Jump to content

Kerem Velocidade?


tono
 Share

Recommended Posts

pois é meus amigos o powerline kualker dia ta ai a rebentar e vai arrasar

Digital Powerline

Internet em estado de choque

Imagine que pode ligar à Internet qualquer aparelho de consumo da sua casa – o PC, o microondas, a aparelhagem, a torradeira… E que a única coisa de que necessita é de uma tomada eléctrica.

Digital Power Line (DPL), ou simplesmente Powerline, é o nome da tecnologia que permite aceder à Net através da rede eléctrica. A ideia é usar os cabos eléctricos para fazer a transferência de dados, voz e vídeo a alta velocidade. Deste modo, o sistema Powerline ligaria entre si, e à Internet, os comuns aparelhos de consumo – o PC, o microondas, a aparelhagem, a torradeira… – dando verdadeiro sentido à expressão “rede doméstica”.

Imagine o cenário: meia hora antes de chegar a casa, regula a temperatura do aquecimento central e liga o forno eléctrico; depois do jantar, que estava pronto assim que chegou a casa, vai para o escritório e envia para a televisão o filme que, num abrir e fechar de olhos, descarregou da Internet, isto ao mesmo tempo que ordena à máquina na cozinha que comece a lavar a louça do jantar e activa o sistema de alarme nocturno da sua casa. Por mais rebuscado que lhe pareça o cenário, o certo é que as companhias de electricidade e um grande número de empresas e analistas acredita na sua viabilidade. Basta apenas limar algumas arestas no processo técnico de comunicação, definir uma norma internacional para a tecnologia e atribuir licenças aos operadores. Depois, é só fazer as alterações necessárias na rede eléctrica e dotar os dispositivos dos chips de comunicação.

esta tecnologia permite taxas de transporte de dados desde os 10 mbps ate aos 2.5Gbs dependendo da combinação entre os esquemas de modulação de frequências.

em Portugal este sistema estava ja a ser testado mas nc mais ouvi nd sobre isto

texto completo

Edited by tono
Link to comment
Share on other sites

Guest grandenaboverde

a "maravilha" que andam por aí a tentar vender era uma linha ADSL de 512kbps dividida por um prédio inteiro.. mais precisamente, a linha telefónica só era transformada em "corrente" no próprio edíficio, e aí tinham uma linha normal dividida por algumas pessoas.

isto era o que estava a ser vendido para aí por uma empresa (por acaso ainda não encontrei o url), mas claro que as possibilidades são maiores e mais poderosas, mas pelas informações que há essa tecnologia está a fazer concorrência ao Flate Rate (toda a gente falava e ninguém o viu).

há uns meses (ou já terá passado um ano?) inscrevi-me nisto: http://www.oni.pt/prod_powerline.aspx tal como mais gente aqui na zona, mas nunca mais ouvi falar.. enfim, queria era a Tele2 a operar em Portugal na Internet também, uma empresa suéca (acostumados a preços baixíssimos), era ouro sobre azul se eles pensassem em criar aqui uma rede própria (como a Novis está lentamente a fazer) e começarem a praticar os preços normais deles. era xauxau PT! :coolmusic:

#edit# os gajos da bit estão à margem da realidade ou ainda não se aperceberam que vivem em portugal? :shut:

Edited by GrAndEnAbOvErdE
Link to comment
Share on other sites

A powerline da Oni está em teste na zona da expo principalmente, o arranquer comercial já foi feito este ano e de acordo com o Tech.pt que dava na Sic Radical, é esperado até ao final do ano que seja posto disponivel para o publico em geral.

Próximos desenvolvimentos - Piloto Comercial:

A EDP e a ONI pretendem iniciar ainda em 2004 um “Piloto Comercial”.

Para esta fase, ainda não estão seleccionadas as zonas a abranger, mas, para além das zonas metropolitanas de Lisboa e Porto, serão ainda contempladas duas cidades do interior. Nesta nova experiência, o serviço não será gratuito, mas terá forçosamente que ser competitivo com os actuais meios concorrentes, tanto em performance como em preço.

Estamos neste momento a seleccionar as zonas a incluir numa primeira fase. Vote aqui para que a sua zona de residência seja uma das seleccionadas.

Situação em Portugal:

Nos últimos 4 anos, a EDP e a Oni realizaram várias experiências com o PLC. A mais significativa teve início em Dezembro de 2002 – O Projecto E-Power. Neste teste-piloto estiveram ligados cerca de 300 clientes-pilotos (Telheiras e Parque das Nações) e testaram-se serviços de acesso à Internet de Banda Larga e Voz sobre IP. Os resultados foram bastante positivos, comprovando-se a estabilidade da tecnologia e a excelente aceitação por parte dos utilizadores.

http://www.oni.pt/prod_powerline.aspx Neste link façam a inscriçao, isto para eles escolherem a proxima zona de testes.

Edited by LB_FAN
Link to comment
Share on other sites

Vi há pouco tempo uma review a um pack de ligação fácil de uma rede doméstica.

O pack consistia em dois terminais que se ligavam nos pc's e depois se ligava à corrente eléctrica.

Isto para dizer que a tecnologia já existe há muito e já est´bem desenvolvida...

o que eles querem fazer é uma ligação ADSL distribuída pelo prédio todo. Claro que seria uma ligação com uma velocidade consderável.

100+

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.