Jump to content

Discussão Saudavel (comunidade P2p, E Não Só..)


Fox
 Share

Recommended Posts

Achei interessante continuar a discussão, e a administração que me desculpe, sobre o actual fecho dos trackers nacionais.

Eu serei o primeiro a pedir para fecharem a thread mal veja que isto esteja a descambar!

Acho importante que se discuta o que realmente se está a passar, e quais as consequencias que isto poderá trazer para o futuro do P2P e do newsgroups (porque nao me parece que isto fique so pelo P2P).

Ontem fiquei a ler a thread, e consegui finalmente perceber o que se estava a passar.. não acho grave, ate porque eu ja não saco quase nada (neste momento posso mesmo dizer que apenas musicas, e os jogos do MAME que estao a disponibilizar no servidor telepac.geral).. mas gostaria de saber quais as consequencias que isto poderá trazer!

O que o Martini-Man realmente disse:

Olá amigos e companheiros!

Depois de uma longa jornada com vários percalços veio o maior deles todos.

Existe uma queixa que ainda desconheço quem a fez, em que consiste e quais as provas.

Sou arguído com termo de identidade e residência.

Está relacionado com o BTuga e com Direitos de Autor.

A PJ com mandatos fez buscas e apreensões às 7:00 horas da manhã do dia 24/07/2007 na minha residência e no datacenter onde se encontravam os servidores.

Disto resultou a apreensão dos servidores, pcs pessoais, etc...

Hoje dia 25/07/2007 reuni-me com um dos melhores advogados na área onde expliquei toda a situação envolvente minha e do BTuga em pormenor.

Desta conversa resulta que com os dados que dispomos será muito difícil sequer o caso chegar a tribunal, mas também convém ser confrontado com a queixa e as provas.

Para isso tenho de aguardar ser convocado pela PJ.

A PJ apenas faz o seu trabalho de investigar as queixas que lhe são feitas e não tenho nada contra a não ser pelo exagero das buscas e apreensões no domicilio e da apreensão do servidor de alojamento de sites e domínios que para mim foram injustificadas.

Devo dizer que sempre colaborei com todas as entidades que pediram para remover ficheiros inclusive a PJ.

Isto juntando aos termos e condições, à clareza e abrangência das regras nunca prejudicando, beneficiando ou definindo ficheiros considerados legais ou ilegais, a nunca nenhum byte de informação ilegal ter passado por nenhum dos servidores deixa-me descansado sabendo que isto que se passa neste momento não vai prejudicar ninguém a não ser o serviço BTuga.

Podem querer fazer do BTuga um exemplo mas não deixarei que manchem o nome do P2P e impeçam a sua existência por nós, pelos próximos, pela liberdade da internet.

Formei aqui amigos, inimigos, família, irmãos...

Não me arrependo de nada e dou graças por tudo.

Não me afecta os que dizem mal, da-me alento os que me ajudam se precisar, os que me dão uma palavra simpatica, enfim... os amigos verdadeiros e vejo que criei muitos apesar de muitos não os conhecer pessoalmente.

A minha família também foi afectada com esta situação.

Sempre deixei muito claro o que fazia e como fazia e só tenho recebido suporte por parte deles.

Portanto um obrigado a todos vocês que fizeram parte.

E o BTuga não acabou, está só a descansar...

Seja neste formato ou noutros voltará depois desta situação ficar solucionada.

Cumprimentos.

Ass: Luis Ferreira

(Esta é a unica declaração oficial feita pelo Luis Ferreira)

Nao sabendo se isto era realmente verdade, arranjaram-me o link da PJ..

http://www.policiajudiciaria.pt/cgi-bin/ne...cle&id=3560

A Polícia Judiciária e a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) efectuaram ontem, dia 24 de Julho de 2007, uma operação inédita em Portugal de combate à “Pirataria” - reprodução de conteúdos protegidos por Direitos de autor através da Internet, dando cumprimento a 6 mandados de busca, em Ovar, Leiria e Lisboa.

Esta operação envolveu meios humanos (23 elementos de ambas as entidades), e logísticos (nomeadamente suportes de prova digital), com vista ao objecto de dois Inquéritos que correm nas entidades acima referidas.

A operação, inédita porque incidiu sobre a partilha ilegal de conteúdos através de programa P2P e diversos sites entre os quais o www.zetuga.com, www.zemula.org, e www.btuga.pt, através dos quais cerca de 200.000 utilizadores procediam à troca de material protegido por direitos de autor sem a devida autorização.

De entre os serviços disponibilizados, uns mediante pagamento, outros mediante a obrigação de partilha, os utilizadores dispunham e partilhavam Filmes, Música, Programas informáticos, Jogos, capas, legendas e outros aplicativos, através de um programa de partilha de ficheiros assente num protocolo denominado BitTorrent.

