Jump to content

Preços Combustíveis


Revenge
 Share

Recommended Posts

Disseram-me que fizeram uma estimativa, e no próximo verão, o preço da Gasolina vai-se situar nos 1.70€ litro.

Nada de extraordinário, visto que existe sucessivos aumentos por ano e neste momento a gasolina já vai quase nos 1.40€ litro.

Eu pergunto, onde isto vai parar? Se no Verão está a 1.70, No Inverno a seguir já deve estar nos 2€.

Eu á uns tempos na brincadeira, porque na altura nunca pensava que seria possivel a gasolina chegar aos 2€, tinha dito em tom de brincadeira que nesse caso punha o meu carro a gás... E se chegar a esse preço, penso seriamente em gastar 200 contos e mete-lo mesmo a gás.

  • Like 4
Link to comment
Share on other sites

Isso é como tudo Revenge, desde que se lembraram em liberalizar o mercado que se esperava que a gasolina iria atingir rapidamente estes valores, tenho pena é de não viver perto da fronteira, senão eu sabia onde ia abastecer o carro.

Penso que está cada vez mais na altura certa para as marcas de automóveis se debruçarem na investigação das energias alternativas como já o fazem algumas marcas.

Acho que é esperar para ver, se o petróleo que parece existir em PT também possa vir a contribuir para a baixa de preços...

Link to comment
Share on other sites

Acho que é esperar para ver, se o petróleo que parece existir em PT também possa vir a contribuir para a baixa de preços...

Pq é q haviam de vender o petróleo a preço da chuva quando podem andar a vende-lo a peso de ouro? N faz sentido nenhum - e o proprio administrador da galp já veio dizer isso (em relação ao petroleo q encontraram no brasil) - em termos de empresa, é tudo a puxar pelo maior lucro. E achas q s fosses patrao de uma coisa dessas ias tar a dar o petroleo a preço da chuva???

O interessante de termos petroleo próprio deve ser a possibilidade de estabilizarmos as nossas reservas e termos um preço de petroleo estável - pq como importamos mto petroleo, os consequentes aumentos do seu preço no mercado estrangeiro fazem aumentar e muito a nossa divida externa (ouvem essas coisas aquando da discussão dos orçamentos de estado para o proximo ano, em que fazem as contas a uma estimativa de preço e se esse preço é ultrapassado, "ficamos a dever mais..."

Link to comment
Share on other sites

Só me estás a dar razão :P

A questão não está no preço a que eles irão vender o petróleo para fora, mas sim na estabilidade que vai trazer ás nossas reservas e no facto de não ficarmos tão afectados como estamos agora, com as oscilações do preço do Brent. Estes dois últimos factores irão fazer com que as gasolineiras não tenham necessidade de subir tanto os preços como o fazem neste momento.

Depois para tudo correr bem, só falta uma entidade competente a fiscalizar o mercado por causa dos pré-acórdãos de preços entre as várias empresas que operam em PT.

Link to comment
Share on other sites

Isso é como tudo Revenge, desde que se lembraram em liberalizar o mercado que se esperava que a gasolina iria atingir rapidamente estes valores, tenho pena é de não viver perto da fronteira, senão eu sabia onde ia abastecer o carro.

Penso que está cada vez mais na altura certa para as marcas de automóveis se debruçarem na investigação das energias alternativas como já o fazem algumas marcas.

Acho que é esperar para ver, se o petróleo que parece existir em PT também possa vir a contribuir para a baixa de preços...

Mas acham que não se debruçaram já sobre isso? Acham que empresas que geram milhões ainda não pensaram já nisso e estão à espera que o povinho os lembre? Podem ser gananciosos e capitalistas mas não são parvos... Alguns factores a ter em conta:

- Lobbies das empresas petrolíferas a quem não interessa minimamente a mudança da população mundial para fontes de energia mais limpas e abundantes. Mesmo assim, estas foram as primeiras a dedicar milhões à investigação de energias alternativas!

- Basicamente a população mundial está DEPENDENTE do petróleo. Não falo apenas em transportes. As indústrias Americana e Chinesa funcionam, na maior parte, com fontes de energia altamente poluentes como o petróleo e o CARVÃO! Não é por acaso que os States não assinaram o tratado de Kyoto e que a China é uma superpotência económica. Mão de obra ao preço da chuva e carvão, que eles lá têm aos pontapés, barato e eficaz a curto/médio prazo. E quando a procura é exageradamente alta, os preços também o podem ser...e são-no!

