Jump to content
mestrinho

Alerta Virus Ipod (plataforma Linux)

Recommended Posts

Alerta Virus Ipod (Linux)

--------------------------------------------------------------------------------

:ranting: Leiam http://g1.globo.com/Noticias/Tecnolo...0-6174,00.html

Citando:

Na semana em que a Apple anunciou ter vendido 100 milhões de tocadores digitais iPod, uma empresa de segurança identificou o primeiro vírus que tem como alvo esse portátil. De acordo com a companhia russa Kaspersky Lab, a praga chamada Podloso ataca somente os tocadores com versões do sistema operacional Linux -- uma alternativa usada por aqueles que querem ampliar as funções do aparelho.

Essa especificação torna a praga menos ameaçadora, já que um número restrito de usuários opta por utilizar Linux em seus tocadores, mas representa um alerta para os donos desse tocador digital. Além disso, o código não causa qualquer dano ao tocador ou aos arquivos.

“O primeiro vírus para iPod não tem nenhuma função perigosa e não representa risco para os usuários, mas prova que é possível infectar os dispositivos no futuro”, afirmou a empresa de segurança. Esse tipo de código é chamado de prova de conceito, criado para comprovar a possibilidade de uma plataforma ser infectada.

O iPodLinux Project é uma das alternativas para usuários que querem instalar esse sistema operacional no tocador da Apple. Em sua página na internet, os organizadores do projeto afirmam que o Linux permite uma infinita expansão do portátil, dando outras funções além de tocador digital a esse aparelho.

Modus operandi

O vírus não se propaga sozinho; ele chega ao iPod quando o usuário instala no tocador um aplicativo para Linux já infectado. Depois de executado, o código é armazenado no tocador, instalando-se em suas pastas, explica a Kaspersky Lab. O programa então escaneia o disco-rígido do iPod e contamina os arquivos com extensão “.elf”. Ao tentar acessar estes arquivos, o malware apresenta a frase “You are infected with Oslo, the first iPodLinux Vírus” ("você está infectado pelo Oslo, o primeiro vírus para iPods com Linux”).

Filhos de uma borrega, tarda nada chegar a nova infecção na plataforma Mac OSX, cá marketing do camano. :dumb:

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.