Jump to content

Alerta Virus Ipod (plataforma Linux)


mestrinho
 Share

Recommended Posts

Alerta Virus Ipod (Linux)

--------------------------------------------------------------------------------

:ranting: Leiam http://g1.globo.com/Noticias/Tecnolo...0-6174,00.html

Citando:

Na semana em que a Apple anunciou ter vendido 100 milhões de tocadores digitais iPod, uma empresa de segurança identificou o primeiro vírus que tem como alvo esse portátil. De acordo com a companhia russa Kaspersky Lab, a praga chamada Podloso ataca somente os tocadores com versões do sistema operacional Linux -- uma alternativa usada por aqueles que querem ampliar as funções do aparelho.

Essa especificação torna a praga menos ameaçadora, já que um número restrito de usuários opta por utilizar Linux em seus tocadores, mas representa um alerta para os donos desse tocador digital. Além disso, o código não causa qualquer dano ao tocador ou aos arquivos.

“O primeiro vírus para iPod não tem nenhuma função perigosa e não representa risco para os usuários, mas prova que é possível infectar os dispositivos no futuro”, afirmou a empresa de segurança. Esse tipo de código é chamado de prova de conceito, criado para comprovar a possibilidade de uma plataforma ser infectada.

O iPodLinux Project é uma das alternativas para usuários que querem instalar esse sistema operacional no tocador da Apple. Em sua página na internet, os organizadores do projeto afirmam que o Linux permite uma infinita expansão do portátil, dando outras funções além de tocador digital a esse aparelho.

Modus operandi

O vírus não se propaga sozinho; ele chega ao iPod quando o usuário instala no tocador um aplicativo para Linux já infectado. Depois de executado, o código é armazenado no tocador, instalando-se em suas pastas, explica a Kaspersky Lab. O programa então escaneia o disco-rígido do iPod e contamina os arquivos com extensão “.elf”. Ao tentar acessar estes arquivos, o malware apresenta a frase “You are infected with Oslo, the first iPodLinux Vírus” ("você está infectado pelo Oslo, o primeiro vírus para iPods com Linux”).

Filhos de uma borrega, tarda nada chegar a nova infecção na plataforma Mac OSX, cá marketing do camano. :dumb:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.