Jump to content

Actor Pedro Alpiarça Suicidou-se


cRaZyzMaN
 Share

Recommended Posts

Também não considero cobardia, porque é preciso muita coragem para o fazer...

Pode ser considerado egoísmo, porque quem vai, não pensa nos que cá ficam a sofrer por causa disso...

Mas cada caso é um caso, e são todos de lamentar... :(

Subscrevo!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Quando refiro-me a cobardia, digo e sublinho, não é ao acto em si mas no facto de ele ser a fuga para o nada, o castrar o problema pela raiz, em vez de o encarar de frente. Pura cobardia.

Assim como há pessoas incapazes de roubar, de matar tb existem pessoas capazes de tudo e mais alguma coisa. Só existe uma forma dissimulada de suicídio (assistido) que me faz pensar, a eutanásia, tudo o resto não tem desculpa. A morte induzida por um ser humano nele próprio é a uma das mais reles formas de morrer.

Link to comment
Share on other sites

Um primo meu tinha esquizofrenia...

Vivia com os meus tios, pais dele...

Um dia atirou-se do 5o andar...

Porquê? Porque tinha medo de poder vir a magoar os pais, porque sabia que a doença era daquelas fodidas...

Cobardia?

Sinceramente, não vejo onde...

Fez o que achou melhor para ele e para os outros!

Não foi egoísta e pensou primeiro nos outros e só depois nele...

Se calhar, se não o tem feito, hoje ainda cá estava e tudo estava bem... Se calhar até tinha mesmo magoado os pais... Nunca se vai saber...

É por isso que digo, cada caso é um caso...

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

E eu tenho um amigo meu que tinha esquizofrenia e teve a hipótese de ser operado ao cérebro e hoje consegue ter uma vida 100% normal (apesar de ter que ficar medicado para o resto da vida).

Desculpa lá Minion mas essa desculpa de vir a ter medo de magoar os teus tios (pais dele) para o suicídio por causa de esquizofrenia não me entra de todo. Se todos pensassem e agissem como o teu primo só vejo realmente uma vantagem: dar mais descanso aos médicos e à medicina. Uma pessoa era doente ou padecia de uma doença mais grave, toca a suicidar-se.

Não estou a fazer qq tipo de comparação entre 1 caso e outro mas tb há homossexuais (não assumidos) que se suicidam porque a pressão da sociedade sobre eles é (infelizmente) muito grande. Mas há os que o fazem e há outros que não. É como que um coração que não tem a capacidade em todos os organismos, há corações mais fortes e uns mais fracos. Há pessoas mais fortes de espírito e outras mais fracas.

Link to comment
Share on other sites

Quando refiro-me a cobardia, digo e sublinho, não é ao acto em si mas no facto de ele ser a fuga para o nada, o castrar o problema pela raiz, em vez de o encarar de frente. Pura cobardia.

Epá... é muito fácil dizeres isso, tu, que estás bem - mental e psicologicamente - agora vai dizer isso a alguém que terá a juntar aos seus problemas, outros do foro mental e psicologico... é muito complicado... e eu já vivi uma situação dessas de muito perto...

No mínimo, acho de bom tom não criticar, sendo certo que não estás na posse do "quadro" completo...

Edited by Spak
Link to comment
Share on other sites

Já que estamos numa de esquizofrenia a minha tia também o é, mas não se consegue que ela tome os medicamentos. Só se fica-se internada, mas ela pode sempre sair, portanto a vida dela desapareceu, filho, marido já pouco ou nada fazem na vida dela, não chegou a acabar o curso de medicina, não tem emprego, vive do que a mãe lhe deixou, os irmãos tentam-lhe ajudar mas ela não quer ser ajudá-da, concluindo tem uma vida miserável.

A vida pode parecer fácil, mas para quem tem problemas mentais deve ser um inferno. Ouvir vozes, a minha tia diz que é o diabo. Epá, estas doenças mentais são algo que não nos passa pela cabeça, só ser formos esquizofrénicos.

Tal como este actor o cérebro é que lhe lixou a vida, uma grave depressão. Numa pessoa doente a razão não é tão óbvia, portanto não deve ser fácil.

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Quando refiro-me a cobardia, digo e sublinho, não é ao acto em si mas no facto de ele ser a fuga para o nada, o castrar o problema pela raiz, em vez de o encarar de frente. Pura cobardia.

Epá... é muito fácil dizeres isso, tu, que estás bem - mental e psicologicamente - agora vai dizer isso a alguém que terá a juntar aos seus problemas, outros do foro mental e psicologico... é muito complicado... e eu já vivi uma situação dessas de muito perto...

No mínimo, acho de bom tom não criticar, sendo certo que não estás na posse do "quadro" completo...

