Jump to content

Piratear = Roubar ???


Luke
 Share

Recommended Posts

Aqui fica mais algumas considerações sobre sacar filmes/musicas/jogos, etc da Net e se é considerado crime ou não

Este é um clip de uma entrevista que passou na BBC em Agosto

Vale a pena verem os 2 lados da questão e os seus argumentos de debate :y:

Video

windows media video 9 (wmv) 416x232 24bit 192kbps 12:50(mins:secs)

MUST SEE BBC INTERVIEW

Piracy Polemic

BBC World

August 17th 2006

While cinemas are working to deliver us a better moviegoing experience, quite a few of us seem to be perfectly happy watching dodgy copies of movies downloaded directly to our PCs.

Clever file-sharing technlogoies like BitTorrent have allowed online movie sharing to flourish. It's reckoned half a million films are traded every day in the darkest cloisters of the 'net, the so-called darknet.

The perpetrators are the new, 'net savvy generation who laugh in the faces of those who say copyright is theft. Often they're simply bent on getting something for nothing, but some get off on the thrill of metaphorically slapping the Hollywood suits down in the way they did the music industry behemoths.

Hollywood is clearly unhappy, and in amongst the public education campaigns, its defence of its intellectual assets has been robust. Tinseltown is sharpening its knvies and wheeling out its even sharper legal eagles. In practice this has meant action against everyone from movie sharing indidivuals, BitTorrent search engines, the Internet service providers hosting them, and anyone else who's deemed to be threatening their profits.

But could there ever be peace between Hollywood and the hackers? We tracked down the two most powerful voices on either side of the divide and asked them about their own philosophies, and what they thought of their opponent.

Posted Image

Dan Glickman

In the blue corner: Dan Glickman, President of the Motion Picture Association of America, the body that wields the collective political and legal muscle of the Hollywood studios.

Posted Image

John Perry Barlow

In the red corner: John Perry Barlow, lyricist in the US band The Grateful Dead. More pertinently, he went on to co-found the Electronic Frontier Foundation, the pressure group that's placed itself centre-stage in the fight to keep the digital copyright cops at bay.

original article here

Luke

Edited by Luke
Link to comment
Share on other sites

Nop não é roubar, seria sim se tudo o que sacasse o fosse comprar na realidade. Eu saco muitos filmes e musica e se gostar realmente compro original (em saldos claro). Lá por eu ter XXX filmes em Divx não quer dizer que fosse comprar todos, muito pelo contrário, tenho uma lista de filmes que hei-de comprar (para juntar aos outros já 41, os próximos serão the good, the bad... e o der untergang) porque os vi sacados da net antes de os comprar.

Não encaro isto tudo como roubo mas sim como marketing, é uma forma de difundir cultura a quem por várias razões não poderia nunca ter acesso a tais conteúdos.

Mas prontos isto é a minha opinião, e opiniões há muitas ;)

Link to comment
Share on other sites

De acordo com as leis do Copyright, quando o original está abrangido por essas leis, qualquer cópia passa imediatamente a ser ilegal quando não é solicitada autorização devida ao proprietário. Por esse ponto de vista, se queremos usar uma imagem retirada da internet, devemos pedir autorização ao proprietário dela, etc.

O que está em causa aqui não é a ilegalidade da cópia, mas se as pessoas têm legitimidade para poder sacar as coisas da internet, por exemplo. O mesmo se aplica, por exemplo, aos canais de satélite codificados.

No que diz respeito a sacar da internet e ver o filme ou ouvir a música, ninguém pode dizer que é pirataria, uma vez que, na perspectiva do utilizador/sacador, nada fez para promover a distribuição de material abrangido por leis dos direitos de autor. É claro que na maior parte dos sistema P2P o que existe é uma "partilha" - receber e dar. Nesse caso já é diferente.

No caso das news, alguém que saca não está a cometer nenhuma ilegalidade. Está apenas a usufruir de material sobre o qual não tem a mínima responsabilidade que lhe chegue através da net.

