Jump to content

Php, Mysql E Javascritp


JLDR
 Share

Poll  

88 members have voted

  1. 1. Gostariam de aprender PHP, MySQL e um pouco de JavaScript?

    • Sim
      88


Recommended Posts

Boas pessoal.

A proposta é a seguinte:

Eu gostava de saber se vocês estariam interessados em aprender PHP, MySQL e um pouco de JavaScript.

Passo a explicar melhor.

A ideia seria dar uma oportunidade para quem nunca aprendeu nada sobre programação, para aprender uma linguagem de programação para construção de páginas de internet. Porquê o PHP e o resto?

1º O PHP, o MySQL e o JavaScritp podem ser usados de borla. São código aberto e não se paga nada por usar até com fins comerciais;

2º Com estas 3 peças conseguimos fazer praticamente tudo o que é possível fazer nas páginas de internet. Aliás, o fórum onde estão é todo ele o resultado disso (gestão de base de dados, páginas construídas de forma dinâmica, etc, etc);

3º O PHP é simples de aprender e uma boa ponte para depois aprender-mos outras linguagens. Além disso existe uma comunidade enorme na internet a discutir o assunto.

Agora vem a novidade... A ideia não seria vir para aqui colocar replys com textos e imagens a mostrar como as coisas são feitas. Eu sei que todos gostamos pouco de perder muito tempo a ler, etc. Por isso a proposta seria fazer isto em tutoriais em vídeo. Exactamente. Filmes à semelhança dos tutores do site Lynda.com.

Seriam vídeos relativamente pequenos (de alguns minutos apenas) a cobrirem os diversos aspectos das matérias. Outra ideia inicial era que esses vídeos não fossem nada técnicos. Seriam uma espécie de forma de desmistificar a programação, explicando tudo como se fossemos uma cambada de ignorantes. Depois haveria espaço para dúvidas, criação de exercícios, etc.

Exemplo:

1º Vídeo - O que é uma linguagem de progração.

2º vídeo - O que é preciso para aprender PHP.

3º Vídeo - O que é necessário para começar a programar em PHP - como instalar o software necessário, como configurar tudo.

4º vídeo - Como funciona o PHP - explicadinho como se fosse explicado a uma loira!

e por aí fora... Tudo explicado de forma muito acessível para que todos possam perceber.

O servidor de news seria o veículo de "distribuição" dos vídeos à medida que fosse decorrendo a actividade.

Quem se vai dar ao trabalho de fazer os vídeos?

Eu e mais alguém que ache que tem engenho para a coisa. Eu como acho que tenho, não me importo de fazer a experiência. Se não gostarem não se faz mais.

Razões para esta disponibilidade do JLDR (aparentemente o moço quer ficar bem na fotografia)

Não. Nada disso. Apesar de lidar com linguagens de programação há uns anitos, o PHP e o resto é relativamente recente para mim, mas é ao que mais me tenho dedicado. Além disso eu gosto de partilhar, não só porque o pessoal fica a ganhar com isso, mas porque eu também aprendo. Fazer vídeos sobre uma determinada matéria ajuda-nos a aprofundar os conhecimentos sobre ela. Por isso saímos todos a ganhar. Por isso não sou uma espécie de "médico sem fronteiras" da programação. Eu gostava de ensinar para poder aprender também. ;)

Digam de vossa justiça.

PS: Abri uma Poll, mas agradecia realmente que só votassem no SIM aqueles que estariam interessados em seguir esta ideia com regularidade, como se de um pequeno curso em part-time se tratasse.

Cumps ;)

Link to comment
Share on other sites

apoiado, a ideia é boa.

eu já fiz umas coisinhas com php e mysql e tb javascript, mas não sou nenhum expert e não tenho jeito para os videos :-

de dúvidas que sejam colcadas aqui e eu souber responder, terei todo o gosto em ajudar seja quem for ;)

Link to comment
Share on other sites

apoiado, a ideia é boa.

eu já fiz umas coisinhas com php e mysql e tb javascript, mas não sou nenhum expert e não tenho jeito para os videos :-

de dúvidas que sejam colcadas aqui e eu souber responder, terei todo o gosto em ajudar seja quem for ;)

É esse o espírito. E quando digo que faço uns vídeos tutores, isso não quer dizer que eu seja um expert em programação. Vou-me safando e fazendo umas brincadeiras. Só posso ensinar aquilo que sei. O que não souber pergunto ou vocês ensinam-me. ;)

PS: Os vídeos é com explicações em áudio. Por isso vão ficar todos a saber como é que eu "ladro" :lol:

Link to comment
Share on other sites

vai-te dar grande trabalho, tens noção disso!

Era bacano alguem ajudar-te.. para nao teres tanto trabalho!

Olha que não. Já tive a fazer a experiência. Não custa mesmo nada. Ainda por cima eu adoro programação. Quem corre por gosto não cansa.

Para além disso até já comprei uma placa de som USB para o portátil (o som o micro era uma merda cheia de ruído) para fazer brincadeiras dessas.

