Jump to content

Zproxy


Anusko
 Share

Recommended Posts

Caro ZMailiano(a), como sabe, a ZMAIL tem um serviço denominado FXP, no nosso servidor FTP, no entanto, como o FXP só permite fazer downloads de outros ficheiros FTP, o FXP é bom ... mas ... 
não chega, e por isso ....... a pensar nas vossas necessidades, 
inventámos outro serviço.   

O novo serviço irá chamar-se ZPROXY. Z de ZMAIL e PROXY de .. 
proxy! Para que serve? Bem, para quem não sabe o que é um proxy, eu dou uma explicação resumida: 

Um proxy, é um serviço a correr num servidor ( claro ), que recebe pedidos de internet ( HTTP, FTP, SOCKETs e outros ) de um PC cliente, e vai em nome desse cliente, buscar o que ele pediu à internet. Por sua vez, entrega o resultado do pedido ao cliente que o formulou. 

Isto é muito usado em universidades, empresas etc. Porque permite que PCs dentro de uma rede, tenham acesso à internet, sem estarem expostos à internet, aumentando substancialmente a sua segurança, fazendo CACHE dos pedidos, aumentando a velocidade, e permitindo aos administradores, controlarem os acessos, para evitar abusos, etc, mas este não será o caso. 

O PROXY ZMAIL, ( que de proxy só tem o nome, e já passo a explicar ), servirá para que os ZMAILIANOS naveguem pela INTERNET INTERNACIONAL, sem acederem aos servidores de destino directamente, e como tal, todo esse tráfego, é contabilizado para vocês, como NACIONAL e não como internacional, pois os vossos pedidos, são feitos ao nosso servidor ( nacional ) que por sua vez, é que vai ao servidor internacional satisfazer o pedido. 

Isto vai permitir que vocês, queridos ZMailianos, naveguem, façam downloads internacionais, TUDO contando como tráfego nacional  

Ok, agora menos entusiasmo, e mais promenores técnicos: 

- O serviço não irá funcionar como um PROXY, apesar de ser esse o nome. Irá funcionar da seguinte forma: 
É instalado no vosso PC, um cliente VPN ( que existe para WINDOWS, MAC e LINUX ), em que irá permitir a cada um, estabelecer um túnel VPN ao nosso servidor. Uma vez o túnel criado ( depois de autenticado, etc ), o nosso servidor é visto pelo vosso PC como um router, ou gateway, e desta forma TODOS E QUAISQUER programas, funcionam pelo nosso servidor. Assim, podem usar download managers, programas que suportem ou não proxys, enfim, _tudo_ sem limites ou restrições. 

- O serviço, será à parte da caixa de correio. Pelo que sei, irá existir vários tarifários, para várias situações, tipos de consumo, etc. Não me perguntem valores, porque ainda não sei! 

- Irá existir uma opção, de navegação em modo "anonymous", ou seja, vocês nunca são expostos ao servidor de destino, mantendo 100% de anonimato nas páginas e servidores por onde passam. Quem não optar por esta modalidade, é identificado, tal e qual se estivesse a aceder ao servidor directamente. 

Mais informação, será disponibilizada consoante me chegar às mãos. 

Os testes do serviço, BETA, deverá iniciar dentro de algum tempo, talvez 1 mês, e esperamos ter o serviço online até ao fim do ano, máximo. 

Claro, que os ISP's nacionais, não vão gostar da conversa, especialmente, quando os ZMailianos começarem a comprar o SapoPRO por apenas 44,90€ com tráfego nacional ilimitado ou similares dos outros ISPs ...  

E agora? Resta esperar, mas entretanto, como sempre, queremos as vossas opiniões, dicas, sugestões, criticas .. dêem uso a esse teclado ferrugento, e para isso, podem usar o forum oficial da ZMAIL, onde este novo serviço, está aberto a discussão de todos, para fique um serviço, ao agrado de todos. Como tal, não se iniba. Estamos ansiosos de saber a sua opinião, e basta clikar
aqui: http://forum.zmail.pt/viewtopic.php?t=452

Cumprimentos,

     ||||
    Ô¿Ô¬
       -   

  Rui Terrinha
-( ZMail Team )-

q acham? eu acho se eles meterem um preço atractivo rebentam com a bandwidth num instante!

zmail forum link

Link to comment
Share on other sites

E o q e' q eles vao fazer? Suspender o serviço netcabo/adsl ? oh chatisse... muda-se :shut:

qt ao serviço... e' algo a considerar ^^

btw: eu uso constantemente proxies, pas + variadas coisas, por isso se eles ( netcabo ) tivessem um sistema de detecção, e, se tiverem, alertassem/suspendessem os users, ja' n tinha net 'a mt tmp... por isso sou menino p aderir a isto, nem q seja so' pa testar por 1 mes =D

Link to comment
Share on other sites

Mas no fundo vai servir na mesma para redirecionar trafego...

Até k ponto n poderá a a sapo ou netcabo meter problemas nisso?

Ou ate k ponto n poderá a sapo tar sempre a blokear o IP deles se n ganharem pelo contrato k nos fizeram?

Tem k se esperar pra ver mto bem o k é ;)

Editado:

E o q e' q eles vao fazer? Suspender o serviço netcabo/adsl ? oh chatisse... muda-se :shut:

qt ao serviço... e' algo a considerar ^^

btw: eu uso constantemente proxies, pas + variadas coisas, por isso se eles ( netcabo ) tivessem um sistema de detecção, e, se tiverem, alertassem/suspendessem os users, ja' n tinha net 'a mt tmp... por isso sou menino p aderir a isto, nem q seja so' pa testar por 1 mes =D

Mas os proxys k tu usas n sao para redireccionar trafego ;)

E acredita k a sapo e a netcabo devem saber mto bem deste novo serviços, se nós o sabemos eles tb sabem... E vão tar atentos, acredita k vão...

Se por um lado o pessoal k tem via, tvtel e etc começar a mudar para sapo pro, e o pessoal sapo normal mudar tb pra sapo pro, ate penso k a sapo n se vai importar mm nada...

Se por outro lado eles virem k os lucro baixaram, entao ai acredita k eles fazem complicações ;)

Link to comment
Share on other sites

uhm... de facto :P

talvez sirva pa eles baterem c a cabeça, a ver s aumentam o trafego po' pessoal n precisas d assinar isto...

ou atao vinha a anacom "isto eh uma vergonha... eh preciso os clientes assinarem serviços de terceiros para usufruirem da internet duma maneira ligeiramente mais proxima mas mesmo assim afastadissima do resto dos utilizadores do mundo" :-.. ng tem um contacto na anacom ? :D

outra cena eh como tu dizes ainda vao bloquear os ips 'a nfsi :\ ou ent passa a inter lol.

eh caso p esperar e ver o andar da carruagem :x

Link to comment
Share on other sites

na PUA da netcabo:

1.5. Ao utilizador não é permitido utilizar serviços de proxy sem autorização (expressa) do detentor dos mesmos, para fins de encaminhamento de tráfego.

netcabo tá clean :-..

Edited by Anusko
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.