Os gestores dos sites em questão, entres eles um elemento da PSP, foram constituídos arguidos e sujeitos a Termo de Identidade e Residência.

De entre o material apreendido constam dois servidores instalados em empresas, computadores da última geração, suportes multimédia ( nomeadamente 370 DVD com filmes, 385 CD de música, 142 CD com jogos para PC, 29 DVD com Jogos X BOX, 4 discos externos com a capacidade de 980 Gbites) e documentação diversa.

Foi bloqueado o acesso aos sites.

O valor da apreensão é elevado, constituindo a operação um grande revés na reprodução e troca de contéudos protegidos por direitos de autor.

Face à forma agressiva como a publicidade é feita para a utilização da largura de banda, a PJ e a ASAE recomendam aos pais e encarregados de educação que estejam atentos à utilização da Internet por parte dos educandos.

As investigações prosseguem.

Lisboa, 24 de Julho de 2007

Isto já passou a fase dos avisos.. acho que agora e' mesmo a doer..

Decerteza que eles terão todo o direito, mas será culpado apenas o que disponibiliza o "serviço" ? Os que estão e usam-no, não serão também? Nao somos todos nos tambem responsaveis por isso?

Sao as duvidas que tenho.. e que gostaria que respeitassem.. e que se possivel, ajudassem

Uma discussao saudavel.. se possivel! :clap:

Link to comment
Share on other sites

O martini meteu-se numa alhada daquelas! Ele pode muito bem dizer que não passava nada de ilegal mas ele sabia muito bem o fim para o qual era usado o btuga, assim como todos nós. Para passar material legal, não são precisos torrents! Há 1001 maneiras mais eficazes.

Moralmente ele é culpado e não tenho a menor dúvida, legalmente tenho algumas dúvidas porque não conheço em concreto a legislação.

Se eu souber que na minha garagem se juntam terroristas para combinarem atentados, serei culpado por lhes disponibilizar as condições ideais para as trocas de informações?

Link to comment
Share on other sites

No que diz respeito aos torrents, sei que existem leis em alguns países que protegem aqueles que têm um tracker. É que, ao fim e ao cabo, o tracker não tem nada de mal, apenas disponibiliza uns ficheiros denominados torrents. Esses ficheiros não infrigem qualquer lei existente em qualquer parte do mundo.

Link to comment
Share on other sites

reprodução de conteúdos protegidos por Direitos de autor através da Internet, dando cumprimento a 6 mandados de busca, em Ovar, Leiria e Lisboa.

Fdx eles andam perto de minha casa :bye: :bye:

Link to comment
Share on other sites

Se as operadoras não estivessem constantemente a aumentar as velocidades de download, nada disto acontecia.

Vamos lá ser sinceros: queremos 24Mbps para quê? Para navegar na net? Jogar on-line? Falar pelo Skipe?

Não me digam que a PT ou a Telepac, ou que raio seja, não sabe o que se passa nos servidores de newsgroups...

Link to comment
Share on other sites

Se eu souber que na minha garagem se juntam terroristas para combinarem atentados, serei culpado por lhes disponibilizar as condições ideais para as trocas de informações?

Era aqui onde eu queria chegar. Nao se trata de defender ninguem, até porque eu nao vou muito á bola com o Martini, mas no meio disto tudo, apenas apreenderem as coisas dele, será que faz sentido?

Entao e os que "faziam" o tracker funcionar, são diferentes nele, em que aspecto?

E' so estas duvidas que eu gostava que alguem conseguisse esclarecer.. porque e' sempre complicado estes assuntos

Quanto 'as consequencias que isto poderá trazer 'as comunidades P2P (torrents, emule) e newsgroups.. nao sei nao!

A fase dos avisos já passou.. cuidado! :-..

Link to comment
Share on other sites

Acho que, no fim, não vai haver nada. Porque haverá sempre um local para se sacar as coisas, nem que seja internacional. E os ISPs nunca irão fazer algo para perder clientes conscientemente.

