Jump to content

Eu NÃo Sou Engenheiro


camurso_
 Share

Recommended Posts

Tem caracteres esquisitos, mas foi assim que recebi o mail :P

" (...) Na profiss�o, os senhores indicam-me como engenheiro civil. De facto, j� tive muitas profiss�es, desde consultor a docente do ensino superior, tradutor e at� escritor. Mas nunca tive o privil�gio de trabalhar como engenheiro civil, at� porque a minha licenciatura em engenharia f�sica n�o mo permitiria. Como tal, agrade�o-lhes que retirem esse dado da profiss�o, por n�o ser correcto nem relevante.

Com os meus cumprimentos,

Jos� Lu�s Mxxxxxxxx"

"Estimado Cliente, Sr. Jos� Lu�s Lxxx,

(...)

No que respeita � sua actividade profissional, e por forma a procedermos altera��o da mesma ser� deste modo necess�rio que nos remeta uma c�pia certificada ou original em papel timbrado de uma Declara��o da Entidade Patronal, ou c�pia certificada do Cart�o Profissional, frente e verso, ou recibo de vencimento, desde que conste profiss�o, entidade patronal, situa��o contratual e data de admiss�o, documenta��o que poder� remeter via correio para a Remessa Livre n.� 25009, 1144- 960 Lisboa, n�o sendo necess�rio selo, ou em alternativa poder� apresentar os originais junto do Balc�o.

Relativamente � certifica��o, a mesma poder� ser solicitada junto da Junta de Freguesia, dos CTT, do Not�rio ou Advogado.

(...)

Encontramo-nos � sua disposi��o para prestar os esclarecimentos necess�rios.

Com os melhores cumprimentos,

Montepio,

Direc��o de Marketing e Novos Canais"

" Em resposta � vossa mensagem, tenho-lhes a dizer, com toda a sinceridade, n�o � da vossa conta a profiss�o que eu exer�o ou deixo de exercer. Agora, o que n�o podem, de forma nenhuma, � atribuir-me uma profiss�o aleat�ria que eu nunca exerci, como � a de engenheiro civil. Portanto, agrade�o que retirem qualquer men��o � minha profiss�o dos vossos dados pessoais a meu respeito, ao abrigo do direito de rectifica��o que me assiste, de acordo com a legisla��o em vigor de protec��o de dados pessoais informatizados. "

"Estimado Cliente, Sr. Jos� Lu�s Lxxx,

Agradecemos, desde j�, o seu contacto.

No seguimento da sua mensagem, e de acordo com a informa��o facultada na mensagem envida anteriormente, indicamos que por forma a procedermos � altera��o da sua Actividade Profissional, ser� necess�rio que nos remeta a documenta��o solicitada, ou apresente a mesma junto de um Balc�o, estando este procedimento de acordo com o Aviso 11/05 do Banco de Portugal.

A Caixa Econ�mica Montepio Geral, no �mbito dos princ�pios que presidiram � redac��o desse Aviso, tem vindo progressivamente a promover a actualiza��o dos Dados Pessoais dos Clientes, sempre que as circunst�ncias se enquadrem no esp�rito do referido Aviso.

Por este motivo, e lamentando qualquer inc�modo causado, existe a necessidade de proceder � actualiza��o dos seus Dados Pessoais, mediante apresenta��o de um documento comprovativo da sua Actividade Profissional. Em virtude de verificarmos que existem outros dados por actualizar, solicitamos tamb�m que nos remeta copia certificada do seu Bilhete de Identidade e Cart�o de Contribuinte, ou apresente os mesmos num Balc�o, para que se obtenham c�pias e se proceda � actualiza��o.

(...)

Encontramo-nos dispon�veis para prestar os esclarecimentos que considere necess�rios,

Com os melhores cumprimentos,

Montepio,Direc��o de Marketing e Novos Canais"

"Meus caros senhores,

Eu n�o vou enviar a documenta��o que me pedem, pois insisto que a profiss�o que exer�o n�o lhes diz respeito.

Fa�o ent�o o inverso do �nus da prova.

Mostrem-me os senhores os documentos em que se basearam para dizer que eu sou engenheiro civil. Quem sabe, de posse deles, at� me possa candidatar a primeiro-ministro.

Se os senhores me garantem que s� efectuam essas altera��es de posse de documentos oficiais, ent�o com certeza que tiveram acesso a um certificado de habilita��es que os informou de que eu sou engenheiro civil (espero que n�o sejam da Universidade Independente). Pois, pe�o-lhes ent�o que me enviem a mim uma c�pia desses documentos, pois dava-me um jeit�o acrescentar �s minhas habilita��es as de Engenheiro Civil, que n�o sou nem nunca fui. Mas, se realmente os senhores t�m documentos que o provam, � porque deve ser verdade e eu come�o a perceber como � que a situa��o de engenheiro civil �, neste pa�s, uma situa��o muito transit�ria.

