésima milha, o actual remador, talvez por pertencer aos quadros, tem uma baixa de rendimento que chega, perto da meta, a roçar a má vontade."

Não é preciso dizer que nos partimos a rir lol

Alguém tira uma moral da história?

Link to comment
Share on other sites

Já conhecia essa "estoria", e achei-a uma caricatura demasiadamente exagerada...

Olha que aqui onde trabalho, prai umas 30% das pessoas são indirectas... Incluindo eu lol

Mas também umas das razões foi a ISO9001, e agora a ISO TS que se vai fazer... Isso faz com que seja necessário muitas pessoas que não vão trabalhar directamente com a produção, mas com tudo o resto.

Link to comment
Share on other sites

30%? :eek:

Onde eu trabalho, no sector produtivo tem umas 120 pessoas em que 5 ou 6 são os chamados "chefes"...

Mas não estava a falar de chefes... Mais de Directos e Indirectos.

Directos é quem faz efectivamente Produção, ou seja... Produz aquilo que vai dar dinheiro à empresa.

E indirectos são todos os outros... desde departamento de Logistica, Produção, Qualidade, Comercial, Administrativo, Informática(Eu por exemplo faço programação, mas é indirecto na mesma)... mais pessoa que estão num computador a controlar o sistema de gestão SAP entre muitas outras coisas...

São muitos indirectos ;) Mas lá está.. As ISO's levam a isso igualmente.

Link to comment
Share on other sites

30%? :eek:

Onde eu trabalho, no sector produtivo tem umas 120 pessoas em que 5 ou 6 são os chamados "chefes"...

Mas não estava a falar de chefes... Mais de Directos e Indirectos.

Directos é quem faz efectivamente Produção, ou seja... Produz aquilo que vai dar dinheiro à empresa.

E indirectos são todos os outros... desde departamento de Logistica, Produção, Qualidade, Comercial, Administrativo, Informática(Eu por exemplo faço programação, mas é indirecto na mesma)... mais pessoa que estão num computador a controlar o sistema de gestão SAP entre muitas outras coisas...

São muitos indirectos ;) Mas lá está.. As ISO's levam a isso igualmente.

Sim eu sei, mas pensei que te estivesses a referir aos chefes, porque era isso que falava na estoria...

Sendo assim, não é tão exagerado, na minha empresa anda no mesmo valor :P

btw, tambem usamos o SAP aqui :D

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.