Jump to content

Enigmas...


jr_cardoso
 Share

Recommended Posts

Nada disso!

Os gajos deram no total 30 cada e receberam 5€ de desconto. Logo, têm 25€/3 de despeza cada um.

Recebem 5€ de desconto que é a dividir por todos.

Cada um retira 1€ do desconto e deixa 2/3€ de gorja para o empregado.

Exprimindo em cálculo:

3*(25/3)+3*(1+2/3)=30

> 25+3+2=30

> 30=30

O problema não é o português, o problema é que um gajo a fazer as contas de cabeça esquece-se dos parêntesis e faz as contas mal.

Agora um que vai rebentar a escala!

Quem resolver ganha uns pontos na minha consideração: :P

Um pelotão tem 50 metros em linha recta da esquerda para a direita.

Uma mosca está ao lado do gajo mais à esquerda do pelotão.

No mesmo momento, a mosca e o pelotão começam a mover-se no mesmo sentido.

No espaço de tempo em que o gajo mais à esquerda do pelotão marcha até à posição em que estava o gajo mais á direita do pelotão, a mosca conseguiu viajar da posição inicial, tocar no último gajo do pelotão, voltar atrás e tocar no gajo mais à esquerda.

As velocidades da mosca e do pelotão são constantes.

Que distância percorreu a mosca?

Aqui vai um esquema para explicar melhor:

moscarr3.jpg

Eu consegui resolver isto num jantar, já com uns copos... :D

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

Nada disso!

Os gajos deram no total 30 cada e receberam 5€ de desconto. Logo, têm 25€/3 de despeza cada um.

Recebem 5€ de desconto que é a dividir por todos.

Cada um retira 1€ do desconto e deixa 2/3€ de gorja para o empregado.

Exprimindo em cálculo:

3*(25/3)+3*(1+2/3)=30

> 25+3+2=30

> 30=30

O problema não é o português, o problema é que um gajo a fazer as contas de cabeça esquece-se dos parêntesis e faz as contas mal.

por outras palavras....e o k ta no meu post, mas sem a explicaçao passo a passo

Link to comment
Share on other sites

fdx ca ganda volta que alguns estão a dar :-..

É exactamente o que o HERiTAGE disse ;)

1º - clientes 30€ restaurante 0€ empregado 0€

2º - clientes 0€ restaurante 30€ empregado 0€

3º - clientes 5€ restaurante 25€ empregado 0€

4º - clientes 3€ restaurante 25€ empregado 2€

next :-..

Link to comment
Share on other sites

Nada disso!

Os gajos deram no total 30 cada e receberam 5€ de desconto. Logo, têm 25€/3 de despeza cada um.

Recebem 5€ de desconto que é a dividir por todos.

Cada um retira 1€ do desconto e deixa 2/3€ de gorja para o empregado.

Exprimindo em cálculo:

3*(25/3)+3*(1+2/3)=30

> 25+3+2=30

> 30=30

O problema não é o português, o problema é que um gajo a fazer as contas de cabeça esquece-se dos parêntesis e faz as contas mal.

Agora um que vai rebentar a escala!

Quem resolver ganha uns pontos na minha consideração: :P

Um pelotão tem 50 metros em linha recta da esquerda para a direita.

Uma mosca está ao lado do gajo mais à esquerda do pelotão.

No mesmo momento, a mosca e o pelotão começam a mover-se no mesmo sentido.

No espaço de tempo em que o gajo mais à esquerda do pelotão marcha até à posição em que estava o gajo mais á direita do pelotão, a mosca conseguiu viajar da posição inicial, tocar no último gajo do pelotão, voltar atrás e tocar no gajo mais à esquerda.

As velocidades da mosca e do pelotão são constantes.

Que distância percorreu a mosca?

Aqui vai um esquema para explicar melhor:

moscavi6.jpg

Eu consegui resolver isto num jantar, já com uns copos... :D

100Metros

Na primeira viagem percorre mais de 50metros. Na viagem de volta percorre menos de 50Metros. Como as velocidades são constantes a diferença do excedente da viagem de ida é igual ao "defice" dos 50metros na viagem de volta. certo?

Link to comment
Share on other sites

100Metros

Na primeira viagem percorre mais de 50metros. Na viagem de volta percorre menos de 50Metros. Como as velocidades são constantes a diferença do excedente da viagem de ida é igual ao "defice" dos 50metros na viagem de volta. certo?

Nope! Errado.

Achas mesmo que a resposta ia ser tão fácil?

Link to comment
Share on other sites

A mosca andou apenas 25 metros na primeira viagem, e voltou a andar novamente 25 na 2ª viagem, logo, percorreu exactamente o mesmo que todo o pelotão, isto é, 50 metros.

Ia jurar que isto me saiu num teste qq de fisica à uns anos valentes atrás...