Link to comment
Share on other sites

pa kem no outro topico tava a gozar q ja iam em 11 paginas sobre o btuga bla bla bla criar um novo topico pa falar do mesmo demonstra afinal bastante interesse.. adiante..................................

o btuga vai ter direito a um OFF no telejornal e ta bom, nao se fala mais nisso! como kem manda nisto é a comunicaçao social basta nao se falar mais nisso pa tudo ficar em aguas de bacalhau.. alguem ainda se lembra dos pedofilos q por aí andam em altos cargos q nunca chegaram a ir de cana??? e os do apito dourado é pa qd?? opah tamos em PORTUGAL nao se eskeçam disso ;)

cya

Edited by Levi's
Link to comment
Share on other sites

pa kem no outro topico tava a gozar q ja iam em 11 paginas sobre o btuga bla bla bla criar um novo topico pa falar do mesmo demonstra afinal bastante interesse.. adiante..................................

o btuga vai ter direito a um OFF no telejornal e ta bom, nao se fala mais nisso! como kem manda nisto é a comunicaçao social basta nao se falar mais nisso pa tudo ficar em aguas de bacalhau.. alguem ainda se lembra dos pedofilos q por aí andam em altos cargos q nunca chegaram a ir de cana??? e os do apito dourado é pa qd?? opah tamos em PORTUGAL nao se eskeçam disso ;)

cya

Exactamente!

Poderia entrar pelas picardias, mas não o vou fazer ate porque quero manter uma discussão saudável (Será possivel?) O interesse foi demonstrado após ter sabido das coisas.. ontem nem fazia a mais pequena ideia do que se andava a passar :funny:

Mas uma coisa e' certa.. culpar apenas 3 ou 4 pessoas, por um universo a nivel nacional... ;) será que é correcto?

Link to comment
Share on other sites

qd um partido perde as eleiçoes só o presidente se demite.. ou seja, alguem tem q ser a cobaia e kem melhor pa servir de cobaia q o mister martini? o sr. lucrou bastante com isto monetariamente, eu por exemplo nunca lucrei com nada com a pirataria, nunca vendi nada nem aceitei pagamentos por qq serviço, há uma grande diferença em sacar pa consumir pq nao se tem dinheiro pa comprar tudo e fazer dinheiro com a pirataria, e se o sr. luis ferreira lucrou e muito com base em obras das quais nao detem os direitos de autor só tem mais é de ir de cana.

over & out

Edited by Levi's
Link to comment
Share on other sites

Essa questão do tracker ter apenas ficheiros torrents e por isso não é ilegal, é uma tanga! É um daqueles artifícios que existem na lei para se escapar a uma condenação.

Os ficheiros torrent têm um propósito que é basicamente o de reunir informação sobre o que se vai partilhar e quem o está a partilhar. Mais, o Btuga tinha até um software próprio e obrigatório para os usuários do site utilizado para descarregar o que se estava a partilhar, com base nessa informação dada pelos torrents.

Imaginem que alguém faz a vida como informador e no seu serviço vos dá a informação e o meio de chegar ao vosso objectivo.

Se a informação que essa pessoa transmite for sobre alguma coisa ilegal (drogas, venda de armas, etc), ela não vai ser presa e condenada? A meu ver é isto que se passa aqui e em qq site de torrents.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Se eu souber que na minha garagem se juntam terroristas para combinarem atentados, serei culpado por lhes disponibilizar as condições ideais para as trocas de informações?

Era aqui onde eu queria chegar. Nao se trata de defender ninguem, até porque eu nao vou muito á bola com o Martini, mas no meio disto tudo, apenas apreenderem as coisas dele, será que faz sentido?

Entao e os que "faziam" o tracker funcionar, são diferentes nele, em que aspecto?

E' so estas duvidas que eu gostava que alguem conseguisse esclarecer.. porque e' sempre complicado estes assuntos

Quanto 'as consequencias que isto poderá trazer 'as comunidades P2P (torrents, emule) e newsgroups.. nao sei nao!

A fase dos avisos já passou.. cuidado! :-..

Sim, vais ser culpado de cumplicidade se não avisares as autoridades competentes.

É o mesmo que veres um acidente grave na estrada e não avisares o 112. Podes ser preso. Ou pensas que isto do "não faço nd porque não é nd comigo" não tem penalizações?

Mas de qualquer forma não me parece que estes 2 exemplos sejam bons termos de comparação para o que se está aqui realmente a discutir.

Edited by fuckallyoubitches2003
Link to comment
Share on other sites

Relacionado com isto:

Suspensos sites nacionais de pirataria que serviam 200 mil

Três sites portugueses na Internet que serviam de plataformas para pirataria informática e troca de software foram encerrados pelas autoridades nacionais numa operação inédita que afectou 200 mil utilizadores, anunciou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

Os sites www.zetuga.com, www.zemula.org e www.btuga.pt foram encerrados no decurso de uma operação conjunta da PJ e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizada terça-feira, que visava evitar a «reprodução de conteúdos protegidos por direitos de autor através da Internet, dando cumprimento a seis mandados de busca, em Ovar, Leiria e Lisboa».

