Jump to content

Decreto-lei 64/2006 - Regulamenta O Acesso Dos Maiores De 23 Anos Ao Ensino Superior


Revenge
 Share

Recommended Posts

http://www.dges.mctes.pt/NR/rdonlyres/2639...orparaMaior.pdf

Que acham disto?

Eu sinceramente acho um bocado ridiculo, pessoas que não precisaram sequer de fazer o 10º ano, terem 23 anos ou mais, fazerem um exame de aptidão(tive a ver algums para a minha area de informatica, e são super basicos, tirava m 20 com os olhos fechados) e entram na universidade. Quando eu e mtos de voces tb claro, andei a estudar feito tolo, para fazer o 10º ao 12º com uma media decente para entrar na area que queria.

Link to comment
Share on other sites

se calhar vou me inscrever pa ir pa universidade publica a ver se conheço umas gajas boas, ai espera, gajas boas memo boas boas boas memo boas se calhar só nas privadas... logo se vê, vou pensar nisso. desisti logo da faculdade na minha altura e se calhar agora até era boa epoca pa voltar mas desta vez pa uma publica. vamos la ver se isso vai ser mesmo possivel. era bem, era fixe ;)

Link to comment
Share on other sites

Não li a lei em questão mas creio que a intenção inicial dela fosse para facilitar as pessoas que não acabaram a faculdade ou então que não terminaram o 12º ano pudessem, mais tarde, ingressar num curso superior. A mim não me causa espécie nenhuma.

Link to comment
Share on other sites

E vocês acham mesmo que uma pessoa que não tenha feito o 10º, 11º, 12º ano de, por exemplo, Matemática consegue tirar uma nota positiva num exame?!?!?!?

Nem os que estudam, quanto mais os que tentam a sua sorte assim...

Link to comment
Share on other sites

Desde que tenham os conhecimentos necessários para frequentar o curso, não tenho nenhuma objecção.

O teste deve servir para separar o trigo do joio, penso eu de que.

Se não tiverem conhecimentos, só vão ocupar uma vaga e perder tempo ;)

Imagina um gajo que vá para a tua área sem pescar nada de matemática e física, o que vai lá fazer? nada :P

Acho que é uma boa, para o pessoal que não teve possibilidade/vontade/etc de fazer um curso superior, agora que está mais maduro e com mais possibilidades, pode se valorizar e tentar alcançar outros horizontes :y:

Knowledge is power

Link to comment
Share on other sites

eu acho mt mal... mas msm mt mt mt mt mal... Já n basta o mau ambiente q o pessoal q anda na faculdade e reprova 10 anos seguidos no 1º ano ainda vamos ter mais cotas a entrar pra fac pro 1º anO!!!!

Dps claro acontece akeles acidentes de praxes... doutores a irem pro hospital de cabeça aberta pq um caloiro bateu mal com a situaçao, ah e tal... enfim

Isso é um dos pontos claro!!!!

Para n falar q essa história é um insulto brutal aos jovens q conseguem entrar no ensino superior através da media de secundário, exames nacionais bla bla bla, ker dizer... ficava a coçar a tomatada até aos meus 23 aninhos e dps olha q bom já posso ir pra fac yupi... agora é q eu percebo pq é q 2 gajos q conheço q têm 25 e 26 anos só agora é q vao entrar pra faculdade... tá tudo dito... e diga-se de passagem q n sao lá mt dotados de inteligencia... enfim. é o pais q temos. Portugal I LOVE YOU!!!!!

PS.: Nc mais me vejo livre deste pais de merd@, sociedade mesquinha sem interesse nenhum... ahhhh n stresses, n stresses, já falta pouco

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus, tanta baboseira junto...

eu acho mt mal... mas msm mt mt mt mt mal... Já n basta o mau ambiente q o pessoal q anda na faculdade e reprova 10 anos seguidos no 1º ano ainda vamos ter mais cotas a entrar pra fac pro 1º anO!!!!

Dps claro acontece akeles acidentes de praxes... doutores a irem pro hospital de cabeça aberta pq um caloiro bateu mal com a situaçao, ah e tal... enfim

Bem, em que raio de faculdade andas tu? Primeiro, como tudo na vida, existem casos e casos. Ando na faculdade há 8 anos e ainda me faltam algumas cadeiras para acabar o curso? Ando para aqui a coçar a micose? Claro, mas também estive a trabalhar e pertenço à Associação de Estudantes? São desculpas como todas as outras, pois não é isso que me impede de acabar o curso. Gosto das festas, de estar com o pessoal etc e tal. E ao longo destes 8 anos conheci muitos cotas que entraram para a faculdade ou que regressaram. E em nenhum desses casos trouxeram mau ambiente como tu dizes. Aliás, mau ambiente, a haver, não acontece porque um tipo fica n anos no primeiro ano. Também os temos cá, e esses até são dos mais porreiros.

