Jump to content

Apito Dourado : O Começo Do Fim!


Prym3r
 Share

Recommended Posts

Operação Apito Dourado

39 Árbitros arguidos

A Liga e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) estão a notificar os árbitros envolvidos no ‘Apito Dourado’ de que já são arguidos também em processos disciplinares. A sua instauração foi determinada pelo Ministério Público (MP), que tem enviado para a Liga e para a FPF as informações constantes das certidões em investigação e cujos factos são susceptíveis de integrarem ilícitos disciplinares.

O CM sabe que o MP tem também vindo a notificar a Liga e a Federação, mesmo nos casos onde os processos são arquivados. Os magistrados entendem que há situações que não são passíveis de responsabilidade criminal, mas que podem ser susceptíveis de sanções disciplinares. Nas mesmas circunstâncias há também dirigentes de órgãos da Liga e da Federação, que foram alvo de investigação. Os presidentes de clube poderão receber igual tratamento e vir a ser sancionados pela disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

A maior certidão, que originou a constituição de um elevado número de arguidos, diz respeito às classificações dos árbitros. Há 39 que são arguidos e cujos inquéritos vão agora transitar para a justiça desportiva. Em termos criminais, a investigação encontra-se no DIAP de Lisboa, por causa da localização da sede da FPF e por alegadamente ter ali sido cometido o crime de falsificação de documentos, ao serem alteradas as notas dos árbitros. Ainda segundo o que o CM apurou, o Ministério Público acredita que havia deliberadamente e de forma reinterada “ viciação” das classificações dos árbitros, o que levava a que a qualidade individual fosse preterida em função dos “interesses das associações distritais e regionais de futebol e também dos dirigentes”.

A confirmação é dada pelo próprio Pinto de Sousa, responsável da arbitragem, em conversa com o juiz auxiliar António Perdigão. “As nomeações dos observadores estão viciadas. (...) O Valentim nesta fase final escolhia os observadores para alguns árbitros, para ver se os safava. E para melhorar as classificações”, disse.

PROCESSO COM JUIZ DA LIGA

O processo ‘Apito Dourado’, já no Tribunal de Gondomar e cujo julgamento devia começar nos próximos meses, encontra-se num novo impasse. Foi distribuído há pouco mais de uma semana ao juiz António Carneiro da Silva, que iniciou funções na comarca em Agosto do ano passado e que é simultaneamente vogal suplente da comissão arbitral da Liga. O magistrado avançou entretanto com um pedido de escusa, que tem de ser decidido na Relação do Porto. O processo tem de ser novamente distribuído.

ÁRBITROS NOTIFICADOS

ÁRBITROS 1ª CATEGORIA

- Paulo Paraty

- Carlos Xitra

- Paulo Baptista

- Augusto Duarte

- João Carlos Vilas-Boas

- Lucílio Baptista

- Nuno Almeida

- Paulo Pereira

- Artur Soares Dias

- Cosme Machado

- Rui Silva

- Bruno Paixão

ÁRBITROS DE 2 E 3ª CATEGORIA

- Mário Mendes

- António Resende

- João Henriques

- Hernâni Duarte

- Sérgio Pereira

- Aníbal Gonçalves

- Carlos Pinto

- Jorge Saramago

- José Barbosa Palma

- José António Pereira

- José Manuel Rodrigues

- Licínio Santos

- Manuel Pinto Mendes

- Nuno Borba

- João Almeida

- Joaquim Assunção

- Leonel Moreira

- Paulo Vieira

- Carlos Amado

- Luís Lameira

- Sérgio Jesus

- Pedro Sanhudo

- Bernardino da Silva

- Gonçalo da Silva Pires

- Paulo Pinheiro

- Vasco de Jesus Vilela

ÁRBITRO AUXILIAR

- António Perdigão da Silva

EX-ÁRBITRO DE 1ª CATEGORIA

- Martins dos Santos

ASSESSOR

- João Soares Mesquita

OBSERVADORES

- Joaquim Soares

- Manuel Nabais

- Ezequiel Feijão

- Manuel Dias

- Marco Santos

- José Mendonça

- Teresa Faria

- Manuel Cunha

- João Penicho

- Paulo Silva

Havendo Arbitros arguidos, e condenados ( apenas condenados ) Obviamente, pela logica da batata haverá clubes a sofrer consequencias.

Espero que sim... seja de ke cor for.

Edited by Prym3r
Link to comment
Share on other sites

lol ja pareces o Walt hehe..

Isto deixa uma kestao no ar.. entao se os arbitros estao assim, como andam os clubes e seus dirigentes?.. é ke para haver favorecimento.. tem k haver um clube...

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa
lol ja pareces o Walt hehe..

Isto deixa uma kestao no ar.. entao se os arbitros estao assim, como andam os clubes e seus dirigentes?.. é ke para haver favorecimento.. tem k haver um clube...

Mas se o Benfica for parar à 2ª Liga ficas a chorar baba e ranho durante uns tempos. Mudas-te de malas e bagagens para o Calcio. :-..

