Jump to content

Caloiros Agredidos Em Julgamento De Praxe


Revenge
 Share

Recommended Posts

Dois caloiros da Universidade de Coimbra terão sido agredidos no decorrer de um tribunal de praxe. A um, os "doutores" terão rapado os pêlos púbicos e rompido parte do escroto, para além de lhe terem dado violentos cachaços que deixaram o aluno com várias nódoas negras e hematomas. A outro, os praxistas terão provocado ferimentos no crânio quando rapavam o cabelo da "vítima".

O primeiro caloiro denunciou o incidente apenas a nível da academia, para evitar que os "agressores", estudantes de medicina, pudessem vir a ter problemas, mais tarde, no eventual acesso a estabelecimentos de saúde públicos. Já o segundo aluno vítima de agressões terá apresentado queixa junto das autoridades policiais da sua área de residência. Facto que o JN não conseguiu confirmar.

O julgamento de praxe, um dos rituais já raros na academia de Coimbra, aconteceu dois dias antes da Queima das Fitas, na sede de um grupo de apoio à Académica. O único local, para além das Repúblicas, autorizado pelo Conselho de Veteranos (órgão máximo da hierarquia de praxe académica) a realizar o ritual.

Nove caloiros receberam documento de contra-fé (notificação para o julgamento) e compareceram na expectativa de passarem por mais um ritual "entre amigos e que serve para cimentar o companheirismo", confirmou ao JN um amigo de um dos agredidos.

O ritual terá, no entanto, ultrapassado "o espírito de brincadeira". Para além de unhas negras, resultantes do apanhar com a colher de pau, um dos caloiros acabou "espetado no crânio" com uma tesoura com que lhe estariam a cortar o cabelo, o que motivou a queixa apresentada às autoridades policiais . O outro caloiro queixoso ficou com as costas e o pescoço marcados com hematomas e nódoas negras, resultantes de cachaços. De resto, terá sido a brutalidade das palmadas que mais o feriram do que propriamente a lesão no escroto, alegadamente na sequência do corte dos pêlos púbicos.

João Luís Jesus, dux veteranorum da UC, vai, nos próximos dias, recolher depoimentos de todos os intervenientes e decidir se o caso chega a Conselho de Veteranos, onde "será avaliada apenas a parte praxista" e de onde poderão sair sanções como a expulsão da praxe. O Dux recorda que a praxe apenas tem sentido "quando é consensual e que o caloiro pode, a qualquer momento recusar determinado ritual " referindo que, nos sete anos em que é dux, nunca teve um caso destes.

Ao JN, o presidente da Direcção Geral da Associação Académica, Paulo Fernandes, disse que este caso é "uma mancha", "ultrapassa o âmbito da praxe" e, por isso mesmo, "deve ser resolvido nas instâncias judiciais".

Fonte próxima dos caloiros garantiu ao JN que os "doutores" envolvidos já se desculparam junto dos caloiros e que, "apesar dos boatos, o ambiente é bom na Faculdade de Medicina".

O JN tentou ontem falar com os queixosos, mas foi impossível obter declarações de ambos.

O reitor da Universidade de Coimbra, por seu turno, recusou comentar o incidente.

http://jn.sapo.pt/2007/05/16/pais/caloiros...ento_praxe.html

É este o espírito Académico dos dias de Hoje na Universidade de Coimbra. Eu adorei a minha praxe, e é das semanas que nunca mais me vou esquecer. Infelizmente, estes não vão ter a mesma sorte e vai ser algo para esquecer.

Link to comment
Share on other sites

É este o espírito Académico dos dias de Hoje na Universidade de Coimbra. Eu adorei a minha praxe, e é das semanas que nunca mais me vou esquecer. Infelizmente, estes não vão ter a mesma sorte e vai ser algo para esquecer.

É o mesmo que eu dizer quando há problemas com a claque do Porto que esse é o espirito dos adeptos do Porto....

