Jump to content

Festival De Vilar De Mouros Cancelado


netphobic
 Share

Recommended Posts

Organização responsabiliza Câmara de Caminha pela falta de apoios

Festival de Vilar de Mouros cancelado

13.06.2007 - 18h28 Lusa

A organização do Festival de Vilar de Mouros cancelou a edição deste ano, que deveria decorrer entre 20 e 22 de Julho, responsabilizando a Câmara de Caminha pela falta de apoios.

Filipe Guimarães, da Portoeventos, disse que a anulação foi decidida em conjunto pela concessionária do festival e pela Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, após a sistemática falta de resposta da Câmara de Caminha ao pedido de apoio feito em Dezembro de 2006. "Desde Dezembro do ano passado que a Câmara de Caminha não dá resposta às cartas registadas que lhes enviamos", frisou Filipe Guimarães, acrescentando que nessas cartas a Portoeventos pedia apoio logístico e financeiro.

O responsável referiu que a Portoeventos e a junta de freguesia pretendem reatar o Festival de Vilar de Mouros "já em 2008", renegociando algumas das condições preparadas para a edição deste ano.

Filipe Guimarães referiu que as razões do cancelamento serão detalhadas num comunicado a difundir ainda hoje pela Portoeventos e Junta de Freguesia de Vilar de Mouros.

As divergências entre a Câmara de Caminha, presidida desde 2001 por Júlia Paula, e a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros, liderada desde 1989 pelo comunista Carlos Alves, começaram em 2003, com a contestação ao traçado da auto-estrada A28.

Em 2005, as divergências entre as duas autarquias agudizaram-se, com a Câmara de Caminha a mostrar desagrado por ter ficado de fora do protocolo assinado em Dezembro do ano anterior entre a junta de freguesia e a Portoeventos para a concessão dos festivais de Vilar de Mouros até 2010.

Em comunicado difundido em Maio de 2005, a Câmara de Caminha repudiou o comportamento da Junta de Freguesia, por a ter "afastado" do processo, quando tinha ficado acordado que o novo protocolo envolveria também a autarquia.

Carlos Alves argumentou então que o protocolo vinha na sequência do anterior, assinado em 1999 (quando a Câmara de Caminha era gerida pelo PS) com uma parceria estabelecida entre a Portoeventos e a Música no Coração. Após os seis festivais previstos na concessão inicial, esta parceria desfez-se, o que levou as duas empresas a apresentarem propostas separadas para a nova concessão de seis anos, tendo a Junta de Freguesia optado pela da Portoeventos.

Este protocolo contemplava a instalação no recinto de infra-estruturas permanentes e obrigava a Portoeventos a pagar à junta de freguesia 100 mil euros em três meses, acrescidos de 25 mil euros após cada edição do festival, montante global que a Câmara de Caminha considerou "avultado".

O desagrado do município levou a Junta de Freguesia de Vilar de Mouros e a Portoeventos a enviarem a Júlia Paula, em Junho de 2005, uma carta em que se prontificavam a efectuar "de imediato" um acordo para a valorização do festival desse ano.

Estas duas partes manifestavam-se também "totalmente disponíveis" para "ponderar e estudar, no mais curto prazo de tempo, a possibilidade de elaborar um novo protocolo conjunto para as edições futuras", e propunham a criação com a Câmara de Caminha de uma associação que se responsabilizasse pela organização do festival. Esta proposta, contudo, não foi avante, o que agravou ainda mais o clima de tensão entre as duas autarquias.

Reflexo deste mal-estar, em 2006 a Câmara de Caminha não deu destaque no seu site à edição comemorativa dos 35 anos do Festival de Vilar de Mouros, apesar de o reconhecer com "evento importante do calendário de animação turística e cultural do concelho".

in Público

LINK

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente, os tradicionais festivais de verão estão a perder terreno para os festivais citadinos. Não têm a mesma piada...

Aquele alcatrão a ferver do SBSR e do pior... dos outros so fui a Vilar de Mouros, Ermal e Rock In Rio(e ao restelo, ozzfest)... mas e mt mais interessante o ambiente dos que tem uma envolvencia + ajardinada em redor :)... e o calor daqui do Porto é mt diferente do de Lisboa, ai e + sufocante... mas la tera k ser dia 28 :P

[[]]KUHN

Link to comment
Share on other sites

Aquele alcatrão a ferver do SBSR e do pior... dos outros so fui a Vilar de Mouros, Ermal e Rock In Rio(e ao restelo, ozzfest)... mas e mt mais interessante o ambiente dos que tem uma envolvencia + ajardinada em redor :)... e o calor daqui do Porto é mt diferente do de Lisboa, ai e + sufocante... mas la tera k ser dia 28 :P

[[]]KUHN

À beira do Coura ou à beira do Trancão... Metallica é Metallica!

Link to comment
Share on other sites

Por mim... Desde que o SBSR não acabe...

Ah pois... continua a ter o melhor cartaz de ROCK (é para isso que tem o nome, não é como certos RIR...) dos festivais portugueses... embora para mim este ano :blerk:

Nunca esquecerei aquele SBSR 2004 :clap: :clap:

Link to comment
Share on other sites

Já agora, ouvi nas notícias da TSF que a Câmara Municipal de Caminha descartou as culpas pelo cancelamento para a Portoeventos.

chamem o Wanderleeeeeeeiiiiii !!!

:funny: :funny: :funny: :funny:
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.