Jump to content

Veiga Apanhado Nas Escutas A Pedir Favores A Valentim


Revenge
 Share

Recommended Posts

Veiga apanhado nas escutas a pedir favores a Valentim

José Veiga, actual director-geral do Benfica e, em 2004, o maior accionista da SAD do Estoril, foi outra das figuras do futebol português a ser apanhada nas escutas do Apito Dourado.

O dirigente desportivo foi interceptado em pelo menos duas conversas telefónicas com Valentim Loureiro, à data presidente da Liga de Clubes. Foi em Março de 2004 e o objectivo do ex-empresário de jogadores com licença da FIFA era conseguir que a interdição do estádio do Marco de Canaveses coincidisse com o jogo do Estoril Praia. Veiga queria evitar que a sua equipa se deslocasse a um terreno tradicionalmente difícil e facilitar assim a tão almejada pontuação que nesse mesmo ano lhe viria a possibilitar a subida ao principal escalão do futebol.

Antes desse jogo, que aconteceu a 28 de Março de 2004 e em que o Estoril ganhou por 3-2 ao Marco de Canaveses, José Veiga fez dois telefonemas a Valentim Loureiro. No primeiro pediu que o estádio do Marco fosse interditado. A possibilidade tinha sido aberta devido ao incidente ocorrido cerca de um mês antes (quando Avelino Ferreira Torres pontapeou as placas de publicidade e cadeiras do recinto, ameaçando ainda o árbitro) e José Veiga pretendia então que a interdição coincidisse com o jogo da sua equipa.

Valentim Loureiro ainda tentou que o dirigente do Estoril falasse directamente com Gomes da Silva, então presidente da Comissão Disciplinar da Liga de Clubes, ou que utilizasse a sua influência através dos jornais. "Pressiona-os", aconselhou o presidente da Liga, acabando por aceder, mais tarde, a dirigir ele próprio o pedido ao juiz desembargador Gomes da Silva. "Eu falo com o gajo", prometeu.

Dias depois, Veiga conheceu a decisão da Liga. O estádio do Marco havia sido interditado por dois jogos e a equipa teria de ir jogar em campo alheio, quando recebesse o Estoril Praia. E não se esqueceu de agradecer a ajuda de Valentim Loureiro. "Vou-lhe dar uma beijoca", brincou Veiga, ao que Valentim respondeu: "Se não fosse eu...".

Constituído arguido na sequência das escutas

Ainda na sequência da mesma interdição, o Marco teve de ir jogar a casa emprestada. E o curioso é que acabou por ser o Boavista, clube dirigido pelo filho de Valentim Loureiro, a ceder o campo. Marco e Estoril defrontaram-se no Bessa a contar para a 28.ª jornada e a vitória dos canarinhos permitiu ao clube da Linha reforçar a liderança, passando a ter 11 pontos sobre o quarto classificado.

Os relatos da altura mostram também que a arbitragem do jogo foi polémica. O Estoril marcou primeiro, o Marco empatou. O "caso" do jogo aconteceu quando, pouco antes do intervalo, o árbitro perdoou um segundo cartão amarelo a um jogador do Estoril que, no tempo de compensação e ainda antes da paragem do jogo, fez o passe para o segundo golo dos estorilistas. Nos primeiros minutos da segunda parte, o Estoril aumentou para 3-1 de penálti, mas não existe nos jornais da época qualquer referência ao castigo máximo. O primeior golo do Estoril também foi por autogolo do Marco.

O árbitro desse jogo foi João Ferreira, o mesmo que esteve envolvido nas escutas noticiadas a semana passada pelo PÚBLICO, como tendo sido aceite por Luís Filipe Vieira para arbitrar as meias-finais da Taça de Portugal, na época 2003-2004.

Na sequência destas e de outras escutas, José Veiga foi interrogado e constituído arguido no processo Apito Dourado, tendo sido extraídas pelo menos duas certidões para o Departamento de Investigação e Acção Penal de Lisboa.

O PÚBLICO sabe que não foi feita qualquer outra diligência, embora o arquivamento pareça ser o caminho mais provável. É que, paralelamente, foram extraídas certidões das mesmas escutas, que foram enviadas para o Supremo Tribunal de Justiça. O alvo da investigação era, nesse caso, Gomes da Silva, juiz desembargador no Tribunal da Relação de Guimarães, mas o Ministério Público considerou que as conversas telefónicas não eram suficientes para o indiciar por qualquer crime.

Gomes da Silva viu ainda ser arquivados dois casos que envolviam o clube liderado por Pinto da Costa. Diziam respeito à punição de José Mourinho pelo alegado rasgão da camisola de Rui Jorge, do Sporting, e à eventual pressão dos azuis e brancos para castigar Deco de forma mais branda, depois daquele ter lançado a chuteira contra o árbitro Paulo Paraty, no jogo Boavista-FC Porto.

Ontem, o PÚBLICO tentou ouvir Valentim Loureiro e José Veiga sobre as referidas escutas, mas ambos os dirigentes se mantiveram incontactáveis durante todo o dia. O PÚBLICO tentou ainda contactar o assessor de imprensa do Benfica, que igualmente não respondeu aos nossos contactos telefónicos.

In Público

Não adicionei ao outro topico porque este é relacionado com o estoril e não com o benfica.

Este Veiga tb é um Santinho daqueles enormes })

Link to comment
Share on other sites

Pinto da Costa, Veiga e Vieira, vêm todos do mesmo saco.. alguem tem duvidas? :)

Não te preocupes que os do Sporting tb andam por lá.

