Jump to content

Matemáticos Precisam-se!


deathsurf
 Share

Recommended Posts

Os desenhos é só para confundir certo?

Ora, se o cubo tem 6 faces, existem 6 x 6 maneiras diferentes de o arrumar na caixa... Ou seja, cada face da caixa pode entrar em contacto com as 6 faces do cubo (é como se a tampa da caixa lá estivesse, por isso conto a caixa como tendo 6 faces).

Portanto, quanto a mim, a resposta que eu daria é 36.

Foi assim que interpretei o problema ;)

Edited by FirmYirtO
Link to comment
Share on other sites

Eu já não penso assim. Uma vez que é perguntado quantas maneiras diferentes, são apenas 24. Tentando não explicar com arranjos nem combinações, é o seguinte. Para cada face do cubo com o coração, só tens 4 maneiras diferentes de colocar o cubo do urso, ou seja, começando por encostar (por dentro) a face do urso, à face do coração, podes colocá-lo de pé, de lado(esquerdo), delado(direito) e de cabeça para baixo. Isto, para cada uma das 6 faces, logo 6x4=24, pois só assim não há repetições. Caso contasses 6 diferentes, as outras duas estão inlcuídas nas 4 formas diferentes de outra das faces a que encostes o urso.

Espero que tenha ajudado.

Link to comment
Share on other sites

como a caixa n tem tampa e tem um coração logo tem mais maneiras diferentes de meter sem repetições

por isso vai ser 4x6^2 = 144

edit

ups

bad calculation

afinal são 24 combinações...ou não :blink:

esta parte da matemática já dei há muito tempo e ainda por cima foi a parte que gostei menos :P

por isso agora já n tenho a certeza lol

Edited by MotorBreath
Link to comment
Share on other sites

eu diria que é 6x5 mas nao tenho a certeza... afinal so para o proximo período é que tenho probabilidades e deve haver exercicios semelhantes a esse...

A minha resposta vem de: na face do coração dá para meter 6 posições diferentes (4 rodando e 1 flipada), mas também muda nas outras. mas ao flipar o cubo vamos repetir 1 posição num dos lados... daí o 6x5... mas nao tenho a certeza.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

LOL... Só podem ser 24.

Explicação:

1º O desenho do urso só tem 4 posições possíveis.

2º Cada uma dessas posições pode ser relativa a qualquer um dos lados da caixa amarela, logo, (4 posições possíveis) X (6 faces da caixa)=24.

PS: Não esquecer que a face de cima da caixa, apesar de ser aberta, não deixa de contar para as posições do cubo.

Link to comment
Share on other sites

A mim tb deu 36. O cubo do coração mesmo sem tampa consegue ter a outra caixa dentro dela, o cubo do urso não vai cair da caixa do coração, assim o coração tb pode estar em cima ou em qualquer das 6 posições. Portanto 6x6 = 36 combinações possíveis.

Mas já não estudo matemática a sério há 2 anos por isso posso estar enganado, estou enferrujado em contas.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Eu já não penso assim. Uma vez que é perguntado quantas maneiras diferentes, são apenas 24. Tentando não explicar com arranjos nem combinações, é o seguinte. Para cada face do cubo com o coração, só tens 4 maneiras diferentes de colocar o cubo do urso, ou seja, começando por encostar (por dentro) a face do urso, à face do coração, podes colocá-lo de pé, de lado(esquerdo), delado(direito) e de cabeça para baixo. Isto, para cada uma das 6 faces, logo 6x4=24, pois só assim não há repetições. Caso contasses 6 diferentes, as outras duas estão inlcuídas nas 4 formas diferentes de outra das faces a que encostes o urso.

Espero que tenha ajudado.

Também digo 24, claramente.

Link to comment
Share on other sites

ainda não percebi é as restrições

o face urso pode ser base do cubo?, pode ter sombra?

ha restriçao nas faces na caixa azul

em vez de pensarem de quantas maneiras cabe dentro da azul pensem de quantas vezes pode ser disposto o cubo e so depois as entradas da caixa azul, parece mais simples

Link to comment
Share on other sites

Não distinguindo a colocação geometrica do urso face ao coração consegue-se arrumar em 24 maneiras. começem a rodar o cubo na caixa para todos os lados mantendo o urso direito face ao coração. Depois repetem o processo com o urso de pernas para o ar. Depois com o urso deitado para o lado esquerdo face ao coração e por fim para o lado direito.

Com isto se não me engano sao 24 maneiras.

Edited by iceblade
Link to comment
Share on other sites

Não distinguindo a colocação geometrica do urso face ao coração consegue-se arrumar em 24 maneiras. começem a rodar o cubo na caixa para todos os lados mantendo o urso direito face ao coração. Depois repetem o processo com o urso de pernas para o ar. Depois com o urso deitado para o lado esquerdo face ao coração e por fim para o lado direito.

Com isto se não me engano sao 24 maneiras.

Mas porque é que o cubo do coração não se pode mexer???

Edit: a pergunta tem de estar é mais explícita.

Edited by Kopien
Link to comment
Share on other sites

Não distinguindo a colocação geometrica do urso face ao coração consegue-se arrumar em 24 maneiras. começem a rodar o cubo na caixa para todos os lados mantendo o urso direito face ao coração. Depois repetem o processo com o urso de pernas para o ar. Depois com o urso deitado para o lado esquerdo face ao coração e por fim para o lado direito.

Com isto se não me engano sao 24 maneiras.

Mas porque é que o cubo do coração não se pode mexer???

Edit: a pergunta tem de estar é mais explícita.

se mexeres o cubo do coração e continuares a mexer o do urso vais ter posições repetidas, a questão refere o cubo do urso em relação ao cubo do coração e não a nenhum ponto exterior, daí que só existam as 24 possibilidades já explicadas, e bem.

se não acreditam ou ainda não perceberam construam 2 cubos (um maior do que outro e experimentem! mas não repitam posições :P

:bye:

Link to comment
Share on other sites

Mas eu gosto que me esclareçam:

Coração em baixo - Urso Cima

" - Urso baixo

" - Urso frente

" - Urso trás

" - Urso esquerda

" - urso direita

Agora o coração pode estar tb em cima, frente, trás, esquerda e direita. Ainda não consegui visualizar as posições repetidas e aí poderá estar o meu erro.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.