- Quando à indústria automóvel, essa é das poucas (do Dark Side) que ainda vai fazendo qualquer coisa por isto. Não estão dependentes do petróleo mas sim de lucros. Nas primeiras décadas aplicam preços astronómicos a carros com energias alternativas. Poucos são os que podem comprar esses bólides mas, por ostentação ou mesmo consciência ambiental, fazem-no fazendo render milhões às indústrias que ainda vêem 90% dos seus lucros serem de automóveis a gasóleo/gasolina. Nas décadas seguintes, o petróleo escasseia, classe média sem posses para abastecer os veículos começam a não comprar carros, as vendas dos mesmos descem, os preços dos carros de energias alternativas começam a vir por aí abaixo de modo a que sejam novamente acessíveis à maior parte da população mundial e os lucros mantêm-se estáveis, com uma subida na fase de transição.

A indústria automóvel e energética já injecta milhões na investigação de outras fontes de energia antes da maioria de nós perceber o que significava a pergunta "sem chumbo 95 ou 98"?

É o nosso mundo...

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Isso é como tudo Revenge, desde que se lembraram em liberalizar o mercado que se esperava que a gasolina iria atingir rapidamente estes valores, tenho pena é de não viver perto da fronteira, senão eu sabia onde ia abastecer o carro.

Penso que está cada vez mais na altura certa para as marcas de automóveis se debruçarem na investigação das energias alternativas como já o fazem algumas marcas.

Acho que é esperar para ver, se o petróleo que parece existir em PT também possa vir a contribuir para a baixa de preços...

Pois...

Só que tu não imaginas os milhões que os senhores do petrolio dão a marcas tipo Mercedes e BMW a fundo perdido para elas não iniciarem investigações de carros a energia alternativa ;)

Link to comment
Share on other sites

Ainda preciso de fazer umas contas mas, para já, tudo indica que estamos outra vez a ser vítimas do mesmo de sempre.

1. O brent está a subir ... em dólares

2. O dólar está a descer em relação ao euro

3. Nós pagamos a gasolina em euros, até é provável que o preço esteja mais ou menos estável ... em euros, e não a subir como andam a apregoar, para aumentarem à vontade.

Mas vai ser preciso fazer as contas do aumento em dólares versus taxas de câmbio euro/ dólar

Link to comment
Share on other sites

Pois...

Só que tu não imaginas os milhões que os senhores do petrolio dão a marcas tipo Mercedes e BMW a fundo perdido para elas não iniciarem investigações de carros a energia alternativa ;)

Não é para não iniciarem. É para não os lançar no mercado ou então para não os colocar a preços acessíveis à maioria da população, algo que nunca irá acontecer enquanto existir uma reserva considerável de petróleo... :(

Edited by Kinas_
Link to comment
Share on other sites

Vocês estão a esquecer-se é que em Portugal, 65% do preço da gasolina é em impostos, logo no caso actual o preço da gasolina até é barato, na casa dos 48 cêntimos por litro...

Daí que, como li acima, só tenho pena de morar a mais de 150 kms da fronteira... :-

Link to comment
Share on other sites

Vocês estão a esquecer-se é que em Portugal, 65% do preço da gasolina é em impostos, logo no caso actual o preço da gasolina até é barato, na casa dos 48 cêntimos por litro...

Daí que, como li acima, só tenho pena de morar a mais de 150 kms da fronteira... :-

E o do gasóleo é quanto? 45%? Continuo a achar que é uma tremenda injustiça um pagar menos de impostos quando maioritariamente os carros que o usam são particulares e não comerciais.

Link to comment
Share on other sites

Já estou a imaginar...

Meto 20€ de gasolina... Vou ao Porto e volto e já se foram 10€.

Vou ao café e volto, e lá se foram mais 5€.

Isto se a gasolina chegar aos 2€ lol... Mas já mm a 1.4€ noto e bem o preço dela relativamente a alguns anos atrás.

Link to comment
Share on other sites

Será extremamente positivo se o preço dos combustíveis subir, subir, subir... Que vá para cima dos 2 euros por litro.

E será positivo porquê? Simples:

- Com o preço excessivamente alto, o consumo vai ser reduzido drasticamente. Muito do consumo que hoje se faz pode ser completamente anulado com a utilização de transportes públicos e ficando em casa, deixando de dar o passeio com a família ao shopping. Actualmente ainda se prefere o carro porque ainda compensa a perda de tempo. Com preços altos já vão todos pensar duas vezes.