Estás a chegar onde eu queria. Se eu estiver com problemas mentais ou psicológicos não sou eu na plenitude das minhas faculdades que me estarei a suicidar. O Walt como ele se conhece jamais será capaz de se suicidar. Porque acima de tudo tem muito respeito e medo da morte.

Mas claro, é como tudo. Há opiniões para todos os gostos e suicidas de todos os feitios tb. Há até aqueles que se matam pela pátria ou por uma causa. Razões existem muitas mas nenhuma me convence muito. E não sou obrigado a ser convencido por elas. Cada um de nós tem a liberdade para ter as suas convicções e lutar por elas (se acha que são melhores para si).

Quem quiser matar-se, que se mate mas a morte não é na maior parte dos casos a melhor resposta (salvo casos muito especiais). *

* Doenças terminais que envolvam muito sofrimento é uma das poucas hipóteses que deixo em aberto.

Link to comment
Share on other sites

Pelo nome não sabia quem era, mas mal vi a foto descobri logo quem era. Vi duas revistas (peças de teatro) na vida, ele estava nas duas.

Obrigado por tudo, um bom actor com uma queda para a comédias. Não consigo entender...

RIP

Link to comment
Share on other sites

Desculpa lá Minion mas essa desculpa de vir a ter medo de magoar os teus tios (pais dele) para o suicídio por causa de esquizofrenia não me entra de todo.

É simples, toma mais atenção a notícias que falem de casos de violência entre doentes e familiares...

Se calhar encontras alguns casos...

Eu percebo o teu ponto de vista, mas se estivesse no lugar do meu primo, provavelmente fazia o mesmo...

Cobardia?

Não...

Coragem!

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
Desculpa lá Minion mas essa desculpa de vir a ter medo de magoar os teus tios (pais dele) para o suicídio por causa de esquizofrenia não me entra de todo.

É simples, toma mais atenção a notícias que falem de casos de violência entre doentes e familiares...

Se calhar encontras alguns casos...

Eu percebo o teu ponto de vista, mas se estivesse no lugar do meu primo, provavelmente fazia o mesmo...

Cobardia?

Não...

Coragem!

Onde tu vês coragem eu vejo cobardia (e da grossa). Magoar os pais por ter esquizofrenia? Se estivéssemos em plena idade média em que se queimavam pessoas vivas com esquizofrenia devido a um total desconhecimento da doença, epá, aí dava-te razão. Mas a idade média já lá vai há muitos séculos. Hoje a medicina sabe bem o que é a esquizofrenia (que adquire diferentes tipos e graus) e tenta proporcionar a quem a tem uma vida o mais normal possível. Desculpa fazer-te esta pergunta mas os teus tios terão porventura uma mentalidade de idade média que levasse o teu primo a cometer suicídio?

Que grande demonstração de coragem realmente alguém matar-se porque padece de uma doença. Eu vejo as coisas ao contrário e estou do lado da vida. Um sidoso não é mais corajoso ao suicidar-se, um doente de cancro não é mais corajoso ao suicidar-se, um doente esquizofrénico não é mais corajoso por suicidar-se, coragem, meu amigo, é juntar forças e lutar contra a doença, é tentar vencer a enfermidade, é estar do lado da vida. Isso é que é coragem. Sofrer e tantas vezes vencer. E se por acaso a morte vier e a vida nos der a derrota final pelo menos morre-se de consciência tranquila que tudo se fez para que a vida nos desse outra oportunidade.

Agora aparecia-me uma doença mais complicada... e suicidava-me... ena, que corajoso que eu era... <_<

Dar um tiro nos cornos dói... atirar-me para debaixo de uma carro dói... mergulhar de um 5º andar dói... mas fazer uma mistela letal de comprimidos já dói muito menos (pego no sono e já não acordo mais).

E depois chego lá cima e digo: - Ó S.Pedro, estás perante o gajo mais corajoso do mundo, tinha esquizofrenia mas fui mais forte que ela. Não lhe dei hipótese nenhuma. Nem a ela... nem... a mim...

Link to comment
Share on other sites

Pois... Eu até te percebo...

Tu é que não deves saber bem o que é uma pessoa com uma doença dessas...

Os meus tios fizeram de tudo para o tratar...

Ele não dava hipóteses...

A doença não nos deixa pensar por nós próprios... não é algo como o cancro!!! A doença não o deixa escolher... "Ele já não é ele"...

Desde as vozes às visões, tu não escolhes o que ouves/vês/fazes!

Que grande demonstração de coragem realmente alguém matar-se porque padece de uma doença.

Isso seria com cancro, com SIDA, com algo assim...

Não com uma doença do foro mental!

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.