B)

Edited by jr_cardoso
Link to comment
Share on other sites

A mosca andou apenas 25 metros na primeira viagem, e voltou a andar novamente 25 na 2ª viagem, logo, percorreu exactamente o mesmo que todo o pelotão, isto é, 50 metros.

B)

Não... :lol:

Estão muito longe! Leiam e interpretem o que escrevi.

Tb não é 87.5.

Edited by HERiTAGE
Link to comment
Share on other sites

fdx, ou não andou ou então deve ser uns 25 metros, o gajo à esquerda é o ultimo do pelotão, logo, só precisou do tempo em que o gajo da esquerda demorou a chegar à posição onde estava inicialmente o da direita.

B)

Link to comment
Share on other sites

A mosca não saiu do sitio? ou seja, não andou 0 metros?

B)

Não. :lol:

O enigma não tem truques de Português.

LOL, o ultimo gajo e o gajo mais a esquerda são o mesmo? assim a mosca só andou junto ao gajo mais a esquerda.

Diz-me que tou certo :clap: :clap: :clap: :lol:

--edit--

tive perto, mas a net do jr_cardoso é mais rapida que a minha, LOL

Edited by Mr_4x4
Link to comment
Share on other sites

Não... Estão todos muuuito longe!

A solução não é nenhum truque! Tem um número que não é 0 nem infinito nem nada desse tipo de invenções que vocês fazem.

Link to comment
Share on other sites

Tás muito perto mas isso foi um número ao calhas... Assim não chegam lá garantido nem que postem números 1 a um até acertarem.

É preciso fazer contas... (ui agora é q ninguém responde a isto)

Link to comment
Share on other sites

Não é uma questão de contas pq faltam 2 factores mto importantes, isto é, a velocidade do pelotão e da mosca respectivamente. por exemplo, se o pelotão se deslocar a 25m por minuto e a mosca 50, então, a velocidade da mosca é q vai determinar o numero de metros percorridos (as velocidades são constantes).

Eu explico partindo das velocidades que referi:

Uma vez que o pelotão anda a uma velocidade constante, o da esquerda ate chegar à posição do da direita demora 2 minutos, ou seja, para percorrer os 50metros, e esse é o tempo que a mosca fica a voar, uma vez que a sua velocidade é de 50m por minuto percorre 100 metros durante esse período.

Se não for explica timtim por timtim pq n vejo outra alternativa, muito menos que seja um numero acima dos 100. Eu sinceramente pensei inicialmente da mesma forma do Lipos, e pensei que a solução dele estivesse correcta.

B)

Link to comment
Share on other sites

Não é uma questão de contas pq faltam 2 factores mto importantes, isto é, a velocidade do pelotão e da mosca respectivamente. por exemplo, se o pelotão se deslocar a 25m por minuto e a mosca 50, então, a velocidade da mosca é q vai determinar o numero de metros percorridos (as velocidades são constantes).

Eu explico partindo das velocidades que referi:

Uma vez que o pelotão anda a uma velocidade constante, o da esquerda ate chegar à posição do da direita demora 2 minutos, ou seja, para percorrer os 50metros, e esse é o tempo que a mosca fica a voar, uma vez que a sua velocidade é de 50m por minuto percorre 100 metros durante esse período.

Se não for explica timtim por timtim pq n vejo outra alternativa, muito menos que seja um numero acima dos 100. Eu sinceramente pensei inicialmente da mesma forma do Lipos, e pensei que a solução dele estivesse correcta.

B)

Finalmente alguém a pensar!

Não faltam nada 2 factores. Eu disse tudo o que é necessário para resolver o enigma...

Ok vou ajudar um bocadinho!

O tempo em que o acontecimento decorre não é importante, mesmo que a mosca e o pelotão demorem 1 milhão de anos para fazer o que eu disse, a distância é sempre a mesma. :D :lol:

Agora é q lixei tudo!

Link to comment
Share on other sites

A resposta é 125 metros. A mosca viaja a uma velocidade 2.5x maior que a do homem. Só a esta velocidade é que a mosca consegue fazer a viagem constante sem esperar, sem pausas e sem trafulhas. Explicação daqui a pouco, vou fazer um edit. lol

O objectivo é a mosca tocar no ultimo homem e voltar e voltar a tocar no primeiro homem no exacto momento em que ele chega. Porque se a mosca toca depois ou antes é sinal que utilizou mais tempo de viagem ou que a velocidade foi inconstante (parou, utilizou segundos a uma velocidade estática, nula) respectivamente.

Façam um esquema dinamico como o da pic, mas com 4 intervalos no pelotão e façam as contas para uma velocidade de 2x maior e de 3x maior.. Só mesmo a 2.5 é que ele chega no exacto momento.

Agora quero os pontos de exclamação. :P

Cardoso, nós tavamos a pensar bem, dependia da velocidade da mosca, estavamos era esquecidos que ela tinha que ser constante, ou seja n podia chegar nem antes nem depois.

Edited by {L|p0s}
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.