Jump to content

Selecção Portuguesa - Eurobasket


PiNi-PoM
 Share

Recommended Posts

No Torneio de Preparação para o Euro, Portugal foi a Elvas ganhar o 1º Torneio Internacional de Elvas perante as selecções da Tunisia, Geórgia e Roménia que ficaram, respectivamente, em 2º, 3º e 4º lugares. De notar a valente "lambada" sobre a Romenia: 90-52.

O MVP, como já era esperado, foi o João "Betinho" Gomes.

O torneio disputou-se neste fim-de-semana que passou.

Parabéns à selecção e que esta prepraração possa ser um espelho de uma boa prestação nas terras de "nostros irmanos"

Edited by PiNi-PoM
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Mudei o nome do tópico e assim coloco aqui os resultados dos outros torneios e as "novidades":

Depois do estágio em Rio Maior, a Selecção Nacional de Seniores Masculinos viajou hoje para Espanha e vai amanhã defrontar a actual campeã do mundo - um jogo de antecipação daquele que será o 1º embate do conjunto português no Eurobasket. A comitiva nacional viajará, de seguida, para França e Alemanha, onde irá terminar a preparação para a Fase Final do Campeonato da Europa, participando nos torneios de Paris e de Bamberg. Entretanto, já são conhecidos 11 dos 12 jogadores que irão estar no Eurobasket (ver detalhes desta notícia), faltando apenas que o Seleccionador Nacional opte entre João "Betinho" Gomes e Carlos Andrade - uma escolha algo forçada, visto serem ambos jogadores naturalizados, pelo que só um poderá ser convocado. A escolha de Valentyn Melnychuck será conhecida a 27 de Agosto.

Perderam frente à Espanha.

Torneio de Paris:

Portugal vs França:

Portugal repetiu a exibição e voltou a claudicar nos minutos finais frente a uma França onde pontificam algumas estrelas da NBA. Um parcial final de 17-1, permitiu aos franceses consolidar uma vitória (86-64) que durante 35 minutos foi sériamente posta em causa pelos bravos jogadores lusos. Foi uma partida marcada pelo equilibrio e Portugal voltou a demonstrar argumentos para discutir o jogo com qualquer equipa. Ao intervalo, os 37-31 favoráveis aos azuis eram prova de isso mesmo e os homens da casa não conseguiam descolar no marcador. Até que vieram os fatídicos 5 minutos finais e uma série de erros resultaram em turnovers e faltas desnecessárias que, tal como em Espanha, entregaram os pontos que resultaram num resultado expressivo mas enganador quanto à qualidade de jogo e à réplica que os portugueses deram. Portugal joga hoje pelas 17:00 portuguesas frente à Rússia que, in extremis, derrotou a República Checa (83-80) depois de ter estado a perder por 17! pontos de diferença já no último periodo.

Portugal vs Rússia

Portugal fez hoje o terceiro jogo da digressão e segundo do torneio perdendo com a Rússia pela mesma diferença do jogo contra os gauleses (80-58) - 22 pontos. No entanto, a partida de hoje foi em tudo diferente da de ontem. Os portugueses entraram mal no jogo e no final do primeiro período já estavam à diferença de 8 pontos, margem que se alargaria até aos 20 pontos (48-28) ao intervalo. Hoje, foi o inicio de jogo que comprometeu uma possível vitória. Até porque na segunda parte Portugal voltou a estar em bom plano, equilibrando esta fase da partida mas não conseguiu aproximar-se do adversário, que construiu a diferença mercê de uma excelente percentagem de lances livres com 24 conversões em 29 contra apenas 6 em 13 dos lusos. Portugal continua a fazer experiências e a beneficiar do contacto internacional ao mais alto nível, com exibições prestigiantes e prometedoras de um futuro que poderá vir a ser risonho. Amanhã, Portugal defronta a República Checa pelas 16:30 horas.

