Jump to content

Alguem Investe Na Bolsa?


oleole
 Share

Recommended Posts

mas cuidado, n te entusiasmes muito, o psi20 tem tendência a continuar a corrigir (como as restantes bolsas), logo, não é mto boa altura para se ganhar €€€ comprando e vendendo, mas claro, se se andar atento smp vai dando para se tirar algum, lol.

B)

Eu tambem tenho umas duvidas se me poderem ajudar:

É possivel ver pela net as ofertas publicas de venda que vao ser lançadas em breve?

Com quanto dinheiro se deve começar a jogar para um pequeno investidor?

as OPV's têm q ser sempre publicadas na CMVM, logo, podes acompanhar o site dos mesmos, assim como estar atento aos jornais da especialidade.

qto ao dinheiro que se deve começar isso depende de cada um, só espero que tenham bem ciente isto: Os mercados bolsistas são investimentos de alto risco!

eu gosto de especulação :D

o meu intuito é brincar para ja, para aprender tambem...mas mais tarde, nunca se sabe :)

Edited by Rise
Link to comment
Share on other sites

Dica para quem vai começar: Valorizações são feitas nos briefings, a bolsa abre ás 8 para o publico em geral, mas para os grandes investidores é ligeiramente antes, logo, ou descem ou sobem na abertura face ás tendências, depois corrigem até ás 8.30 e daí para a frente o mercado funciona na normalidade mas em consonância com os indices europeus na maior parte das vezes, a partir das 12h convém estar atento para se saber o que é efectuado no briefing de NY pq isso vai ditar as tendências das bolsas europeias, e aí mtas vezes se dão alterações significativas. Ou seja, as bolsas europeias estão no meio, 1º mercados asiaticos, depois abre a nossa, a partir das 12 atentos a NY.

B)

Link to comment
Share on other sites

Dica para quem vai começar: Valorizações são feitas nos briefings, a bolsa abre ás 8 para o publico em geral, mas para os grandes investidores é ligeiramente antes, logo, ou descem ou sobrem na abertura face ás tendências, depois corrigem até ás 8.30 e daí para a frente o mercado funciona na normalidade mas em consonância com os indices europeus na maior parte das vezes, a partir das 12h convém estar atento para se saber o que é efectuado no briefing de NY pq isso vai ditar as tendências das bolsas europeias, e aí mtas vezes se dão alterações significativas. Ou seja, as bolsas europeias estão no meio, 1º mercados asiaticos, depois abre a nossa, a partir das 12 atentos a NY.

B)

Isso é para investidores a (muito) curto prazo. Um investidor que aposte nas valorizações das acções a longo prazo não pode olhar por ai....

Link to comment
Share on other sites

claro que não, mas esse não é chamado de investidor, é um accionista que pode ter poucas ou mtas acções, mas não vive no mercado.

o conceito de investidor é para aquele que está no mercado diariamente e que acompanha o mesmo com sucessivas compras e vendas, é ele que faz mexer o mercado, compra e vende todos os dias e mtas vezes, o mesmo titulo ao longo do dia.

Tu podes dizer, ah! mas os outros tb são investidores!, e eu respondo, são, é um facto, mas na gíria do mercado não o são.

B)

Link to comment
Share on other sites

claro que não, mas esse não é chamado de investidor, é um accionista que pode ter poucas ou mtas acções, mas não vive no mercado.

o conceito de investidor é para aquele que está no mercado diariamente e que acompanha o mesmo com sucessivas compras e vendas, é ele que faz mexer o mercado, compra e vende todos os dias e mtas vezes, o mesmo titulo ao longo do dia.

Tu podes dizer, ah! mas os outros tb são investidores!, e eu respondo, são, é um facto, mas na gíria do mercado não o são.

B)

Epá..mas a malta aqui tem mais que fazer do que olhar para isso segundo a segundo :( Pelo menos eu tenho...E além disso uma vida dessas é muito stressante...um gajo fica maluco se levar isso muito a sério.

Para mim jogar com as valorizações é a melhor alternativa...e também se ganha algum dinheiro. Mas lá está como tu disseste, a bolsa é um investimento de alto risco!

Link to comment
Share on other sites

Havia um jogo na net que simulava uma bolsa, baseada em dados reais. Alguem sabe o nome? Eu ja soube mas ja nao me lembro :(

No site do banco best tem la um simulador de bolsa começas com o dinheiro que quiseres e investes nas acçoes e porreiro para quem ainda esta a aprender. www.best.pt

Link to comment
Share on other sites

Mas uma coisa que ainda não percebi.. Qualquer pessoa com uma carteira de acções pode comprar ou vender acções? ou é preciso contratar algum profissional para o fazer por nós?