Os operadores de TV satélite não me podem proibir de fazer o que bem entender com o sinal que me chega a casa, porque não fui eu que pedi que o sinal me chegasse a casa. Ele simplesmente vagueia por todo o espaço e eu posso fazer com ele o que quiser.

Mas isto dava uma conversa muito longa.

Link to comment
Share on other sites

Esta história da pirataria realmente têm muito que se lhe diga.

Já se perguntaram a vós próprios porque carga de água apareceram os leitores de DVD a lerem divx? E porque razão as principais marcas apostem que os seus modelos tragam esta tecnologia. Não será certamente porque as pessoas começaram a sacar filmes da net de forma legal e paguem por aquilo que sacam.

A indústria quer lá saber donde vêm a fonte, eles querem é vender e se existe actualmente um número crescente de pessoas com filmes ripados de DVD, eles apenas estão a dar ás pessoas aquilo que elas procuram. O lucro fala mais alto que a guerra que os produtores/distribuiores possam lançar. Dinheiro a quanto obrigas.

A mesma história se passa com o mp3. Os fabricantes de leitores portáteis de mp3 querem lá saber de onde os seus utilizadores sacam as músicas. Eles querem é saber se a sua quota de venda mensal de leitores aumentou ou diminuiu. E toda a gente sabe que a maior parte de mp3 sacado da net é através do sistema P2P e partilha de ficheiros.

Se a própria indústria (excluindo produtores/distribuidores) está-se a borrifar para a pirataria, porque haveríamos nós, comuns mortais, nos importar?

Dá que pensar... ;)

Link to comment
Share on other sites

exacto....ainda me lembro da história dos videos há - de 30 anos, q diziam que iria acabar com o cinema. hj m dia, q é q axam q é dono das blockbusters e afins ? as grandes produtoras cinematográficas é claro. Resultado: n perderam dinheiro, ganharam mt + pq o ppl via o filme no cinema e dp arranjava o filme em vhs e + tarde em dvd e daqui a pcos anos em alta definição.

as pessoas seguem a corrente do dinheiro e no meio disto td, quem ganha é o ppl q fabrica discos rigidos e dvd´s virgens, q vêem as vendas aumentar exponencialmente. existem certos negócios q vão sp ficar a ganhar com estas coisas.

As pessoas podem fazer cópias de segurança de filmes e música, mas n acredito q haja mt gente q o faça. Julgo q isso é um ciclo sem fim e a tendência está a favor dos piratas. A proliferação da banda larga e o desenvolvimento dos formatos divx e mp3 constituiu um factor essencial no pender da balança para o lado dos piratas.

Link to comment
Share on other sites

Axo que e uma kestao de tempo ate a industria cinematografica se adaptar tal como a fonografica fez. Com a banda larga nao sera daki por muito tempo que se vai passar a vender download de filmes em DivX, assim como a venda do download de MP3s se tornou banal e um negocio cada vez mais importante para as editoras.

Link to comment
Share on other sites

A culpa da " pirataria " é dos fornecedores de internet , porque a eles convem que os seus utilizadores façam o maximo de downloads/uploads possiveis .

A responsabilidade do que chega ao meu PC é da responsabilidade do meu fornecedor de internet , porque permitiu que eu tivesse acesso a meterial " protegido pelo Copyright "

Querem culpabilizar alguém , então que seja a netcabo , sapo , clix , oni etc . porque são eles que com o seus tarifarios de gigas e mais gigas e com falta de de protecção que facilitam o acesso a material " ilegal "

Os produtores/destribuidores de audio/imagem, etc que peçam responsabilidades as fornecedores de internet , porque sem eles a " pirataria " era muito mais dificil

Link to comment
Share on other sites

A culpa da " pirataria " é dos fornecedores de internet , porque a eles convem que os seus utilizadores façam o maximo de downloads/uploads possiveis .