As vossas reservas tinham toda a raz�o de ser, se eu lhes tivesse a exigir que me atribu�ssem habilita��es que eu n�o tenho. Mas a situa��o � perfeitamente inversa. Est�o a atribuir-me um curso que eu n�o tenho e uma profiss�o que eu n�o exer�o. N�o posso demonstrar que n�o sou engenheiro civil porque n�o existe certificado de habilita��o de n�o-engenheiro civil.

Por isso, repito o direito que me assiste de corrigir dados pessoais informatizados que est�o errados. E exijo que retirem a profiss�o de engenheiro civil.

Com os meus cumprimentos,

Jos� Lu�s M"

"Estimado Cliente, Sr. Jos� xxx,

Agradecemos o seu contacto o qual mereceu a nossa especial aten��o.

Em resposta � sua mensagem, informamos que no momento em que procedeu Abertura da conta de dep�sitos � ordem o registo das Habilita��es Liter�rias, n�o eram efectuadas de acordo com o Aviso 11/2005 de 13 de Julho do Banco de Portugal, o qual � transversal a todas as Institui��es e que obriga nomeadamente aquando da actualiza��o de dados pessoais, apresenta��o de comprovativo, bem como na emiss�o de Meios de Pagamento que os respectivos dados pessoais e profissionais encontrem-se devidamente actualizados.

Autrora [sic], as Habilita��es Liter�rias eram inseridas de acordo com o indicado pelo cliente, podendo, por ventura ocorrer um erro na inser��o da informa��o, n�o obstante, � presente data, para que possamos actualizar este elemento, ser� necess�rio, apresenta��o do Certificado de Habilita��es, junto de um balc�o ou envio de c�pia certificada para a morada Remessa Livre 25009,1144-960 Lisboa.

Salvaguardando, desta forma, que no futuro possam estar associados bloqueios que comprometam a realiza��o de opera��es atrav�s dos canais � distancia, nomeadamente do servi�o Montepio24, ou junto das Caixas Autom�ticas.

Aguardamos a actualiza��o deste elemento bem como dos solicitados na mensagem anterior, encontrando-nos dispon�veis para prestar os esclarecimentos que considere necess�rios.

Com os melhores cumprimentos,

Montepio Direc��o de Marketing e Novos Canais"

"Ou seja, segundo me est�o a dizer, os senhores enganaram-se a p�r os dados, pois eu nunca disse que era engenheiro civil. N�o tinha motivos para o fazer, pois nunca o fui e n�o estava a candidatar-me a um emprego como engenheiro civil na vossa empresa quando a� abri uma conta.

Ora, porque os senhores se enganaram, agora exigem-me um certificado de habilita��es que certifique um grau que eu n�o tenho. Certo? Ou seja, vou � secretaria de uma faculdade de engenharia (penso que j� n�o posso ir � Independente, porque parece que vai fechar) e pe�o-lhes que me passem um certificado de habilita��es em como n�o sou engenheiro civil. Estou certo que devem ter l� um modelo para isso: Certificado de Habilita��es de N�o-Engenheiro Civil. Depois, mando-lhes uma c�pia e j� posso provar ao mundo que n�o sou engenheiro civil. Portanto, devo concluir que, de acordo com o vosso entendimento, qualquer cidad�o que abra conta no vosso banco � engenheiro civil at� prova em contr�rio...

Disse alguma coisa de errado at� agora?

N�o lhes passa pela cabe�a que � um pouco kafkiano pedir a um cliente que rectifique os vossos erros inform�ticos apresentando um certificado de n�o habilita��es que ateste que ele n�o � licenciado em engenharia civil?

Fico a aguardar o prazer de mais uma das vossas respostas, pois � um ponto alto do meu dia verificar at� que ponto pode ir a rigidez burocr�tica de uma institui��o. Pe�o-lhes ainda que n�o levem a mal eu estar a compilar esta nossa interessante troca de mensagens num texto humor�stico que espero vir a publicar, tal � o desprop�sito de toda esta situa��o.

Com os meus estimados cumprimentos,

Jos� Lu�s Mxxxxxxxx"

"Estimado Cliente, Sr. Jos� Lu�s Mxxxxxxxx,

Agradecemos, desde j�, o seu contacto.

No seguimento da sua mensagem, vimos informar que a situa��o que nos reportou foi encaminhada para o departamento competente. Ap�s obtermos uma resposta, procederemos de imediato ao envio de uma mensagem.

Encontramo-nos dispon�veis para prestar os esclarecimentos que considere necess�rio.