Portugal vs Rep.Checa

Portugal já sabe vencer na elite europeia. Depois de algumas boas exibições e de claudicar nos momentos finais, Portugal venceu hoje a República Checa (71-62) numa demonstração de qualidade e consistência, visto que a equipa lusa dominou a partida desde o inicio. Entraram bem na partida os lusos e a meio do segundo período atingiram a diferença máxima a seu favor (32-16), embora uma ligeira reacção checa levasse a partida mais equilibrada para o intervalo (38-32). Portugal comandou sempre o marcador e apesar das pontuais reacções dos checos, conseguiu manter os adversários a uma distância segura na dezena de pontos. Ao contrário de jogos anteriores, os lusos jogaram os últimos minutos com muita inteligência, conseguindo capitalizar a primeira vitória desta digressão e fugindo ao último posto do torneio. Portugal mostra-se à Europa e Filipe da Silva fez um jogo quase perfeito (23 pts, 8 res., e 5 ass.) concretizando todos os lançamentos de campo e falhando apenas um dos 14 lances livres tentados. Filipe foi bem secundado por um forte Elvis Évora (16 pts e 7 res.) e por um Paulo Cunha (11 pts e 4 res.) de regresso aos seus melhores momentos. Portugal vai agora para a Alemanha onde jogará, no próximo fim-de-semana, a Supercup de Bamberg.

Torneio de Bamberg (Alemanha)

Portugal começou a Supercup de Bamberg defrontando dois colossos do basquetebol Mundial. Alemanha e Itália não precisam de apresentações e provaram isso mesmo demonstrando, frente a Portugal, todos os seus argumentos. Ontem, a equipa lusa não conseguiu fazer frente a Nowitzki e companheiros, soçobrando a partir do meio do 3º período, tendo até então equilibrado a contenda embora correndo sempre atrás do prejuízo que no final acusou 69-51, para os homens da casa. Hoje, a Itália entrou muito forte na partida e os 20 pontos de diferença ao intervalo provam isso mesmo. Portugal nunca se encontrou nem na defesa nem no ataque e apenas no período final conseguiu atenuar uma derrota que esteve perto de atingir números muito superiores aos 60-79 finais. Amanhã, frente à Rússia, Portugal faz a última partida da Supercup e também da preparação para o Eurobasket 2007.

Todos os textos retirados do site da FPB

Tendo em conta a pouca experiência da nossa selecção no basquetebol mundial, até estão a ter umas prestações boas com pouca diferença de pontos com algumas das grandes potências do basquetebol. Tinha alguma curiosidade num encontro com a Grécia mas pronto.

Dia 27 sai a convocatória completa e, salvo erro, dia 2 Setembro esta "cambada" vai para Espanha. Esperemos que nos surpreendam pela positiva e consigam alcançar alguns dos seus objectivos.

Edited by PiNi-PoM
Link to comment
Share on other sites

Ontem, a FPB publicou no seu site um "puxão de orelhas" à estação de tv pública devido à total falta de informação relativamente à campanha que a nossa selecção está a fazer para o Euro. Ao que parece, nem sequer uma pequena nota foi dita ainda, à semelhança do que aconteceu na altura em que a equipa sénior masculina se apurou em Setembro do ano passado. A realidade é que, com 3 canais em Portugal que têm desporto na totalidade ou em grande parte da sua programação, nenhum deles vai transmitir os jogos de Portugal no Euro... Mas concerteza vão continuar a transmitir 500 horas seguidas dos Mundiais de Atletismo e Jogos do torneio das ilhas e da liga espanhola de futebol e afins - sem desprezo pelos desportos referidos. É que há 50 anos que o Basquetebol Senior Português não se qualificava para o Europeu, e a última vez que o fez foi a convite - portanto não se qualificou sequer... Era bom dar valor a todos... bolas até da equipa de raguebi ouvimos falar desde que andavam a tentar a qualificação para o ?!Mundial?! ...

Hoje, o diário digital e o site da rtp dão espaço ao basquetebol português - e não ao "escandalo" da LCB. Deixo-vos a notícia e já agora os horários dos jogos:

Basquetebol: Portugal e o sonho de uma vitória

A selecção portuguesa de basquetebol entra na final do Europeu (03 a 16 de Setembro, em Espanha) com o «sonho» de conseguir uma vitória e rumar à segunda fase, mas consciente de que essa missão é extremamente difícil.

