Jump to content

Caloiros Agredidos Em Julgamento De Praxe


Revenge
 Share

Recommended Posts

Não trocava o meu ano de Caloiro e a semana da recepção ao Caloiro no ano em que entrei por nada.

Simplesmente adorei o ambiente e todas as amizades que se criaram a partir daí. Mas lá está, são experiências.

Tal como o Engmec, tive comigo uma cópia (cheguei a estar com o original de 1983) do código da praxe da Academia do Porto e sabia quais os meus direitos.

Nunca desrespeitei um "Doutor" mas também nunca me obrigaram a fazer o que não queria. É tudo uma questão de bom senso de ambas as partes.

E quem critica assim tão mordazmente a praxe é porque nunca esteve nas festividades académicas para além dos concertos... A Serenata, o Cortejo, a Missa da Benção das Pastas, os Jantares académicos, etc, etc...

Claro, que como em tudo, existem exageros e malta que não tem o mínimo de juízo. Agora as generalizações é que são completamente descabidas...

Link to comment
Share on other sites

se foste praxado, a malta toda gosta de ti, toda a gente te conhece; se não foste praxado, mal te conhecem, nem sequer sabem que és do curso.

:lol: :lol: :lol: :lol:

O maior lol a isso. Era a isso que me referia, é patética esta tradição.

Oh pah, eu falo do que vi no meu ano de caloiro.. e, por muito patético que possa parecer, as coisas são mesmo assim.

Se vocês não gostaram da vossa praxe, que posso eu fazer? Sinceramente adorei. Aprendi muito, conheci muita gente, aprendi a ter respeito pelas pessoas, não só pelos trajados mas acima de tudo pelos meus colegas que foram praxados comigo. Que delirio era fazer parte de exercitos e invadir outros cursos :D

Oh Héder... bons velhos tempos... :-..

Por acaso sempre ouvi dizer que em Leiria não há praxes abusivas, e que a praxe é, por norma, mais soft que nos outros lados... Nunca, mas mesmo nunca, vi abusos...

Claro que sai da praxe muita gente a chorar, mas isso é por falta de aceitação da praxe como ela é... Os laços que se criam com aquela malta que foi praxada ao nosso lado são mais fortes que os laços criados com qualquer outra pessoa... Agora, não podemos ir pra praxe com o pensamento "se me mandarem dizer asneiras, declaro-me anti-praxe!". Isso é estúpido...

Como o Gosma disse, não trocava essas semanas por nada! :y:

Link to comment
Share on other sites

Nao, ia dar porrada a 7 ou 8 gajos a volta dela....

Isso pode ser considerado tentativa de violação ou algo do genero. Se ela fizesse queixa à policia vias o k lhes acontecia ;)

Pode e ela devia ter feito a devida queixa, incluindo dos doutores que fizeram a praxe, simn porque o portuga tem a manina deixa andar e tal, é por isso que temos portugal como está, se têm algo a reclamar, não foram respeitados direitos, só têm de os fazer valer.

A praxe é uma m*rda, fui praxado e se fosse agora cagava pós engenheiros, não abusaram, pk tb nao deixei, senao era homem de andar à porrada, lolz, mas soube de casos que houve cenas mais violentas, enfim...

No meu curso, e em todos, praxa quem tem 3 matriculas, logo deviam andar no 3º ano e a frequentar as disciplinas do 3º ano, mas é degradante vê-los a ter aulas connosco do 1º ano e a tirarem notas de nojo, realmente quem praxe é o exemplo que ninguém (que queira ter futuro) deve seguir...

Inda por cima obrigam-nos a perder muito tempo para tar na praxe e ir pá noite e depois é só caloirada a chumbar pk não se vai às aulas ou porque não temos tempo de estudar, lol

Isso não é bem assim, na minha univ também só se pode praxar com 3 matriculas, os duas apenas podem trajar, nada de emblemas, praxes, etccc, mas não é necessário chumbar para praxares, existe muita gente a praxar sem chumbar anos e anos a fio.

Mas pergunta lá na tua faculdade, quantas matriculas tem o dux? :lol:

Link to comment
Share on other sites

Praxes é mt giro mas por vezes abusam, sei entrar na brincadeira mas gosto de respeito pelas pessoas, quem fez essa praxe haviam de lhes fazer pior em frente a muita gente.

Link to comment
Share on other sites

Eu não posso falar das praxes porque ainda pa la caminho, mas isto não tem jeito nenhum <_<

Concordo sim com as praxes e acredito que mesmo ser praxado tem a sua piada, mas epá dentro de limites!

A ver o que me reserva :-

Link to comment
Share on other sites

Como me ri à farta ao ler esta thread. Estou como o Engmec, há por aí muita gente que não sabe mesmo o que é praxe! Como máxima que temos na minha faculdade "Praxe não é humilhação, é integração". E deixem-me que vos diga que quando entrei lá ainda havia o conhecido M.A.T.A., que dois anos depois acabou porque acharam que era desnecessário haver tal coisa naquela faculdade.

