Jump to content

Criar Partiçoes


oleole
 Share

Recommended Posts

Pessoal nunca tinha utilizado linux e resolvi hj fazer download (ubuntu 7.04) e instalei num disco externo. Mas fui mexendo nakilo e curti. keria instala-lo mesmo no meu pc para conseguir aproveitar a ram toda.

ha maneira de criar partiçoes sem perder a informaçao k tenho neste momento do winXP?

se sim, qual o melhor programa para o fazer?

ja agora, na vossa opinião, será o ubuntu uma boa distribuiçao do linux?

Obrigado :)

Respect

Link to comment
Share on other sites

penso que quando fores instalar o OS, essa instalação deve ter um programa que faça a partição.

Se quiseres particionar antes, usa o Partition Magic,

tens que criar 2 partições, uma EXT Swap (especie de ram) , e Ext3 (para os dados)

Link to comment
Share on other sites

Eu usei o Partition Magic para criar um espaço não particionado e durante a instalação indiquei que queria o sistema instalado nesse espaço, penso que não é necessário fazer isto, deve dar para fazer tudo durante a instalação, apenas acho este método mais rápido.

Cumps.

Link to comment
Share on other sites

Gparted! Porque é gratuito!

Se não me engano podes correr durante instalação do Ubuntu ou fazer o download à parte e arrancas o Gparted a partir dum CD.

Penso que faz resize de partições sem perda de dados, se bem que nunca fiz um resize! mas se tens receios faz uns backups! (Depois não chores lol)

p.s. no linux numa partição NTFS só podes ler ficheiros, mas em FAT32 podes ler e escrever. Dá jeito saber se quiseres partilhares documentos entre os dois OS's.

Link to comment
Share on other sites

p.s. no linux numa partição NTFS só podes ler ficheiros, mas em FAT32 podes ler e escrever. Dá jeito saber se quiseres partilhares documentos entre os dois OS's.

Também é possível escrever, é preciso é instalar o NTFS-3G, para mais info visita Guia Do Ubuntu PT

Rise como eu já disse mais acima, utiliza o partition magic para redimensionar a partição, que funciona de certeza. É claro que estas coisas não se fazem com informação vital no disco...

Cumps.

Link to comment
Share on other sites

Da pois , ve aki Ubuntu in external drive.

Convem é que a bios suporte boot por usb...

Cumps.

oki pessoal obrigadão, ja tou a fazer download do partition magic 8 e depois siga instalar o ubuntu :)

@chupeta

k distro linux usas?

Deve usar Debian, mas para começar é melhor o Ubuntu.

Link to comment
Share on other sites

Da pois , ve aki Ubuntu in external drive.

Convem é que a bios suporte boot por usb...

Cumps.

oki pessoal obrigadão, ja tou a fazer download do partition magic 8 e depois siga instalar o ubuntu :)

@chupeta

k distro linux usas?

Deve usar Debian, mas para começar é melhor o Ubuntu.

eu n percebo mto de linux, tou a começar...mas segundo li Ubuntu é debian...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.