As ordens em bolsa são sempre feitas através de um intermediário, pode ser uma sociedade corretora ou um banco.

Link to comment
Share on other sites

Vou pôr aqui umas questões, já que se fala aqui sobre investimentos. E esta é uma área que sei pouco.

Alguém sabe como poderei saber as Taxas Anuais Nominais Líquidas para aplicações a prazo por exemplo sem publicidade do BCP, pois lá só divulgam a Taxa Anual Nominal Bruta.

E sendo que esta área não é mesmo a minha área tenho umas dúvidas que passo a explicar.

Ao aplicar-mos o dinheiro a prazo vamos receber juros. Eu quero saber é como calcula-se esses juros. A taxa de IRS de 20% certo vai ser cobrada automaticamente e com a taxa já cobrada temos a Taxa Anual Nominal Líquida certo? O problema é que já vários bancos onde a Taxa Anual Nominal Líquida é muito mais baixa mesmo se tirar-mos os 20% do IRS.

E taxas de manutenção, costumam-se cobrar? Também não vi menção a isso por isso parto do princípio que não.

Eu tive a pesquisar e pouco ou nada de concreto encontrei e como no fórum há pessoal que percebe disto, que tal explicar a quem não sabe.

Link to comment
Share on other sites

Ex:

1000€ X 3,25%Taxa= 32,5€

32,5€ X 20%IRS= 6,5€

32,5€ - 6,5€= 26€

Ou seja 3,25% de taxa bruta, equivale a 2,6% de taxa líquida.

3,25% X 20%IRS= 0,65%

3,25% - 0,65% = 2,6%

Espero ter ajudado ;)

P.S.- Se tiveres em conta que a taxa de inflação anual anda dentro dos 2,5% o teu dinheiro a prazo na verdade não está a render nada ;)

Edited by Fourty
Link to comment
Share on other sites

imagemai4.jpg

Tenho esse livro... :P

Um bom investimento, são 25€ muito bem empregues :y:

Aconselhado a todos os que queiram entrar neste mundo, e a revista mensal "Carteira" (3,5€( também é bastante aconselhada.

Bons Investimentos

Link to comment
Share on other sites

Ex:

1000€ X 3,25%Taxa= 32,5€

32,5€ X 20%IRS= 6,5€

32,5€ - 6,5€= 26€

Ou seja 3,25% de taxa bruta, equivale a 2,6% de taxa líquida.

3,25% X 20%IRS= 0,65%

3,25% - 0,65% = 2,6%

Espero ter ajudado ;)

Sim ajudaste.

Mas já agora, por exemplo sendo a TANL de 2,6%, esta para uma conta a prazo de 6 meses será menor(1,3%??), ou irá cobrar-se o mesmo valor de taxa a 2,6%.

Link to comment
Share on other sites

Ex:

1000€ X 3,25%Taxa= 32,5€

32,5€ X 20%IRS= 6,5€

32,5€ - 6,5€= 26€

Ou seja 3,25% de taxa bruta, equivale a 2,6% de taxa líquida.

3,25% X 20%IRS= 0,65%

3,25% - 0,65% = 2,6%

Espero ter ajudado ;)

Sim ajudaste.

Mas já agora, por exemplo sendo a TANL de 2,6%, esta para uma conta a prazo de 6 meses será menor(1,3%??), ou irá cobrar-se o mesmo valor de taxa a 2,6%.

se o juro for cobrado ao fim de 6 meses tens que fazer raiz quadrada de 102,6% que te vai dar uma taxa semestral efectiva de 1,29165%

Edited by Rise
Link to comment
Share on other sites

ja agora aproveitamos para comparar aki os preços do investimento em bolsa dos diferentes bancos.

millennium:

Valor da Operação -------- Comissão

até 10.000 Eur ------------ 0,25% (mínimo de 6 Eur)*

> 10.000 Eur -------------- 0,15%

(*) Emissões Grupo BCP - Acção BCP e restantes títulos emitidos pelo Grupo (obrigações, warrants, certificados e VMOCs) - 0,25%

(mínimo 5 Eur).

Acresce comissão de negociação Euronext/Clearnet de 3 EUR, independentemente do nº de negócios realizados em cada ordem.

Acresce Imposto Selo à taxa de 4%.

Postem ai os preços dos outros bancos como o Best e o Big.

Edited by Rise
Link to comment
Share on other sites

Best Trading

Até 20 ordens p/mês => € 3,85

Entre 21 e 30 ordens => € 3,0

Entre 31 e 50 ordens => € 2,50

Mais de 50 ordens => € 2,00

Acresce ainda a comissão de bolsa de 2 euros por negócio.

+ 4% Imposto de Selo

Guarda de Títulos => € 5,00/Trimestre + IVA

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.