Jump to content

Voleibol: Portugal Na Final Da Liga Europeia


Terminator
 Share

Recommended Posts

Aqui fica uma notícia do meu desporto de eleição. Portugal está a um jogo de poder ganhar pela primeira vez um título no Voleibol, modalidade em franco crescimento em Portugal, apesar do quase nulo apoio / divulgação que os media dão à modalidade!!! :ranting:

Infelizmente qualquer m*rda de futebol tem mais interesse... :lamo:

A Final Four da Liga Europeia realiza-se em Portimão , e quase ninguém sabe que lá se realiza! Não vi uma única reportagem das televisões generalistas sobre o Evento, triste... Hoje realizou-se as meias-finais, e o pavilhão infelizmente esteve longe de estar cheio...

Aqui fica a notícia alargada.

Portugal garante final com Espanha apesar de erro perigoso

Portugal garantiu hoje a presença na final da Liga Europeia, domingo contra a Espanha, ao derrotar a Eslováquia por 3-1, na Arena de Portimão, apesar de uma falha que valeu a perda de oito pontos no último "set".

Apesar da penalização em oito pontos, devido a um erro “inadmissível” - não inclusão de um jogador inscrito no “set” como titular - a selecção nacional conseguiu evitar a “negra” e, com uma ponta final espectacular, venceu por 25-23, 22-25, 18-25 e 23-25, carimbando o passaporte que lhe permite sonhar com o primeiro título do seu historial.

O incidente ocorreu quando os responsáveis lusos detectaram que Éden, incluído com jogador de campo para o derradeiro parcial, afinal não tinha chegado a entrar, erro que passou despercebido à mesa e equipa de arbitragem e numa altura em que Portugal vencia por 8-5.

“Foi preferível comunicar, sabendo que iríamos perder os pontos conquistados até então, do que manter a situação, podendo a mesma vir a ser detectada, correndo o risco de Portugal vencer o ‘set’ e o jogo vir a ser protestado pelo nosso adversário”, explicou o capitão da selecção das “quinas”, João José.

Por seu lado, o seleccionador nacional, o brasileiro Jorge Schmidt, justificou o incidente “com um erro no preenchimento do número do jogador que iria actuar no início do derradeiro parcial” e aponta a equipa de arbitragem como a “principal culpada de uma situação que poderia ter afastado a equipa da final”.

“Foi uma falha infantil e uma situação amadora, não admissível por uma equipa de arbitragem internacional”, disse o seleccionador nacional, Jorge Schmidt, realçando a capacidade anímica que a equipa demonstrou “ao ultrapassar este incidente, e uma desvantagem de seis pontos”.

A perda de pontos no último “set” quase obrigava Portugal a ter de disputar a “negra”, mas os jogadores lusos souberam, por duas vezes, dar a volta ao marcador e vencer pela margem de dois pontos, 25-23.

A vitória portuguesa e a passagem à final da prova justifica-se plenamente, até porque foi a selecção das “quinas” a melhor equipa ao longo de todo o encontro, com um bloco coeso a subir e a defender, mas que, contudo, cometeu alguns erros no serviço, nomeadamente no último parcial.

Portugal entrou confiante no primeiro “set” e, aproveitando as falhas eslovacas, cedo alcançou uma vantagem de seis pontos (12-6), permitindo no entanto que o seu adversário igualasse a 12-12, naquele que foi o pior período da turma lusa.

Mas as falhas no serviço da Eslováquia permitiram então que Portugal voltasse a distanciar-se, vencendo por 25-23.

No segundo parcial, a turma orientada por Jorge Schimdt não foi capaz de manter o mesmo nível e as falhas de serviço e desconcentração no ataque permitiram a vitória eslovaca.

Insatisfeito o seleccionador luso fez ouvir por todo o pavilhão o seu descontentamento pela fraca produtividade da equipa, quando aos gritos pediu maior empenho e concentração.

O “puxão de orelhas” resultou em pleno e a selecção nacional mostrou maior concentração, com o bloco defensivo a funcionar e o ataque a pontuar, vencendo o parcial por uma margem folgada 25-21.

Para o seleccionador nacional, a “equipa respondeu muito bem, ao nível das melhores do Mundo, e conseguiu ultrapassar todas as nuances do jogo com grande maturidade e profissionalismo”.

Segundo Jorge Schmidt, a vitória assentou na “capacidade ofensiva da equipa e nos poucos erros que cometeu durante os quatro parciais, sabendo também aproveitar os erros adversários”.

Portugal defronta domingo, em Portimão, a Espanha, na final (18:30), enquanto o encontro entre Eslováquia e Eslovénia para atribuição do terceiro e quarto lugares, realiza-se às 16:00.

