Jump to content

Burlas Online Em Nome Dos Bancos Portugueses


PiNi-PoM
 Share

Recommended Posts

Boas!

Boas!

Sei que isto já não é novidade para muitos mas ainda assim fica o alerta para os mais "avoados" já que no espaço de uma semana recebi dois emails de, supostamente, duas entidades bancárias diferentes a pedirem o mesmo. Do Millennium tive a confirmação de que é uma tentativa de sacar os dados de acesso às contas via internet, da CGD nem disse nada.... já que nem conta tenho lá!

(logo da caixa geral de depósitos)

Cliente respeitado!

Devido a situação que nós temos em nosso país em torno a Online-Banking, nós fazemos exame de medidas para rever todas as contas-online a fim de descobrir as contas de "um dia", utilizadas para "lavagem" do dinheiro roubado. Nós pedimos a todos os clientes encher o formulário da confirmação dos dados da conta.

Atenção! As contas que não passarão a revisão a 01.09.06, serão restritas à explanação a fim de seu abertura e uso. A revisão atual é requerida para os clientes particulares e para as empresas.

FICHA para os clientes particulares: hxxps://caixadirecta.cgd.pt/CaixaDirecta/loginStart.php

FICHA para os clientes incorporados: hxxps://caixaebanking.cgd.pt/servlet/icbApp/

Nós pedimos-lhe desculpas por aquelas medidas. Nós agradecemos para Sua compreensão e esperamos continuar a colaboração com Você.

Atentamente,

Banco, Caixa Geral de Depόsitos

Departamento de Segurança

--------------------------------------------------------------------------------

Esta letra emite automáticamente e não requer a resposta.

© 1995 - 2006 Caixa Geral de Depόsitos, SA. Todos os direitos reservados.

Os links deste email na realidade dão para hxxp://caixadirecta.net/loginStart.php

Os emails do millennium entretanto já apaguei mas eram muito parecidos com este, com a única diferença de, em vez de escrito em brasileiro, estavam escritos em português europeu. Ainda tentei aceder às páginas mas não deu.

Fiquem bem,

PiNi-PoM

Edited by PiNi-PoM
Link to comment
Share on other sites

A verdade é que não é só de bancos. Num espaço de uma semana recebi um email do ebay e outro do paypal a dizer que a minha conta ía ser encerrada, para fazer login na página fornecida, para me sacarem os dados.

O mais estúpido é que no mail que recebi não tenho conta paypal, embora tenha ebay.

O melhor é sempre verificarem na página oficial da conta se algo é dito, caso contrário, estão a ser enganados.

Link to comment
Share on other sites

Por norma os bancos não enviam e-mails aos clientes, por menos o meu banco, o BES usa um sistema interno de mensagens, estilo pm e quando acedo à minha conta online tenho lá essas mensagens.

Link to comment
Share on other sites

parece que isto é uma segunda "vaga": há uns meses tinha recebido um da CGD e ontem voltei a receber um igualzinho ao da Pini

pena é que, de cada vez que tentam, devem caçar alguem

:angry:

Link to comment
Share on other sites

O ano passado recebi vários ( CGD, Citybank etc ), este ano da "CGD..." Já recebi Vário mails de phishing.

LB FAN alguns bancos enviam mails aos seus clientes, o Millennium BCP envia-me todos os meses uma newsletter de segurança.

reproduzo aqui a parte que fala deste problema.

Informacoes Millenniumbcp.pt

Newsletter de Segurança - Junho 2006

Dicas para evitar o Phishing

1 - Tenha especial cuidado com as mensagens de correio electrónico não solicitadas, mesmo que pareçam ser de origem fidedigna;

2 - Desconfie dos acessos a sites a partir de links incluídos nas mensagens de correio electrónico. A alternativa de fazer o “Copy” e “Paste” do link para o browser também não é segura;

Opte antes por abrir uma nova janela do browser e escrever o endereço completo do site ao qual pretende aceder.

Qualquer mensagem enviada pelo Millennium bcp através de correio electrónico nunca contém links nem são solicitados códigos de acesso ou outra informação confidencial. Sempre que desejar aceder ao Millennium bcp, digite o endereço completo (www.millenniumbcp.pt) no browser.

3 - Desconfie de mensagens não personalizadas, que não referem o seu nome e que comecem por: “Ex.mo Senhor”, “Prezado Cliente”, “Dear customer”, etc.;

4 - Questione a razão pela qual a Empresa o está a contactar;

Em caso de dúvida contacte-a por telefone ou aceda directamente ao respectivo site.

5 - Não clique em anexos de mensagens de correio electrónico, estes podem conter vírus ou Spywares - Keyloggers que podem capturar e gravar toda e qualquer informação que digite, tal como Passwords ou números de Cartão de Crédito;

6 - Antes de introduzir informação privada ou confidencial, verifique sempre se o endereço da página que está a aceder começa por https:// ( “s” significa “seguro” ) e se tem o cadeado visível no canto inferior do browser;

7 - Se vir o símbolo “@” no meio do endereço de um site pode ser indício de um site falso;

8 - Mantenha o software do computador sempre actualizado, nunca esquecendo as actualizações periódicas de Antivírus.

Esteja atento!

Link to comment
Share on other sites

Realmente temos ke ter os olhos bem abertos senão corremos riscos bem grandes..... Eu cá tenho a toolbar da netcraft no meu firefox instalada o que me dá alguma segurança durante a navegação. :plain:

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.