Jump to content

Quanto Tempo Demoraste A Tirar O Teu Curso?


dgsa
 Share

Recommended Posts

Boas...

Estou prestes a entrar no Ensino Superior mais propriamente na area da Engenharia e estou com alguns problemas em escolher a instituiçao. Pessoalmente gosto bastante do IST e da FCUL, e em principio irá ser essa a minha ordem de candidatura. No entanto estou de "pé atraz" com IST devido á sua exigencia, conheço mtas pessoas que eram exelentes alunos no secundario e que foram para o IST chumbar em cadeiras de matematica e fisica logo no primeiro semestre... conclusao, tenho medo de ir para o IST e demorar uns 8/9 anos pa tirar uma licenciatura+mestrado (5 anos).

Com esta thread queria perguntar ao pessoal do Forum, que já acabou o Curso de Engenharia (licen.+mestr.) ou até mesmo só licenciatura, quanto tempo o demoraram a fazer!

Se poderem opiniar acerca do nivel de exigencia de cada faculdade (seja IST, FCUL ou ISEL) e de cada curso(na respectiva faculdade) e ainda a media com k entraram po vosso curso, seria optimo.

A minha media de secundario anda nos 14 e tal, as minhas especificas são Matematica(17 no exame nacional) e Fisica(10 no exame nacional), o curso é Engenharia Informatica.

(desculpem a minha existencia nestas threads de Ensino Superior/Engenharias, mas isto para mim é importante)

Obrigado pela vossa atenção ;)

Edited by dgsa
Link to comment
Share on other sites

eu entrei no IST com média de 14,5

e ainda tou a fazer o curso onde tou lol tou no 2º ano quando devia tar no 4º :P

pah em cada Faculdade a exigencia é praticamente a mm então com o bolonha, a maneira como fazes o curso depende muito do modo de como te integras num ambiente bastante diferente ao secundário

Link to comment
Share on other sites

5ª inscrição 4 ano por aqui. Falta o 4º e o 5º para acabar... :ranting: (o quarto já vai a meio)

Sou da FCT UNL - Eng. Civil.

A média na minha faculdade é 6/7 anos para tirar um curso de 5 anos. :)

Se estás a pensar tirar o curso em 5 anos, desilude-te... Há quem consiga, mas é uma espécie rara.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

dgsa tenho um grande amigo meu que foi para o IST tirar exactamente engenharia informática. Não te sei dizer que média tinha mas tirou a licenciatura em 4 anos. Mas ele é um pequeno géneozinho em matemáticas e informática... E foi há já alguns anos...

Acho que o MotorBreath tem razão até certo ponto, em qualquer faculdade também conta a forma como és capaz de te integrar e ter consciência de que aquilo é tudo diferente do secundário e que dificilmente terás muitas cadeiras em que não precises de estudar para os exames/frequências, etc. Sentado à sombra da bananeira dificilmente tirarás em 5 anos.

De qualquer forma, toma também consciência que não é o fim do mundo se chumbares a algumas cadeiras no 1º semestre, aliás é natural exactamente porque ainda estarás em fase de adaptação. E mesmo que chumbes um ano, não morres por isso ;) Não entres logo em paranóia!!

Boa sorte!

Link to comment
Share on other sites

Epá aquela cena de no secundário serem bons alunos e depois entram pa universidade e chumbam é muito relativo, é uma questão de estudares, e muito. No secundário tem-se a papinha toda feita. Quanto à dificuldade é igual, uma vez que as disciplinas são praticamente as mesmas no curso de informatica.

Link to comment
Share on other sites

A dificuldade que cada um tem em terminar o curso não depende da faculdade em que está mas sim da própria pessoa. Eu, por exemplo, andei 4 anos em informática e quando mudei de curso tinha apenas 2 cadeiras do 3º ano feitas e tinha o resto atrasado...e era junto com uma amiga minha o melhor aluno da minha turma no secundário. Simplesmente o não haver faltas às teóricas, aliado com maior liberdade "corrompeu-me" :P

Agora estou à 4 anos em Engª Electrotécnica (bem mais difícil que Informática) e estou no 4º ano.

Vais para informática, aplica-te, pratica a programação ao longo do ano, não faltes às teóricas porque mesmo que te digam que a teórica A não vale a pena porque é só acetatos e que depois podes ler em casa...isso é treta, porque não vais ler em casa. Seca ou não, com melhores ou piores métodos de ensino por parte dos professores, é nas teóricas que aprendes.