Já agora, faço aqui um pedido: quem tiver ideias para praxes que me envie para o mail ou por PM por favor... Tenho de começar a planear as praxes para o ano!

EDIT: apenas um comentário: de facto, não é preciso ser-se praxado para ser integrado no ambiente da faculdade, mas certamente que através da praxe o consegues muito mais facilmente...

EDIT2: e a título de exemplo, há vários anos na minha faculdade entrou um tipo que tinha uma deficiência mental que decidiu entrar nas praxes. Os pais dele já tinham falado com a AE para termos cuidado com as brincadeiras e também já tinham sido informados de que ele dificilmente se oporia a alguma coisa que lhe pedissem. O primeiro dia correu bem, sem problemas de maior, mas no segundo houve uns otários, já com uns copos em cima que fizeram merda (não em recordo bem do que era). Houve um aluno de segunda matrícula que viu e foi lá interromper aquilo. Os gajos em questão estavam na terceira e quarta matrículas, mas bazaram sem problemas de maior. O puto, coitado, não se tinha apercebido do que lhe estavam/iam fazer portanto estava mais que animado. Quando chegou o Tribunal de Praxe (que é realizado no último dia de Praxe na minha faculdade), no final chamaram os alunos praxantes em questão e depois de lhes derem "dado nas orelhas", foram expulsos do Tribunal e proibidos de praxar em anos futuros. Não aconteceu mais nada porque havia pessoas que mantiveram a calma, pois de contrário eles teriam saído dali em cuecas, com os trajes rasgados e provavelmente com um enxerto de porrada. Mas a partir daí, nunca mais ninguém os viu na faculdade trajados e nunca mais praxaram. Poucas foram as pessoas que lhes dirigiam palavra nos corredores, ficaram como se de proscritos se tratassem. E o tal miúdo divertiu-se à grande e conheceu montes de gente, que se tornaram amigos dele. Agora vão-me dizer que se não tivessem sido as praxes, a correr bem, esse miúdo não teria conhecido quase ninguém e dificilmente alguém falaria com ele por ele ter uma deficiência?

Link to comment
Share on other sites

Já agora, faço aqui um pedido: quem tiver ideias para praxes que me envie para o mail ou por PM por favor... Tenho de começar a planear as praxes para o ano!

EDIT2: e a título de exemplo, há vários anos na minha faculdade entrou um tipo que tinha uma deficiência mental que decidiu entrar nas praxes. Os pais dele já tinham falado com a AE para termos cuidado com as brincadeiras e também já tinham sido informados de que ele dificilmente se oporia a alguma coisa que lhe pedissem. O primeiro dia correu bem, sem problemas de maior, mas no segundo houve uns otários, já com uns copos em cima que fizeram merda (não em recordo bem do que era). Houve um aluno de segunda matrícula que viu e foi lá interromper aquilo. Os gajos em questão estavam na terceira e quarta matrículas, mas bazaram sem problemas de maior. O puto, coitado, não se tinha apercebido do que lhe estavam/iam fazer portanto estava mais que animado. Quando chegou o Tribunal de Praxe (que é realizado no último dia de Praxe na minha faculdade), no final chamaram os alunos praxantes em questão e depois de lhes derem "dado nas orelhas", foram expulsos do Tribunal e proibidos de praxar em anos futuros. Não aconteceu mais nada porque havia pessoas que mantiveram a calma, pois de contrário eles teriam saído dali em cuecas, com os trajes rasgados e provavelmente com um enxerto de porrada. Mas a partir daí, nunca mais ninguém os viu na faculdade trajados e nunca mais praxaram. Poucas foram as pessoas que lhes dirigiam palavra nos corredores, ficaram como se de proscritos se tratassem. E o tal miúdo divertiu-se à grande e conheceu montes de gente, que se tornaram amigos dele. Agora vão-me dizer que se não tivessem sido as praxes, a correr bem, esse miúdo não teria conhecido quase ninguém e dificilmente alguém falaria com ele por ele ter uma deficiência?

Deves ter deixado poucas cadeiras, deves...

Lol, eles bem que podiam cagar po "tribunal"...se alguem lhes tocasse chamava-se a PSP e aí gostava de ver quem se ria por ultimo...

Não há nenhuma lei que proiba quem quer que seja de andar trajado, é apenas uma peça de roupa...

P.S. É claro que as praxes dependem dos cursos, kem for pa um curso de chocas, tipo psicologia ou linguas bem que pode ir à praxe que akilo é a praxe da alegria...

Edited by dark_shadow_rules
Link to comment
Share on other sites

Estou como o Engmec, há por aí muita gente que não sabe mesmo o que é praxe!