Link to comment
Share on other sites

Mas se o Benfica for parar à 2ª Liga ficas a chorar baba e ranho durante uns tempos. Mudas-te de malas e bagagens para o Calcio. :-..

nope. Custava-me, mas era a favor. Apoiava na mesma, nem ke fosse na 3º divisao MAS QUERO que o meu clube sofra consekuencias se realmente houver razao pa isso :)

Link to comment
Share on other sites

Mas se o Benfica for parar à 2ª Liga ficas a chorar baba e ranho durante uns tempos. Mudas-te de malas e bagagens para o Calcio. :-..

nope. Custava-me, mas era a favor. Apoiava na mesma, nem ke fosse na 3º divisao MAS QUERO que o meu clube sofra consekuencias se realmente houver razao pa isso :)

Duvidas?

Link to comment
Share on other sites

Realmente deve ser para rir... Se o Benfica merece ir para a 2ª Divisão, o Porto merece ir jogar nas destritais do campeonato nacional de São Tomé e Principe.

Link to comment
Share on other sites

o problema é que muitos quer nas ligas, quer nas divisoes, quer nos distritais teriam razoes para descer....chegar-se-ia ao ponto de nao haver para onde descer... })

Link to comment
Share on other sites

Na minha sincera opinião, não se deveriam castigar os clubes em si mas irradicar do nosso futebol as pessoas que cometeram as irregularidades.

Não são os clubes que são corruptos mas sim as pessoas que dele fazem parte.

Link to comment
Share on other sites

tambem é bem visto, mas nao te eskessas k os Clubes tiveram sucesso kuando se calhar nao o deviam ter devido a resultados comprados. sejam vitorias unicas, campeonatos, passasem em eliminatorias de taça, etc etc etc..... ( ou entrada directa na LC, devem-se lembrar do jogo Sporting - nacional , ultima jornada á 3 anos atras, por exemplo... na minha opiniao foi um escandalo total, k foi abafado pelo facto do benfica ter sido campeao. No dia a seguir á festa, fikei de boca aberta com o resumo do jogo... )

Edited by Prym3r
Link to comment
Share on other sites

tambem é bem visto, mas nao te eskessas k os Clubes tiveram sucesso kuando se calhar nao o deviam ter devido a resultados comprados. sejam vitorias unicas, campeonatos, passasem em eliminatorias de taça, etc etc etc..... ( ou entrada directa na LC, devem-se lembrar do jogo Sporting - nacional , ultima jornada á 3 anos atras, por exemplo... na minha opiniao foi um escandalo total, k foi abafado pelo facto do benfica ter sido campeao. No dia a seguir á festa, fikei de boca aberta com o resumo do jogo... )

Epa esse foi mesmo vergonhoso mas pronto..nos tb se tivessemos ido à cl teria sido um descalabre, na primeira volta foi má d+ do scp na época seguinte por isso...

Link to comment
Share on other sites

tambem é bem visto, mas nao te eskessas k os Clubes tiveram sucesso kuando se calhar nao o deviam ter devido a resultados comprados. sejam vitorias unicas, campeonatos, passasem em eliminatorias de taça, etc etc etc..... ( ou entrada directa na LC)

Sim, de facto os clubes não tiveram culpa, mas foram beneficiados... Mas agora eu pergunto, mesmo assim, merecem a descida? Mesmo sem ajudas, achas que algum dos grandes tinha descido?

Link to comment
Share on other sites

Nem tinha lido isto...

vindo de ti so pode ser uma piada esse reply. nem respondo.

Realmente deve ser para rir... Se o Benfica merece ir para a 2ª Divisão, o Porto merece ir jogar nas destritais do campeonato nacional de São Tomé e Principe.

Mas onde é que eu falei do FCP? Onde é que eu disse que o FCP é isento/inocente? Onde?

Porra... acho que escrevi português...

Alguém daqui duvida que o SLB e o SCP têm motivos pra ir prá 2a? Só com muitas palas... Agora, provar isso é mais complicado... Mas alguém, no seu perfeito juízo duvida disso?

Link to comment
Share on other sites

Nem tinha lido isto...

vindo de ti so pode ser uma piada esse reply. nem respondo.

Realmente deve ser para rir... Se o Benfica merece ir para a 2ª Divisão, o Porto merece ir jogar nas destritais do campeonato nacional de São Tomé e Principe.

Mas onde é que eu falei do FCP? Onde é que eu disse que o FCP é isento/inocente? Onde?

Porra... acho que escrevi português...

Alguém daqui duvida que o SLB e o SCP têm motivos pra ir prá 2a? Só com muitas palas... Agora, provar isso é mais complicado... Mas alguém, no seu perfeito juízo duvida disso?

Se não sabes até que ponto o teu FCP está inocente, porque é que falas do Benfica?

Link to comment
Share on other sites

Se não sabes até que ponto o teu FCP está inocente, porque é que falas do Benfica?

Por causa disto:

QUERO que o meu clube sofra consekuencias se realmente houver razao pa isso :)

E já agora, também há alguém que pensa que o FCP está "inocente"?

No futebol, infelizmente, não há disso...

Link to comment
Share on other sites

Se não sabes até que ponto o teu FCP está inocente, porque é que falas do Benfica?

Por causa disto:

QUERO que o meu clube sofra consekuencias se realmente houver razao pa isso :)

E já agora, também há alguém que pensa que o FCP está "inocente"?

No futebol, infelizmente, não há disso...

Há muita mafia no futebol, e não é só lá em cima(Porto).

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.