Até à uns dias atrás, tb n se sabia nada de nenhum dirigenet do Benfica, tal como n se sabe de algum do Sporting. Se bem que estes tão sempre a trocar de presidente lol

Link to comment
Share on other sites

Pinto da Costa, Veiga e Vieira, vêm todos do mesmo saco.. alguem tem duvidas? :)

Não te preocupes que os do Sporting tb andam por lá.

Até à uns dias atrás, tb n se sabia nada de nenhum dirigenet do Benfica, tal como n se sabe de algum do Sporting. Se bem que estes tão sempre a trocar de presidente lol

Poderá estar.. eu ja disse que pode estar, apesar de ter as minhas duvidas.. mas acredito em tudo

Agora, dizer que o Vieira, Veiga e PC, vêm todos do mesmo saco, é alguma mentira?

Link to comment
Share on other sites

Pinto da Costa, Veiga e Vieira, vêm todos do mesmo saco.. alguem tem duvidas? :)

Não te preocupes que os do Sporting tb andam por lá.

Até à uns dias atrás, tb n se sabia nada de nenhum dirigenet do Benfica, tal como n se sabe de algum do Sporting. Se bem que estes tão sempre a trocar de presidente lol

Poderá estar.. eu ja disse que pode estar, apesar de ter as minhas duvidas.. mas acredito em tudo

Agora, dizer que o Vieira, Veiga e PC, vêm todos do mesmo saco, é alguma mentira?

Nop.

O Veiga é Burro. O Vieira e o Pinto da Costa são bem mais inteligentes.

Link to comment
Share on other sites

O Vieira é inteligente?!?!?!

Se fosse inteligente ficava sossegado e caladinho, tal como o PC em vez de andar a atiçar os cães com declarações de peito cheio.

"Eu não escolhi nenhum àrbitro, não fui eu quem telefonou, foi o Major".

Claro, mas dizer "esse não! Esse também não" não é condicionar a escolha pois não? E, se ele fosse assim tão íntegro dizia: "Desculpe, mas o que me está a propôr pode ser considerado corrupção e não quero ter nada a ver com isso!"

Mas não foi o que aconteceu -_-

Link to comment
Share on other sites

PAra mim a melhor do orelhas é esta:

"o benfica nunca perde MAS ÁS VEZES NÃO GANHA."

Mas esta tambem fica na retina:

"Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado(...)"

Link to comment
Share on other sites

PAra mim a melhor do orelhas é esta:

"o benfica nunca perde MAS ÁS VEZES NÃO GANHA."

Mas esta tambem fica na retina:

"Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado(...)"

Calma que a vossa vez ainda vai chegar ;)

Link to comment
Share on other sites

O Vieira é inteligente?!?!?!

Se fosse inteligente ficava sossegado e caladinho, tal como o PC em vez de andar a atiçar os cães com declarações de peito cheio.

"Eu não escolhi nenhum àrbitro, não fui eu quem telefonou, foi o Major".

Claro, mas dizer "esse não! Esse também não" não é condicionar a escolha pois não? E, se ele fosse assim tão íntegro dizia: "Desculpe, mas o que me está a propôr pode ser considerado corrupção e não quero ter nada a ver com isso!"

Mas não foi o que aconteceu -_-

Eu tava a dizer a fazer as cenas.

É tipo PC, ou ambos n fazem nada, ou fazem e n deixam provas pra tras.

Agora a falar, o Vieira nesse aspecto n é nada inteligente, só se enterra.

Link to comment
Share on other sites

PAra mim a melhor do orelhas é esta:

"o benfica nunca perde MAS ÁS VEZES NÃO GANHA."

Mas esta tambem fica na retina:

"Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado(...)"

:lol:

O PC é um lobo vestido de ovelha... ele sabe-a toda...

O vieira não, é mais virado pro burro.

Edited by Diogo Spanish
Link to comment
Share on other sites

É o que eu digo há muito tempo: o Veiga e o Vieira são dois aprendizes que se revoltaram contra o mestre.

No Benfica preferia gajos 'bananas' como o Vilarinho ou o Dias da Cunha a ter estes infiltrados.

Ou dirigentes como os saudosos João Santos e Jorge de Brito que construiram grandes equipas que ganharam muito menos do que mereciam, à pala dos 3 pintos mafiososos.

Link to comment
Share on other sites

É o que eu digo há muito tempo: o Veiga e o Vieira são dois aprendizes que se revoltaram contra o mestre.

No Benfica preferia gajos 'bananas' como o Vilarinho ou o Dias da Cunha a ter estes infiltrados.

Ou dirigentes como os saudosos João Santos e Jorge de Brito que construiram grandes equipas que ganharam muito menos do que mereciam, à pala dos 3 pintos mafiososos.

:dumb:

Eu bem digo --- Sou benfiquista, mas não sou estúpido. Sou um caso raro.

Link to comment
Share on other sites

Pensava que estávamos a falar do caso Apito Dourado. :)

Mas pelos vistos, tal como alguém já disse noutra thread o Apito Dourado nem tem nada a ver com isto pois a Taça de Portugal é organizada pela FPF, logo uma coisa não tem nada a ver com a outra...

E claro, condicionar a escolha dos árbitros para a Taça é legal, mas SÓ para a Taça, certo? :)

Link to comment
Share on other sites

Guest Walt Sousa

Até pode ser comum, mas É OU NÃO É condicionar e influenciar na escolha de um árbitro para um jogo? Que nome é que se dá a isso?

Cá em Portugal? Acordo entre "compadres" :-..

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.