E em relação às praxes, digamos que isso é outra história para outro dia, e nada tem a ver com um gajo ser cota ou não. Um dos cotas foi o maior nas praxes e à pala disso foi eleito Mister Caloiro. E olha que não foi por as gajas o acharem giro...

Isso é um dos pontos claro!!!!

Conta lá mais, visto que nenhum desses, para mim, era um ponto.

Para n falar q essa história é um insulto brutal aos jovens q conseguem entrar no ensino superior através da media de secundário, exames nacionais bla bla bla, ker dizer... ficava a coçar a tomatada até aos meus 23 aninhos e dps olha q bom já posso ir pra fac yupi... agora é q eu percebo pq é q 2 gajos q conheço q têm 25 e 26 anos só agora é q vao entrar pra faculdade... tá tudo dito... e diga-se de passagem q n sao lá mt dotados de inteligencia... enfim. é o pais q temos. Portugal I LOVE YOU!!!!!

Mas também te digo. Um amigo meu quer mudar de faculdade. Ora, pedires a um gajo agora para ir fazer os exames nacionais, depois de os já ter feito há n anos atrás, é chato. Porquê não entrar com a nota que tinha? Caso queira fazer melhoria, que faça. Mas não, não dá. Ora bem, entra a cena dos 23 anos, que lhe permite entrar na faculdade que quer.

E como ele és capaz de ter n casos.

PS.: Nc mais me vejo livre deste pais de merd@, sociedade mesquinha sem interesse nenhum... ahhhh n stresses, n stresses, já falta pouco

Mas alguma coisa te impede de te ires embora? Será que as news portuguesas são assim tão boas que não as consegues largar? Como acho uma piada tremenda a toda a gente que adora dizer mal de Portugal, que estão fartos de cá estar e só pensam na hora de bazarem e que, no final de contas, nunca o fazem. Ou por isto ou por aquilo, por mil e uma desculpas que não passam disso: desculpas!

Link to comment
Share on other sites

Desde que tenham os conhecimentos necessários para frequentar o curso, não tenho nenhuma objecção.

O teste deve servir para separar o trigo do joio, penso eu de que.

Se não tiverem conhecimentos, só vão ocupar uma vaga e perder tempo ;)

Imagina um gajo que vá para a tua área sem pescar nada de matemática e física, o que vai lá fazer? nada :P

Acho que é uma boa, para o pessoal que não teve possibilidade/vontade/etc de fazer um curso superior, agora que está mais maduro e com mais possibilidades, pode se valorizar e tentar alcançar outros horizontes :y:

Knowledge is power

td dito..faço tuas as minhas palavras se me permites ;) , e eu revejo.me nesse caso..não tive possibilidades para seguir na universidade quem sabe um dia :D

Edited by dEnAuN
Link to comment
Share on other sites

E vocês acham mesmo que uma pessoa que não tenha feito o 10º, 11º, 12º ano de, por exemplo, Matemática consegue tirar uma nota positiva num exame?!?!?!?

Nem os que estudam, quanto mais os que tentam a sua sorte assim...

Vão entrar pessoas no meu curso, que não têm o ensino secundario feito, e fizeram um exame de aptidão de informatica. Word e Excel... (se ainda fizessem um exame de programação)

Fui á minha univ ver os resultado, e digo-te, em 100 e tal pessoas, reprovaram prai umas 5 no total, isto em todos os cursos.

Link to comment
Share on other sites

Telloso és um fofo ***

pá sao opiniões... eu n acho nada correcto dar hipotese a esse pessoal... q tivessem tido cabeça qd era altura!!!!

Conheço casos q morreram pais e o katano e n foi por causa disso q desistiram de entrar pro ensino superior e mais, concluiram o 12º com alta média no ano q morreram os pais.

Agora pronto se tu achas q toda a gente é coitadinho e deve de entrar pro ensino superior, fica lá com a bicicleta e vai pras festas lololol.

