Jump to content

Ensino Superior + Eng.informatica


dgsa
 Share

Recommended Posts

Pessoal, ja agora, qual é a grande diferença entre Engenharia Informatica(LEIC) e Engenharia Electrotécnica e de Computadores(LEEC)... é k ha kem diga k LEIC é um ramo de LEEC.

É que eu alem de gostar mmuito de computadores, programaçao e estruturas informaticas, tambem curto muito a area da Robotica, inteligencia artificial, e automaçao(ou pelo menos penso k gosto). Gostava de saber kual dos 2 cursos aborda estas 2 areas, e de que forma é k aborda. Eu ja andei a ver nos sites das Uives. so k o paleio é sempre o mesmo e eles usam sempre a as mesmas palavras "tecnologia", "informaçao" e a informaçao acaba por ser um bocado vaga, e deixam-me um pouco baralhado.

Se houver aki alguem k me soubese explicar as diferenças, e ate mesmo dizer o k tem mais saida, era bacano ;)

Link to comment
Share on other sites

Em Ciências de Computadores tens isso tudo. A programação acompanha-te ao longo de todo o curso (percorrendo as várias linguagens) e a inteligência artificial e afins aparecem-te a partir do 3º ano..

Não é preciso tirares dois cursos :P

Edited by FirmYirtO
Link to comment
Share on other sites

LEIC é mais programação de software, fazer programas em diversas linguagens de programação que fazem as coisas.

LEEC é mais programação de hardware, coisas mais físicas e menos abstractas.

Em termos de saída, arrisco a dizer que LEEC terá mais saída (mais diversificado) mas LEIC terá mais trabalho (mais oferta de emprego).

Link to comment
Share on other sites

É um facto que em Ciências de Computadores até aprendem a programar o vídeo.

Sim e máquinas de lavar também...

Mas ao menos não somos enfardados toda a santa terça-feira de queima, uma vez por ano, ali a chegar aos clérigos.. :-

Link to comment
Share on other sites

Boas :)

Sou aluno do ISEL e vou falar principalmente do curso de informática lá.

Começando por esclarecer algo que li para trás onde se dizia que os nível de dificuldade no ISEL é baixo ("qualquer um com 12 de média de secundário acaba o curso") e a qualidade do corpo docente também apenas vou referir 2 aspectos:

1 - Mais de 50% (para não querer parecer exagerado) dos alunos desistem do curso e muitos é mesmo por não conseguírem aprovação em algumas cadeiras

2 - Na sua grande maioria o corpo docente de LEIC no ISEL são Mestrados ou Doutorados no IST e FCT (o ISEL como politécnico que ainda é não pode leccionar tais graus académicos)

O ISEL, após alguns anos de namoro, vai finalmente ser integrado na UL :) Tendo assim possibilidades de usufruir das mesma regalias e estatuto que as restantes faculdades de Eng do país.

Abaixo apresento o plano curricular do curso de LEIC. O curso foi elaborado de forma a que o aluno possa formar-se na área da sua preferência. Na imagem abaixo, os rectângulos a cinzento são consideradas cadeiras optativas e podem ser preenchidos com cadeiras que estão do lado direito.

Posted Image

No novo curso a carga de matemáticas e electrónicas foi reduzida :) Para mim é um bom sinal, pois para quem tiver interessado nessas áreas existem cursos mais apropriados...

O curso de LEIC no ISEL para mim continua a ter um grande mal... estar bastante ligado a tecnologias Miscrosoft (Windows, C#, ASP.NET, SQL Server 2005, .Net Remoting). Mesmo assim a secção de programação é a que menos esta ligada a tecnologias .Net, pois são dadas e aprofundadas linguagens como o C, C++, Java e PROLOG (esta nem tanto pois só é dada no âmbito da cadeira de Lógica da computação)

O meu irmão entrou este ano em LEIC no taguspark e tenho notado a algumas diferenças entre o meu curso e o dele. Por exemplo, em LEIC do IST a carga de trabalhos é baixa comparada com a do ISEL. O meu irmão vai de manha as aulas e a tarde e noite joga WoW... nos fds... joga WoW. Claro que também há tardes em que têm de trabalhar, mas pronto... pode ser por estar no 1º ano. Ah... o meu irmão limpou as 5 cadeiras do 1º semestre sem qualquer dificuldade!

