Jump to content

Corrupção: Um Filme De João Botelho


Prym3r
 Share

Recommended Posts

2117832127.jpeg

em85-10.jpg

Margarida Vila-Nova e Nicolau Breyner são os dois actores escolhidos para vestirem a pele das personagens inspiradas em Carolina Salgado e Pinto da Costa, a partir de uma adaptação livre do romance ‘Eu, Carolina’, já na sua 14.ª edição.

‘Corrupção’ será realizado por João Botelho e escrito em parceria com a jornalista Leonor Pinhão, sua mulher, competindo à Utopia Filmes, – a mesma de ‘O Crime do Padre Amaro’ –, a produção da longa-metragem e a distribuição à Lusomundo. O título, provisório, representa uma homenagem a Fritz Lang, que na década de 40 dirigiu ‘Big Heat’ – em português ‘Corrupção’ – e o projecto custará mais de um milhão de euros. Se tudo correr como esperado uma série televisiva dará continuidade ao sucesso expectável da exibição nos cinemas.

“Será um filme negro, ao estilo dos policiais americanos dos anos 40”, antecipou ao CM João Botelho, explicando ainda que a fita “não vai ter participação activa da Carolina”.

“É uma adaptação completamente aberta”, sublinhou o cineasta, amigo de Carolina e conhecido adepto do Benfica, tal como a sua mulher. Aliás, o “grande domínio” em matérias futebolísticas foi um dos motivos que levaram à escolha do casal para partilhar as tarefas de proa deste projecto. “O João Botelho domina futebol e, além disso, faz bem cinema de autor e filmes comerciais”, confirmou Alexandre Valente, da Utopia. Já Leonor Pinhão “é uma figura feminina muito enraizada no futebol e uma ajuda transparente e objectiva na construção do argumento”.

As filmagens devem arrancar em Julho e, claro, Vila-Nova já se está a preparar para o papel. “Estou muito entusiasmada. Quando me convidaram aceitei de imediato”, contou ao CM, lembrando a confiança em Botelho, que a dirigiu em ‘O Fatalista’ (2005). “Os olhos estão postos neste filme e vou fazer o melhor. Mas não penso, por antecipação, se vai ser o filme do ano e não moldo a construção da personagem por esse facto”, afirmou.

Já Nicolau Breyner, submerso em filmagens para várias produções distintas ainda este ano – entre as quais a película que vai realizar sob o título provisório ‘Requiem por um D. Quixote’ – não quis confirmar o convite, apesar de saber “que existe um projecto ligado ao futebol” e estar a par que “todas as personagens são pura ficção”.

“SOPRANOS À PORTUGUESA”

O orçamento “ainda não está fechado mas deverá ultrapassar um milhão de euros”, afirmou o produtor que, naturalmente, espera que este filme, “um ‘Sopranos’ à portuguesa”, se traduza num sucesso tão grande ou maior do que o projecto que produziu em 2005, realizado por Carlos Coelho da Silva.

Recorde-se que ‘O Crime do Padre Amaro’ – protagonizado por Soraia Chaves, Jorge Corrula e Nicolau Breyner – se transformou no filme português que mais espectadores levou ao cinema: mais de 400 mil.

Além dos protagonistas, ‘Corrupção’ deverá envolver ainda outros nomes sonantes como Rogério Samora e Nuno Lopes. O elenco, avança Alexandre Valente, integrará “cerca de 70 actores”. O filme poderá converter-se ainda em série de televisão, como aconteceu com ‘O Crime do Padre Amaro’ – posteriormente exibido na SIC – e o CM sabe ainda que a proposta já foi apresentada à TVI.

A expectativa é grande e, apesar da garantia da argumentista de que esta “não será jamais uma adaptação literal do romance mas sim uma ficção a partir do tema”, logo se verá se, de facto, se confirma a expressão (também sublinhada pelo cineasta) – “qualquer semelhança com a realidade é pura ficção”.

'APITO DOURADO' EM DOCUMENTÁRIO

Em Janeiro, o realizador Sérgio Tréfaut falou com Carolina “para fazer um documentário com ela mas sob a óptica dos tribunais”, explorando o caso ‘Apito Dourado’ na Justiça. “O que me interessa é a realidade da corrupção no futebol, sob a óptica da lei, mas é muito difícil conseguir autorizações para filmar em tribunais. A acontecer, só a partir de Setembro”, altura em que o processo estará mais activo.

O cineasta garante, porém, que não descartou a hipótese de levar o projecto adiante. Entre os naturais envolvidos no caso, o ‘CM’ sabe ainda que o cineasta gostaria de integrar Maria José Morgado no documentário.

"VAI TER CENAS ESCALDANTES"

Os seis anos que Carolina Salgado viveu com Pinto da Costa inspiraram ‘Corrupção’, filme para maiores de 18 anos. A estrear até ao fim do ano.