Se eu soubesse o que sei hoje, tinha acabado informática em 2004 e estava a trabalhar há 3 anos...

Link to comment
Share on other sites

5ª inscrição 4 ano por aqui. Falta o 4º e o 5º para acabar... :ranting: (o quarto já vai a meio)

Sou da FCT UNL - Eng. Civil.

A média na minha faculdade é 6/7 anos para tirar um curso de 5 anos. :)

Se estás a pensar tirar o curso em 5 anos, desilude-te... Há quem consiga, mas é uma espécie rara.

Há algum site na internet em que eu possa ver as médias de anos por cada curso/estabelecimento???

ou nao existem estatisticas sobre isso?

Link to comment
Share on other sites

Se queres seguir Engenharia vai para o IST, o tempo que lá passares vai acabar por compensar ;)

Eu estou na minha 2º matricula, 2º ano e para já com duas cadeiras atrasadas :)

Link to comment
Share on other sites

Eu estou no IST, 1º ano, engenharia informática. Entrei com média de 15 vindo do tecnológico de informática, ainda repeti o 12º pq na primeira vez não tive nota mínima à específica (9.5 a matemática) e em principio faço as 10 cadeiras. 9 estão feitas, falta uma q está mesmo quase, vamos ver (cálculo diferencial e integral 2 powa! :P)

Edited by Anusko
Link to comment
Share on other sites

eu estou na UA em electrónica e telecomunicações dentro das engenharias de electrónica penso que seria uma opcção tambem a tomares( e sim vi que ele so falou de 3 universidades diferentes) e a nota do secundario nao conta assim tanto na universidade, se for uma nota tirada porque realmente es inteligente, sim nota-se diferenca, agora se for por seres marrão, esquece, eu entrei em penultimo no meu curso 135,7 e ja fiz mais do que muitos que entraram com notas acima de 16/17.

Edited by dream_word
Link to comment
Share on other sites

Estou a acabar o meu curso no IST. So me falta entregar a dissertação. Entrei lá à 5 anos e nao deixei nenhuma para trás. Por isso tas a ver, é uma questão de te aplicares e tambem um bocadinho de sorte.

Link to comment
Share on other sites

se tirares um curso que tenha matemáticas (análise ou outra) e for regida pela Dra. Ana Sá então esquece, não o tiras em 5 anos..

ela ja foi do IST e da FCT, não tarda vai para a FCUL infernizar tambem..

Link to comment
Share on other sites

Amigo, não sei como é agora mas não deve ser muito diferente de há uns anos (apesar das alterações com o processo de bolonha).

Posso contar-te a minha experiência: entrei no IST em Engª Electrotecnica em 1995 e terminei o curso em 6 anos (curso de 5 na altura). Posso dizer-te que só não terminei em 5 pois comecei a trabalhar enquanto fazia o trabalho final de curso (não sei se ainda há com as alterações actuais)e claro, o tempo tornava-se mais curto.

Entrei com 15,6 e era o que se pode dizer "um baldas", curti o que tinha a curtir (festas em faculdades, tardes a jogar às cartas na esplanada de civil, valentes bubas, etc) mas é como tudo, quando é para estudar... lá estamos. Mesmo assim a minha média final de curso foi 14 (BOM) portanto não me arrependo de nada do que fiz na altura...

O Técnico realmente é algo exigente. O isel é uma boa escola, sem o reconhecimento de um técnico ou fct, mas SEM DÚVIDA (tou a puxar a brasa à minha sardinha) escolhe o Técnico. Em termos de faculdades de engenharia sem ser a faculdade do porto, o técnico é certamente o melhor. E isso em termos de futuro conta... e muito.

Tens feiras de emprego no próprio IST (as JOBSHOP) onde te podes facilmente candidatar. No meu caso foi aí que entrei para a PT em 2000 como estagiário, tempos que já lá vão. Todos os colegas com quem ainda mantenho contacto estão bem, empregos estáveis, quer na área da electrotecnia ou informática.

Tu é que tens de decidir, agora se tens medo de demorar 8/9 anos para acabar um curso, então desiste e vai trabalhar. Ou inscreve-te numa universidade independente ou afins...

Abraço e boa sorte.