- Com a baixa do consumo, menos receitas fiscais para o estado (e para os estados em geral) - é o imposto sobre os combustíveis, consequentemente o IVA pelo decréscimo de consumo, etc, etc, etc. O Estado vai olhar para o problema dos combustíveis com muito mais seriedade e não apenas como uma fonte de receita.

- Com a quebra das receitas fiscais, o Estado terá que encontrar alternativas para estimular o crescimento do consumo. A única alternativa para se começar a resolver esse problema é a introdução de uma política de utilização de energias alternativas.

Acredito sinceramente que a actual escalada dos preços terá todas as vantagens para o consumidor a longo prazo, uma vez que parece ser cada vez mais inevitável procurar alternativas ao petróleo. E uma vez que o petróleo é um recurso limitado e, pior que tudo, controlado por um grupo restrito de países, todos nós teremos a ganhar com o investimento nas energias alternativas ;)

Link to comment
Share on other sites

estou convicto que quando portugal estiver com uma situação financeira aceitável o imposto da gasolina baixará, e quem o fizer ganha as eleições.

Se a gasolina chegar aos 2€ vai ser incomportável para muita gente, vão começar a andar de transportes e a sobrelotá-los. Já para não falar que é possivel haver greves de descontentamento á pala disto.

HIBRIDOS ftw!

Link to comment
Share on other sites

O problema das energias alternativas é que enquanto o petróleo der milhares de milhões, vão ser postas de parte e obrigadas a não evoluir...

Mesmo que em Portugal chegue aos 2€ o litro, vai deixar de se fazer muita coisa, mas a alternativa é zero porque basicamente não há alternativas que compensem...

Isso dos transportes públicos é muito giro e tal, mas, por exemplo em Leiria, há até bastantes autocarros a várias horas, mas não levam muito mais gente... E há dias em que tem de ficar pessoal na paragem porque o autocarro já vai cheio...

Ciclos e Escolas Secundárias, pessoal que trabalha e velhotas enchem bem um autocarro... e agora imaginem em Lisboa, que anda sempre tudo a cheirar o sovaco dos outros...

Link to comment
Share on other sites

JLDR se o preço dos combustíveis aumentar, os transportes públicos também aumentam. Hoje em dia para fazer meia dúzia de Km de camioneta já se paga 3€...

Depois os transportes públicos são muito limitados, não nos levam onde nós queremos, a não ser que sejas de uma grande cidade, tipo Lisboa ou Porto.

E para andar de noite... então ai é para esquecer.

Link to comment
Share on other sites

É uma das coisas que mais me preocupa de momento, no outro dia encontrei um recibo de ha uns anos atras, não tantos como isso... era 70 cents por litro :S, edit: estando eu a falar do gasoleo hehe

Edited by SOULFLY
Link to comment
Share on other sites

Só temos que agradecer por estarmos nesta situação ao senhor que nos enfiou na Comunidade Económica Europeia.....

Apartir da entrada foi só baixar as calças.....preços sobem todos os anos, ordenados na mesma.....Ricos mais ricos, remediados a ficarem pobres e os pobres mais pobres

Que saudades que eu tenho de à 15 anos atrás...ganhava 120 contos, pagando 50 contos de renda de casa e ainda me sobrava ao fim do mês

Link to comment
Share on other sites

o que eu sei é que ja se nota o aumento do preço da gasolina no meu orçamento mensal e se chegar a esses valores exorbitantes no verao só ha uma maneira de resolver o problema é aumentar os ordenados do povo

Isso é utópico.

O problema é que o petróleo está a acabar, e o preço do barril que agora está perto dos 100eur, se calhar daqui a uns 4 anos está facilmente nos 300eur. A industria automóvel tem de começar a procurar alternativas rapidamente. Estava a pensar em comprar carro novo (o meu primeiro, até aqui foram carros "oferecidos" e dos pais) agora em 2008, mas não o vou fazer, se comprar compro um carro usado com uns anitos, a gasolina vai acabar, que se faz depois ao carro novo? Só se daqui a uns tempos pegarmos nos velhos motores a gasolina/gasóleo e os substituirmos por outros novos. E atenção que nem carros a gás natural, a electricidade, entre outros, são solução.

Já agora... para assuntos ligados aos combustíveis e aquecimento global leiam o novo livro do José Rodrigues dos Santos, é ficção mas com muitos factos verídicos, principalmente sobre estes dois temas.

Edited by DAGC
Link to comment
Share on other sites

  • Revenge changed the title to Preços Combustíveis

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.