Jump to content

Vieira Já é Arguido No Caso Mantorras


Revenge
 Share

Recommended Posts

Vieira já é arguido no caso Mantorras

Luís Filipe Vieira já foi constituído arguido no chamado caso Mantorras, cuja transferência do Alverca para o Benfica está a ser investigada pela Polícia Judiciária (PJ). O presidente do clube da Luz junta-se a outros dois arguidos no mesmo processo, os empresários Jorge Manuel Mendes e Paulo Barbosa.

De acordo com informações recolhidas pelo JN, o interrogatório formal de Vieira como arguido aconteceu no dia 17 do mês passado nas instalações da DCICCEF da PJ. A diligência foi realizada sob grande discrição, na mesma semana em que Vieira e Veiga foram inquiridos pelo Ministério Público italiano sobre a transferência de Miccoli.

Em causa nesta investigação da PJ, está o apuramento do rasto de parte importante dos cerca de cinco milhões de euros que em 2000 foram pagos pelo Benfica por 50% do passe do futebolista angolano. É que, depois de entrar nas contas do Alverca, uma fatia substancial da verba não ficou no clube. Vieira ter-se-á dito alheio a esta situação.

Na transferência, Luís Filipe Vieira surge, no entanto, envolvido do início ao fim. Inicialmente do lado do vendedor, enquanto presidente do Alverca, e do lado do comprador, quando tomou posse como gestor do futebol do Benfica, sob a presidência de Manuel Vilarinho. Acresce que Vieira chegou a deter, em nome pessoal, uma quota sobre o passe de Mantorras, aquando da aquisição ao clube angolano. O mesmo dirigente cedeu, depois, essa posição ao Alverca.

São estas circunstâncias que podem levantar suspeitas em torno da actuação do actual líder do clube da Luz, num processo em que são investigados eventuais crimes de burla qualificada, fraude fiscal e branqueamento de capitais. Este crime surge associado a uma operação detectada pela PJ relativa a um levantamento, pelo lado do Alverca, de cerca de 1,5 milhões de euros em notas. A esta saída de verbas correspondeu a contratação de um jogador boliviano de nome Ronald Garcia, que foi posteriormente transferido do Alverca para o Benfica. A PJ está a passar a pente fino as contas de Jorge Manuel Mendes.

Antes de Luís Filipe Vieira ter sido constituído arguido - mas depois de o jornal "24horas" ter noticiado, a 24 de Agosto passado, que a PJ iria interrogá-lo nessa qualidade -, as autoridades colocaram o empresário Paulo Barbosa como suspeito no processo, uma vez que, desde há bastante tempo, tinha uma relação informal bastante próxima com Vieira, no âmbito de vários negócios do futebol do Alverca. Muito antes disso, o agente Jorge Manuel Mendes tinha sido constituído arguido.

Contactado pelo JN e depois de inteirado do assunto, Luís Filipe Vieira não quis prestar declarações. "Não falo sobre isso. Desculpe lá, não quero incomodar-me com isso. Peçam informações à Polícia Judiciária". E desligou o telemóvel.

O passe de Mantorras

"Deve o Alverca assumir os direitos e obrigações por mim contraídos por força do referido contrato, mediante qualquer das formas previstas na lei, designadamente mediante um novo contrato a celebrar directamente entre o Alverca e a supra-referida PGD [empresa de Jorge Manuel Mendes]". Esta transcrição consta do contrato de cedência da quota sobre o passe de Mantorras por Vieira ao Alverca.

"Não faz sentido"...

"Não faz sentido o meu nome estar ligado a isto. A não ser pelo facto de ter sido interveniente na negociação, como muitas pessoas", disse o presidente do Benfica em entrevista ao "24horas" a 25 de Agosto.

...e o Apito Dourado

"O único dirigente deste país que tem tido coragem de falar no Apito Dourado para não cair no esquecimento sou eu. [...] Mas eu não me vou calar. Quem não deve não teme. Assumo perante toda a gente que tenho as minhas mãos limpas", alegou, na mesma entrevista.

