Jump to content

Overclock


alexramc
 Share

Recommended Posts

Estou a iniciar a vida no overclocking alguem muito resumidamente me da umas dicas e que estou farto de ler sobre overclock e tou na mesma !!

Posted Image

o que poderei fazer com isto ?

p4p800 e delux

p4 3000g

2 gigas mem team elite

fonte 600w

nunca mexi nisto para overclock

Link to comment
Share on other sites

Assim mto basicam\ aumentas o core speed (velocidade de processamento), aumentando multiplicador ou o bus speed.

Vai haver um aumento de voltagem fornecida ao cpu e consequentemente um aumento de temperatura. Convem ficares de olho nisso...

Alem disso existem mtos foruns da especialidade onde podes aprender mta coisa sobre o assunto.

Cumps

Link to comment
Share on other sites

Isso é bom para queimar o CPU ou alguma cena que aumentes o desempanho se não poseres mais coolers, ou algo do genero...

tenho um granda cooler da zalman em tenho temperaturas sempre por volta dos 35 graus

so que nunca fiz overclock a nada e acho que nao estou a tirar o pontencial do material

Edited by alexramc
Link to comment
Share on other sites

Intel só aumentas o bus!! Mas depois pode ficar mais lento por dessincronizar com as memorias, por isso devias ter memoria iguais ao bus que tens no processador! E de preferência de marca boa e não linha branca... Ai podes ganhar 10%, os Intel não aquecem muito por isso podes subir o bus mesmo com a ventoinha e dissipador de fabrica, desde que não ultrapasses os tais 10%, mas convem sempre que mudes uma cena ires ao windows e ver se arranca tudo bem, programas... convem teres um programa tipo os PC Parks, para ver se realmente a potencia está a aumentar! Na grafica tb podes aumentar as cenas, a ATI tem um programa que faz isso por software a Nvidia não sei, mas deve ter! Tb podes mudar as voltagens, mas isso é para grandes prós e não sei explicar!

Link to comment
Share on other sites

Ainda me ponho a pensar porque razão gostam tanto de esticar a máquina ao limite. Se me disserem que é um passatempo, até aceito. Agora se me vierem com a treta de que tiram grande partido disso, ide passear.

A grande ciência na utilização dos PCs e em retirar todo o partido deles está na escolha e utilização do software. É a minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

Ainda me ponho a pensar porque razão gostam tanto de esticar a máquina ao limite. Se me disserem que é um passatempo, até aceito. Agora se me vierem com a treta de que tiram grande partido disso, ide passear.

A grande ciência na utilização dos PCs e em retirar todo o partido deles está na escolha e utilização do software. É a minha opinião.

Vou ser muito sincero, por acaso e so por passatempo e para tentar ganhar um pouco de conhecimento sobre o overclock

nunca fiz e que tal gostava de exprimentar so para aprender um pouco

Link to comment
Share on other sites

Ainda me ponho a pensar porque razão gostam tanto de esticar a máquina ao limite. Se me disserem que é um passatempo, até aceito. Agora se me vierem com a treta de que tiram grande partido disso, ide passear.

A grande ciência na utilização dos PCs e em retirar todo o partido deles está na escolha e utilização do software. É a minha opinião.

Podes tirar grande partido sim, pegas num C2D E4300 @ 1.8Ghz (110€) e consegues fazer overclock pra 3.3Ghz, ficando com maior performance que o C2D X6700 que custa 1000€

Nem sempre passa pela escolha de software, por vezes necessitas mesmo de clock de CPU (zip de ficheiros grandes, encoding/rendering de video ou mp3, jogos, etc).

Agora fazer overclock e tarem a falar no msn ou a sacar ficheiros da net = :dumb:

Link to comment
Share on other sites

Ainda me ponho a pensar porque razão gostam tanto de esticar a máquina ao limite. Se me disserem que é um passatempo, até aceito. Agora se me vierem com a treta de que tiram grande partido disso, ide passear.

A grande ciência na utilização dos PCs e em retirar todo o partido deles está na escolha e utilização do software. É a minha opinião.

Podes tirar grande partido sim, pegas num C2D E4300 @ 1.8Ghz (110€) e consegues fazer overclock pra 3.3Ghz, ficando com maior performance que o C2D X6700 que custa 1000€

Nem sempre passa pela escolha de software, por vezes necessitas mesmo de clock de CPU (zip de ficheiros grandes, encoding/rendering de video ou mp3, jogos, etc).

Agora fazer overclock e tarem a falar no msn ou a sacar ficheiros da net = :dumb:

eu percebo o teu ponto de vista, mas o que me interessa e mesmo aproveitar um bocado do computador e puxar por ele ja li muito sobre overclocking mas a certas coisas que eu n compreendo como é normal

exemplo tipo eu tenho motherboard p4p800e deluxe e um processador pentium 4 prescot e ja segui os passos para alterar na bios os valores mas sempre que eu tento alterar na bios os valores para overlock ele n deixa ligar ! diz na bios failure of overlock n me deixa fazer nada so voltando aos defaults, eu tenho mudar so o vcore para 1.60v so para testar ele nao deixa!!

e possivel os cpus tarem blockeados ao overlock ou motherboard ?

Link to comment
Share on other sites

Nao comeces logo a mexer nas voltagens, começa por aumentar o FSB para 213Mhz, o CPU fica a 213x15=3.2Ghz, em principio nao precisas mexer na voltagem para um overclock tao reduzido...

se ele bootar e entrar no windows, corre uns testes de stress para ver se ele esta estavel, se estiver aumenta mais um bocadinho o FSB, e ai sim talvez tenhas de compensar a voltagem do CPU +0.1V. Basicamente a voltagem aumenta-se para compensar instabilidade, mas atencao k ao aumentar a voltagem nao estas a dar saude ao CPU e as temps sobem logo...

