Jump to content

Preços Combustíveis


Revenge
 Share

Recommended Posts

ó DAGC, não atires papaias para o ar, os motivos são óbvios e por demais conhecidos do porquê, o Queijo até falou em parte nisso aqui e tudo. Sabes que uma pequena fuga do gás que é utilizado nos veículos a GPL é suficiente para provocar a morte rápida e inconsciente? esse é o verdadeiro problema dos espaços fechados, nem menos, nem mais. O gás em questão como é sabido não sobe, desce, não tem, ao contrário do gás propano um cheiro característico forte que provoca o mau estar imediato e ao mesmo tempo nos desperta para o perigo, é o contrário, quase não se dá pelo mesmo.

B)

Efectivamente a lei, baseia-se no que expuseste, agora o que não faz sentido é a proibição existente:

Artigo 10.

Proibição de estacionamento em locais fechados

Não é permitido o estacionamento dos automóveis que utilizam GPL:

a) Em locais fechados, salvo se os mesmos dispuserem de ventilação natural através de aberturas ao nível do tecto e solo que permitam o rápido escoamento para o exterior de uma eventual fuga de gases;

B) Em locais situados abaixo do nível do solo.

Vamos assumir que muito bem, há um enorme perigo de fuga do GPL-Auto (que até tem boa probabilidade de congelar se houvesse fuga)... muito bem assumindo este pressuposto: Em Espanha podes estacionar em parques de estacionamento subterrâneos (vamos assumir que os parques são obrigados a ter "ventilação adequada" também), qual a lógica de se proibir um carro a GPL num "local abaixo do nível do solo" em Portugal sem se questionar mais nada? Não pode haver ventilação adequada que nos livre num local abaixo do nível do solo desta tremenda ameaça que é a fuga do GPL?

Sabes qual é a probabilidade de fuga dum depósito GPL-Auto? É maior a de haver fuga de gasolina que uma fuga de GPL.

Se calhar passamos a vida a estacionar em parques subterrâneos em que tens carros GPL ao lado sem dístico e nem reparamos. Não digo que concordo com isto, mas é a verdade. E quantos acidentes aconteceram por causa disso?

Que se faça então como nos outros países. Que se legisle a ventilação adequada nos parques e garagens subterrâneas e que se deixe o GPL em paz. É ridículo ter de se andar a fazer publicidade ao GPL com um dístico ridículo. O perigo de se ter uma botija de Gás numa Varanda/Cave/Garagem é se calhar mais preocupante que um sistema GPL-Auto num parque dum shopping.

Não tem a ver com o argumento que expuseste mas aqui fica um vídeo engraçado, para os velhos do Restelo que alegam:

A mim até me estou a cagar para este assunto, não tenho carro a GPL (apesar de um Volvo V70/C70/S60 T5 ou T6 a GPL não ser uma má ideia :-..), mas há coisas que efectivamente não fazem sentido.

Outra coisa, vejam a quantidade de pessoas que morrem por inalação de fumos de incêndios em zonas fechadas, e vejam se realmente o melhor não seria obrigar uma boa ventilação e cagar nesta lei estúpida.

Edited by DAGC
Link to comment
Share on other sites

uma posta inteira dedicada a situações fora do âmbito da discussão, como inalação de fumos, botijas (pressuponho que sejam garrafas de gás) em varandas, probabilidade de fuga em veículos a gasolina, até aos carros sem dístico (sacaninhas..), etc etc

a única coisa por onde se pode pegar em relação ao assunto gerado pelo post do Tropa é a discussão da lei (que lei não pode ser discutida!?)

olhando pelo ponto de vista do legislador, julgo que a alínea "em locais situados abaixo do nível do solo" promove a segurança à priori uma vez que poderá não haver legislação específica, e/ou seja impraticável pelo aplicação de recursos económicos/tecnológicos necessários à garantia da mesma.

o que estava a ser discutido é que os GPL são mais pesados que ar, e, não havendo garantia de exaustão, geram uma situação potencialmente fatal.

neste caso parece-me correcto o ponto de vista do legislador, até porque não vejo o que ficam a ganhar os ditos sacaninhas que não deixam estacionar os ditos veículos nos ditos lugares..

quanto ao final, concordo com 50%, vamos todos cagar nesta lei estúpida.

Link to comment
Share on other sites

Em Espanha pode-se em Portugal não. Há qualquer coisa, que faz com que o país tenha dificuldade em andar para a frente, é a mentalidade dos portugueses. Os outros estão sempre certos, nos estamos sempre errados, é nisto que o português acredita.

Não digo que estejamos sempre certos, mas também não estamos sempre errados.