A responsabilidade do que chega ao meu PC é da responsabilidade do meu fornecedor de internet , porque permitiu que eu tivesse acesso a meterial " protegido pelo Copyright "

Querem culpabilizar alguém , então que seja a netcabo , sapo , clix , oni etc . porque são eles que com o seus tarifarios de gigas e mais gigas e com falta de de protecção que facilitam o acesso a material " ilegal "

Os produtores/destribuidores de audio/imagem, etc que peçam responsabilidades as fornecedores de internet , porque sem eles a " pirataria " era muito mais dificil

A culpa dos ISP ou dos fabricantes de leitores divx/mp3 é em igual grau. Eles apenas nos disponibilizam os meios para nós atingirmos os fins (a pirataria). Se não existissem leitores de sala a ler divx ou leitores portáteis de mp3 não haveria tendência da pirataria aumentar. Desta proliferação contínua. Se não existisse este avançar imparável da tecnologia nada disto seria possível. O que é 1 facto é que o mal de uns, lucram outros. O tempo acaba por ser tb um inimigo dos distribuidores/produtores. Cada vez que aparecem com tácticas para acabar com a pirataria, há sempre alguém que lhes dá a volta. Sempre foi assim e sempre será. E a pirataria terá 1 fim quando a tecnologia voltar aos primórdios... ou seja... nunca... :)

Edited by Walt Sousa
Link to comment
Share on other sites

A tecnologia evolui, e o ser humano não gosta muito do dinheiro, dinheiro só traz problemas. Queremos disfrutar de algo simples como um filme ou uma serie e temos que dar uma parte do que ganhamos para isso (vejam o lucro que cada um têm ao fim de um mês de trabalho a ver se compensa comprar originais).

Eu cá tenho a minha definição de pirataria: sacar pa vender a preços estupidos e em grandes quantidades. Eu tiro para mim, se um colega me pede, claro que ele me paga o DVD e um extra, pa poder comprar para mim... Mas feirantes, ciganos, chineses k vendam DVD's a 5€ ou a 10€ ou k ker k seja numa feira, isso sim é roubar a quem os produz/edita.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

A culpa da " pirataria " é dos fornecedores de internet , porque a eles convem que os seus utilizadores façam o maximo de downloads/uploads possiveis .

A responsabilidade do que chega ao meu PC é da responsabilidade do meu fornecedor de internet , porque permitiu que eu tivesse acesso a meterial " protegido pelo Copyright "

Querem culpabilizar alguém , então que seja a netcabo , sapo , clix , oni etc . porque são eles que com o seus tarifarios de gigas e mais gigas e com falta de de protecção que facilitam o acesso a material " ilegal "

Os produtores/destribuidores de audio/imagem, etc que peçam responsabilidades as fornecedores de internet , porque sem eles a " pirataria " era muito mais dificil

Axo essa logica um bocado :dumb:

E o mesmo que dizeres k a culpa de teres morto uma pessoa a tiro e de quem te vendeu a arma.

Nao e por teres Gb de trafego ke tens praticar pirataria, podes usar esses Gb de forma legitima.

Exemplos: YouTube, Metacafe, ISOs de Linux, demo de jogos, trailers de filmes, jogos gratis (por exemplo FEAR combat que sao "so" 2Gb, ias sacar a 56Kbps nao?), updates do SO, updates do AV, shareware de appz, etc.

Btw, talvez seja melhor leres o contrato que assinaste com o teu ISP, nomeadamente a parte k diz k td o k fizeres atraves da ligacao e da tua responsabilidade.

Link to comment
Share on other sites

Axo essa logica um bocado :dumb:

E o mesmo que dizeres k a culpa de teres morto uma pessoa a tiro e de quem te vendeu a arma.

Nao e por teres Gb de trafego ke tens praticar pirataria, podes usar esses Gb de forma legitima.

Exemplos: YouTube, Metacafe, ISOs de Linux, demo de jogos, trailers de filmes, jogos gratis (por exemplo FEAR combat que sao "so" 2Gb, ias sacar a 56Kbps nao?), updates do SO, updates do AV, shareware de appz, etc.