Correio da Manhã – Como surgiu o projecto para o filme baseado no livro ‘Eu, Carolina’?

Carolina Salgado – Há algum tempo que eu, o João Botelho e a Leonor Pinhão pensávamos em fazer um filme inspirado no livro que escrevi. Já estamos a trabalhar, nomeadamente no argumento, e na escolha dos actores. Os principais serão a Margarida Vila-Nova – que se vai chamar ‘Sofia’ – e o Nicolau Breyner, no papel de um dirigente desportivo de um clube de futebol. São dois grandes artistas.

– O tema do filme...

– Terá a ver com os seis anos que vivi com Jorge Nuno Pinto da Costa, tal como sucede em relação ao livro. Eu vendi os direitos à produtora Utopia Filmes e eles vão fazer uma história baseada no ‘Eu, Carolina’. Em princípio o filme vai chamar-se ‘Corrupção’. No contrato é esse o título provisório. Eu gosto e acho que é o adequado. Mas ainda pode mudar.

– Que papel a Carolina vai ter no desenvolvimento desta longa-metragem?

– Não vou participar mas irei estar sempre por perto e contribuir com algumas ideias. Até agora está tudo a correr muito bem e tem sido uma excitação tremenda.

– Já há data marcada para o início das gravações?

– As filmagens vão começar já em Julho. Embora ainda não esteja tudo bem definido, vamos filmar em Lisboa e no Porto.

– E está prevista a filmagem de alguma das cenas no Estádio do Dragão?

– Não. Creio que o FC Porto não iria dar autorização.

– E no Estádio da Luz?

– Também não.

– Vai ser um filme classificado para que idade?

– Para maiores de 18 anos, dado que vai ter algumas cenas escaldantes.

– Quer concretizar algumas dessas cenas?

– Não posso, até porque ainda estão a ser discutidas. Mas uma coisa posso dizer, o filme vai prender os espectadores do princípio ao fim.

– Para quando é que está prevista a estreia?

– Se tudo correr bem, e não há indicação do contrário, deve chegar às salas de cinema no final do ano.

Edited by Prym3r
Link to comment
Share on other sites

Isto serve apenas para dar mais uma facada no cinema português: para além de ser de qualidade duvidosa, ainda por cima é pouco criativo.

Já tou a ver o próximo título a ser realizado: "À procura de Maddie" - Uma menina inglesa é raptada no Algarve e a polícia vai procurar encontrá-la.

Link to comment
Share on other sites

Já tou a ver o próximo título a ser realizado: "À procura de Maddie" - Uma menina inglesa é raptada no Algarve e a polícia vai procurar encontrá-la.

estás a assumir portanto que o filme é baseado em factos reais?

Link to comment
Share on other sites

varios filmes sao feitos baseados em livros, este é apenas mais um... que so vai ter a grandeza ou a polemica que as pessoas kizerem dar. Veridico? Ficçao?.. whatever....

Link to comment
Share on other sites

Realmente é cómico, ver users do FCP a criticarem por se tratar de um livro que fala mal do FCP. Se fosse sobre o LFV ou o Vale e Azevedo já estava tudo a dizer que assim é que era... Epá, façam como eu: caguem! Que o caso do Apito Dourado seja mas é resolvido de uma forma célere e justa.

Link to comment
Share on other sites

Eu não critico por ser um livro que fala mal do FCP... Critico por ser um filme baseado num livro escrito por uma puta, o qual não se tem certeza se só contém verdades... Acho isso triste...

Link to comment
Share on other sites

Eu não critico por ser um livro que fala mal do FCP... Critico por ser um filme baseado num livro escrito por uma puta, o qual não se tem certeza se só contém verdades... Acho isso triste...

filme = ficção

Que interessa se o livro são só verdades ou mentiras? É uma adaptação de um livro.

Link to comment
Share on other sites

Penso que o Daniel Luz disse tudo, e k o coutinho concluiu da melhor maneira...

O ke sabemos da veracidade ou nao dos facto, e exactamente o mesmo de todos os outos milhares de filmes baseados em livros.

Era o mesmo ke os padres vierem em massa falar mal do crime do padre amaro pk eles nao fodem. nem pila tem....

No meio disto tudo, axo piada k agora ja é puta. Achavam piada kuado era anti-orelhas, kuando foi pa Luz ofender o presidente, e nessa altura era uma santa. era a maior la do bairro....

Sejam coerentes. Ou é puta ou e santa. Pra mim sempre foi e sempre sera puta.. mas intelegente k agora ta a ganhar um dinheirao pelo k decidiu contar ao mundo.