O meu irmão está este semestre a ter uma cadeira que ainda não entendi muito bem o objectivo da cadeira... chama-se Mecânica de Ondas e aqui fica o programa da cadeira:

1.Descrição do movimento no espaço e no tempo. Cinemática. Movimento relativo. Dinâmica (Mecânica Newtoniana): Princípio de inércia; Conceitos de massa e força; Acção e reacção. 2.Leis de conservação e simetrias do espaço-tempo. Conservação da energia (mecânica), do momento linear e do momento angular. Energia cinética e energia potencial. 3.Interacção mecânica entre sistemas. Forças exteriores. Centro de massa. Trabalho duma força. Sistemas conservativos e dissipativos. Movimento de sistemas de partículas. 4.Movimento do corpo rígido: velocidade e aceleração angular; rotação do corpo rígido; Torque ou momento de uma força. Momento de inércia. 5.Estabilidade de sistemas. Oscilações harmónicas simples. Oscilações com atrito e forçadas. 6.Ondas. Propagação de ondas. Velocidade de propagação, amplitude, frequência e fase. Equação de onda. Ondas transversais e ondas longitudinais. 7.Fluídos: Pressão hidrostática. Princípio de Arquimedes. 8.A Relatividade restrita de einstein. Velocidade da luz no vácuo. Transformação de Galileu e transformação de Lorentz. A dilatação do tempo e a contracção do espaço. E=mc².

Como não fosse suficiente Mecânica de Ondas I ainda existe a II

1. Campo Electrostático no vácuo. Nocão de campo e de potencial. Lei de Gauss. Influência eléctrica. Condensador. Energia eléctrica. 2. Corrente eléctrica estacionária. Densidade e Intensidade de corrente. Equação da continuidade da carga. Lei de Ohm. Lei de Joule. Leis de Kirchoff. 3. Campo Magnético no vácuo. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampère. Força de Lorentz. Bobina. 4. Campos Eléctrico e Magnético na presença da matéria. Polarização e Magnetização. Diamagnetismo, paramagnetismo e ferromagnetismo. 5. Indução electromagnética. Lei de Faraday. Motores e geradores eléctricos. Energia magnética. Corrente de deslocamento. 6. Ondas: Equação de onda. Ondas transversais e ondas longitudinais. Luz

Mto bom :)

Bem... ainda poderia dizer muitas mais coisas, mas penso que este reply já vai longo demais :rolleyes: por isso vou ficar por aqui (pelo menos por agora)

Edited by DanielAmorim
Link to comment
Share on other sites

eu pensava que ao escolher um curso superior, escolhia se consoante gosto/apetencia do Curso e no geral em relacao as cadeiras do curso em si e nao no nome da Faculdade ... :-

queres tirar Eng.informatica? Vai a todas as Universidades de Lisboa e pedes o Plano de Curso de todos os anos (com todas as cadeiras obrigatorias e uma lista das cadeiras que teras de escolher semestre a semestre) e aii veras qual a melhor Faculdade que te oferece o que melhor que tu queres aprender e especializar !

Eu fiz isso a umas tantas, inscrevi me na UAL mto a revelia, entrar foi facilimo, assinei uns cheques e dei uns certificados, nem festejei aquela cena, 1 ano depois saii dali com menos 2500 euros no bolso com mto pouco aproveitamento e nao sabia se realmente estive a tirar um curso de Informatica ou sobre Matematica, pois era a dar c um pau nos numeros!

Informei sobre estudos em outros paises da europa e gostei mto do que aprendi! No ano a seguir bazei de Portugal pra Inglaterra e n tou nada arrependido ...

;)

Link to comment
Share on other sites

Boas :)

Sou aluno do ISEL e vou falar principalmente do curso de informática lá.

Começando por esclarecer algo que li para trás onde se dizia que os nível de dificuldade no ISEL é baixo ("qualquer um com 12 de média de secundário acaba o curso") e a qualidade do corpo docente também apenas vou referir 2 aspectos:

1 - Mais de 50% (para não querer parecer exagerado) dos alunos desistem do curso e muitos é mesmo por não conseguírem aprovação em algumas cadeiras

2 - Na sua grande maioria o corpo docente de LEIC no ISEL são Mestrados ou Doutorados no IST e FCT (o ISEL como politécnico que ainda é não pode leccionar tais graus académicos)

O ISEL, após alguns anos de namoro, vai finalmente ser integrado na UL :) Tendo assim possibilidades de usufruir das mesma regalias e estatuto que as restantes faculdades de Eng do país.

Abaixo apresento o plano curricular do curso de LEIC. O curso foi elaborado de forma a que o aluno possa formar-se na área da sua preferência. Na imagem abaixo, os rectângulos a cinzento são consideradas cadeiras optativas e podem ser preenchidos com cadeiras que estão do lado direito.