Se o GPL em portugal não pode estacionar em subterrâneos, é porque há uma probabilidade mesmo que ligeira, de haver problemas relacionados com isso.

Claro que isso é um certo obstáculo para quem quer colocar GPL.

Link to comment
Share on other sites

Mas qd num grupo apenas tu defendes algo, a probabilidade de estares menos correcto não é maior?

Não achas k mortes por inalação de gases em parques de estacionamento substerrâneo, em qq país europeu não seria notícia nos outros países?

Qtas vezes já ouviste falar de casos desses?

Link to comment
Share on other sites

mas tens o dístico de GPL no carro?

é k portugal era o único país da europa onde o estacionamento em parques fechados era vedado a carros a GPL.

Normalmente só uso qnd vou abastecer e em viagens longas.

Portugal continua a ser um país atrasado... N percebo pq só aqui é q é proibido estacionar em parques fechado e pq raio temos q usar o dístico.

:facepalm:

Porquê o facepalm? Ele tem razão no que diz.

O pessoal com carros a Gasolina não tem de andar com um distico a dizer "Petrol", nem o pessoal do gasóleo a dizer "Diesel".

Quanto ao não puderem estacionar em espaços fechados... tudo conices. Se tiveres uma fuga de gasolina no carro alguém deitar uma beata para o chão... num espaço fechado o resultado é bonito também. Só dois países na Europa têm essa norma ainda, dos tempos em que o GPL era montado pelos Zé da Esquina e não por pessoas devidamente certificadas para o efeito.

Já agora... o que raio o Gás Natural tem a ver com o GPL? São coisas um pouco diferentes...

Estas a falar do que não sabes.

O GPL é mais pesado do que o oxigénio, logo desce. Todos os parques fechados em Portugal têm os sugadores de ar em cima e não em baixo. Isso significa que se houve uma fuga de Gás, e alguém estiver por perto, o gás pode matar a pessoa sem esta dar por ela sequer.

Aqui a nossa vizinha Espanha, todos os parques têm os sugadores de ar em baixo. Ou seja, se uma carro tiver uma fuga de gás, os sugadores rapidamente sugam o Gás e ninguém deu sequer por ela que tal aconteceu.

Compreendes a diferença? Não tem nada a ver com leis estúpidas, tem a ver com segurança.

A solução era todos os parques mudaram os sugadores para baixo, mas como deves imaginar, era muito dispendioso e não o vão fazer.

Link to comment
Share on other sites

uma posta inteira dedicada a situações fora do âmbito da discussão, como inalação de fumos, botijas (pressuponho que sejam garrafas de gás) em varandas, probabilidade de fuga em veículos a gasolina, até aos carros sem dístico (sacaninhas..), etc etc

a única coisa por onde se pode pegar em relação ao assunto gerado pelo post do Tropa é a discussão da lei (que lei não pode ser discutida!?)

olhando pelo ponto de vista do legislador, julgo que a alínea "em locais situados abaixo do nível do solo" promove a segurança à priori uma vez que poderá não haver legislação específica, e/ou seja impraticável pelo aplicação de recursos económicos/tecnológicos necessários à garantia da mesma.

o que estava a ser discutido é que os GPL são mais pesados que ar, e, não havendo garantia de exaustão, geram uma situação potencialmente fatal.

neste caso parece-me correcto o ponto de vista do legislador, até porque não vejo o que ficam a ganhar os ditos sacaninhas que não deixam estacionar os ditos veículos nos ditos lugares..

quanto ao final, concordo com 50%, vamos todos cagar nesta lei estúpida.

Não vejo como é que o que eu disse está fora do âmbito... tirando o que eu disse que era fora do âmbito. De resto está tudo explicadinho.

Ora vejamos... num parque subterrâneo, se houver um fogo que alastre por todo o parque automóvel... é melhor todos os carros serem a GPL (devidamente instalado) ou a Gasolina? Vamos então banir todos os carros a gasolina, porque em caso de incêndio haverá muitas explosões potêncialmente fatais... o que poderia levar a infraestrutura do prédio a colapsar... Estás a ver o extremismo por onde eu estou a levar isto? Foi o mesmo extremismo seguido por quem fez certas e determinadas leis estúpidas

Capixe?

A solução era todos os parques mudaram os sugadores para baixo, mas como deves imaginar, era muito dispendioso e não o vão fazer.

Como no resto do Post me dás razão, apenas vou responder a isto.

Também foi caro para muitas empresas/prédios/etc fazerem acessos para pessoas com dificuldade de locomoção e foi feito ;)

Link to comment
Share on other sites

Cruzes oh DAGC... custos completamente diferentes!!!