Btw, talvez seja melhor leres o contrato que assinaste com o teu ISP, nomeadamente a parte k diz k td o k fizeres atraves da ligacao e da tua responsabilidade.

e nao é?se a comprars ilegal ele ta a fazer algo k nao deve, s a comprares legal penso k deveria ser muito restrita a venda.

quanto ao sakar cenas free, gostava d ver kualker um d voces a sakar 30gigas de frees todos os meses.

btw, isto da pirataria sp houve e sp irá haver, kual d vós é k nao tem um filme em vhs gravado da tv??kual é k nao tem uma cassete gravada da radio, ou mesmo gravada d outra k por sua vex foi gravada d outra em k ja nem s sabe dond é o original, é exatamente a mesma coisa k s passa hoje em dia, mas agora há a desculpa da internet....

Link to comment
Share on other sites

Não sei o porque deste tipo de discussões, visto que é mais do que logico sacar cenas da net é mau aquelas com direitos de autor e etc... como é logico por isso no meu ver escusão de meter as culpas nas outras industrias claro que elas facilitão porque é que não haverião de o fazer elas vão ganhar fortunas com isso, desde produtores de CD's virgens, a produtores de gravadores de DVD's, leitores de DVD's que dão para ler div-x da parte deles não tão a fazer nada ilegal nos que tiramos é que tamos a fazer algo ilegal, matar uma pessoa no meu ver tambem é facil e não é por isso que o devemos fazer, eu já tenho consciencia que sacar é errado á muito mas não é por isso que vou parar de o fazer. Por isso na minha opinião a culpa é de quem saca, e partilha (sim eu tambem saco e bastante lol) pois quem partilha sabe que quem vai tirar aquilo muito provavelmente não tem o original lol, e quem saca sabe o que tá a fazer e sabe perfeitamente que é ilegal e errado mas claro que isto é so a minha opinião pois á quem ache que não tá a fazer nada de mal e que a culpa é dos outros por facilitarem que tál aconteça.

Acho que eles dizem que piratear = roubar porque mesmo aqueles que comprão as coisas que gostarão de ver muito provavelmente tinham comprado uma ou outra das coisas que não gostarão de ver pois parecia melhor, quantas vezes eu e outras pessoas não comprarão já jogos e isso a pensar que erão bons e depois não gostarão até pode nem ser culpa do jogo podemos mesmo ser nos que simplesmente não gostamos dele.

Link to comment
Share on other sites

A culpa da " pirataria " é dos fornecedores de internet , porque a eles convem que os seus utilizadores façam o maximo de downloads/uploads possiveis .

A responsabilidade do que chega ao meu PC é da responsabilidade do meu fornecedor de internet , porque permitiu que eu tivesse acesso a meterial " protegido pelo Copyright "

Querem culpabilizar alguém , então que seja a netcabo , sapo , clix , oni etc . porque são eles que com o seus tarifarios de gigas e mais gigas e com falta de de protecção que facilitam o acesso a material " ilegal "

Os produtores/destribuidores de audio/imagem, etc que peçam responsabilidades as fornecedores de internet , porque sem eles a " pirataria " era muito mais dificil

Axo essa logica um bocado :dumb:

E o mesmo que dizeres k a culpa de teres morto uma pessoa a tiro e de quem te vendeu a arma.

Nao e por teres Gb de trafego ke tens praticar pirataria, podes usar esses Gb de forma legitima.

Exemplos: YouTube, Metacafe, ISOs de Linux, demo de jogos, trailers de filmes, jogos gratis (por exemplo FEAR combat que sao "so" 2Gb, ias sacar a 56Kbps nao?), updates do SO, updates do AV, shareware de appz, etc.

Btw, talvez seja melhor leres o contrato que assinaste com o teu ISP, nomeadamente a parte k diz k td o k fizeres atraves da ligacao e da tua responsabilidade.

56 Kbps ???????? Alguem falou em velocidades :dumb:

Achas sinceramente que aculpa não é dos fornecedores de internet ???????