Possivelmente os desgraçados que foram para o hospital...?

GMAM para os mal comportados...

ginástica militar até à morte! :lol: :lol: :lol:

Link to comment
Share on other sites

Estou como o Engmec, há por aí muita gente que não sabe mesmo o que é praxe!

Possivelmente os desgraçados que foram para o hospital...?

E muita coisa fica abafada e nunca chega a ser revelada!

Tenho pena dos que se deixam manipular e se submetem a cenas humilhantes, que aceitam como argumento válido que deixar-se praxar vai ser bom para eles... estes não acharam... <_<

Link to comment
Share on other sites

se foste praxado, a malta toda gosta de ti, toda a gente te conhece; se não foste praxado, mal te conhecem, nem sequer sabem que és do curso.

:lol: :lol: :lol: :lol:

O maior lol a isso. Era a isso que me referia, é patética esta tradição.

Oh pah, eu falo do que vi no meu ano de caloiro.. e, por muito patético que possa parecer, as coisas são mesmo assim.

Se vocês não gostaram da vossa praxe, que posso eu fazer? Sinceramente adorei. Aprendi muito, conheci muita gente, aprendi a ter respeito pelas pessoas, não só pelos trajados mas acima de tudo pelos meus colegas que foram praxados comigo. Que delirio era fazer parte de exercitos e invadir outros cursos :D

Oh Héder... bons velhos tempos... :-..

Por acaso sempre ouvi dizer que em Leiria não há praxes abusivas, e que a praxe é, por norma, mais soft que nos outros lados... Nunca, mas mesmo nunca, vi abusos...

Claro que sai da praxe muita gente a chorar, mas isso é por falta de aceitação da praxe como ela é... Os laços que se criam com aquela malta que foi praxada ao nosso lado são mais fortes que os laços criados com qualquer outra pessoa... Agora, não podemos ir pra praxe com o pensamento "se me mandarem dizer asneiras, declaro-me anti-praxe!". Isso é estúpido...

Como o Gosma disse, não trocava essas semanas por nada! :y:

loool eu pensavak isso acontecia so na guerra lool

quanto à praxe em si tou numa de ir ver como é...

mas gostava de ter acesso aos direitos do caloiro alguem sabe como eh isso?

e tenho enorme tendencia a levar a mal qualquer abuso

Link to comment
Share on other sites

aqui o pessoal está a favor da praxe... isto que fizeram a este pessoal não é praxe mas sim um abuso em nome da praxe...

a praxe serve para integrar pessoal na vida universtitária... e não para os deixar com marcas para a vida.. eu fui praxado, praxei e neste momento os meus melhores amigos são gajos que eu praxei...

Link to comment
Share on other sites

so para dizer que há aqui pessoas tão limitadas... que até mete impressão...

fazem associações estúpidas que revelam falta de inteligência...

eu pertenco a uma comissao de praxe e:

- nunca fiz nada contra a vontade de ninguem

- praxei

- diverti-me

- incentivei diversão

- não tenho cadeiras em atraso. nenhuma.

btw, tellos0: leic@ist?

--edit--

não volto a responder nesta thread porque

- mal venho ao FNF (vim aqui porque me avisaram deste topico)

- gosto de discutir com pessoas que têm QI superior ao calhau

A praxe é uma m*rda, fui praxado e se fosse agora cagava pós engenheiros, não abusaram, pk tb nao deixei, senao era homem de andar à porrada, lolz, mas soube de casos que houve cenas mais violentas, enfim...

No meu curso, e em todos, praxa quem tem 3 matriculas, logo deviam andar no 3º ano e a frequentar as disciplinas do 3º ano, mas é degradante vê-los a ter aulas connosco do 1º ano e a tirarem notas de nojo, realmente quem praxe é o exemplo que ninguém (que queira ter futuro) deve seguir...

Inda por cima obrigam-nos a perder muito tempo para tar na praxe e ir pá noite e depois é só caloirada a chumbar pk não se vai às aulas ou porque não temos tempo de estudar, lol

gostaria de realçar a estupidez deste user.

Link to comment
Share on other sites

so para dizer que há aqui pessoas tão limitadas... que até mete impressão...

fazem associações estúpidas que revelam falta de inteligência...

eu pertenco a uma comissao de praxe e:

- nunca fiz nada contra a vontade de ninguem

- praxei

- diverti-me

- incentivei diversão

- não tenho cadeiras em atraso. nenhuma.

btw, tellos0: leic@ist?

--edit--

não volto a responder nesta thread porque

- mal venho ao FNF (vim aqui porque me avisaram deste topico)

- gosto de discutir com pessoas que têm QI superior ao calhau

A praxe é uma m*rda, fui praxado e se fosse agora cagava pós engenheiros, não abusaram, pk tb nao deixei, senao era homem de andar à porrada, lolz, mas soube de casos que houve cenas mais violentas, enfim...