Link to comment
Share on other sites

Estou a acabar o meu curso no IST. So me falta entregar a dissertação. Entrei lá à 5 anos e nao deixei nenhuma para trás. Por isso tas a ver, é uma questão de te aplicares e tambem um bocadinho de sorte.

Ainda bem que não foste avaliado a português. :P

se tirares um curso que tenha matemáticas (análise ou outra) e for regida pela Dra. Ana Sá então esquece, não o tiras em 5 anos..

ela ja foi do IST e da FCT, não tarda vai para a FCUL infernizar tambem..

Ana Sá?

Aahahaha, és dos mesmo que andou 6 semestres para fazer 3 análises matemáticas não?

Eu cá já acabei tudo. :D E foi qd aquilo não estava facilitado com as fichas de avaliação contínua.

Houve um ano em que passou a espectacular percentagem de 3% dos alunos. A AE até afixou cartazes no pav. 7 acerca da situação. Coincidência ou não, o nível de exigência das Análises começou a descer a partir daí.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Estou a acabar o meu curso no IST. So me falta entregar a dissertação. Entrei lá à 5 anos e nao deixei nenhuma para trás. Por isso tas a ver, é uma questão de te aplicares e tambem um bocadinho de sorte.

Ainda bem que não foste avaliado a português. :P

Por acaso até fui avaliado a portugues nas ultimas cadeiras :P

Nem costumo escrever com erros. Normalmente costumo estar atento aos erros, mas ontem ja tinha cometido este erro, e hoje voltei a cometer. Estou preocupado...duas vezes seguidas é mau!

Link to comment
Share on other sites

se tirares um curso que tenha matemáticas (análise ou outra) e for regida pela Dra. Ana Sá então esquece, não o tiras em 5 anos..

ela ja foi do IST e da FCT, não tarda vai para a FCUL infernizar tambem..

Nãããããããããããããããããoooooooooooooooooooo!!! Ana Sá na FCUL não!!!!!

Passando a explicar a minha experiência nas faculdades: Não vou tar a dizer q esta é melhor q a outra, vou apenas contar a minha experiência!

FCT - Faculdade fantástica, bom ambiente com pessoal mt bacano. Passei lá 4 anos em matemática - 1999 a 2003. Experiência lá - Dei-me com pessoal essencialmente de civil, Informática, Electrotécnica, Quimica aplicada e Matemática, claro. Em matemática os profs eram uns grandessíssimos c@b###, em especial dp de verem q o curso estava em extinção. Começaram a reter pessoal no 2 ano para ver se conseguiam mais gente. Atitude de génio. NOT! Qt a matemática com os outros cursos, fazes análise I e és um rei! pq há muitos q só lhes falta essa para acabar. (a mim foi ao contrário. Fiz análise e n fiz as outras)

No meu último ano esperava entrar para lá para informática e já estava a viver literalmente na faculdade. A ultima vez que tive contacto com aquela faculdade, estava a ficar elitista demais... um amigo meu q acabou agora diz o mmo. Média de acabar: 8 anos.

Mudei-me para a FCUL. Agora estou lá em informática. O curso faz-se decentemente. A carga de trabalhos é mais decente(e, ao contrário da FCT, é possível fazer mais q 1 cadeira de trabalhos se tiveres inscrito a um cadeirão), embora penes um bocado, mas se vais para informática prepara-te q é o pão nosso de cada dia. Estou lá no ultimo ano do curso.

Profs porreiros/profs maus... encontras em todo o lado... tens é q saber dar a volta. Por exemplo:

Na FCT: Ana Sá: Matemática(exigente, mas justa se n lhe morderem os calcanhares), Júlia:Matemática (se tivesse na Índia era sagrada!), Margarida Mamede: Informática: Exigente. Com estas n tens cadeirões. TENS SOFÁS! Artur Miguel Dias, vulgo AMD - É como o processador. Devido a um trauma de guerra de repente pára de pensar... volta tão bruscamente como parou. Grande prof, mmo assim! Pedro guerreiro: Informática - O homem q tds os anos tem uma filha a entrar para a universidade. É fixolas!

