Jump to content

Emule E A Saude Do Disco...


Prym3r
 Share

Recommended Posts

Apos formatar o disco e tento muito espaço... decidi instalar o emule, e sacar em massa.. meti 40 filmes k ando a prokura a mt tempo.. sacou tudo mt rapido e okupou-me logo o disco.. deu-me na cabeça pa fazer um defrag... e tava 90% fragmentado.. :| tudo vermelho... :(

é suposto ser assim? ou deveria fazer algo? alguma opcçao no emule por exemplo.. e k nao me parece k seja muito bom po disco tar kuase tudo vermelho.. :(

Link to comment
Share on other sites

Não tem nada a ver com o emule, mas sim com o S.O.

Experimenta pegar nesses 40 filmes e copia-os para um outro disco. Vais ver que tens resultados semelhantes. O Windows vai gravando os ficheiros no disco ao calhas, guardando na tabela de FAT informações sobre os bocadinhos dos ficheiros...

Link to comment
Share on other sites

entao e imagina k depois de eles estarem todos "sacados" se o passar, imagina para outra pasta.. isso melhora?.. e k tenho o cuidado de tar atento a fragmentaçao.. mas nunca a vi assim.....

Link to comment
Share on other sites

Não muda absolutamente nada pois quando os passas para uma outra pasta, a única coisa que estás a mudar são os endereços dos pedaços dos ficheiros na FAT, percebes? Só os mudas, mesmo se passares para outra partição/disco - aí, moves fisicamente ;)

Link to comment
Share on other sites

Saca o programa Diskeeper 2007 Pro Premier, um programa para desfragmentar o disco, vai correndo automáticamente de vez em quando quando acha que é necessário sem nunca pôr o PC lento.

Problema resolvido podem fechar o tópico :D

Link to comment
Share on other sites

Ó prymer desculpa lá mas tu não trabalhas em informática.

errr k tem a ver uma coisa com outra?... há coisas k se sabe e outra k nao... programaçao por exemplo nao pesco nada...

Não muda absolutamente nada pois quando os passas para uma outra pasta, a única coisa que estás a mudar são os endereços dos pedaços dos ficheiros na FAT, percebes? Só os mudas, mesmo se passares para outra partição/disco - aí, moves fisicamente ;)

entao... posso chegar a conlusao k o emule lixa o disco.. ou pelo menos tira-lhe tempo de vida, certo?

Link to comment
Share on other sites

Activa a opcao no emule:

"Allocate full filesize for non-sparse files"

Assim o SO cria cada ficheiro com o seu tamanho total final e vai "editando" o seu conteudo a medida que vai sacando.

Exemplo:

AA...AAA..AA..ABBB...BBBBB....BBBBCCCC..CCCCCC

A- Filme A

B- Filme B

C- Filme C

. - Sem dados mas marcado como pertencente a um ficheiro

Da outra forma, ele vai alocando blocos sequencialmente a medida que vai sacando e o resultado e k cada bloco e ocupado por dados de diferentes ficheiros.

ABCABBCACABAABCBABACCABACABBACAC........

Ou seja um disco totalmente fragmentado.

Link to comment
Share on other sites

nice!.. ty :) nao soto mt do emule, mas tou a sakar colecçoes completas k nao ha em mais lado nenhum... e apos formatar o disco, usa-lo 1 semana e ja parece k nao o formato a anos... é xato..

Link to comment
Share on other sites

concordo com o prymer... ha coisas k um gajo nao sabe...

eu pra desfragmentar uso o Raxco PerfectDisk v7.0.46 Workstation Edition.

Curto o programa... (sao 6mb, posso arranjar pra kem kizer)

Link to comment
Share on other sites

eu tb fragmento mts vezes, mas com certos intrevalos de tempo k nao me custa muito.. usando o Utorrent nao fica mt mauzito... mas como o disco tava com o emule.. teria k o fazer todos os dias... é chato..

Bem se houver algo k faça o k o kubrik disse era optimo...

Edited by Prym3r
Link to comment
Share on other sites

Eu também uso o Raxco PerfectDisk mas a versão 8 e acho o prog excelente.

Também se pode programar para desfragmentar automáticamente quando o pc tem menos uso...

Em relação à vida útil do disco, o HDD não se vai estragar por estar mais ou menos desfragmentado.

Por exemplo, se o disco for de 7200 rpm, ele vai rodar sempre a essa velocidade quer esteja a ser usado ou não e as cabeças de leitura também vão estar sempre em uso.

O único problema que eu noto e acho que também toda a gente nota, é que um disco todo fragmentado faz com que a leitura da informação demore muito mais tempo por isso convém estar sempre desfragmentado....

Podes continuar a usar o emule as vezes que quiseres mas podes fazer ainda outra coisa para melhorar a situação, cria uma nova partição no disco com alguns gigas só para o emule e assim é mais rápido manter o disco desfragmentado.

Cumps :lamo:

Link to comment
Share on other sites

Com tantas desfragmentações é que dão cabo dos discos. Depois não se queixem.

Para o emule usem a opção de criação do ficheiro final logo no início e deixam de ter esses problemas todos.

Link to comment
Share on other sites

Com tantas desfragmentações é que dão cabo dos discos. Depois não se queixem.

Para o emule usem a opção de criação do ficheiro final logo no início e deixam de ter esses problemas todos.

hey,,

As desfragmentações desgastam os discos rígidos???

Explica lá isso??

:hypo:

Link to comment
Share on other sites

digamos k o disco trabalha intensivamente enkanto faz a desfragmentacao, mas a longo prazo e melhor k continuar a aceder a informacao totalmente fragmentada...

Eu sou da mesma opinião, prefiro ter o disco desfragmentado e a leitura dos ficheiros ser contínua do que ele demorar bem mais tempo a ler o mesmo ficheiro e andar de um lado para o outro.....

Link to comment
Share on other sites

Em português, a opção "Allocate full filesize for non-sparse files", chama-se "Reservar o tamanho total para os ficheiros .part não rarefeitos" e está em preferências -> opções estendidas.

Uso o O&O Defrag sempre em modo Complete/Modified, faço um defrag de tempos a tempos e mantenho os downloads num disco à parte do sistema operativo ou numa partição. ;)

Cumps

Link to comment
Share on other sites

Uso o O&O Defrag sempre em modo Complete/Modified, faço um defrag de tempos a tempos e mantenho os downloads num disco à parte do sistema operativo ou numa partição. ;)

Uso o mesmo programa e tenho a mesma ´tecnica' ;)
Link to comment
Share on other sites

é tao simples quando isto... não é so do emule, tudo o q se sacas é gravado aleatoriamente no disco, ou seja o teu disco fica mais lento porque tu tas a trabalhar em determinada zona do disco, e se tu quiseres aceder a um ficheiro q ta do outro lado do disco o leitor tem q dar a volta ao disco pa encontrar o ficheiro, ao desfragmentares os ficheiros ficam todos juntos sendo mais rapido o seu tempo de acesso! ;)

cumps

:fnf:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.