Sabias que um fornecedor de internetet pode bloquear ( claro que não convem ) se quiser a entrada de material ilicido no PC dos seus utilizadores ( não é muito dificil ) , mas claro se o fizesse ia perder muito dinheiro , logo mais vale pactuarem com a pirataria porque lhes dá lucro .

PS : Só um aparte , já foram por diversas vezes culpabilizados as empresas de vendas de armamento por crimes comitidos , ( claro que não foi em Portugal )

Link to comment
Share on other sites

Ele disse 56 KB's porque nas nets de 56 KB's não tinhas limite de trafego pelo menos foi o que eu penso que ele quis dizer

Duvido que eles podessem sequer bloquear pois eles para isso tinham de bloquear todos os sites conhecidos de downloads ilegais e depois imagina que querias sacar uma cena freeshare dai isso não é ilegal e eles estarião a bloquear tál download e claro que mesmo que por alguma maneira totalmente milagrosa e impossivel conseguissem bloquear tudo o que era download ilegal eles não o farião pois como disseste eles assim ganhão mais dinheiro

essa cena da firma de armas muito provavelmente foi pela maneira como vendião armas e não por as vender, por exemplo como é que uma firma que venda e transporte etc... as armas segundo as regras desse pais pode ser culpada claro que não pode tár a cumprir a lei, tu se venderes um automovel de forma legal e o gajo mal sai do stand mata uma pessoa de proposito a culpa não é tua tu é que sabias lá que ele ia matar alguem.

Link to comment
Share on other sites

Ok, dou mais exemplos:

-Se comprares um carro e atropelares uma pessoa, a culpa e do representante da marca em Portugal que te vendeu o carro?!

-Se fores apanhado a circular a mais de 120 na autoestrada a culpa e do fabricante por ter feito 1 carro potente demais?!

-Se fores apanhado com excesso de alcool a culpa e da gaja boa do bar que te servia as bebidas?!

Axas que o ISP ao dar 30Gb de trafego te esta na pratica a obrigar a fazer downloads ilegais?

Tb nao vejo qual e o problema em ter limites de downloads de 30Gb, nao deviam de haver limites sequer! Era o mesmo que todos os carros estarem limitados a 120Km/h ou nao te servirem mais de 2 imperiais num bar.

Cada qual e livre para fazer o que quer e pagar as consequencias dos seus actos...

E axas mesmo que os ISPs deviam andar a snifar pacotes e a ver o que eu ando a sacar algo ilegal ou o k ando a escrever no msn? Onde esta a minha liberdade? Precisam de 1 mandato judicial para isso...

Edited by Warl0rd
Link to comment
Share on other sites

Ok, dou mais exemplos:

-Se comprares um carro e atropelares uma pessoa, a culpa e do representante da marca em Portugal que te vendeu o carro?!

-Se fores apanhado a circular a mais de 120 na autoestrada a culpa e do fabricante por ter feito 1 carro potente demais?!

-Se fores apanhado com excesso de alcool a culpa e da gaja boa do bar que te servia as bebidas?!

Axas que o ISP ao dar 30Gb de trafego te esta na pratica a obrigar a fazer downloads ilegais?

Tb nao vejo qual e o problema em ter limites de downloads de 30Gb, nao deviam de haver limites sequer! Era o mesmo que todos os carros estarem limitados a 120Km/h ou nao te servirem mais de 2 imperiais num bar.

Cada qual e livre para fazer o que quer e pagar as consequencias dos seus actos...

E axas mesmo que os ISPs deviam andar a snifar pacotes e a ver o que eu ando a sacar algo ilegal ou o k ando a escrever no msn? Onde esta a minha liberdade? Precisam de 1 mandato judicial para isso...

Esses exemplos que deste davam uma conversa muito longa .

Como a legislação feita e em vigor está direccionada para proteger as empresas fornecedoras de internet e que as empresas que fornecem internet criam leis para se protegeram para certas pessoas é um bocado dificil comprender ...........