«Os nossos objectivos passam por representar com dignidade o país. Sonhamos passar à segunda fase, mas, para isso, temos de ser terceiros do nosso grupo. É um sonho... a realidade é que estamos entre as melhores equipas da Europa e do Mundo», explicou à Agência Lusa o seleccionador nacional, o ucraniano Valentyn Melnychuk.

Com o histórico apuramento - Portugal só tinha estado na fase final em 1951, por convite -, os «ratinhos diabólicos» entraram «noutro patamar, noutro Mundo», repleto de jogadores da NBA e das melhores ligas europeias.

«Só podemos pensar jogo a jogo. Se o sonho acontecer, será um grande êxito. Estamos conscientes de com quem vamos jogar, mas a esperança é a última a morrer. Trabalhamos para ganhar um jogo e, mesmo sabendo que é difícil, sonhamos», afirmou Melnychuk.

O técnico ucraniano sublinha, porém, que os jogadores portugueses «não são uns coitadinhos» e que «o apuramento não foi acidental», precisamente frente às três equipas (Macedónia, Bósnia-Herzegovina e Israel) que disputam a 16ª vaga na fase final.

Para se preparar da melhor forma para o confronto com os «gigantes», nada melhor do que defrontá-los: em sete jogos, Portugal só venceu um, face à República checa, mas deu bastante luta à Espanha, à França e à Rússia, demonstrando que não está tão longe como se supunha das melhores formações do «velho continente».

«Não estamos tão longe, mas não temos qualquer vantagem com as equipas com as quais vamos jogar, tanto a nível morfológico, como em termos de experiência internacional. A nossa única vantagem é o espírito de grupo e a grande vontade de trabalhar e jogar», frisou.

Estes setes jogos foram uma «experiência rica» e deram «mais esperança» de que é possível vencer um jogo, mas também mostraram que alguns jogadores da selecção lusa ainda não estão a 100 por cento em termos físicos, o que pode pesar na fase final do Europeu.

Certo é que cumprir o «sonho» passa por um triunfo sobre a Letónia, já que a anfitriã e campeã Mundial Espanha é inacessível e a Croácia, mesmo sem jogadores da dimensão de Drazen Petrovic, Toni Kukoc ou Dino Radja, continua a ser uma equipa fortíssima.

A estreia está marcada para segunda-feira, às 21:30 locais (20:30 em Lisboa), frente à Espanha, que nunca perdeu na «era» Pepu Hernandez (26 jogos) e vai cumprir o primeiro jogo oficial desde a final do Mundial (70-47 à Grécia), precisamente um ano depois.

«Fizemos uma jogo de treino muito equilibrado (65-85, a 14 de Agosto, em Logroño, com 59-64 a cinco minutos do fim), o que nem esperava. Até pode acontecer outro jogo equilibrado... mas também podemos ser esmagados. Estamos preparados para tudo», frisou. No dia seguinte, pelas 19:00 locais (18:00 em Lisboa), segue-se a Croácia: «não tem o conjunto que logrou o segundo lugar nos Jogos Olímpicos (1992) e o terceiro no Mundial (1994), mas é um equipa de altíssimo nível, com ex-jogadores da NBA e seis da Liga espanhola».

Desta forma, resta vencer a Letónia, quarta-feira, às 19:00 locais (18:00 em Lisboa), a primeira campeã da Europa (1935), que na qualificação perdeu os dois jogos com os croatas (56-84 fora e 70-78 em casa), mas surge reforçada, nomeadamente com o jovem poste (2,11 metros) Andris Biedrins, jogador dos Golden State Warriors.

«Neste Europeu, há três equipas mais frágeis, que são Portugal, a República Checa e a Polónia e, depois, a Letónia e a outra equipa que se qualificar. De resto, todas as equipas podem sonhar com as medalhas e até em serem campeãs da Europa», afirmou Melnychuk.