Link to comment
Share on other sites

Cada vez mais se vê disto nas praxes, existe tanta coisa divertida para fazer à caloirada, falta é imaginação a alguns doutores que pensam que mandam em toda a gente, eu nunca tive problemas desses e nem vou ter pois não alinho nessas tretas da sanção de unhas, tesoura, etcc, mas para usar a colher de pau e a tesoura, é preciso ter algumas matriculas 3 ou 4 não me recordo agora, dá para ver que essa gente não sabe praxar e nem deviam trajar.

Link to comment
Share on other sites

Esses filhos da puta eram imediatamente expulsos da universidade e nunca mais, neste país entravam num estabelecimento de ensino.

É preciso abusar assim? Rapar os pintelhos e cortar o cabelo? Que merda é essa? Como o Revenge, adorei as semanas de praxe que tive! E o Donovan não me deixa mentir! Será que é preciso abusar assim? Fdx...

Esses gajos são merda da mais podre que há!

Link to comment
Share on other sites

É este o espírito Académico dos dias de Hoje na Universidade de Coimbra. Eu adorei a minha praxe, e é das semanas que nunca mais me vou esquecer. Infelizmente, estes não vão ter a mesma sorte e vai ser algo para esquecer.

É o mesmo que eu dizer quando há problemas com a claque do Porto que esse é o espirito dos adeptos do Porto....

Existe a claque e existe os adeptos. E o espírito da claque do Porto é bem claro nas acções que tomam. Nunca ninguém disse o contrario. Mas Claque é uma coisa, Adeptos é outra.

Eu já vi por exemplo muitos julgamentos de praxe, e nunca vi nada parecido sequer... Uma coisa é acontecer acidentes.. Outra é andarem com colheres de paus a dar nas unhas para as pisarem... dar chapadas até pisarem o corpo. Espetar uma tesoura na cabeça... Romper o escroto(esta até dói...)

E com tanta gente a assistir ao Julgamento, não sei como deixaram isso continuar sequer.

Link to comment
Share on other sites

É este o espírito Académico dos dias de Hoje na Universidade de Coimbra. Eu adorei a minha praxe, e é das semanas que nunca mais me vou esquecer. Infelizmente, estes não vão ter a mesma sorte e vai ser algo para esquecer.

É o mesmo que eu dizer quando há problemas com a claque do Porto que esse é o espirito dos adeptos do Porto....

Existe a claque e existe os adeptos. E o espírito da claque do Porto é bem claro nas acções que tomam. Nunca ninguém disse o contrario. Mas Claque é uma coisa, Adeptos é outra.

Eu já vi por exemplo muitos julgamentos de praxe, e nunca vi nada parecido sequer... Uma coisa é acontecer acidentes.. Outra é andarem com colheres de paus a dar nas unhas para as pisarem... dar chapadas até pisarem o corpo. Espetar uma tesoura na cabeça... Romper o escroto(esta até dói...)

E com tanta gente a assistir ao Julgamento, não sei como deixaram isso continuar sequer.

Mas pior é o caloiro não reagir e deixar fazer isso, porque se ele quiser não faz.

Link to comment
Share on other sites

Por isso é que sempre fui, e sempre serei contra as praxes. A mim ninguem me tocou seja de que forma for... Inda tentaram, mas nao me deixei cair nessas brincadeiras de mau gosto.

O Coutinho77 falou ali e bem das claques, é exactamente o mesmo... usam as praxes ( no caso das claques o futebol ) para fazerem o que lhes bem apetece sem ter respeito por ninguem.

Link to comment
Share on other sites

Eu já vi por exemplo muitos julgamentos de praxe, e nunca vi nada parecido sequer... Uma coisa é acontecer acidentes.. Outra é andarem com colheres de paus a dar nas unhas para as pisarem... dar chapadas até pisarem o corpo. Espetar uma tesoura na cabeça... Romper o escroto(esta até dói...)

E com tanta gente a assistir ao Julgamento, não sei como deixaram isso continuar sequer.

Não sei qts pessoas estariam a assistir.. Foi feita na sede dos fans..