Posted Image

No novo curso a carga de matemáticas e electrónicas foi reduzida :) Para mim é um bom sinal, pois para quem tiver interessado nessas áreas existem cursos mais apropriados...

O curso de LEIC no ISEL para mim continua a ter um grande mal... estar bastante ligado a tecnologias Miscrosoft (Windows, C#, ASP.NET, SQL Server 2005, .Net Remoting). Mesmo assim a secção de programação é a que menos esta ligada a tecnologias .Net, pois são dadas e aprofundadas linguagens como o C, C++, Java e PROLOG (esta nem tanto pois só é dada no âmbito da cadeira de Lógica da computação)

O meu irmão entrou este ano em LEIC no taguspark e tenho notado a algumas diferenças entre o meu curso e o dele. Por exemplo, em LEIC do IST a carga de trabalhos é baixa comparada com a do ISEL. O meu irmão vai de manha as aulas e a tarde e noite joga WoW... nos fds... joga WoW. Claro que também há tardes em que têm de trabalhar, mas pronto... pode ser por estar no 1º ano. Ah... o meu irmão limpou as 5 cadeiras do 1º semestre sem qualquer dificuldade!

O meu irmão está este semestre a ter uma cadeira que ainda não entendi muito bem o objectivo da cadeira... chama-se Mecânica de Ondas e aqui fica o programa da cadeira:

1.Descrição do movimento no espaço e no tempo. Cinemática. Movimento relativo. Dinâmica (Mecânica Newtoniana): Princípio de inércia; Conceitos de massa e força; Acção e reacção. 2.Leis de conservação e simetrias do espaço-tempo. Conservação da energia (mecânica), do momento linear e do momento angular. Energia cinética e energia potencial. 3.Interacção mecânica entre sistemas. Forças exteriores. Centro de massa. Trabalho duma força. Sistemas conservativos e dissipativos. Movimento de sistemas de partículas. 4.Movimento do corpo rígido: velocidade e aceleração angular; rotação do corpo rígido; Torque ou momento de uma força. Momento de inércia. 5.Estabilidade de sistemas. Oscilações harmónicas simples. Oscilações com atrito e forçadas. 6.Ondas. Propagação de ondas. Velocidade de propagação, amplitude, frequência e fase. Equação de onda. Ondas transversais e ondas longitudinais. 7.Fluídos: Pressão hidrostática. Princípio de Arquimedes. 8.A Relatividade restrita de einstein. Velocidade da luz no vácuo. Transformação de Galileu e transformação de Lorentz. A dilatação do tempo e a contracção do espaço. E=mc².

Como não fosse suficiente Mecânica de Ondas I ainda existe a II

1. Campo Electrostático no vácuo. Nocão de campo e de potencial. Lei de Gauss. Influência eléctrica. Condensador. Energia eléctrica. 2. Corrente eléctrica estacionária. Densidade e Intensidade de corrente. Equação da continuidade da carga. Lei de Ohm. Lei de Joule. Leis de Kirchoff. 3. Campo Magnético no vácuo. Lei de Biot-Savart. Lei de Ampère. Força de Lorentz. Bobina. 4. Campos Eléctrico e Magnético na presença da matéria. Polarização e Magnetização. Diamagnetismo, paramagnetismo e ferromagnetismo. 5. Indução electromagnética. Lei de Faraday. Motores e geradores eléctricos. Energia magnética. Corrente de deslocamento. 6. Ondas: Equação de onda. Ondas transversais e ondas longitudinais. Luz

Mto bom :)

Bem... ainda poderia dizer muitas mais coisas, mas penso que este reply já vai longo demais :rolleyes: por isso vou ficar por aqui (pelo menos por agora)

viva..

o ISEL é politécnico?? isso ker dizer, k so pode fazer licenciaturas certo? e k nao ha mestrados integrados nem mestrados...hum..sem mestrado nao se é reconhecido como engenheiro na Ordem (penso eu k sejam estas os "estatutos" de um politécnico). Quais sao as opçoes que o ISEL dá aos alunos para k possam ter um mestrado na mão?

eu como pre-universitario k sou ando assim um pouco á deriva...até ha bem pouco tempo para mim o ensino superior era tudo igual, faculdade universidade politecnico era tudo a mesma coisa até pensava k o curso de eng.informatico era igual em todo o lado, so agr é k começei a ver k as instituiçoes nao sao todas iguais e k até os "mesmos" cursos adaptam-se a circunstancia diferentes.

ou seja, IST --» UTL ; FC --» UL ; ISEL --» ??? -no IST e FCUL posso tirar licenciatura e mestrado, o ISEL fica-se (em prncipio) pela licenciatura.