É muito simples, acredita.

Link to comment
Share on other sites

eu se tivesse mais disponibilidade também tentava, só que vou entrar agora em exames, e o tempo é escasso!

anyway, vou passando por aqui sempre que puder, e caso haja dúvidas tento dar o meu contributo, aliàs o meu curso é de programação :P

Link to comment
Share on other sites

Ando a fazer um projecto precisamente sobre isto. JLDR, se for preciso, eu ajudo-te no que puder B)

First lesson: Para programar em php, todo o código tem de estar dentro de umas tags:

<?php
 CODIGO PHP
?>

B)

Link to comment
Share on other sites

Boas...

Ok...gostava de aprender também, uma vez que as únicas paginas web que fiz na vida foi com o dreamweaver.... e era o mais básico....

Força nisso!

Link to comment
Share on other sites

Boas...

Ok...gostava de aprender também, uma vez que as únicas paginas web que fiz na vida foi com o dreamweaver.... e era o mais básico....

Força nisso!

E é com o Dreamweaver que vamos trabalhar, só que vamos passar mais tempo na parte do código do que na parte do design...

Eh pá, tou a gostar do interesse. Vocês vão ver que vai ser simples aprender PHP e depois a utilidade que isso pode ter é excelente.

Desde que o Frank fez o reply dele a dizer que ia dar muito trabalho, fui ao portátil, onde já tenho tudo preparado, e gravei um filme de 5 minutos e meio, à experiência, com som, 800x600 Xvid. Só tenho que arranjar uma posição melhor para o micro e o resto é canja.

Amanhã vou começar a esquematizar o que vai aparecer nos vídeos e depois é andar para a frente.

Isto vai ser porreiro.

Link to comment
Share on other sites

Legal....

Apenas uma coisa me assusta:

Só tenho que arranjar uma posição melhor para o micro

Ve la se tens uma voz estilo frei Hermano da Camara.... :lol:

Força :fnf:

Link to comment
Share on other sites

Não posso segurar o microfone com as mãos. Tenho que arranjar um suporte para ele. :lol:

É que uma mão tem que mexer no rato e a outra tem que estar livre forçosamente para coçar os tomates sempre que tenho comixão :-..

Também não vou usar um microfone daqueles chungas do chinês. Comprei um microfone da Phillips para a coisa sair profissional. E a par disso comprei uma placa de som externa para o portátil porque o micro ligado lá faz um ruído do carago! :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Comprei um microfone da Phillips para a coisa sair profissional

bem......ja estou em pulgas para ver a 1ª lição....

Agora me vou....ta na hora de ver o Prison break ;)

Inté amanha pessoal!

Link to comment
Share on other sites

JLDR uma informação apenas, o MySQL não é gratuito para uso comerciais, apenas para uso próprio. Por isso é que muitas empresas estão a optar agora pelo Postgres que é totalmente gratuito.

Link to comment
Share on other sites

JLDR uma informação apenas, o MySQL não é gratuito para uso comerciais, apenas para uso próprio. Por isso é que muitas empresas estão a optar agora pelo Postgres que é totalmente gratuito.

Sim, mas eu estava a referir-me à possibilidade de podermos usar bases de dados MySQL quando compramos um espaço na web, por exemplo. Mas, de qualquer forma, o que interessa mesmo é depois saber SQL. E o saber é de borla. Mas obrigado pela info. Vou pesquisar mais sobre isso ;)

Link to comment
Share on other sites

O que não aprendi nas aulas de programação, aprendi aqui:

www.w3schools.com

Esse site é uma bibilia B)

Sim, por acaso é. Mas talvez seja um pouco complicado para quem não pesca nada de programação.

É que um dos maiores problemas de quem ensina programação ou que dá dicas sobre programação, é que raramente imagina que do outro lado pode estar uma pessoa que não percebe NADA do assunto.

Link to comment
Share on other sites

O que não aprendi nas aulas de programação, aprendi aqui:

www.w3schools.com

Esse site é uma bibilia B)

Sim, por acaso é. Mas talvez seja um pouco complicado para quem não pesca nada de programação.

É que um dos maiores problemas de quem ensina programação ou que dá dicas sobre programação, é que raramente imagina que do outro lado pode estar uma pessoa que não percebe NADA do assunto.

Sem duvida. O problema é que uma pessoa está tão habituada a lidar com gente que percebe e depois quando fala do assunto, fala como se os outros percebessem :D

Link to comment
Share on other sites

Aprovadissimo JLDR! Também ja tive a minha dose de SQL, praticamente não se sabe nada e portanto todo o conhecimento e experiencia que se possa vir a ganhar é uma mais valia... portanto...

Link to comment
Share on other sites

muito boa ideia, costumo usar html mas penso k n tem nd a ver, ouco flr bues d php mas nc peskei nd nem nunca tive ng k m ensinasse, aki a pouco tempo vi um amigo a programar em php e pensei "fuck isto ate nem parece muito dificil", digo isto pork ja programei em java e c# e os principios sao os mesmos...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.