Link to comment
Share on other sites

Eu sobre as minhas praxes fiquei dividido. Gostei do companharismo que se desenvolvia mas à brincadeiras que sinceramente são demasiado humilhantes, mesmo se é uma brincadeira, e posso já dizer que mesmo não tendo sofrendo nenhuma destas que considero que andar só de cuecas um pouco demais. Boxers por cima de calças tudo bem e esta é só uma das situações. É que vendo isto tem piada por uns segundos mas depois meteme-nos na cabeça da pessoa que sofreu e perde toda a piada.

Mas pelo menos isto não é como a tropa em que tens mesmo de fazer o que te mandam ou lixas-te ainda mais, nisto pelo menos podemos dizer que não e é não, o que cada vez vejo mais, pessoas a chatear-se durante as praxes, coisa que no meu curso nunca aconteceu antes de eu ser caloiro.

Mas como nenhum dos meus pais foram praxados não tenho nenhum ponto de comparação com antigamente.

Claro que há sempre o pessoal veterano que vai lá só para socializar e acho que nas praxes isto é que interessa.

Link to comment
Share on other sites

Em tudo há um lado bom e outro mau... há praxes que não deviam existir e quem abusa deve ser punido severamente a meu ver.

Nunca praxei ninguém nem fui praxado... isso é uma coisa que me passa completamente ao lado, acho muito estupido... se for bem feita é aceitável mas tudo com limites.

Não se pode generalizar.

Link to comment
Share on other sites

Eu já vi por exemplo muitos julgamentos de praxe, e nunca vi nada parecido sequer... Uma coisa é acontecer acidentes.. Outra é andarem com colheres de paus a dar nas unhas para as pisarem... dar chapadas até pisarem o corpo. Espetar uma tesoura na cabeça... Romper o escroto(esta até dói...)

E com tanta gente a assistir ao Julgamento, não sei como deixaram isso continuar sequer.

Não sei qts pessoas estariam a assistir.. Foi feita na sede dos fans..

Não sei como é o julgamento da praxe em Coimbra. Na minha Univ tem bastantes pessoas a assistir, vão todos os doutores que quiserem, e é bastante bonito o ambiente que criam em volta do julgamento.

Link to comment
Share on other sites

Depende de quem praxa! Eu estudo em Coimbra e não tenho queixas nenhumas!! Fui praxado tanto no curso como na residencia sempre com brincadeiras mt leves e na altura de cortar o cabelo tiraram um bocadinho de nada lol. Mas eu sou a favor dakela praxe de ir tudo conversar pra um cafe e beber uns copos. isso é k é :D

Edited by PeTeRmC
Link to comment
Share on other sites

Eu já vi por exemplo muitos julgamentos de praxe, e nunca vi nada parecido sequer... Uma coisa é acontecer acidentes.. Outra é andarem com colheres de paus a dar nas unhas para as pisarem... dar chapadas até pisarem o corpo. Espetar uma tesoura na cabeça... Romper o escroto(esta até dói...)

E com tanta gente a assistir ao Julgamento, não sei como deixaram isso continuar sequer.

Não sei qts pessoas estariam a assistir.. Foi feita na sede dos fans..

Não sei como é o julgamento da praxe em Coimbra. Na minha Univ tem bastantes pessoas a assistir, vão todos os doutores que quiserem, e é bastante bonito o ambiente que criam em volta do julgamento.

Há julgamentos de praxe publicos.. este foi tudo menos isso certamente...

Link to comment
Share on other sites

Eu já vi por exemplo muitos julgamentos de praxe, e nunca vi nada parecido sequer... Uma coisa é acontecer acidentes.. Outra é andarem com colheres de paus a dar nas unhas para as pisarem... dar chapadas até pisarem o corpo. Espetar uma tesoura na cabeça... Romper o escroto(esta até dói...)

E com tanta gente a assistir ao Julgamento, não sei como deixaram isso continuar sequer.

Não sei qts pessoas estariam a assistir.. Foi feita na sede dos fans..

Não sei como é o julgamento da praxe em Coimbra. Na minha Univ tem bastantes pessoas a assistir, vão todos os doutores que quiserem, e é bastante bonito o ambiente que criam em volta do julgamento.