Estiveram envolvidos 23 agentes numa operação para combater a partilha ilegal de conteúdos através de programas peer-to-peer (P2P) e diversos sites em que cerca de 200 mil utilizadores trocavam material protegido por direitos de autor sem a devida autorização, como software, filmes ou músicas.

«Os gestores dos sites em questão, entres eles um elemento da PSP, foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência», refere a PJ em comunicado.

De entre o material apreendido, as autoridades destacam «dois servidores instalados em empresas, computadores de última geração, suportes multimédia (nomeadamente 370 DVDs com filmes, 385 CDs de música, 142 CDs com jogos para PC, 29 DVDs com jogos XBOX, quatro discos externos com a capacidade de 980 gigabites) e documentação diversa».

Os sites era utilizados preferencialmente por cidadãos nacionais, já que permitiam que fosse apenas contabilizado tráfego de download e upload nacional, cujos limites mensais de consumo são muitos grandes na maior parte das operadoras portuguesas de Internet.

As autoridades recomendam também aos pais para que tenham cuidado com o tipo de utilização da Internet por parte dos filhos que compõem uma parte substancial dos utilizadores destes sistemas de partilha.

Diário Digital / Lusa

@DD

Será que o Martini era PSP? :-..

Link to comment
Share on other sites

Vamos ser positivos e pensar que esta manobra não se trata mais do que uma demonstração de que as entidades responsáveis estão a trabalhar.

(...)p2p em portugal nao existe.

LOL, é aqui e na selva amazónica... Claro que existe. Basta ver o emule e a quantidade de tráfego que se deve gastar só nessa plataforma. São muuuuuitos terabytes por mês.

Sou profundamente contra os que vendem material ou que fazem dinheiro à custa da pirataria. Mas... :lol: quem são eles?

(Ponho de parte os marroquinos e os ciganos que vendem os DVDs manhosos na feira.)

1º Os ISPs a abanarem constantemente com mais GBs de tráfego internacional e mais largura de banda. Shiii... Deve ser para eu ver os vídeos do YouTube <_<

2º As marcas de DVDs virgens. Shiiiii... Vendem-se poucos CDs e DVDs. É para gravar os filmes das férias!

3º As lojas de informática. Shiiii... Vendem montes de computadores porque nós temos que comprar o software???!!!!

Depois, em relação à música, muita gente não iría aos concertos dos artistas se não tivessem sacado da net o respectivo MP3 e o ouvissem vezes sem conta. Alguns compram o original depois de sacar os MP3.

Link to comment
Share on other sites

JLDR, essa foi de rir, Shiiiii.

A verdade pura e crua é: Pirataria existe e não há como parar.... Até os agentes da PJ ou GNR ou la o que seja sacam... Os advogados também, os juízes e por aí fora. Somos todos corruptos, uns mais que outros.

Porque não se dedica a PSP/PJ à prostituíção pela net?!? Ou afinal ja é legal?

E o hi5? não será o maior centro desse tipo de pessoas?!?.... Tudo se interliga....

Um dia fui a uma loja de informatica e disse que queria 100DVD's virgens... o dono da loja ficou aparvalhado, mas a verdade é que ele no seu site vende packs de 400DVD's......

Não vale a pena tar a discutir o fecho do btuga e a suspensão do raxs... um dia voltarão, mas com outra skin.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Essa questão do tracker ter apenas ficheiros torrents e por isso não é ilegal, é uma tanga! É um daqueles artifícios que existem na lei para se escapar a uma condenação.

Chamam-se lacunas da lei e é para isso que elas "servem", quer achemos correcto quer não.

Link to comment
Share on other sites

O que me deixa fod*do é a Maddie estar desaparecida a meses, assaltantes como o gang Do Audi e outros e estes gajos andarem a por 23 pax numa cena destas, foi-se uns trackersão aparecer outros ou novos protocolos por isso depois da tempestade vem a bonança P2P continua talvez com mais força

Link to comment
Share on other sites

o btuga não tem lá os files em si, que estão protegidos por direito de autor, mas é a forma usada para partilhar, serve de meio de ligação entre users que trocam entre si files, agora os files que trocam podem ou não ser protegidos por copyright, podiamos ter um tracker para partilha de sets de música por exemplo, feitos pelos próprios users.

Nenhuma rede p2p tem algo de ilícito, mas sim os files que na rede são trocados, caso sejam protegidos por copyright, é ilegal.

Link to comment
Share on other sites

agora resta saber se os isps tem o direito de fornecer informaçoes sobre os users das news,btuga,etc...cm podem eles afirmar que os users retiraram 100% dos files?é que 99% nao da pa nada em termos informaticos...e cm mt gente ja dixe ele apenas alojava os torrents,nao os ficheiros copyright

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.