Com os melhores cumprimentos,

Montepio

Direc��o de Marketing e Novos Canais"

"Com a curiosidade que o momento requeria, fui consultar os meus dados, para ver se j� tinham sido devidamente rectificados. Deparei-me com a seguinte p�rola da titularite aguda que assola este pa�s:

eunaosouengenheiro.jpg.png

Quando consegui parar de rir, respondi com a seguinte mensagem em tr�s fasc�culos (s� nos s�o permitidos 2000 caracteres de cada vez)

Estimad�ssimos Senhores,

Fiquei muito feliz por ver que, finalmente, tiveram a amabilidade de agir sobre os meus dados pessoais.

Constato que ainda n�o lhes � poss�vel usar o meu n�mero de telefone porque come�a por 30 e isso faz muita confus�o ao vosso departamento de inform�tica.

No entanto, folgo em constatar que n�o perderam o sentido de humor no que toca aos restantes dados pessoais.

Assim, nas habilita��es liter�rias, de licenciado fui despromovido a 12 ano. Na verdade, tenho o grau de mestrado em f�sica tecnol�gica, mas como n�o fa�o ten��es de lhes apresentar provas desse facto, fico muito satisfeito por ao menos me reconhecerem o 12� ano sem necessidade de prova formal.

Como n�o penso que sejam elitistas ao ponto de me tratarem pior por ter uma mera escolaridade obrigat�ria, o 12� ano fica muito bem, pois tamb�m me deu muito trabalho a fazer e, de facto, possuo esse grau. Deixemos, portanto, as habilita��es liter�rias que est�o muito bem assim.

No t�tulo honor�fico, puseram "sem t�tulo honor�fico". N�o posso deixar de confessar que me doeu essa dura chamada � realidade. Mas, de facto, n�o me considero titular de nenhum t�tulo de nobreza (tive um trisav� visconde, mas acho que j� n�o conta), n�o fui ordenado sacerdote, nunca recebi nenhuma comenda e, � semelhan�a do nosso Primeiro-ministro, n�o estou inscrito em nenhuma ordem, tenho de me conformar � minha condi��o de vulgar plebeu sem t�tulo honor�fico quando, para mais, me recuso a mostrar-lhes o certificado de habilita��es. Portanto, tamb�m aqui no t�tulo honor�fico, estamos de acordo. Sou simplesmente o Jos�.

Agora, na profiss�o... aqui temos um problema. O problema para o qual lhes tenho vindo a chamar a aten��o: o facto de eu n�o ser engenheiro civil, tornou-se agora bastante mais grave. � que acusam-me de ser engenheiro civil sem estar inscrito na ordem (caso contr�rio teria o t�tulo de Eng.) e, horror dos horrores, com as habilita��es liter�rias de um 12� ano. (Continua).

� que nem o nosso primeiro-ministro se atreveu a reclamar o t�tulo de eng. civil com um simples 12� ano. Ele tem, pelo menos, o t�tulo do ISEC e, in dubio pro reo, afirma que concluiu a licenciatura em engenharia civil.

Os senhores, ao dizerem que eu sou engenheiro civil sem estar inscrito na Ordem dos Engenheiros (caso contr�rio, tinha o eng) e com um simples 12�ano de habilita��es liter�rias, colocam-me numa posi��o muito delicada, incorrendo mesmo num crime de usurpa��o de t�tulo. E eu n�o tenho o aparelho do maior partido pol�tico portugu�s a proteger-me as costas quando a coisa der para o torto.

Finalmente, chegamos ao Nome preferencial, onde contrariam disposi��es anteriores e me apelidam de Eng. J. L. Mxxxxxxxx. Ora bem, at� h� umas semanas atr�s, eu n�o teria grande coisa a op�r, visto que sou licenciado em engenharia f�sica e todos os licenciados deste pa�s s�o doutores e engenheiros. Infelizmente, agora os tempos s�o outros. S� pode reivindicar-se engenheiro quem estiver inscrito na Ordem dos Engenheiros. Ora, para minha grande vergonha, n�o pago quotas a t�o nobre institui��o, pelo que terei de abdicar daquelas tr�s letrinhas. Nem sequer posso pedir um simples "lic" ou um "mestre", porque na minha teimosia me recuso a entregar-lhes o certificado de habilita��es. Portanto, proponho que fique simplesmente o Jos� Lu�s Mxxxxxxxx ou o Z�, para os amigos.

Lamento o trabalho tempo e esfor�o que essas altera��es possam causar. Espero at� n�o provocar um precedente grave que os obrigue a ir pedir a todos os vossos clientes Drs. e Engs. o certificado de doutoramento ou o cart�o de membro da Ordem dos Engenheiros, respectivamente.

Mas pe�o-lhes, rogo-lhes, suplico-lhes, retirem o mal-fadado "Engenheiro C�vil" da minha ficha de dados . Nunca chamei a ningu�m nenhum nome que n�o fosse merecido. Esse � claramente imerecido. Prometo manter todas as minhas contas no vosso estim�vel banco. Mas, por favor, n�o digam a ningu�m que eu sou engenheiro civil.

Do sempre vosso,

Z�"

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.