Na FCUL: Antónia Lopes: Informática - Se conseguires aguentar aquela voz q mais parece dedos a raspar vidro, então és um rei! Fora q ela é um bocado bitchy, mas justa. Vasco Vasconcelhos: Informática, Vulgo VV - Até consegue ser fixe, quando quer! Luis E.T. Rodrugues, Vulgo ET: prof de redes. É uma aula de stand up autêntica. 5*. Paulo Veríssimo: Informática - Este prof é uns espanto. Prof de segurança. Explica bem como td e é um porreiro. Luisa Respício: Iformática - Outra q se fosse para a índia, seria sagrada. Chumbou-me a LFA sem sequer dar hipótese de prova oral...

Cá tens o meu testemunho. Qt ao resto, n te sei dizer de meu testemunho, apenas dos outros...

Link to comment
Share on other sites

Mais um contributo: entrei em Eng. Electrotecnica no IST no ano passado (sou caloiro portanto!) com média de 15,0. Também fiquei com o teu receio, de chumbar a tudo, mas acredita, sê trabalhador e vais ver que passas a tudo e com boas notas (eu acabei o ano com tudo passado e com média de 15).

Em relação à faculdade, escolhe o IST, é aquela que te dá mais projecção definitivamente.

Link to comment
Share on other sites

O meu irmão entrou este ano no IST e vai amanha repetir um teste de cálculo e deve ficar com as 10 cadeira do 1º ano feitas. Ele hoje estava tão preocupado com o teste de amanha que passou o dia inteiro no computador a jogar LOL

Eu estou no ISEL, este é o meu 4º ano e para acabar o terceiro fica-me a faltar só projecto. No ISEL entrei há 5 anos, 1 ano em Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores e os outros 4 em Engenharia Informática. Do pessoal que entrou no meu ano estão a acabar o 5º ano de informática uma meia dúzia de alunos, alguns já estão no 4º ano, mas a grande maioria está no 3º ano.

Como já disseram atrás o tempo que se demora a acabar o curso é algo relativo. Alguns dos factores que podem influênciar ou teu sucesso ou falta dele:

- Sentido de obrigação

- Capacidade de orientares o teu estudo

- Grupo de amigos com quem vais fazer os trabalhos

Depois nunca se podem colocar de lado os problemas que vão acontecendo na nossa vida e podem influenciar o rendimento escolar.

Link to comment
Share on other sites

Mais um contributo: entrei em Eng. Electrotecnica no IST no ano passado (sou caloiro portanto!) com média de 15,0. Também fiquei com o teu receio, de chumbar a tudo, mas acredita, sê trabalhador e vais ver que passas a tudo e com boas notas (eu acabei o ano com tudo passado e com média de 15).

Em relação à faculdade, escolhe o IST, é aquela que te dá mais projecção definitivamente.

Olha um colega meu :P apesar de eu me pirar de lá este ano...aliás, só ja la vou de 2 em 2 semanas e só uma horita....e já chega :-..
Link to comment
Share on other sites

Mais um contributo: entrei em Eng. Electrotecnica no IST no ano passado (sou caloiro portanto!) com média de 15,0. Também fiquei com o teu receio, de chumbar a tudo, mas acredita, sê trabalhador e vais ver que passas a tudo e com boas notas (eu acabei o ano com tudo passado e com média de 15).

Em relação à faculdade, escolhe o IST, é aquela que te dá mais projecção definitivamente.

Média de 15, granda doido! Eu também faço tudo mas é com média de 13 lol

Link to comment
Share on other sites

Estou a acabar o meu curso no IST. So me falta entregar a dissertação. Entrei lá à 5 anos e nao deixei nenhuma para trás. Por isso tas a ver, é uma questão de te aplicares e tambem um bocadinho de sorte.

Ainda bem que não foste avaliado a português. :P

se tirares um curso que tenha matemáticas (análise ou outra) e for regida pela Dra. Ana Sá então esquece, não o tiras em 5 anos..

ela ja foi do IST e da FCT, não tarda vai para a FCUL infernizar tambem..

Ana Sá?

Aahahaha, és dos mesmo que andou 6 semestres para fazer 3 análises matemáticas não?

Eu cá já acabei tudo. :D E foi qd aquilo não estava facilitado com as fichas de avaliação contínua.

Houve um ano em que passou a espectacular percentagem de 3% dos alunos. A AE até afixou cartazes no pav. 7 acerca da situação. Coincidência ou não, o nível de exigência das Análises começou a descer a partir daí.

Eu demorei 2 semestres a fazer analise I, a II e II foi á primeira (ja sem a Aninhas), já ta tudo limpo :tease:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.