Martin Pipa (capitão da Eslováquia): “Cometemos mais erros do que o nosso adversário, sobretudo no serviço. Depois, os bons serviços e blocos dos portugueses impediram-nos de reagir eficazmente”.

João José (capitão de Portugal): “Começámos bem o jogo; estivemos empenhados e decididos. Sabíamos da dificuldade de defrontar um equipa como a Eslováquia, que comete poucos erros, pois a nossa equipa joga de forma a forçar o jogo do adversário e os dois sistemas de jogo chocam um pouco. No segundo set, desconcentrámo-nos, deslumbrámo-nos com a vitória no primeiro set e isso foi fatal. No terceiro set corrigimos falhas no bloco e no quarto set passou-se uma situação invulgar, mas isso ainda valorizou mais a nossa vitória.

Foi muito importante receber o prémio diante da minha família (cerca de 20 familiares). A fórmula da vitória é a de querer ganhar, mas não ficarmos obcecados com isso, pois esta é a primeira vez que temos oportunidade de ganhar um título”.

Vladimir Pridal (treinador da Eslováquia): “Portugal foi melhor em todos os aspectos do jogo, sobretudo no serviço, o que nos colocou sérios problemas no ataque. Também tivemos algumas lesões e fomos obrigados a utilizar jogadores menos experientes”.

Jorge Schmidt (treinador de Portugal): “Tivemos competência para vencer e isto apesar de algumas nuances do jogo, situações adversas que conseguimos superar. A final é uma recompensa para os atletas e para o trabalhar que estamos a fazer. É gratificante, mas igualmente justo, se me permitem a sinceridade.

A primeira nuance foi o segundo set, quando, apesar de avisados, os jogadores caíram na armadilha do adversário. O outro foi no quarto set, quando um erro grosseiro da equipa de arbitragem – preenchemos mal o line-up, com um jogador (Éden) que não estava em campo e só quando mencionámos o erro é que actuaram e mal, transformando um resultado favorável (8-5) num desfavorável (0-5). A capacidade da equipa em superar essa situação foi uma vitória muito importante”.

Jogo disputado no Pavilhão Arena, em Portimão

Portugal - Eslováquia, 3-1

Parciais: 25-21 (36 minutos), 20-25 (24), 25-21 (26), 25-23 (37).

Sob a arbitragem da dupla Cuk (Sérvia) e Tufektchiev (Bulgária), as equipas alinharam com os seguintes jogadores:

- Portugal: André, Gaspar, Pinheiro, José João, Ruca e Eurico, seis inicial. Jogaram ainda: Teixeira (líbero), Flávio, Valdir,

- Eslováquia: Masny, Kohut, Hupka, Sopko, Cerven e Divis, seis inicial. Jogaram ainda: Pipa (líbero), Sabo, Kmet, Nemec e Skladany.

Assistência: cerca de 1.000 espectadores.

Fonte: Lusa

Link to comment
Share on other sites

O jogo dá amanha em directo na Sporttv..

Eu sinceramente nao acho que o voleibol seja assim tao desprezado pela comunicação social...

Os jogos do campeonato dão bues no canal 2.. jogos que normalmente vejo..

Acho que podia ter mais, ma stb não ha assim mta gente a acompanhar volei em portugal.. o futebol é que vende.. percebe-se o ponto d vista das tvs... ;)

Link to comment
Share on other sites

Lol desculpa lá mas após ter jogado federado dois anos, sou obrigado a discordar. O voleibol não está em crescimento e cada vez se joga menos em Portugal. Quanto á competição em si, independentemente do resultado, já é por si só um marco histórico.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente talvez tenhas razão <_< Quando falei em crescimento, referia-me principalmente à Selecção que tem elevado bastante o nível. Quanto ao número de praticantes, a nível feminino penso que tem havido aumento de praticantes, já masculino não me parece... Principalmente a zona Sul do país tem poucos clubes de Voleibol.

Quanto à importância que os media dão ao Voleibol, acho que é demasiado pouca... Se é verdade que alguns jogos do Campeonato passam na RTP2, também é verdade, que me lembre, há muito tempo que não há um Jogo de Selecção nos Canais públicos... Para além disso, já assisti na Sportv mais do que uma vez, um jogo de Voleibol ser sobreposto a meio por um jogo de Futebol! :| A última vez foi no segundo jogo da Final do Campeonato, no jogo SC Espinho x SL Benfica, quando o jogo estava na fase decisiva. Isto para não falar nos telejornais, que nunca fazem referência de nada de voleibol, e nos jornais (com a excepção do jornal "O Jogo"), que quando põe alguma coisa, é o mais insignificante possível.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.