Sim... obviamente

Já agora o que se diz aí sobre em Espanha haver obrigatoriedade dos respiradores a nível do solo, pelo que o meu espanhol me permitiu deduzir é que não é verdade. Há sim uma recomendação de que isso seja feito. Posso também ter procurado mal...

Mas pelo que li a altura mínima é de 2,5m de altura e é seguindo a norma Europeia sobre o assunto. Essa altura, pelo que me apercebi é também a usada em Portugal.

Link to comment
Share on other sites

mas tens o dístico de GPL no carro?

é k portugal era o único país da europa onde o estacionamento em parques fechados era vedado a carros a GPL.

Normalmente só uso qnd vou abastecer e em viagens longas.

Portugal continua a ser um país atrasado... N percebo pq só aqui é q é proibido estacionar em parques fechado e pq raio temos q usar o dístico.

:facepalm:

Porquê o facepalm? Ele tem razão no que diz.

O pessoal com carros a Gasolina não tem de andar com um distico a dizer "Petrol", nem o pessoal do gasóleo a dizer "Diesel".

Quanto ao não puderem estacionar em espaços fechados... tudo conices. Se tiveres uma fuga de gasolina no carro alguém deitar uma beata para o chão... num espaço fechado o resultado é bonito também. Só dois países na Europa têm essa norma ainda, dos tempos em que o GPL era montado pelos Zé da Esquina e não por pessoas devidamente certificadas para o efeito.

Já agora... o que raio o Gás Natural tem a ver com o GPL? São coisas um pouco diferentes...

Estas a falar do que não sabes.

O GPL é mais pesado do que o oxigénio, logo desce. Todos os parques fechados em Portugal têm os sugadores de ar em cima e não em baixo. Isso significa que se houve uma fuga de Gás, e alguém estiver por perto, o gás pode matar a pessoa sem esta dar por ela sequer.

Aqui a nossa vizinha Espanha, todos os parques têm os sugadores de ar em baixo. Ou seja, se uma carro tiver uma fuga de gás, os sugadores rapidamente sugam o Gás e ninguém deu sequer por ela que tal aconteceu.

Compreendes a diferença? Não tem nada a ver com leis estúpidas, tem a ver com segurança.

A solução era todos os parques mudaram os sugadores para baixo, mas como deves imaginar, era muito dispendioso e não o vão fazer.

desculpa mas estas errado.

Link to comment
Share on other sites

Epá... desculpem lá mas o preço das gasolineiras não devia de ser o mesmo em todo o país (estou a falar por marcas)?! É que hoje meti 30€ de gasóleo na Galp em Santarém a 1.38 o litro. Chego aqui a cima e atesto o depósito também na GALP e aqui o litro já está a 1.43?!!!! WTF?!!!

Link to comment
Share on other sites

Epá... desculpem lá mas o preço das gasolineiras não devia de ser o mesmo em todo o país (estou a falar por marcas)?! É que hoje meti 30€ de gasóleo na Galp em Santarém a 1.38 o litro. Chego aqui a cima e atesto o depósito também na GALP e aqui o litro já está a 1.43?!!!! WTF?!!!

Nunca foi assim. O Preço das bananas num Continente no Algarve também não vai ser igual no Norte. Tem a ver com a concorrência local.

Link to comment
Share on other sites

Isto é simples. Muitos culpam os especuladores, outros dizem que é a escassez. É tudo tanga. Não há escassez. Especulação até há, mas não justifica o roubo que aqui se assiste.

Previsões anti-alarmistas dizem que há petróleo para mais 200 anos, ou até muito mais. O que pode mudar é o nível de dificuldade de extracção de cada poço. Isto é. Se os poço de extracção fácil ficarem secos, então tem de se passar a extrair de poços mais difíceis, o que acarreta mais trabalho, mais demora, mais energia, o preço multiplicará por 100 e aí sim a subida é justificada.

Agora eu não tenho duvidas que os combustíveis cá em Portugal custam o que custam porque o Estado quer fazer guita à custa do povo. Muita guita. Só isso e nada mais! Em vez de se apostar na economia, baixando combustível, incentivando à produção e inovação, não. Vai-se pela via do bom tuga, sentado, aumenta-se o imposto, aumenta-se os preços e voilá recuperamos o défice mesmo que o povo passe fome. :dumb:

Reparem que a gasolina tem uma procura doida, insana mesmo, em todo o mundo, e mesmo assim conseguimos comprá-la a mais ou menos meio euro por Litro. O problema é que aqui em Portugal paga-se a gota por 50 cêntimos e depois arrota-se mais 1,10€ de imposto.