Exemplo : 1º Um traficante de droga colombiano ( o gajo que faz o lançamento do material ilegal para a net ), 2º um piloto de aviões que transporta droga deliberadamente da colombia para portugal e que ganha resmas de dinheiro com esse acto ( fornecedor de internet ) , 3º um consumidor de coca ( utilizador de internet pagante ) .

Todos tem responsabilidade no acto " criminoso " , mas em diferentes niveis em que o que está em 3º está a usar o que o 1º construiu e o que o 2º lhe deu possibilidade de usar .

cpts

Edited by RCA
Link to comment
Share on other sites

Pois mas se fores a ver nesse caso vão todos presos, porque é tudo ilegal pois o seu uso vai ser ilegal pois essa droga é ilegal, certos downloads são ilegais mas o trafego não é ilegal, logo eles podem dár o trafego porque não estão fazer nada de ilegal, mas se voces achão que a culpa é dos outros e não de quem saca voces é que sabem so se estão a enganar.

Link to comment
Share on other sites

Tal como disse o JLDR, isto é tema para uma conversa muiiiiiiiiiito longa.

No entanto, e numa análise muito sucinta, tenho de concordar com o Warl0rd.

As empresas apenas fornecem os meios. A responsabilidade dos actos é de quem os pratica. Tenho plena consciência que pela legislação portuguesa actualmente em vigor, poderia ser preso e condenado a prisão perpétua! :lol:

No entanto, não é por isso que deixo ou vou deixar de fazer downloads de material protegido por Copyrights.

Acho é que devem ter a noção de que a responsabilidade dos downloads que fazem é vossa e de mais ninguém!

Se ninguém sacasse não existiria motivos para:

- Teams que ripam filmes ou crackam jogos/software

- Tarifários de Internet com tráfegos ilimitados ou velocidades na ordem dos Gbs...

- Comercialização de leitores de DivX ou MP3

- Etc...

Link to comment
Share on other sites

Afinal, quem ajuda também para o download ilegal são os ISP's, que aumentam os seus tráfegos e velocidades. Se não quisessem nada ilegal, a internet não teria sido divulgada e era simplesmente usada para uso militar, não?

Cada um é que deve achar se é ilegal ou não sacar cenas, afinal, nós é k somos "atingidos" caso sejamos apanhados por ter material.

Este assunto dá mtos panos para mangas, calças, camisas e tudo o mais... e... a ilegalidade vai existir sempre, quer queiramos ou não.

Cumpz

Link to comment
Share on other sites

Mas eu ja estou a pagar para ver/ouvir/jogar as coisas que saco da net !!!

Não se lembram que desde ha 2 anos que se paga uma taxa "extra" quando se compra qualquer suporte de gravação ?

Quer sejam CD's, DVD's, VHS's etc ...

Na altura disseram que era para a SPA (Sociedade Portuguesa de Autores) por estes se sentirem lesados com os downloads e assim serem recompensados pelas perdas de Royalties

Por isso se saco cenas da Net, depois gravo-as ja as posso considerar legais

Pois além de pagar ao meu ISP pelo trafego, paguei pelo meu equipamento informático, e também pela electricidade que este consome

E o mais importante é que não pago um € por qualquer material que saco da Net :y:

Alguém o disponibiliza que não eu

E são essas as pessoas que devem ser penalizadas

Se não houver pessoas a produzirem Cocaina não vai haver consumidores, por muito que as pessos a queiram, se não ha produção o ciclo nem chega a começar

E para provar isso tenho aqui uma factura da Media Markt do dia 20/05/2006 com o seguinte

DVD-R 8X ADVA 7.73€

ECO.VALOR /COPIA PRIVA 4.17€

Total da compra 11.70€

Para onde vão os 4.17€ ???

btw As séries de TV tb são consideradas material com Copyright ?

Luke

Link to comment
Share on other sites

Exemplo : 1º Um traficante de droga colombiano ( o gajo que faz o lançamento do material ilegal para a net ), 2º um piloto de aviões que transporta droga deliberadamente da colombia para portugal e que ganha resmas de dinheiro com esse acto ( fornecedor de internet ) , 3º um consumidor de coca ( utilizador de internet pagante ) .