Edited by Warl0rd
Link to comment
Share on other sites

Nao comeces logo a mexer nas voltagens, começa por aumentar o FSB para 213Mhz, o CPU fica a 213x15=3.2Ghz, em principio nao precisas mexer na voltagem para um overclock tao reduzido...

se ele bootar e entrar no windows, corre uns testes de stress para ver se ele esta estavel, se estiver aumenta mais um bocadinho o FSB, e ai sim talvez tenhas de compensar a voltagem do CPU +0.1V. Basicamente a voltagem aumenta-se para compensar instabilidade, mas atencao k ao aumentar a voltagem nao estas a dar saude ao CPU e as temps sobem logo...

yap depois de 3 dias de leitura consecutiva cheguei la aumentado o fsb

ja percebi !!! isto e complicado mas devagar vai la

tenho as configurações a default

mas ja consegui overlock p4 3ghz para 3.5ghz e estava bem estavel e as temperaturas nao subiram muito mais 4º que o normal ta a 45º bem bom mas as voltagems ainda nao mexi

mas voltei ao normal ainda estrago o cpu

foi so para ter umas bases e para exprimentar não e um bixo 7 cabeças como se pensa

ja agora esta conta que fizeste 213x15=3.2 de onde e que vais buscar o 15 ou o quer dizer o 15?

Edited by alexramc
Link to comment
Share on other sites

Quando muito, alguns processadores possibilitam dois valores para o multiplicador, o normal e um mais baixo para permitir a sua utilização em boards que não o permitam com a velocidade nominal.

PS: Os CPU's vêm bloqueados porque sai muito mais barato á intel vender a mesma coisa com velocidades diferentes, isto é, os cpu's com especificação igual para alem da velocidade são iguais, apenas diferenciados pelo multiplicador...

Link to comment
Share on other sites

ahh ja percebi!! tnks

o multiplicador ta lockado??? existe alguma maneira de desblokear isso

os amds nao vem blokeados ?

Para Intel overclock so mm aumentado o FSB. Cheguei aos 15 pq é o multiplicador que vi na tua pic do cpu-z

Link to comment
Share on other sites

ahh ja percebi!! tnks

o multiplicador ta lockado??? existe alguma maneira de desblokear isso

os amds nao vem blokeados ?

Para Intel overclock so mm aumentado o FSB. Cheguei aos 15 pq é o multiplicador que vi na tua pic do cpu-z

15 e o valor do multiplicador , multiplica a velocidade o do front side bus ( FSB )

tive a correr o orthos para ver se akecia muito chegou aos 44º graus

so esta com 10% de overclock

200mhz de fsb meti para 220 mhz fsb

Link to comment
Share on other sites

44º parece-me baixo demais... isso e o k tenho no meu em idle e nao esta overclocked (o CPU e igual ao teu).

k prog estas a usar pras temps?

Everest Ultimate Engineer Edition

diz as temperaturas todas e todos os dados

ja li num forum qualquer que os valores da temperatura de um pentium sao menores do que as que são apresentadas na bios !! mas tenho duvidas!!

Edited by alexramc
Link to comment
Share on other sites

Eu tenho um processador igualzinho ao teu, e umas mems da Kingston low-end.

Tenho o processador a 3.6Ghz 24/7 há já quase um ano sem problema, fiz o seguinte:

- Como as minhas memorias não dão mais de 215mhz, meti-as a 166mhz (lembra-te que estamos a falar de DDR, portanto x2)

- Ao baixar a velocidade das memórias, pude puxar pelos timmings, meti-as a 2-3-3-6 com 2.7V e aguentam-se 5*.

- Dei uso ao AGP/PCI lock e bloqueei as frequências a 66/33.

- Com tudo prontinho, hora de puxar pelo CPU. Aumentei o FSB até 240mhz, fiquei com o pross a 3600mhz.

- Testei o sistema com o Prime95 e notei alguma instabilidade, aumentei a voltagem um pouco e prontos, sistema 100% estável.

Portanto, no final fiquei com:

- CPU @ 3600mhz

- Mems @ 192mhz (2-3-3-6)

Espero que te ajude, good luck com isso ;)

Edited by JP--
Link to comment
Share on other sites

Eu, realmente, devo ser o paradigma do overclock. Nunca fiz, apesar disso tenho sobre o meu P4 2.4 um dissipador Zalman 7700 e na gráfica também meti um Zalman compatível com ela porque o dissipador estava a fazer muito barulho. Sei perfeitamente que podia esticar o processador um pouco, mas não o faço.

Resultado:

em Idle ->24 a 28º

em load ->42 a 44º

Link to comment
Share on other sites

ate que temperaturas o cpu aguenta e que eu tive a puxar um pouco mais por isto meti mais vcore pq estava uma beca instavel

agora em load esta nos 49º 52º se calhar e muito calor para o bixo o que achas? opinioes ?

Edited by alexramc
Link to comment
Share on other sites

ate que temperaturas o cpu aguenta e que eu tive a puxar um pouco mais por isto meti mais vcore pq estava uma beca instavel

agora em load esta nos 49º 52º se calhar e muito calor para o bixo o que achas? opinioes ?

Meu, o meu processador ta sempre a ~50º!!! Nunca aumenta nem nunca diminui!!! É 2.8, Clockado a 3.4!

De referir que antes de estar clockado estava a 50º na mesma!!!

E o meu Pentium III, clockado estava sempre a 60º, e bombava na perfeição!!!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.