O GPL só será barato até começar a haver um numero de condutores tal que justifique o aumento natural, já que produzir GPL é mais caro que produzir gasolina. Tal como gasóleo. A tendência é o gasóleo alcançar a gasolina e até superá-la. Em boa verdade quem anda a gasolina é o mais roubado de TODOS os outros. Pagamos mais por um produto que é o mais barato de refinar e pagamos mais imposto por litro de gasolina do que pagaríamos por litro de gasóleo.

E como sempre já se sabe que as verdadeiras alternativas só aparecem quando a gasolina estiver mesmo muito muito cara. Até lá, a malta queixa-se mas ainda anda.

Link to comment
Share on other sites

A OPEP já veio dizer que vai aumentar a produção para amenizar a subida dos preços...ora se alegaram que esta subida de preços se devia ao aumento dos custos de produção...

Sou eu que estou a ver mal ou há aqui algo que não bate certo...?

Link to comment
Share on other sites

LOL. Lá está! É tudo uma tanga pegada. Pronto. Para mim não faz sentido que haja custos de produção mais caros, pois os poços são os mesmos e os custos são também os mesmos sem flutuações significativas. O que eles vão fazer é produzir mais barris e aumentar a oferta perante a procura. Ou seja, esta gente decide o preço com base no nº de barris que mete no mercado, e assim lá vão manipulando tudo...No fundo esses fdp's brincam com o mundo. Devem ter uma sala com um tapete de xadrez épico e depois sentam-se com joysticks a ver quem ganha e quem perde.

Mas a nós isso não faz diferença. Essas descidas aparecem com semanas de atraso. Antes dessa descida ainda vai aumentar. :-..

Link to comment
Share on other sites

Preço dos combustíveis deve subir na próxima semana

Rita Paz

11/03/11 15:30

Preços em Portugal são dos mais caros em toda a UE. O comportamento dos mercados antecipa um ligeiro aumento do preço dos combustíveis na próxima semana.

Os preços praticados pelas gasolineiras têm como base a cotação média da gasolina e do gasóleo na semana anterior. Segundo dados da Bloomberg, o preço da gasolina nos mercados internacionais subiu 1,35%, ao contrário da gasóleo, que inverteu a tendência de subida do início da semana e fechou a recuar 0,18%.

No entanto, no acumulado das duas últimas semanas, o gasóleo subiu 2,68% e a gasolina valorizou 1,01% nos mercados internacionais, o que significa que a partir de segunda-feira os consumidores portugueses poderão sentir um ligeiro aumento dos preços nas bombas.

Nas duas últimas semanas, tanto a gasolina como o gasóleo subiram cinco cêntimos, a acompanhar as fortes subidas das cotações das matérias-primas nos mercados internacionais, o que levou os preços nas bombas para níveis recorde.

O preço de referência do litro de gasóleo em Portugal está actualmente em 1,434 euros, enquanto o preço da gasolina ronda os 1,584 euros por litro. Desde o início do ano, o preço do 'diesel' já subiu mais de 16 cêntimos, enquanto a gasolina encareceu 10 cêntimos. O último relatório da Comissão Europeia mostra que Portugal tem dos combustíveis mais caros entre os 27 Estados-Membros, antes e depois de impostos.

Abel Mateus vai explicar-se na AR

O antigo presidente da Autoridade da Concorrência (AdC) vai à Assembleia da República no próximo dia 16 para explicar o que disse sobre combustíveis em entrevista à Renascença.

Abel Mateus afirmou à rádio que o Governo pouco ou nada faz para promover a concorrência no sector dos combustíveis e admitiu a existência de um alinhamento dos preços.

A sua audição foi aprovada por todos os partidos da oposição.

SAPO

Link to comment
Share on other sites

Estou farto desta merda!!!

Nós aqui no FnF já começavamos uma forma de protesto a ver se mais pessoas aderem.

:ranting: :ranting: :ranting:

Mas o unico problema é a gasolina...?????

O protesto tem que ser por tudo o que se esta a passar... um ataque generalisado a quem trabalha e ganha o seu ordenado, o aumento do desemprego e da precaridade de trabalho e a impunidade a todo o sistema financeiro.

Edited by ruit
Link to comment
Share on other sites

Estou farto desta merda!!!

Nós aqui no FnF já começavamos uma forma de protesto a ver se mais pessoas aderem.

:ranting: :ranting: :ranting:

numa data a assinalar, cada um dos membros do fórum iam a um posto definido e recorria-se ao belo do vandalismo para dar cabo das mangueiras.

Assim nos dias seguintes, ninguém conseguia abastecer nesses postos. Era uma maneira fixe de ter pessoal a deixar de meter gota. lol

Link to comment
Share on other sites

  • Revenge changed the title to Preços Combustíveis

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.