Algo me diz que ele fala muito do Apito Dourado pra no final se fazer passar pelo "Inocente", que era o único que falava sobre ele. E também por coincidência que possa ser, desde que aconteceu o que aconteceu com o Veiga, nunca mais o ouvi falar sobre isso.

PS: Antes que venham ai umas mentes iluminadas dizer que o Revenge coloca logo noticias relacionadas com o Benfica. Se fosse relacionada com o Porto, já há muito tempo que aqui estava postada.

Link to comment
Share on other sites

Muito sinceramente tenho dúvidas que tenha havido máfia por parte do LFV, uma vez que a forma tão determinada como o homem se lançou sobre as outras máfias do futebol, leva-me a crer que deverá ter as costas praticamente limpas. Não me admirava nada que alguém o andasse a tramar só para o chatear, como a velha história de lhe assaltarem a casa e não levar nada, etc. Tentar envolver o homem em negócios menos claros pode ser uma nova estratégia, mas isto é apenas a impressão que tenho agora.

Quanto à Carolina e ao seu livro, não sei como começa a história porque ainda não li, mas devia começar da seguinte forma: "Era uma vez uma puta...". Das histórias que lá se contam até muito pode ser verdade, mas não devem faltar versões bem floreadas dos acontecimentos.

Enfim, Portugal no seu melhor. E acreditem que ela vai vender muito.

PS: Ela disse na SIC que anda com dois guarda-costas. Anda a comê-los? Ou anda com eles para se proteger? Se é para se proteger, quem paga o ordenado deles? :unsure:

Link to comment
Share on other sites

Burros são vocês que ligam a estes casos. Já há muito que eu deixei-me de preocupar. Eu quero é ver futebol. Ainda estava com esperanças que ninguém abrisse este tópico...mas foi em vão :'(

Link to comment
Share on other sites

Eu não tenho dúvidas nenhumas que o LFV está metido nisso até ao pescoço. Mas também não tenho dúvidas nenhumas que muitas das coisas que a vaquinha da Carolina disse também são verdade.

O problema é que já tás a usar este tópico Revenge quase para desculpar o teu Pintinho. E um mal não se corrige com outro mal.

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Quando o Revenge abrir um tópico a dizer mal do seu padrinho Pintinho da Costa é porque ficou choné de todo.

Este Revenge que já todos conhecemos é mais do mesmo e já não me surpreende um bocadito que seja. :P

ps: quem diz a verdade não merece castigo :-..

Link to comment
Share on other sites

este tópico foi bem aberto.. quando existem 2 topicos sobre a carolina tb deve haver um topico do LFV... ou ele é o vosso Deus?

bah... vcs são mm mto imparciais... not!

Mas toda a gente sabe que o LFV é um santinho :-

Link to comment
Share on other sites

ó revenge... entao e nao comentas no topico da carolina pá?... passas por la , les.. e nao dizes nada? :(

pensava k tavas de ferias , mas afinal nao .. tas aki :(

Kuanto ao topico, se é culpado é mete-lo la dentro. Nao sou cego, e nao meto as maos no fogo por ninguem. Se o PC compra resultados, este , sei mt bem k rouba mt dinheiro pa ele....

Edited by Kyradg
Link to comment
Share on other sites

Mais um record para o Guiness.. O clube com mais arguidos.

Parabéns! :y:

E já agora explica aí em quantos desses casos o clube saiu beneficiado e em quantos é que saiu prejudicado.

É que ao contrário de outros, os nossos dirigentes costumam ser arguidos por roubar o clube e não por comprar títulos. Ah, e vão presos mas nunca devolvem a guita.

Link to comment
Share on other sites

Para mim vão todos dentro.... E se houver dirigentes do Sporting nisso, também vão dentro, não quero andar a pagar mais impostos por causa destes FDP.... Mas ya, este Vieira também nunca me enganou...

Link to comment
Share on other sites

...leva-me a crer que deverá ter as costas praticamente limpas...

Sim, é o LFV e o PC. Ambos têm as costas 'praticamente limpas' :-..

Acho é que o VA é que não as tinha muito bem lavadas... 'seu porcalhão' :lol:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.