Jump to content

Ensino Superior


ivocell
 Share

Recommended Posts

Daqui a algum tempo as notas dos exames estão a chegar. Muitos useres do FNF (eu incluído) vão, se tudo correr bem,

começar o Ensino Superior para o ano lectivo que vem.

Aqui é que começa a confusão, desde os métodos usados para saber a nota de acesso que temos até como nos matricularmos na Universidade.

Pessoalmente fico bastante confuso nestes assuntos todos de Universidade, e sinto que não sou o único.

Por isso, como são bastantes os que por aqui frequentam, ou frequentaram, o Ensino Superior, se pudessem responder a estas perguntas

(e + algumas) agradecia.

Cumps

Link to comment
Share on other sites

Tens aki o link para o Calendario.

De qualquer forma nada como passar na secretaria da escola onde estas.

Quando comprares os impressos para a candidatura ao ensino superior dao-te um guia com os codigos de todos os cursos e a forma de calculo das notas de candidatura, exames especificos, notas minimas etc...

Quando saírem os resultados do concurso, vais a pagina da instituição onde entrares e vês o procedimento para a inscrição.

Cumps.

PS: Penso que n me enganei, é que já foi a tanto tempo... :-..

Link to comment
Share on other sites

Eu ja tive a ver a minha Candidatura Online na net. Ela substitui TUDO o q tinha de se fazer "a mão"? Documentos para preencher, essas tretas tds

dá para fazer td por Internet?

Edited by ivocell
Link to comment
Share on other sites

No site tb tens as condições de acesso a cada curso, mas continuas a ter que pedir informação, tal como a media do secundário, na secretaria da tua escola.

Link to comment
Share on other sites

A média cada um pode fazê-la depois de saber o resultado dos exames.

No meu tempo era preciso um documento oficial da escola...

A nota dos exames tem peso na media do secundário, e depois os especificos valem uma %, que varia de curso para curso, da nota de candidatura e que pode ser consultada na lista de cursos.

Link to comment
Share on other sites

A média cada um pode fazê-la depois de saber o resultado dos exames.

No meu tempo era preciso um documento oficial da escola...

A nota dos exames tem peso na media do secundário, e depois os especificos valem uma %, que varia de curso para curso, da nota de candidatura e que pode ser consultada na lista de cursos.

Ouço várias versoes contraditorias sobre este aspecto.

Ao que sei as não-especificas (no meu caso Português, ja q vou seguir Economia) valem 30%. Faço Nota Secundário x 0.7 + Exame x 0.3.

Nas especificas em principio é por 50% em vez de 30%.

Mas como n tenho a certeza...prefiro confirmar com quem saiba mais

Cumps

Link to comment
Share on other sites

Se estiver abrangido pelo processo de Bolonha: Média do Secundário vezes 0.65 + Prova de Ingresso vezes 0.35.

Para as que não estão abrangidas pelo processo Bolonha: Média do Secundário vezes 0.5 + Prova de ingresso vezes 0.5.

Penso que aqui está tudo o que precisam.

Link to comment
Share on other sites

Opa, no meu caso, funciona assim penso eu:

A nota dos exames, tem um peso de 30% na nota final da disciplina, ou seja, 0.3xnota do exame + 07xmedia da disciplina

Depois, opa como eu vou para a academia é 30% media do 10º e 11º... 20% media do 12º... 25% nota do exame de FQ e 25% nota do exame de Mat

Mas isso varia do sitio para onde queres ir, mas o peso dos exames na nota da disciplina é de 30% em todos os casos acho eu :P

Link to comment
Share on other sites

Para te informares sobre a matrícula na faculdade em que entraste, não há nada como ir lá á dita faculdade e na secretaria informam-te de tudo e mais alguma coisa.

Para fazeres a candidatura, na secretaria da tua escola dizem-te onde tens de ir para comprares o livro de acesso com os codigos dos cursos e os impressos. E lá dizem-te onde os entregas. Simples como água :D

O mais complicado não é entrares na faculdade, é saires ;)

Link to comment
Share on other sites

Acho q percebi. Ver os critérios da faculdade e fazer as contas. Ex: Média Secundário vale 50% e exames valem 50% (25% cada).

Fazem-se as contas todas e temos a nota de acesso a essa faculdade.

Link to comment
Share on other sites

Acho q percebi. Ver os critérios da faculdade e fazer as contas. Ex: Média Secundário vale 50% e exames valem 50% (25% cada).

Fazem-se as contas todas e temos a nota de acesso a essa faculdade.

acho é que vocês estão a fazer ganda confusão...

pelo que sei 70% de frequência e 30% de exames nacionais.

depois a candidatares-te às faculdades e etc, por exemplo, se tivesse ganda nota de matemática ia para a Universidade Nova e lá, no curso de gestão, a prova de ingresso conta 50%, ou seja, o meu exame de matemática conta 50% para entrar na universidade, e os outros 50% é a média da frequência com os exames.

Se estou a dizer mal digam-me no quê.

Link to comment
Share on other sites

Sim a prova especifica conta 50%, para ti nesse estbelecimento de ensino (essa percentagem varia de Uni para Uni e de curso para curso), e a media de que tanto se fala é a classificação final do secundário já com o peso das notas das provas (agora n me perguntes como é que se calcula, porque isso acho que depende do percurso escolar de cada um durante o secundario).

A info sobre o calculo da classificação final do secundário pode ser encontrada AQUI.

Cumps.

Edited by IrnMdn
Link to comment
Share on other sites

Tudo o que precisas tens nesse site.

Não confundir o peso do exame nacional para o calculo da média do secundário com o peso do exame nacional como especifica para a média de candidatura.

Média do Secundário é igual à media de todas as disciplinas finais. Sendo que a nota dos exames nacionais contam 30% para a nota de cada disciplina, respectivamente.

O peso da media do secundário ou das provas de ingresso (especificas) depende de cada estabelecimento. Aí tens de consultar a secretaria da faculdade a que queres concorrer.

Link to comment
Share on other sites

Se estiver abrangido pelo processo de Bolonha: Média do Secundário vezes 0.65 + Prova de Ingresso vezes 0.35.

Para as que não estão abrangidas pelo processo Bolonha: Média do Secundário vezes 0.5 + Prova de ingresso vezes 0.5.

Penso que aqui está tudo o que precisam.

Confirmam esta condiçao de Bolonha?

Link to comment
Share on other sites

Penso que depende dos critérios da Universidade que queres.

"A media do Secundário tem um peso não inferior a 50%, a classificação das provas de ingresso tem um peso não inferior a 35%

e os pré-requisitos (caso existam) têm um peso não superior a 15%."

Tirado do Guia Geral dos Exames de 2007

Edited by ivocell
Link to comment
Share on other sites

Bem, tenho uma questão também para os exames/acesso:

Ver tabela

Na tabela como podem ver existem 2 "fases" para a 1ª fase de acesso à fac.

A minha questão é: podemos tentar aceder 2 vezes nesta 1ª fase? É que no meu caso deixei FQ para fazer na 2ª fase de exames e so posso concorrer nos dias 27 de Julho a 3 de Agosto com essa nota. Mas tenho a nota do ano passado para concorrer nos dias 9 a 13 de Julho.

Agora como é? posso concorrer nas 2 fases da 1ª fase? ou so uma?

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.