Jump to content

Pinto Da Costa Formalmente Acusado De Crime De Corrupção Desportiva


jr_cardoso
 Share

Recommended Posts

F.C. Porto

Pinto da Costa formalmente acusado de crime de corrupção desportiva

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, foi hoje formalmente acusado de crime de corrupção desportiva no âmbito do Processo Apito Dourado. A notícia foi avançada ao início desta noite pela TVI.

ASF

De acordo com a estação televisiva de Queluz de Baixo, Maria José Morgado terá encontrado indícios suficientes para levar Pinto da Costa a julgamento com suspeitas de ter subornado a equipa de arbitragem do jogo FC Porto-Estrela da Amadora na época de 2004.

Para além de Pinto da Costa, a acusação envolve Reinaldo Teles, António Araújo e os árbitros Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado.

B)

Link to comment
Share on other sites

exacto.

Apito Dourado: Morgado acusa Pinto da Costa

[ 2007/06/12 | 20:09 ] Redacção MaisFutebol

A equipa de coordenação do processo «Apito Dourado», liderada por Maria José Morgado, acusou Pinto da Costa no processo relativo ao jogo F.C. Porto-E. Amadora, realizado a 24 de Janeiro de 2004.

Além do presidente portista foram ainda acusados o administrador da SAD, Reinaldo Teles, o empresário António Araújo, bem como os árbitros Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado.

A equipa de coordenação do processo «Apito Dourado» acusou Pinto da Costa no processo relativo ao jogo Futebol Clube do Porto/Estrela da Amadora.

De acordo com informações recolhidas pelo PortugalDiário, além do presidente portista foram ainda acusados o administrador da SAD, Reinaldo Teles, o empresário António Araújo, bem como os árbitros Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado

Em causa está o jogo da 19ª jornada da época 2003/04, realizado a 24 de Janeiro de 2004, envolvendo a alegada oferta de favores sexuais de prostitutas aos árbitros.

O presidente do FCP é acusado de, por si, ou por interposta pessoa, com o conhecimento e participação do empresário António Araújo e dos restantes arguidos, solicitar ao árbitro Jacinto Paixão, a prática de actos contrários às leis do jogo, a troco de favores sexuais de prostitutas bem como de valores pecuniários.

O caso tinha sido arquivado pelo DIAP do Porto, em 2006, por falta de indícios, mas foi reaberto pela equipa da procuradora-geral adjunta Maria José Morgado, a 16 de Janeiro deste ano, com base no testemunho de Carolina Salgado.

No depoimento que prestou a ex-companheira de Pinto da Costa esclareceu que os termos «fruta», «fruta de dormir» e «café com leite», interceptados nas escutas telefónicas entre os arguidos, relacionavam-se com a contratação dos serviços de prostitutas para os árbitros da partida.

Recorde-se que já no livro «Eu, Carolina», publicado em Dezembro, a ex-companheira de Pinto da Costa referia que «o Araújo funcionava como uma ponte entre o Jorge Nuno, o Reinaldo e os árbitros, disponibilizando-lhes simpatias, tais como raparigas e outros bens, a que, em código, davam o nome de «fruta» e de «café com leite».

B)

Link to comment
Share on other sites

No diario digital:

Apito Dourado: Pinto da Costa acusado, diz TVI

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, foi acusado de corrupção pela equipa de coordenação do processo «Apito Dourado» no processo relativo ao jogo Futebol Clube do Porto-Estrela da Amadora na época de 2003/04, avança esta terça-feira a TVI.

A estação de televisão refere que foram também acusados o administrador da SAD azul e branca Reinaldo Teles, o empresário António Araújo e a equipa de arbitragem do encontro, constituída por Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado.

Em causa estará a oferta de favores sexuais de prostitutas aos árbitros por parte do FC Porto por forma a assegurar a vitória no encontro da 19ª jornada da temporada 2003/04.

O caso tinha sido arquivado no ano passado pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto, alegando falta de indícios. Contudo, a equipa liderada pela procurador-geral adjunta Maria José Morgado decidiu, em Janeiro deste ano, reabrir o processo após o testemunho da ex-companheira do presidente portista, Carolina Salgado.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.