Fonte: agencia Lusa

Contudo parece que vamos ter de procurar outros canais pois nem as sportv nem a rtp irão transmitir os jogos.

Aproveito para dizer que a equipa que vai para o país vizinho já foi totalmente escolhida sendo que o Betinho faz parte da mesma enquanto Carlos Andrade ficará à espera de uma nova oportunidade.

Fiquem bem!

Link to comment
Share on other sites

Vergonhoso realmente... Nem a Sportv se digna a transmitir os jogos! :angry:

Estava na expectativa de ver os jogos mas parece que vai ser impossível. :wacko:

É triste o desporto em Portugal ser Futebol e o resto ser "modalidades amadoras"...

(editado)

Afinal parece que os jogos vão ser transmitidos em canal aberto, li isto no jornal Record:

"No comunicado, a federação lamentou ainda o facto de não ter sido informada oficialmente que a RTP é a detentora dos direitos de transmissão televisiva dos jogos do Eurobasket 2007.

"O acordo para a transmissão dos jogos só foi concluído há 2 semanas", salientou Luís Marinho.

Os jogos do Eurobasket 2007 vão ser transmitidos pelos canais RTP2 e RTPN."

Edited by Terminator
Link to comment
Share on other sites

Sim, houve para aí uma qualquer falta de informação. Contudo, no dia que saíu o comunicado no site da FPB percorri as programações de todos os canais pt e sportvs e nenhum tinha, mas tudo bem. O que interessa é que pudémos ver este primeiro jogo e os próximos :)

Ora Comentário do Portugal - Espanha.

Resultado final *corrigido* : 56 - 82

Portugal entrou bem (estivémos a ganhar!! :P) - 5 a 1 e ainda 7 a 5, depois a Espanha empatou e passou para a frente. Acabámos o 1º período, 11-16 favorável à Espanha. O 2º período foi desastroso desde o início. 5 faltas nos primeiros 40 segundos de jogo. Erros parvos dos jogadores e excesso de zelo dos árbitros pareceu-me. Começou mal, continuou mal e fomos para intervalo com cerca de 30 pontos de diferença.

O 3º e 4º períodos correram melhor, com os jogadores mais calmos.

É certo que a Espanha não forçou, contudo até foi um bom resultado para a experiência de Portugal. Esperemos as próximas batalhas já que o objectivo era ganhar à Letónia para passarmos esta fase mas a Letónia hj surpreendeu ganhando à Croácia 77-85. A ver vamos!

Pessoalmente, gostei de ver a prestação de Sérgio Ramos e de João Santos, não menosprezando os outros.

Nota um tanto negativa para os árbitros dado que me pareceram demasiado interventivos num jogo que estava a ser simples, não muito duro e em que poderiam bem ter evitado marcar algumas faltitas. Também se viu um pouco de tendência a "fechar olhos" a algumas faltas espanholas que quando cometidas pelos portugueses estavam a ser marcadas, contudo ver pela tv é diferente de "lá estar", e as indicações recebidas pela FIBA talvez tenha indicado uma arbitragem deste tipo. Espero para ver outros duelos.

Amanhã às 18h lá assistiremos a um jogo que poderá definir se prosseguimos ou não no campeonato.

Fiquem bem!

Edited by PiNi-PoM
Link to comment
Share on other sites

A diferença Espanha / Portugal é abismal... Mesmo sem carregar muito, a Espanha deu-nos uma "coça", sendo que jogou muito tempo com jogadores de 2ª linha. Portugal infelizmente tem uma selecção baixa (ou é a Espanha que é muito alta?), o que condicionou e muito o jogo perto das tabelas, principalmente o jogo ofensivo. Portugal precisava de encontrar uns irmãos Gasol como a Espanha encontrou! Nunca na vida tiveram 2 jogadores de 2.15m ! Faz diferença e muito... a altura manda e de que maneira em desportos como o Basket ou igualmente no Voleibol.