Enfim e qt ao n bazar de Portugal pelo menos pra já, tipo se eu entrei pra fac aki é pra acabar o curso e dps por-me na alheta... mas tb n há mt a dizer, já te tirei a pinta pelo post q fizeste... és dakeles q anda na fac com o feeling: AHHH isto é pra se ir fazendo sem crise, tasssss bem, tenho tempo!!!

Por acaso n é o meu caso mas conheço pessoas q por questoes financeiras têm q fazer akilo certinho pq senao, n há curso pra ng!!!

Agora se keres continuar a embirrar cmg tass bem, bring it on :D

é q eu tb te amo mt sabes ^_^

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa mais: lá por não terem feito o 10º, 11º ou 12º não quer dizer que sejam burras ou que não consigam acabar o curso para o qual se candidatam. Não se esqueçam disso.

Nem eu tou a dizer isso, há por ai mtos "genios" que não fizeram o secundario e aprenderam tudo na empresa que estão a trabalhar.

Mas se fomos obrigados a marrar para tirar boa media e fazer o 12º ano para entrar na Univ... Eles tb o podiam ter feito.

Uma coisa que não sei, a nota que têm no tal exame, será que é a nota que vai contar para entrarem?

É que tou a ver que maior parte do pessoal anda a tirar notas entre os 13 e 18. Como duvido que sejam todos inteligentes, os exames devem ser mais que acessiveis. E um gajo que tirou 18 no exame, entrar á frente de um puto que saiu do secindario com media de 17, era mais do que injusto.

Mas isso já n sei como funciona.

PS: Isto é uma lei que saiu com o tratado de Bolonha. Ou seja, é assim em toda a Europa, não só em Portugal.

Link to comment
Share on other sites

Revenge nem me fales em tratado de Bolonha LOL... tive q fazer um trabalho dessa porcaria no inicio do ano lectivo lá pra faculdade fogo... Tratado mais def... é q, quem vai entrar pra fac é bom, mas kem já lá anda vai-se kilhar baiscamente

Link to comment
Share on other sites

se ja nao ha emprego pra ninguem, nem para os licenciados, agora daqui a uns 5 anos ainda vai ficar pior !!!

kenzovski eu ja bazei a bwes !!! Sinto falta das news :P

btw nao me arrependo nem um bocado e nao penso sequer em voltar pra viver !!! :D

Link to comment
Share on other sites

Telloso és um fofo ***

Também gosto muito de ti. E como tal, decidi pedir-te desculpas pela agressividade do meu post. Não era a minha intenção, mas por causa de uns pagam outros. Uma vez mais sorry.

pá sao opiniões... eu n acho nada correcto dar hipotese a esse pessoal... q tivessem tido cabeça qd era altura!!!!

Conheço casos q morreram pais e o katano e n foi por causa disso q desistiram de entrar pro ensino superior e mais, concluiram o 12º com alta média no ano q morreram os pais.

Ora bem, eu não estou a falar daqueles que desistiram do secundário porque não lhes apetecia fazê-lo. Estou a falar daqueles que, por diversas razões, foram obrigados a desistir do secundário. Ou porque tiveram de criar família, ou porque tiveram de cuidar de alguém. Como disse no meu primeiro post, não sei como é a legislação pois não a li. Amanhã faço isso.

Agora pronto se tu achas q toda a gente é coitadinho e deve de entrar pro ensino superior, fica lá com a bicicleta e vai pras festas lololol.

Sim, acho que toda a gente devia ter direito a estudar no ensino superior ou no politécnico.

Enfim e qt ao n bazar de Portugal pelo menos pra já, tipo se eu entrei pra fac aki é pra acabar o curso e dps por-me na alheta... mas tb n há mt a dizer, já te tirei a pinta pelo post q fizeste... és dakeles q anda na fac com o feeling: AHHH isto é pra se ir fazendo sem crise, tasssss bem, tenho tempo!!!

Não presumas que me conheces por umas linhas que escrevi. 5 anos de trabalho [à noite] todos os dias, incluíndo fins-de-semana. Depois tive uma depressão que me custou um ano e meio. E este último ano entrei para a Associação de Estudantes. Não estou lá para fazer aquilo nas calmas. ADORO a minha Faculdade, adoro o ambiente e as pessoas que lá andam. Sinto-me realmente bem ali, entre amigos, colegas e demais alunos. E, como tal, gostaria de poder fazer algo para melhorar a minha vida e a deles naquela Faculdade. E foi isso que fiz, muito ou pouco, o que consegui. Mas sim, não me orgulho nada de lá andar há 8 anos. Não consigo olhar os meus pais ou os meus avós na cara e dizer-lhes que me faltam 8 cadeiras (eles pensam que são 5). Portanto, apesar de eu não faltar a uma festa (mesmo quando trabalhava, aparecia sempre no final), não presumas que eu sou desses que estão num curso superior por diversão apenas.

