Jump to content

[micro] Meningite


crazyalien
 Share

Recommended Posts

bem com a reestruturação do forum foram abertas novas secções e algumas outras forum levemente modificadas de forma a que fosse possivel abrangerem mais topicos.. após uma conversa com o Gosma viu-se que seria possivel fazer este tipo de posts para melhorar o conhecimento de todos nós.. como a minha área não de de forma alguma a informatica mas sim a microbiologia, vou dando aki umas achegas ao que posso falar.. se for do agrado de todos vcs é um projecto para continuar.. desde já agradeço a todos que queiram ajudar para dizerem kk coisa por PM.. :)

Meninges são membranas que envolvem o encéfalo (cérebro, bulbo e cerebelo) e a espinal medula que corre por dentro da coluna vertebral. Elas são constituídas por três camadas: dura-máter, aracnóide e pia-máter. No espaço entre a aracnóide e a pia-máter circula o líquido cefalorraquidiano (LCR) ou líquor.

Quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas e aninhar-se nas meninges, elas se inflamam, podem produzir pus e a infecção se espalha por todo o sistema nervoso central.

Dor de cabeça, vómitos, rigidez da nuca, prostração, febre alta são sintomas característicos do quadro de meningite. Por isso, nunca devem ser desconsiderados,

especialmente em duas faixas etárias extremas: nos primeiros anos de vida e quando as pessoas começam a envelhecer. Diagnóstico precoce e início imediato do tratamento são fundamentais para controlar a evolução da doença.

Posted Image

é importante dizer que os microrganismos capazes de invadir o LCR normalmente têm capsula que os protege das defesas do nosso organismo..

Posted Image

Uma indicação mais vantajosa de que a doença que estamos a analisar possa ser meningite é a curvatura da nuca e ocorrer uma agitação afectando o cérebro e as crianças começam a dizer as coisas sem sentido. Os vómitos podem ser confundidos com os das viroses. As erupções vêm numa fase mais tardia e que fazem barreira com a meningococcémia (libertação da endotoxina a nível sanguíneo) que não é mais que uma septicemia.

Posted Image

O aparecimento das petéquias indica já um quadro muito avançado da doença, em que a endotoxina libertada pela bactéria vai provocar hemorraginas no corpo todo.

Pode ocorrer coagulação intravascular disseminada com choque juntamente com destruição bilateral das glândulas supra-renais – síndrome de Waterhouse – Friderichsen.

Posted Image

O tratamento de eleição é as Cefalosporinas de 3ª Geração, mas só quando a estirpe é produtora de β-lactamases, porque se não for administra-se primeiro penincilina. As crianças ou familiares que estiveram em contacto com a pessoa doente tem que fazer um tratamento de prevenção com rifampicina que é um antibiótico que inibe os métodos anticoncepcionais.

Posted Image

A vacina polivalente não pode ser administrada em crianças com idades inferiores a 2 anos, pois estas não vão responder aos antigénios polissacarídeos.

Os antigénios das cápsulas polissacarideas não são imunogénicos, pois a primeira vacina que se utilizou com a cápsula só imunizava só durante 2 anos e também só ficava imune a determinados microrganismos. As novas vacinas com a anatoxina tetânica é imunogénica. A meningite do grupo B é a mais frequente e é a menos imunogénica, não existindo vacina.

:fnf: :y:

Edited by Et_MaLuKo
Link to comment
Share on other sites

Boas...

ta bem sim senhor.....

Uma indicação mais vantajosa de que a doença que estamos a analisar possa ser meningite é a curvatura da nuca

como assim??? curvatura da nuca??

Link to comment
Share on other sites

Deixo uma pequena contribuição, os meus apontamentos sobre meningeomas: neoplasias primárias do encéfalo, benignas, que se originam da dura-máter ou na aracnóide e são mais frequentes nas mulheres. Possuem um elevado componente hereditário. Distribuem-se nas áreas frontais, parietais e na fissura de Sylvius. Representam entre 15 a 20% dos tumores cerebrais. Na maioria dos casos são detectados na autópsia, morrendo o indivíduo de outras causas

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.