Houve ainda uma vergonhosa arbitragem... Pode-se dizer que eram rigorosos, mas nada no jogo se proporcionou para que houvesse tantas faltas para Portugal... 5 faltas em 25 segundos, deve entrar para o Guiness, ainda por cima tendo em conta que era o início do 2º periodo.

Vamos a ver as prestações contra a Letónia e Croácia.

Link to comment
Share on other sites

estes gajos voltaram a fazer merda e perderam contra a croácia, o que vale é que só vão perder mais uma vez, assim a vergonha prolonga-se por pouco tempo. Vão para casa!

Não deves ter mesmo noção do que estás a dizer, só pode...

Link to comment
Share on other sites

estes gajos voltaram a fazer merda e perderam contra a croácia, o que vale é que só vão perder mais uma vez, assim a vergonha prolonga-se por pouco tempo. Vão para casa!

Não deves ter mesmo noção do que estás a dizer, só pode...

Talvez o samael tenha exageraddo na palavra vergonha mas sinceramente o que e que aqueles inuteis tao la a fazer sao incapazes de fazer uma jogada atacante e que nem um simples bloqueio do poste para um outro jogador lançar os vi fazer ou um pick n roll nada. Os bases sao de uma ineficacia que nunca antes tinha visto (certo que actualmente so acompanho a nba e a ultima vez que acompanhei a liga portuguesa foi no ultimo ano do lisboa como jogador mas talvez isto seja o melhor que ca exista) continuando os postes quais postes gajos de 2m05 nao sao postes em nenhum pais do mundo nem lançadores de 3 pontos temos e jogar internacionalmente sem ter no mininmo 40% em 3 pontos e perda de tempo.

Resumindo se foi para isto mais valia que nao nos tivessemos qualificado seguramnete que uma das seleçoes que ficou atras de nos no apuramento tinha feito melhor.

Apenas um comentario ao betinho, talvez o unico jogador com nivel para estar num europeu mas pelo que o vi fazer gostava de saber o que tava a fumar qdo decidiu entrar no draft da nba

Link to comment
Share on other sites

Eu honestamente acho que vi jogadores com nivel para a selecção nacional ao longo da minha vida em playgrounds. Podem ser fuços e muito "and1", mas jogavam bem, conseguiam bater o adversário no 1 pra 1 e lançar e marcar.

A ineficácia ofensiva de Portugal é exasperante, tal como o Baron disse, nem um pick and roll sabem fazer, bloqueios pra libertar lançadores, nada!

Edited by airjoca
Link to comment
Share on other sites

Pelo que me parece, segue-se a Rússia do Kirilenko e do Khryapa. Têm também o Monya (atirador que esteve nos Blazers) e um americano naturalizado. Não há-de ser mais lixado que a Ñba dos Gasols, Garbajosa, Rudy, Sergio Rodriguez, Calderon, etc... É na 6ª feira à tarde.

Depois, Israel (Domingo às 18) e Grécia (3ª às 18).

Curioso, o sistema, o mesmo do Torneio das Américas, ao que me parece: as 3 apuradas do grupo A fazem 3 jogos com as 3 apuradas do grupo B e a classificação leva em conta esses 3 jogos e os 2 jogos da 1ª fase, os quais, no nosso caso, foram as duas derrotas com Croácia e Espanha.

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Agora é tentar vencer pelo menos mais um jogo (contra Israel), já que a Rússia e a Grécia me parecem muito fortes. Israel tem um basquet de nível superior ao nosso mas há que acreditar. :y:

Link to comment
Share on other sites

corpo presente o tanas se passamos no nosso grupo de qualificaçao onde tb estava israel porque e e que lhes ganhariamos de novo agora ja contra a russia e grecia sao mais dois jogos a perder por 20 mas continuo a dizer que o nosso ataque e uma nulidade pode ser que voltem a estar bem de 3 mas duvido.

Qto a quem falou nos lobos so pa dizer que e melhor ir-se preparando pa perder por 40+ contra escoceses e italianos e por 100+ contra os all blacks romenia vai ser equilibrado mas perdemos o pack avançado deles e dos melhores

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.