Por acaso n é o meu caso mas conheço pessoas q por questoes financeiras têm q fazer akilo certinho pq senao, n há curso pra ng!!!

Também não é o meu, felizmente.

Agora se keres continuar a embirrar cmg tass bem, bring it on :D

é q eu tb te amo mt sabes ^_^

É só amor. De vez em quando, caso não te importes... Nós combinamos ;)

EDIT: em relação ao Processo de Bolonha, em alguns casos vai facilitar o curso, noutros piorá-lo. Como tudo enfim. Em relação às entradas de quem faz os exames de aptidão, duvido que entrem todos. Uma vez mais, isso deve estar explicitado na legislação, e se for como nos outros regimes especiais, as vagas devem ser bem poucas...

Edited by Tellos0
Link to comment
Share on other sites

voces eskeçem-se e k em mtos casos as vagas neste caso sao minimas, sei k por exemplo 1colega meu tentou isso aki em viseu na publica de enfermagem e so havia 1vaga

nao vejo o pk de 1pessoa k n tenha o 12º e que possa fazer 1exame e possa assim entrar na universidade, alias esta modalidade ja existia k eram os exames hadoc senao tou em erro so que a idade era de 26/27anos ou algo pareçido.

cumps

msm k tirem positiva no exame nao implica k entrem logo na uni, depois ainda têm k fazer a candidatura e ai vai contar a nota no exame e o numero de vagas disponiveis

Edited by tumkes
Link to comment
Share on other sites

Ola

Estive a ler por alto e não vi nenhuma referencia ao 12º ano. Tenho 42 anos e o 12º ano, o que me leva a 1 pergunta:

Trabalhei e estudei e consegui o 12º para quê? Já o ano passado andei a ver e li varios artigos (publicados no Jornal de Noticias) em que na universidade do minho se fizeram curso de preparação para os exames.

Bem acabei o 12º ano andava nas obras em que maior parte do pessoal nem a 4ª classe tinha ( e continua a não ter pelo que vejo) para quê? Mais valia não ter feito o sacrifiço que fiz na altura? Á 3 anos atraz surgiu a oportunidade de fazer o ccna da cisco e fiz na boa, numa turma em que parecia pai de deles todos incluindo o professor, o que me leva a crer que não tou mal de cabeça. Mais outras formações se seguiram na boa.

Já me alonguei muito e quando vejo isto custa-me 1 pouco.

Alguns diram porque não estudo o novo curriclo? Se calhar não tenho hipoteses de pagar 1 particular, dado que na estatal não posso ter aulas.

Abraços

B)

Link to comment
Share on other sites

Não estou a ver qual é o stress. Eles não vão tirar o lugar a ninguém, há vagas próprias.

E já agora, desde quando é que é preciso saber programar para entrar em informática? É que nem o video precisamos de saber programar. É para isso que se vai para informática. Para aprender.

Link to comment
Share on other sites

Não estou a ver qual é o stress. Eles não vão tirar o lugar a ninguém, há vagas próprias.

E já agora, desde quando é que é preciso saber programar para entrar em informática? É que nem o video precisamos de saber programar. É para isso que se vai para informática. Para aprender.

Mas facilita e mto já saber algo de programação. E por norma na minha turma, quem veio do secundario sem nunca ter programado, deixou logo a cadeira, Tecnicas de Programação 1 em atraso pro ano seguinte.

Um teste de aptidão de Word e Excel, acho que qualquer pessoa se safa.

Não sei como é as vagas nas publicas, mas nas privadas devem entrar quase todos, de certeza. Ainda por cima agora os cursos diminuiram para 3 anos, por isso o que as privadas querem é novos alunos, e mtos se possivel.

O que eu acho injusto, é um simples exame de aptidão, substituir aquilo que me demorou 3 anso a conseguir, e mto estudo e mtas ferias mal passadas para conseguir entrar na universidade. Eu sei bem o que sofri. E depois pessoal que sem dificuldade nenhuma, entram na fac assim do nada.

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

  • Recently Browsing   0 members

    • No registered users viewing this page.
×
×
  • Create New...

Important Information

We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.