No meu curso, e em todos, praxa quem tem 3 matriculas, logo deviam andar no 3º ano e a frequentar as disciplinas do 3º ano, mas é degradante vê-los a ter aulas connosco do 1º ano e a tirarem notas de nojo, realmente quem praxe é o exemplo que ninguém (que queira ter futuro) deve seguir...

Inda por cima obrigam-nos a perder muito tempo para tar na praxe e ir pá noite e depois é só caloirada a chumbar pk não se vai às aulas ou porque não temos tempo de estudar, lol

gostaria de realçar a estupidez deste user.

Xii qt tens de QI Stone se tiveres mais de 130 tb não posso responder. :-..

Link to comment
Share on other sites

so para dizer que há aqui pessoas tão limitadas... que até mete impressão...

fazem associações estúpidas que revelam falta de inteligência...

eu pertenco a uma comissao de praxe e:

- nunca fiz nada contra a vontade de ninguem

- praxei

- diverti-me

- incentivei diversão

- não tenho cadeiras em atraso. nenhuma.

btw, tellos0: leic@ist?

--edit--

não volto a responder nesta thread porque

- mal venho ao FNF (vim aqui porque me avisaram deste topico)

- gosto de discutir com pessoas que têm QI superior ao calhau

A praxe é uma m*rda, fui praxado e se fosse agora cagava pós engenheiros, não abusaram, pk tb nao deixei, senao era homem de andar à porrada, lolz, mas soube de casos que houve cenas mais violentas, enfim...

No meu curso, e em todos, praxa quem tem 3 matriculas, logo deviam andar no 3º ano e a frequentar as disciplinas do 3º ano, mas é degradante vê-los a ter aulas connosco do 1º ano e a tirarem notas de nojo, realmente quem praxe é o exemplo que ninguém (que queira ter futuro) deve seguir...

Inda por cima obrigam-nos a perder muito tempo para tar na praxe e ir pá noite e depois é só caloirada a chumbar pk não se vai às aulas ou porque não temos tempo de estudar, lol

gostaria de realçar a estupidez deste user.

Gostaria de relçar o atrasado mental que este user é, que nem pode ler uma cena sem insultar...sendo tudo o que disse verdade

Link to comment
Share on other sites

Como a maior parte de vós sabeis, há muito que terminei o ensino superior. Já lá vão cerca de 10 anos. Na altura fui minimamente praxado. Não passou de umas meras pinturas na cara e pouco mais. Um triste qualquer teve o desplante de me querer obrigar a roer o nabo. Disse-lhe que não o faria pois o nabo já tinha sido trincado por vários caloiros e achava aquilo anti-higiénico. E ele lá deixou passar.

Nunca praxei ninguém. Penso que existem formas muito mais inteligentes de integrar novos alunos nas instituições. Na maioria dos casos a praxe é, na minha opinião, abusar da cara das pessoas. Não percebo porque é que a integração das pessoas tem que ser feita na base do ridículo e da lata de cerveja.

O respeito pelos mais velhos não é algo que se impõe ou algo que se conquista à base da brincadeira. É algo que se conquista tendo em conta o direito que assiste ao outro de se encontrar perdido num novo ambiente e necessitar de alguém que o ajude a orientar-se. Isto não tem que passar forçosamente por ter que vestir uma fralda e desfilar pela rua com latas presas aos pés.

Traje académico é outra particularidade pelo qual tenho particular repúdio. Para que serve o traje? Para enriquecer os conhecimentos científicos das pessoas? Ajuda a melhorar a formação do aluno na faculdade ou universidade? Parece-me que não. Trata-se, na minha opinião, de um dos muitos fetiches académicos. Se nos queremos afirmar como estudantes, não é preciso capa e espada. Usemos o cérebro para emitir opiniões sustentadas no conhecimento. E depois cravam nas capas os brasões das vilas e cidades, numa espécie de "já lá estive", "sou da zona", "já lá fui beber uns copos". Sugeria que pregassem nas capas uma fita singela por cada livro que já leram. A maioria teria, concerteza, uma capa desnudada.

Fiz muitos amigos no ensino superior e não passei por estes rituais académicos. Não foi preciso nada disso para que me tivesse divertido, me tivesse integrado e tivesse passado com sucesso no ensino superior. O resto é fogo de vista, vaidade e incapacidade de afirmação perante os outros partindo das capacidades que temos. E depois temos como os mais importantes da rotina praxista, os que mais matrículas têm, sinónimo na maioria dos casos, do estatudo de ignorantes e incompetentes que esses fulanos são ao arrastar-se ao longo de anos para fazer 4 ou 5 cadeiras.

Integração sim. Praxe desta forma, não obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.