Jump to content

Ndsl - Naked Digital Subscriber Line


oleole
 Share

Recommended Posts

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) decidiu recomendar à PT Comunicações (PTC), da Portugal Telecom, que apresente, até dia 31 de Outubro, uma alteração da oferta “Rede ADSL PT” de modo a incluir o NDSL (Naked DSL), anunciou a Anacom.

O NDSL é uma modalidade de oferta grossista que possibilita a oferta de um serviço ADSL ao consumidor final sem que ele tenha que contratar ou manter o serviço fixo de telefone.

O objectivo do regulador é que a PTC defina um calendário de implementação da oferta de modo a que o NDSL esteja operacional a partir de 1 de Fevereiro de 2008.

“Apesar de dar um prazo para que o mercado funcione, no sentido de que a PTC em colaboração com as entidades interessadas implemente a oferta de NDSL, o regulador não exclui a possibilidade de intervenção regulatória, caso o calendário ou as características da oferta não sejam adequadas ou compatíveis com os princípios regulamentares em vigor”, refere a Anacom.

“Por isso, a PTC deve informar o regulador dos desenvolvimentos relevantes nesta matéria”, acrescenta.

A decisão do regulador de pretender a criação em Portugal de uma oferta de NDSL surge na sequência da conclusão da consulta pública lançada ao mercado.

De acordo com o regulador, o NDSL é visto como um contributo importante para o estímulo da penetração dos serviços de banda larga e da concorrência, nomeadamente nas regiões menos povoadas e das populações menos favorecidas.

“O NDSL poderá permitir um incremento da concorrência, já que os operadores ficam com maiores alternativas de escolha e flexibilidade no desenvolvimento das suas ofertas retalhistas, o que poderá levar a uma recuperação, atracção ou manutenção de clientes potencialmente interessados em serviços de acesso à Internet em banda larga mas que não têm interesse em ter o serviço fixo de telefone”, salienta a Anacom.

“Permite ainda a inovação através da promoção de condições mais favoráveis às ofertas integradas de comunicações fixas e móveis (potenciando o mercado dos MVNO a nível nacional) e de ‘triple’ ou ‘quadruple play’, o que, em última instância, contribuirá para a promoção da penetração dos serviços de acesso à Internet em banda larga em Portugal”, adianta.

O NDSL já está disponível em cerca de dois terços dos países da UE 15, quer por imposição regulatória, quer por iniciativa do operador incumbente.

by Sapo News

Link to comment
Share on other sites

A acontecer isto, passamos a ter o melhor ISP em Portugal a nivel de condiçoes e fornecimento de serviços, pois vai utilizar as infraestruturas da PT.

Algo q, para mim, o Sapo ja o é, os preços é q n sao nada abonatorios...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.