Jump to content

Mudança De Curso


Cinemaniac
 Share

Recommended Posts

Boas

Estou com uma dúvida que simplesmente já tentei esclarecer em vários sites sobre o tema mas sem sucesso, por isso pergunto aqui que provavelmente alguém poderá ter feito isto.

Então é o seguinte: imaginemos que eu entro para a faculdade X com uma média de Y para um curso que eu tenha escolhido. Assim que entrar na faculdade é possível mudar para outro curso? Ou seja, inscrevo-me num curso Z e mudo para um curso W.

Onde posso obter informações?! É preciso alguma coisa em especifico para se realizar tal tarefa?!

Thanks

Link to comment
Share on other sites

Penso que te podes informar sobre isso na universidade em que estiveres matriculado ou te fores matricular. Se não estou em erro, esse tipo de coisas obedecem a uma série de critérios, tais como o número de cadeiras que fizeres, a média que obtiveres e a tua idade também é um factor importante. Penso que os critérios serão mais ou menos isso, ou seja as vagas vão ser disputadas dessa forma.

p.s. Se estiver a dizer alguma asneira, alguém que me corrija sff :D

Cumps

Link to comment
Share on other sites

Eu fiz uma coisa semelhante...

Entrei para o I.S.C.A.P. para o curso de marketing, onde a disciplina específica era a de Matemática.

Mas, como era a segunda escolha, tentei, no final do ano lectivo entrar para o I.S.E.P., para o curso de Eng. Informática, cuja específica era a mesma. Isso facilitou muito as coisas. Se houvesse mais alguma específica que não tivesse feito o exame, teria que o fazer, junto com o ppl do 12º Ano. Há vagas próprias para isso, em todos os cursos. O problema é que, além de ter pago, praí, 20 contos (ainda era moeda antiga :D) só para concorrer a uma vaga, são trinta cães a um osso. Depois de ter conseguido entrar, tive uma trabalheira do caraças para obter equivalências, pois tive que pedir (pagar, e bem) e arranjar os planos das disciplinas que fiz no ISCAP.

Boa sorte ;)

Ah, para saberes melhor, tens que te informar na escola de "destino" - datas (muito importante!!), específicas, vagas, custo, cadeiras para a fórmula da média da nota, etc...

Edited by camurso_
Link to comment
Share on other sites

ah estou a ver... isto não era uma dúvida minha, ou melhor, também era uma dúvida minha porque também não sabia. mas é uma amiga que queria fazer isso, mas não era tão simples como ela pensava: chegar lá e mudar.

basicamente podes entrar para uma universidade com um curso de média baixa, mas não quer dizer que depois consigas mudar, e ainda ficas lixado e num curso que não tem nada que gostes nem que vá servir para nada. ela está com média de 12. quer entrar para um curso de média 11 e pouco, e depois mudar para jornalismo, que é media de quase ou pouco mais de 16. é praticamente impossível ela conseguir... certo?!

obrigado pelas informações :)

Link to comment
Share on other sites

:lol: se isso fosse assim tão simples, os que tinham entrado directamente com a média de 16 deviam ficar contentíssimos :P...

Se essa média de 16 for da pública (o que acredito que sim), acho que o máximo que ela poderá tentar fazer agora é tentar colocação numa Universidade privada com o curso de jornalismo e depois se por algum motivo quiser mudar, passado um ano ou mais (dependendo das cadeiras que fizer) pedir transferência para o memso curso de uma pública... Mas tb não sei se a média desce assim tanto, logo para 11 e pouco no privado...

Link to comment
Share on other sites

Posso tar enganado, mas acho que ouvi algures que ia, ou já é, proibido alunos da privada pedirem transferencia para a publica, ou seja, matriculam-se na privada e dai ja nao saem, a nao ser que façam os exames nacionais outra vez e ai concorram pa publica.

Outra cena que tenho a certeza, as notas dos exames nacionais (especificas) sao validas durante 2 anos.

Eu transferi-me de curso e nao precisei de fazer exame outra vez a especifica, pois ja a tinha do ano anterior. Agora este ano se quizer mudar de curso é que ja tenho que ir aos exames nacionais, ja é o 3º ano após a data do exame.

Link to comment
Share on other sites

:lol: se isso fosse assim tão simples, os que tinham entrado directamente com a média de 16 deviam ficar contentíssimos :P...