Em termos de condiçoes (material), recursos o k achas do ISEL?? e propostas de emprego, tem algum "acordo" com alguam empresa k facilita o estagio e essas coisas???

;)

Edited by dgsa
Link to comment
Share on other sites

viva..

o ISEL é politécnico?? isso ker dizer, k so pode fazer licenciaturas certo? e k nao ha mestrados integrados nem mestrados...hum..sem mestrado nao se é reconhecido como engenheiro na Ordem (penso eu k sejam estas os "estatutos" de um politécnico). Quais sao as opçoes que o ISEL dá aos alunos para k possam ter um mestrado na mão?

eu como pre-universitario k sou ando assim um pouco á deriva...até ha bem pouco tempo para mim o ensino superior era tudo igual, faculdade universidade politecnico era tudo a mesma coisa até pensava k o curso de eng.informatico era igual em todo o lado, so agr é k começei a ver k as instituiçoes nao sao todas iguais e k até os "mesmos" cursos adaptam-se a circunstancia diferentes.

ou seja, IST --» UTL ; FC --» UL ; ISEL --» ??? -no IST e FCUL posso tirar licenciatura e mestrado, o ISEL fica-se (em prncipio) pela licenciatura.

Em termos de condiçoes (material), recursos o k achas do ISEL?? e propostas de emprego, tem algum "acordo" com alguam empresa k facilita o estagio e essas coisas???

;)

O ISEL pertence ao IPL (Instituto Politécnico de Lisboa), logo é um politécnico. Se pode leccionar Mestrados? Bem... se estamos a falar dos Mestrados pré-Bolonha a resposta é não. Os politécnicos não tinham tais competências. Se perguntas sobre o Mestrado Pós-Bolonha (4º e 5º ano) a resposta é sim. Este ano ainda não esteve em funcionamento porque ainda não tinha aprovação do Governo e não se sabia se os Politécnicos iam poder leccionar mestrados. Neste momento o Governo já deu o OK.

Como te disse acima a maioria dos Docentes de LEIC no ISEL são Mestrados e Doutorados no IST ou FCT, pois na maioria foram alunos do ISEL que tiveram de ir a outras instituições tirar outros graus académicos.

Já agora... por falar em Docentes. O ISEL tem um corpo docente bastante jovem (claro que também há la uns quanto dinossauros :P ) e muito acessível. Só para dar um exemplo... Eu este semestre estou a frequentar 4 cadeiras e a idade dos docentes que me estão a dar aulas está compreendida entre os 28 e 35... (Não deve fugir muito disto) :)

No entanto, esta questão será ultrapassada daqui a algum tempo (talvez uns aninhos... as coisas não mudam da noite para o dia) com a integração do IPL na Universidade de Lisboa. O processo de integração está neste momento a espera do aval do Governo, pois as negociações entre IPL e UL já estão concluídas.

Quanto a questão da Ordem dos Engenheiros... a Licenciatura já é reconhecida e pelo que ouvi dizer o Mestrado está também na eminencia de o ser.

Comparando as condições do ISEL com o IST ou FCT o ISEL é bem inferior e isso é inegável! Tem piores salas de aulas, piores laboratórios, as condições dos docentes são piores... Mas outra coisa não seria de esperar! O orçamento do ISEL por curso é bem inferior ao orçamento do IST ou FCT. Um dia que o ISEL pertença a UL as coisas são capaz de equilibrar um pouco :)

Que eu saiba não existe um acordo entre o ISEL e qualquer empresa para colocação de alunos formados. Como acontece com qualquer uma das outras faculdades... Existe sim, empresas que ano após anos se mostram interessadas nos alunos finalistas. Neste verão tive alguns colegas que terminaram o antigo Bacharel em Eng Informática (3ª anos... ) e conseguiriam arranjar emprego sem qualquer dificuldade! Da mesma forma tive um colega que este semestre decidiu ir trabalhar sem ter acabado o 3º e arranjou emprego com relativa facilidade. Por isso... não é por se tirar o curso no ISEL ou noutra faculdade que terás mais ou menos dificuldade em arranjar emprego. Como já aqui foi dito... é uma questão que dependerá das tuas capacidades!

Bem.. penso ter respondido as tuas questões! Mas se continuares com qualquer duvida diz que eu tento ajudar ;)

Ah... desculpa o testamento LOL

Link to comment
Share on other sites

quando se referem a FCT estao a falar de "Faculdade de ciencias e tecnologias da universidade nova" ou "Faculdade de ciencia da universidade de lisboa" ?