Todos tem responsabilidade no acto " criminoso " , mas em diferentes niveis em que o que está em 3º está a usar o que o 1º construiu e o que o 2º lhe deu possibilidade de usar .

cpts

Concordo, mas se o consumidor de droga for apanhado nao pode dizer que a e culpa exclusivamente do piloto e sair em liberdade...

Assim como nao podes dizer que a culpa de termos material c/ copyright em casa e do ISP...

Axo que todos temos consciencia que estamos a cometer uma ilegalidade de acordo com a lei actual, mas dai ate termos de concordar c ela....

Afinal, quem ajuda também para o download ilegal são os ISP's, que aumentam os seus tráfegos e velocidades. Se não quisessem nada ilegal, a internet não teria sido divulgada e era simplesmente usada para uso militar, não?

Cada um é que deve achar se é ilegal ou não sacar cenas, afinal, nós é k somos "atingidos" caso sejamos apanhados por ter material.

Cumpz

e vcs a dar-lhe com os limites...sao tb da opiniao que os carros deviam ser todos vendidos com um limitador a 120 para ninguem cometer excessos de velocidade? desde quando que por poderes sacar X Gb tens de os sacar? isso e 1 exemplo tipico de mentalidade portuguesa "ja k paguei por 30Gb, vou usar os 30Gb, nem que tenha de sacar cenas sem jeito nenhum varias vezes"...

Nos paises onde nao ha limites, axam que eles sao mais piratas por isso? Tem sim a ver com a cultura e poder economico do pais...

Dou 1 exemplo:

-se 1 jogo original ou 1 cd de musica ou filme custar 5€, e mesmo que o ISP retire todos os limites, acredito que a pirataria baixe.

Nao cabe a nos decidir o que e legal ou ilegal, cabe aos legisladores do pais, tu so tens de seguir as leis. Se fores mandado parar pela policia com excesso de alcool e dizeres que nao concordas com a lei, nao te vais safar de certeza ;)

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Warl0rd, é claro q a responsabilidade é nossa e não dos ISPs, ou dos fabricantes de leitores ou dvds virgens, ou de qq outra coisa q nos é fornecida. O q fazemos com essas coisas é apenas responsabilidade nossa. As leis existem, e tem havido algumas acções contra partilha ilegal de ficheiros na net a nível internacional, são é uma gota no oceano q é a net. E claro q, por vários motivos, tb não há um interesse obsessivo em aplicar estas leis de uma forma rigorosa, vai-se deixando andar... assustando um pco de vez em qd e tal...

Os carros são um bom ex., se no max. podemos andar a 120 pq é q tds os carros andam a bem mais do q isso? A responsabilidade é só do condutor! Mas tb aqui há alguma complacência por vezes, por ex. nas auto-estradas nem sp se faz cumprir a lei à risca, os carros à paisana com câmara raramente multam abaixo de 150 em condições normais.

Acredito q qq dia comecem a dificultar mais o acesso a este material na net, mas por enquanto, vai-se tendo td, ou quase td disponível. Até lá vai-se aproveitando. :D

Link to comment
Share on other sites

ca vai-se tendo... as condicoes economicas assim o obrigam...o pessoal em alguns paises anda bem mais apertado e com leis bem mais rigidas, noutros nem leis existem...

as leis no papel sao uma coisa e na pratica outra, tem de se fechar os olhos a mt coisa, se toda a população portuguesa fosse obrigada a pagar por todo o software que possui em casa, e quem nao tivesse dinheiro fosse preso, o pais simplesmente parava.

Todos sabemos que as drogas sao proibidas e no entanto defendem a troca de seringas nas prisoes, ora para que kerem eles seringas num ambiente totalmente fechado e controlado pela autoridade judicial? ;)

E no mimimo admitir que os guardas prisionais sao coniventes ou entao incompetentes.

O mesmo se aplica nas news, btuga, etc...

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.