Se essa média de 16 for da pública (o que acredito que sim), acho que o máximo que ela poderá tentar fazer agora é tentar colocação numa Universidade privada com o curso de jornalismo e depois se por algum motivo quiser mudar, passado um ano ou mais (dependendo das cadeiras que fizer) pedir transferência para o memso curso de uma pública... Mas tb não sei se a média desce assim tanto, logo para 11 e pouco no privado...

sim a média pedida na pública é mais ou menos 16. vai variando um pouco. mas mesmo assim, pagar assim tanto para entrar na privada e depois mudar para pública, mais vale pagar de novo o 12º ano, ou pagar explicações que a ajudem a subir a média nos exames que é mais vantajoso lol

e também lhe disse, que se a mudança fosse assim tão simples, era tudo a entrar com médias baixas e depois mudavam para o curso que bem lhes apetecia... lol

Posso tar enganado, mas acho que ouvi algures que ia, ou já é, proibido alunos da privada pedirem transferencia para a publica, ou seja, matriculam-se na privada e dai ja nao saem, a nao ser que façam os exames nacionais outra vez e ai concorram pa publica.

Outra cena que tenho a certeza, as notas dos exames nacionais (especificas) sao validas durante 2 anos.

Eu transferi-me de curso e nao precisei de fazer exame outra vez a especifica, pois ja a tinha do ano anterior. Agora este ano se quizer mudar de curso é que ja tenho que ir aos exames nacionais, ja é o 3º ano após a data do exame.

sim, a duração das notas que tiras em exames é 2 anos. depois disso, terás de os repetir. também nos avisaram disso...

Link to comment
Share on other sites

Também é possível, mas lá está, também muito difícil, procurar permutas, ou seja, pessoas que estejam interessadas em mudar de curso ao contrário, do curso para onde ela quer ir, para o curso onde ela está. Só que quando é de "cavalo para burro" é mesmo muito difícil.

Link to comment
Share on other sites

Posso tar enganado, mas acho que ouvi algures que ia, ou já é, proibido alunos da privada pedirem transferencia para a publica, ou seja, matriculam-se na privada e dai ja nao saem, a nao ser que façam os exames nacionais outra vez e ai concorram pa publica.

É falso...

Link to comment
Share on other sites

ah estou a ver... isto não era uma dúvida minha, ou melhor, também era uma dúvida minha porque também não sabia. mas é uma amiga que queria fazer isso, mas não era tão simples como ela pensava: chegar lá e mudar.

basicamente podes entrar para uma universidade com um curso de média baixa, mas não quer dizer que depois consigas mudar, e ainda ficas lixado e num curso que não tem nada que gostes nem que vá servir para nada. ela está com média de 12. quer entrar para um curso de média 11 e pouco, e depois mudar para jornalismo, que é media de quase ou pouco mais de 16. é praticamente impossível ela conseguir... certo?!

obrigado pelas informações :)

Cinemaniac, creio que isso depende das faculdades. Agora com o Bolonha não sei bem como está mas eu mudei de curso e a minha faculdade só permitia a mudança do 2º para o 3º ano porque o tronco era comum até ao 2º (menos a 2 dos cursos onde tinhas de fazer o resto das cadeiras que eles tinham diferentes, ou seja, ou eras crânio ou ficavas mais um ano para fazer 2 cadeiras, e um destes casos era mesmo para jornalismo). Basicamente, lá, se tivesses aproveitamento positivo (tivesses todas as cadeiras feitas com um máximo de até 2 cadeiras por fazer) e os pedidos não excedessem o nº máximo de vagas para este tipo de alunos, mudavam sem problemas. Contudo, sei que entretanto isto mudou (lá está, na minha faculdade!!). O melhor que a tua amiga faz é ir à faculdade em questão e perguntar. Pelo menos assim, teoricamente, não sai enganada.

Beijinhos

Link to comment
Share on other sites

Pelo menos em engenharias não é difícil mudar de curso/universidade, eu estudo na nova e todos os anos conheço gente nova que veio do técnico e do isel e vice-versa, existe um nº de vagas destinadas a isso mm, a escolha depende da média, mas quase toda a gente consegue mudar, o tens de ter em atenção é as cadeiras a que te dão frequência para o curso para onde queres ir, ou seja, faz cadeiras que tb vás ter no curso para onde queres ir, para n estares a fazer cadeiras desnecessárias.

Privadas para publicas e enfermagens para medicinas é capaz de funcionar de maneira diferente.

Link to comment
Share on other sites

eu mudei de curso de electro para informatica e a dificuldade nem é tanta como isso, podia usar as notas do secundario ou fazer a media com as notas da universidade (era usada a mais alta), havia mesmo uma formula para isso, onde até a idade conta. foi so ir a secretaria saber informações e preencher papelada, quando sairam as listas de colocações, se fores colocado é so ir a secretaria, e preencher papel e ja esta feito.

a diferença é no numero de vagas internas e externas, para o curso de informatica existiam 12 vagas pros internos e 2 para externos, ao qual se juntam 90 do secundario e mais uns quantos especiais(exercito, etc), é facil ver que uma mudança interna é bem mais viavel e facil(é preciso menos documentos) que uma externa

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.