Kuanto ao filme ... nao irei ver, pk detesto e nao apoio o cinema portugues. em relaçao ao assunto ja li o livro e as varias noticias do correio da manha. Ja e um assunto encerrado visto k a morgado terminou a investigaçao e entreguou os resultados a Liga.Ou seja... asunto enterrado/encerrado, sem nunca sabermos as verdades sem ser as varias k foram "leakeds" ou inventadas.

Edited by Prym3r
Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Kuanto ao filme ... nao irei ver, pk detesto e nao apoio o cinema portugues

Who cares? O Cinema Português não vale nada.

É de opiniões como estas que o cinema português precisa para evoluir... Se já está mau, tratam-no como m*rda. Assim nunca saímos da cepa torta. :P

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

Pah... mas é um facto que tem muito, mas mesmo muito que andar.

Temos um "best of" com o Branca de Neve, do João César Monteiro, onde temos um filme a preto, já que o branco só mesmo o do título :-..

Branca de Neve

User Comments: A dark movie
:-

Então quando vejo a tentarem 'imitar' o cinema americano, com palavrões a torto e a direito, como se fosse 'fashion'... percebe-se bem que não é por aí...

Link to comment
Share on other sites

Kuanto ao filme ... nao irei ver, pk detesto e nao apoio o cinema portugues

Who cares? O Cinema Português não vale nada.

É de opiniões como estas que o cinema português precisa para evoluir... Se já está mau, tratam-no como m*rda. Assim nunca saímos da cepa torta. :P

Além de não terem orçamentos em condições para fazer filmes, terem maus e péssimos actores(alguns safam-se, mas os que se safam preferem fazer telenovelas tipo Ruy de Carvalho)...

Além desses aspectos maus... Os argumentos que escolhem para fazerem filmes são dos piores que existem e com muita pouca originalidade.

Link to comment
Share on other sites

O cinema português é bom para comer dinheiro do ministério da cultura e, indirectamente, dos nossos bolsos. A propósito do João Cesar Monteiro e do seu extraordinário "Branca de Neve", uma jornalista questionou-o na altura qual era a opinião dele sobre a opinião dos espectadores, ao que ele respondeu literalmente: "Eu quero que as massas se fodam!". E gastou 90 mil contos para fazer aquela merda.

O último filme que vi e que até achei interessante foi o "Non ou a Vã Glória de Mandar" do mestre Manoel de Oliveira. Desse gostei, os outros podiam muito bem ter ficado por fazer.

Os filmes da SIC também tiveram alguma pinta, mas muito limitados.

Ninguém pede que se faça um filme hollywoodesco, mas que, pelo menos, encontrem histórias e argumentos que levem o público ao cinema. Se é para fazer filmes com o nosso dinheiro, então que sejam para nós vermos. Caso contrário, que vá pra puta que o pariu o cinema português.

Link to comment
Share on other sites

Who cares? O Cinema Português não vale nada.

O Ultimo filme Português que me lembro de ver e que gostei, foi o do 25 de Abril.

ah sim aquele espanhol (ou whatever)?! é que foi raro ver algum português no filme, tendo em conta que foi uma revolução portuguesa, espanhóis (ou whatever again) era o que não faltava. eu quando acabei de ver o filme fiquei com a ideia que o 25 de Abril de 1974 tinha sido uma revolução feita por espanhóis (com as vozes dobradas em português...ou whatever) em portugal... :-

edit:

ah sim... em relação a este filme... who cares?! não andam a roubar... não andam a matar ninguém... só vai ver o filme quem quiser... não vejo o problema de o fazerem... estão a falar como se ao ser feito vos estivessem a obrigar a ir ver o filme...

Edited by Cinemaniac
Link to comment
Share on other sites

No meio disto tudo, axo piada k agora ja é puta. Achavam piada kuado era anti-orelhas, kuando foi pa Luz ofender o presidente, e nessa altura era uma santa. era a maior la do bairro....

Erm... se isso era pra mim, falhou... não posso com a gaja desde a 1a x que a vi... e desde essa altura que, a trato como puta, a não ser que estejam crianças ao pé...

E sim, o cinema português não vale nada...

Mas ao menos não fazemos pérolas como os indianos! :lol:

Link to comment
Share on other sites

:clap: muito bom

Estou ansioso por ver esse filme, especialmente a parte que ela se esfrega no varão.

Tenho que dar os parabéns a essa senhora pela coragem que teve em expor toda a verdade, e tendo em conta que ela é uma inocente apanhada nas malhas da corrupção. :funny:

Quem acredita que este "X" é mau, vilão e etc, e "Y" é o herói e justiceiro, anda a leste do mundo real...

Por favor, já não somos crianças.... tenham juízo, sim!

Não meto a mão nem pelo Pinto da Costa, nem pela Carolina Salgado, pois sei no mundo que vivo, mas um dia gostava que investigassem como é que o Luís Filipe Vieira se tornou (da noite para o dia) no homem que é. ;)

Edited by Scofidio
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.