Em Coimbra, a coisa não funciona assim. Um julgamento de praxe é uma situação muito extraordinária que ocorre apenas quando uma infracção muito grave perante a mesma é cometida (estou a falar de UC mesmo, não de politécnicos e companhia limitada (com o devido respeito) em que julgamento de praxe = barbearia de caloiros). Eu na minha (já extensa) carreira universitária nunca assisti a nenhum, e a única pessoa que tive conhecimento de ter ido a tribunal de praxe nem sequer era caloiro, foi um idiota, estudante universitário, que resolveu "graffitizar" uma república, uma das instituições mais "sagradas" segundo o código da praxe da UC. E o julgamento, após deliberado pelo Conselho de Veteranos e pelo seu representante máxino, Dux Veteranorum, feito e assistido exclusivamente por veteranos (como mandam as regras) regra geral não envolve qualquer violência física (tirando o tradicional rapanço ad libitum, se é que podemos chamar violência física a um corte de cabelo), mas passa mais pela intimação psicológica (para quem foi caloiro em coimbra e viu uma trupe de 50 e tal marmanjos todos de capa enpuçada a correr na vossa direcção, sabe do que estou a falar).

Não quero com isto desculpar o acto dos trogloditas que fizeram isto, que devem ser punidos se realmente se provar que o fizeram. Mas também não tenho a mínima dúvida que mais uma vez a comunicação social portuguesa extrapolou a coisa para patamares que se calhar não correspondem bem à realidade.

Enquanto estudante universitário da Universidade de Coimbra tens duas opções: ou és pela praxe, e te sujeitas a tudo aquilo que ela acarreta, tendo como parâmetros e limites o Código da Praxe da Universidade de Coimbra, ou te declaras anti-praxe, e a partir desse momento ninguém te toca.

Nesse aspecto, tive a felicidade de ser muito bem apadrinhado, e enquanto caloiro andava sempre com uma edição do código comigo (apesar de o saber de trás para a frente) e não hesitava em dizer "ó doutor, olhe que não é bem assim..." e escarrapachar-lhe o código na cara caso fosse necessário (ainda me lembro da quantidade de vezes que desafiei "doutores" a encontrarem o parágrafo no código que dizia que o caloiro não podia andar de capa e batina e/ou traçar a capa, e que os símbolos na capa tinham que ser pares, etc. etc.).

Não digo que o "verdadeiro" espírito académico tenha de alguma forma desvanecido um pouco, e que de vez em quando haja alguns abusos, mas ainda assim acho que nesse aspecto a UC sempre se manteve um bocado à margem das outras Universidades. Ainda há muita gente, que tal como eu, optou mais por uma postura de "vigilância" e correcção dos que praxam do que propriamente andar a praxar. E acreditem, o acto da praxe quando bem feito e segundo as regras é um acto muito engraçado e recomendável.

Link to comment
Share on other sites

Eu fui "humilhado" durante as minhas praxes, mas no bom sentido... Não pra ser humilhado, mas pra fazer figuras cómicas à frente de todos... Claro que não é agradável à primeira vista, mas no fundo no fundo, acabei por gostar e ainda bem que me sujeitei às praxes! Foi das melhores semanas da vida universitária. E é simples! Não é preciso cortar cabelo. Não é preciso haver violência. Mas não sei porquê, há sítios (Coimbra inclusive) que tendem a ser mais puxados nas praxes, talvez pra serem os mais mauzões lá do sítio. Acho isso pura estupidez! Merdas destas, para mim, eram punidas com a expulsão da Universidade e nem davam direito a piar... A ver se não começavam a aprender a ter juízo...

Link to comment
Share on other sites

Isso. Se uma claque de futebol faz merda então todas as claques, ou mesmo toda a gente na claque é merdosa, por isso vamos acabar com as claques.

Se uma praxe deu em merda então toda a gente que é pela praxe é merdosa, TODA A GENTE...por isso vamos lá acabar com a praxe porque ela é estúpida.

Enfim.

PS: Revenge, onde estudas a praxe dura uma semana? :|

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.