FCT - Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova

FCUL - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Já agora... o curso da FCUL não é de Engenharia! Não sei se já deste conta desse pormenor... No entanto não sei até que ponto esse aspecto pode ser muito ou pouco relevante a nível profissional.

Link to comment
Share on other sites

Já agora... o curso da FCUL não é de Engenharia! Não sei se já deste conta desse pormenor... No entanto não sei até que ponto esse aspecto pode ser muito ou pouco relevante a nível profissional.

Caro colega...

Embora concordando com quase tudo o que escreveste anteriormente, penso que não deves induzir o interessado em erro. Assim fica aqui a correcção: O curso da FCUL é de Engenharia sim (penso que desde há 2/3 anos a esta parte)

De resto o que tens escrito por aqui parece-me bastante válido e coerente.

Já agora e muito sinceramente:

Durante o período que tive à procura de emprego, não me lembro de ter visto nenhuma referência a preferências pelo IST. Acho que esse argumento de que "o nome da instituição conta", está um pouco "deprecated". O que as empresas procuram é mesmo competência, venha ela de onde vier. :lol:

Edited by _Justo_
Link to comment
Share on other sites

Não rapaz estás enganado!!! Se não levas o selo do IST, nunca serás contratado, nem pela empresa de vendas de material informático da tua rua!!!! :P

By the way, a fcul é curso de engenharia informática desde 2002/2003, ano antes de eu ter entrado, paralelamente era de informática só tb, actualmente é só de Eg Informática!!! Ainda não está acreditado na ordem dos engenheiros, porque infelizmente nestes casos, vivemos em Portugal e o assunto já se arrasta à 5 anos e a OE pouco faz, simplesmente parece andar com o processo a carvão!!! Mas ser acredito ou não, conta a mesma coisa que ter tirado o curso no IST, ou seja nada!!!

Edited by Green Hawk
Link to comment
Share on other sites

Vale o que vale, mas a Portugal Telecom e a Siemens gostam muito do UTL-IST e da Universidade de Aveiro, dando preferência a alunos destas duas universidades.

Para onde quer que vás prepara-te para suares, Engenharia Informática não é fácil :)

Link to comment
Share on other sites

nao esquecas tambem dos exames que pedem... o IST pede-te matematica e fisico.quimica, foi por isso que me espantaram de la, para o ano em vez de me apanharem na alameda apanham me na FCT onde correm rumores que param as meninas mais bonitas... ha tambem o que os meus professores me dizem, que no IST, por exemplo o curso a que me candidatarei(LEEC) (embora LEIC nao deva ser mutio diferente) da-se uma abordagem muito mais teorica que na FCT, que equilibra muito mais a pratica com a teoria

Link to comment
Share on other sites

nao esquecas tambem dos exames que pedem... o IST pede-te matematica e fisico.quimica, foi por isso que me espantaram de la, para o ano em vez de me apanharem na alameda apanham me na FCT onde correm rumores que param as meninas mais bonitas... ha tambem o que os meus professores me dizem, que no IST, por exemplo o curso a que me candidatarei(LEEC) (embora LEIC nao deva ser mutio diferente) da-se uma abordagem muito mais teorica que na FCT, que equilibra muito mais a pratica com a teoria

a FCT fica no monte da caparica nao é? la pa margem sul, certo?

Tinha a noção que o curso da FCUL não era considerado Engenharia. Tava enganado... :upshy:

Já que se esta a falar de cursos acreditados... aqui fica a Lista

nessa lista aparece o curso de eng.informatica do ISEL acreditado. mas se o isel nao faz mestrados... como é k eles tem o curso do isel na ordem?

Link to comment
Share on other sites

nessa lista aparece o curso de eng.informatica do ISEL acreditado. mas se o isel nao faz mestrados... como é k eles tem o curso do isel na ordem?

Os cursos do ISEL sempre foram acreditados ( excepto o de civil que andou meio a deriva durante uns largos tempos ). No entanto os cursos que estão ai nesse site são referentes ao pré-Bolonha ( tal como devem ser os cursos todos que estão nesse site ).

Os cursos Pós-Bolonha ainda não foram acreditados ( de nenhuma faculdade penso eu ) e ainda nem tem um ano ... No entanto o ISEL vai ter mestrados a partir de Setembro, e não se espera outra coisa a não ser a acreditação.

Cumps

Edited by Mysterious
Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.