Jump to content

Terminologia


Jokeman
 Share

Recommended Posts

CAM:

Filmado numa sala de cinema, regra geral com uma camera digital. Por vezes é usado um mini-tripé, mas muitas vezes tal não é possível, fazendo com que a camera trema. O lugar também não é sempre o mesmo, e muitas vezes é filmado de ângulos laterais. O som é captado por um microfone onboard na camera, logo é mais que provável captar sons de pessoas na sala. Qualidade inferior, puxem um sample (amostra) antes de puxarem a versão final. Ou, melhor ainda, esperem por um DVDRip.

TELESYNC (TS):

Parecido com uma Cam, excepto que usa uma fonte áudio externa (normalmente da cadeira do espectador), mas tal fonte não garante uma boa qualidade de som, pois outros sons interferem. Qualidade inferior, puxem um sample (amostra) antes de puxarem a versão final. Ou, melhor ainda, esperem por um DVDRip.

TELECINE (TC):

Digitalmente copiado directamente das bobines do filme. Um pouco acima da qualidade de CAMs e TSs. Regra geral, a resolução do filme não será a original. Qualidade inferior, puxem um sample (amostra) antes de puxarem a versão final. Ou, melhor ainda, esperem por um DVDRip.

SCREENER (Scr):

Copiado de uma cassete VHS, enviada para os clubes de vídeo, ou outros sítios de promoção. Tem normalmente uma resolução de 4:3 (full screen). Contém várias vezes uma mensagem de copyright e e um número de telefone anti-cópia a passar. E ainda, números de série tapados, ou por uma marca preta ou desfocados, e algumas cópias são bastante grandes. A maioria destes screeners são convertidos para VCD. Qualidade inferior, puxem um sample (amostra) antes de sacarem a versão final. Ou, melhor ainda, esperem por um DVDRip.

WORKPRINT (WP):

É uma cópia do filme ainda não terminado. Podem faltar cenas, música, etc. Algumas WPs são bastante diferentes da print final (por exemplo, no "Men In Black" faltam os aliens, e os actores nos seus lugares) e outros podem conter cenas extra (por exemplo, no "Jay and Silent Bob"). WPs podem ser interessante para colecionadores depois de obtido o produto final.

VHSRip:

Ripado de uma VHS retail. Qualidade inferior.

TVRip:

Ripado da emissão de TV, temos neste grupo:

- os antigos TVRips de qualidade inferior, normalmente de séries antigas que já não passam na TV e que não têm DVD;

- os HDTV ripados de televisão digital de alta definição (High-Definition Television). Qualidade bastante elevada;

- os HR-HDTV ripados de televisão digital de alta definição e alta resolução (High Resolution High Definition Television). Qualidade bastante elevada;

- os PDTV, cuja captura é feita usando placa TV digital. Qualidade bastante elevada.

DVDScreener (DVDscr):

Os mesmos principios que um Screener, mas com fonte DVD. Usualmente com as mesmas mensagens de copyright e números de série, mas sem os extras que um DVD retail tem. Se o ripper tiver talento, um DVDScr deverá ser bastante bom. Normalmente passado para SVCD ou DivX/XviD.

DVDRip:

Ripado do lançamento final de um DVD. Mais uma vez, deverão ser de excelente qualidade. DVDrips são lançados em SVCD e DivX/XviD.

-----

Esta informação foi retirada do forum "Mula da Cooperativa" e o seu autor (no referido fórum) é o Scifi.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.